sábado, 31 de outubro de 2009

Vencedores do Passatempo O outro homem

http://fotocache02.stormap.sapo.pt/fotostore01/fotos//aa/39/53/4940683_yDpKV.jpeg

Já temos os resultados do nosso mais recente passatempo.
Desta vez com uma mecânica diferente e mais exigente, ainda assim teve uma boa participação e, neste caso, três vencedoras.
Para aqueles que participaram, deixamos as respostas correctas às cinco perguntas lançadas.


1) Além de O Outro Homem, duas outras obras de Bernard Schlink foram adaptadas ao ecrã. Quais os seus títulos originais?
SelbsJustiz e Der Vorleser

2) Em que data publicou o Split Screen a crítica à adaptação cinematográfica de O Outro Homem?
25 de Setembro de 2009

3) Quem tinha originalmente sido pensada para interpretar o papel de Lisa nesse mesmo filme?
Juliette Binoche

4) Além deste título que estamos a oferecer, a Asa já editou igualmente três obras de Bernard Schlink. Quais os seus títulos em português?
O Leitor, Neblina Sobre Mannheim e O Regresso

5) A obra agora oferecida já teve outro título em Portugal. Que título foi esse?
Amores em Fuga


E agora a lista de vencedores, a quem damos desde já os nossos parabéns e a quem contactaremos em breve de forma a receberem o vosso prémio.

Catarina Sofia Ferreira Santos

Maria João Freire de Andrade

Renata Ferreira

A Promessa, por Carlos Antunes



Título original: Wu ji
Realização: Kaige Chen
Argumento: Kaige Chen
Elenco: Dong-Kun Jang, Hiroyuki Sanada, Cecilia Cheung e Ye Liu
Editora: Prisvideo

Kaige Chen é reconhecido pelo seu Adeus, Minha Concubina, embora desde então tenha até tido uma falhada experiência americana - falo de Killing Me Softly.
Com este A Promessa o reencontro não é o esperado.

http://www.cinemacomrapadura.com.br/filmes/img/3140-2006-12-21-15:53:40_2.jpg

Este Wuxia Pian está condenado a ser visto à luz de um conhecimento que se tem tornado mais vasto desde o sucesso de O Tigre e o Dragão.
O problema com isso é que o argumento esquemático, enrodilhado em si próprio e com soluções que passam maioritariamente pelo surgimento de uma deusa que tudo pode - e, portanto, aponta o argumento noutra direcção qualquer - parece demasiado pobre.


Há uma ponta de melodrama sobre o poder do amor no mundo. Há um jogo de enganos e desentendimentos entre a bela jovem e o escravo que se revelou um nobre guerreiro.
Mas o filme parece mais interessado em polir ao máximo a imagem ao invés de contar uma história verdadeiramente coerente.

http://img1.qq.com/ent/20050527/1788521.jpg

Ainda que, por momentos, o fascínio dessas imagens seja suficiente, a sensação final é a de estranheza e vazio.
Buracos argumentativos, dispersão dramática e soluções intempestivas são agravantes a mais para um único filme.


http://image2.sina.com.cn/ent/d/w/2005-08-15/U105P28T52D435F872DT20050815123946.jpg

Extras

Teaser e Trailer

Entrevista a Chen Kaige - Três minutos, insuficientes para realmente ter qualquer ideia de fundo sobre os temas

Em Filmagens - Um pequeno momento captado por uma câmara, sem contexto nem grande interesse.


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Trailer internacional de Avatar



Avatar é, desde há muito tempo, o filme mais aguardado de 2009. E como costumam dizer que as melhores surpresas ficam guardadas para o fim, apenas a 17 de Dezembro conseguiremos ver como o projecto de James Cameron marcará a História do Cinema. Até lá, fiquemos com o trailer internacional do filme:

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mamma Mia! 2 em pré-produção



Numa entrevista para a BBC Newsbeat, a actriz Amanda Seyfried comentou que a sequela do musical Mamma Mia! está em fase de pré-produção. Anteriormente, já Colin Firth havia comentado a possibilidade de um segundo filme.

É provável que todo o elenco se mantenha, embora não se saiba se Phyllida Lloyd voltará como realizadora. Mamma Mia! é um dos musicais mais lucrativos de sempre e também um dos filmes mais vistos em Portugal.

Novo filme de Woody Allen já tem título


Chamar-se-á You will meet a tall dark stranger. Um título enigmático para o próximo filme de Woody Allen, passado em Londres e com um elenco de luxo. O novo filme gira em torno de uma família e dos dilemas amorosos de cada um dos seus elementos.

O elenco é constituído por Antonio Banderas, Anthony Hopkins, Josh Brolin, Freida Pinto, Naomi Watts e Lucy Punch. O filme estreará em 2010.

Leia também:

Primeiro poster de How to Train Your Dragon

A DreamWorks começa a apostar em força em How to Train Your Dragon, como a sua próxima grande animação:


Realizado por Dean DeBlois e Chris Sanders, o filme conta a história de uma adolescente desajeitado que adopta um dragão. Estreia em 26 de Março de 2010.

Leia também:

Trailer de Green Zone

Paul Greengrass volta a trabalhar com Matt Damon, depois de dois filmes da trilogia Bourne. O filme chama-se Green Zone e foi revelado o seu primeiro trailer:



O filme sobre a invasão do Iraque é adaptado do livro Imperial Life in the Emerald City: Inside Iraq's Green Zone e ambienta-se após a queda de Saddam Hussein. A história mostra a tentativa dos americanos em montar um governo provisório no antigo palácio do ditador, a chamada zona verde. Green Zone estreia a 12 de Março de 2010.

Mais um trailer de Shutter Island

Por razões económicas, Shutter Island acabou por ver a sua estreia adiada para Fevereiro de 2010. Mas não é isso que deita por terra todas as expectativas acerca do novo projecto do realizador Martin Scorsese e na sua quarta colaboração com o actor Leonardo DiCaprio. Agora foi divulgado um novo trailer, que se debruça muito mais no suspense psicológico que será experienciado no filme:

Primeiro trailer de Invictus

O recente lançamento do poster foi o mote para o primeiro trailer de Invictus ver a luz do dia e continuar a aguçar o apetite de quem já vê o novo filme de Clint Eastwood como um sério candidato aos Óscares 2010.



Morgan Freeman (também um dos produtores do filme) interpreta o papel de Nelson Mandela, enquanto presidente recém-eleito da África do Sul. Acabado de sair da prisão, após a queda do Apartheid, quando o país foi o Campeonato do Mundo de Rugby, Nelson Mandela tentou unir negros e brancos através do desporto. Para tal, teve a ajuda do capitão Francois Pienaar (Matt Damon).

Leia também:

Estreias de 29 Outubro'09: Surrogates, BirdWatchers, Battle for Terra 3D e My Bloody Valentine 3D

A partir de amanhã, dia 29 de Outubro, nas salas de cinema do país, pode contar com as seguintes estreias:

Destaques:

Os Substitutos (Surrogates)

Ano: 2009
Género: Acção, Aventura
Ano 2054. Cada indivíduo vive em perfeito isolamento no conforto de sua casa enquanto o seu "substituto", um robô com características humanas, interage em sociedade través de um sistema de controlo mental. Tom Greer (Bruce Willis) é um agente do FBI que investiga um homicídio insólito: um "substituto" é assassinado e o seu original, que deveria estar em casa a salvo, também morre. O sucedido põe em causa a verdadeira funcionalidade do sistema e desencadear uma investigação aos meandros da indústria tecnológica, uma vez que uma das principais razões da sua existência era a garantia de segurança dos indivíduos que os adquiriam. Agora Greer terá de abandonar o seu próprio "substituto" e conferir por ele mesmo o que, num mundo de duplicidade, é verdadeiro e o que não passa de ilusão. Adaptado da novela gráfica "Surrogates", escrita por Robert Venditti e ilustrada por Brett Weldele, conta com a realização de Jonathan Mostow ("Exterminador Implacável 3 - Ascensão das Máquinas", "Submarino U-571").


Outras sugestões:

BirdWatchers - A Terra dos Homens Vermelhos
(BirdWatchers - La terra degli uomini rossi)

Ano: 2008
Realização: Marco Bechis
Argumento: Marco Bechis e Luiz Bolognesi
Género: Drama

Nas terras férteis de Mato Grosso do Sul, os fazendeiros vivem uma vida farta e confortável. Enquanto isso, os povos indígenas sobrevivem, a custo, dentro da pequena reserva onde foram alojados, após lhes ter sido retirada a terra dos seus antepassados. A sociedade e cultura dos guarani-kaiowá estão em colapso, sucumbindo à pobreza, alcoolismo, doenças e má nutrição. E o suicídio de mais um jovem índio torna-se motivo para o princípio de mais uma contenda. Através da ficção, e usando as poderosas paisagens naturais e actores nativos, o realizador Marco Bechis mostra a triste realidade dos povos autóctones do Brasil e a luta pela sua identidade cultural e pelo pedaço de terra que perderam após a conquista dos brancos.


Em Defesa da Terra 3D (Battle for Terra 3D)

Ano: 2007
Género: Animação

Numa galáxia longínqua, existe um magnífico planeta onde reina a paz, a tolerância e a prosperidade. Curiosamente, esse planeta também se chama Terra (no original, em inglês). Um dia, é invadido por uma nave de humanos que, tendo esgotado todos os recursos do seu planeta de origem, decidem procurar um novo lugar para viver e assim garantir a sobrevivência da espécie. Os pacíficos habitantes de Terra são, assim, forçados a travar uma luta de vida e morte contra a invasão de seres pouco amistosos e determinados a conquistar todo o seu planeta. Uma luta entre terranos e terráqueos, numa animação, do canadiano Aristomenis Tsirbas, que dá lugar à reflexão sobre o futuro da humanidade, explorando a ficção científica de um modo menos convencional. Será que os fins justificarão todos os meios, mesmo quando em causa está a extinção da Humanidade?


São Valentim Sangrento 3D (My Bloody Valentine 3D)

Ano: 2009
Realização: Patrick Lussier
Argumento: Todd Farmer e Zane Smith
Género: Terror

No passado, um trágico acidente marcou os habitantes da pequena cidade de Harmony: um grupo de mineiros ficou soterrado após um gesto irreflectido de Tom Hanniger (Jensen Ackles), filho do dono da mina. Cinco homens perderam a vida e um deles ficou em coma profundo. Um ano após o acontecido, no dia 14 de Fevereiro, Harry Warden (Richard John Walters), o mineiro sobrevivente, desperta do coma e assassina selvaticamente 22 pessoas, entre eles um grupo de jovens que fazia uma festa de São Valentim na mina. Durante a caça ao homem, Harry é abatido e a cidade tenta recuperar do choque. Dez anos passaram e Tom, que durante todo esse tempo não conseguiu ultrapassar o sentimento de culpa, regressa à cidade de forma a encarar o lugar e as pessoas transformadas pela tragédia. Mas nesse dia de São Valentim, aniversário do massacre, um homem mascarado de mineiro percorre a cidade em busca de sangue. O regresso de Tom transforma-o no principal suspeito e ele terá provar a sua inocência. Ou será que se trata de um copiador de Harry Warden? Ou estará o próprio vivo? Patrick Lussier realiza este "remake" do filme homónimo de 1981, assinado por George Mihalka, tentando criar um ambiente claustrofóbico através de tecnologia 3D.


ESTREOU HOJE TAMBÉM:
Michael Jackson's This Is It (This Is It)

Ano: 2009
Realização: Kenny Ortega
Género: Documentário

Com estreia mundial a 28 de Outubro, "This Is It" resulta da compilação criteriosa de mais de cem horas de imagens dos ensaios e cenas de bastidores da This Is It, tournée que Michael Jackson tinha programado para o último Verão, na O2 Arena, em Londres, e que não chegaria a concretizar-se. O rei da pop morreu antes: a 25 de Junho sofreu uma paragem cardíaca devido a uma "overdose" de medicamentos. O documentário "This Is It" é, de acordo com o realizador Kenny Ortega, "uma prenda" de Michael para os fãs e, simultaneamente, um tributo ao cantor. O filme estará em exibição por apenas duas semanas, em aproximadamente 75 salas portuguesas.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Keira Knightley confirmada como protagonista em My Fair Lady



A notícia já não é de agora. O ano passado já se sabia de uma nova adaptação de My Fair Lady aos cinemas, mas além dos produtores Duncan Kenworthy e Cameron Mackintosh (Notting Hill, O Amor Acontece e Quatro Casamentos e um Funeral), não estava ainda definido quem estaria no seu comando.

Agora, foi confirmado um dos principais rumores do projecto: Keira Knightley interpretará a personagem Eliza Doolittle. Segundo o jornal The Telegraph, a outra candidata ao papel seria Scarlett Johansson. A actriz britânica voltará a trabalhar com o realizador Joe Wright (Orgulho e Preconceito, Expiação), o que pode explicar uma das principais razões da sua escolha.

Os produtores gostariam também de ter Daniel Day-Lewis no papel do professor Henry Higgins, que aposta que consegue transformar uma vendedora de flores numa dama da alta sociedade. Mas há quem fale no nome de Daniel Craig para o mesmo papel.

Novo poster de Sherlock Holmes

Foi divulgado um novo poster de Sherlock Holmes, com especial destaque para a presença de Robert Downey Jr. e Jude Law:

Neill Blomkamp já tem novo projecto



Ainda não tem título definido, mas Neill Blomkamp, realizador do filme-sensação do ano District 9, já fechou negócio com a Media Rights Capital, para desenvolver um novo projecto de ficção-científica.

Sabe-se que o cineasta recebeu total liberdade criativa e um orçamento maior que aquele que conseguiu para realizar District 9. A Media Rights Capital garante ainda a produção do filme, independentemente da distribuição nos Estados Unidos. Bill Block será produtor do filme, que começará a ser realizado em 2010.

Leia também:

Box Office EUA - A agradável estreia de Where The Wild Things Are e a ascensão de Paranormal Activity

À semelhança do que aconteceu com a rubrica Box Office Portugal, também o Box Office EUA vai incluir a tabela correspondente aos dois últimos fins-de-semana. Lamentamos o incómodo.

Fim-de-Semana de 16 de Outubro a 18 de Outubro de 2009

Fim-de-Semana de 23 de Outubro a 25 de Outubro de 2009


O maior destaque a fazer em relação ao fim-de-semana de 16 de Outubro foi (finalmente!) a estreia de Where the Wild Things Are. O impasse de espera em relação ao projecto de Spike Jonze ajudou a criar um espírito de culto e o filme foi líder de bilheteira, arrecadando 32.7 milhões de dólares no fim-de-semana de estreia (valor acima do esperado). O filme recebeu também boas críticas, tendo sido classificado com 8.1/10 no IMDb.

Nesse mesmo fim-de-semana, Law Abiding Citizen com Gerard Butler como protagonista dá entrada directa no segundo lugar e factura $21M. No IMDb, atinge 7.4/10. A outra novidade, situou-se na quinta posição. O remake The Stepfather que recebeu classificação de 5.2/10 no IMDb, atinge uma receita de bilheteira no valor de 11.6 milhões de dólares.

Enquanto isso, no passado fim-de-semana, o improvável aconteceu. Um mês após a sua estreia, Paranormal Activity lidera a tabela dos que mais facturam nos Estados Unidos. No passado fim-de-semana rendeu 22 milhões de dólares, acumulando uns fantásticos $62.5M! No segundo lugar, a estreia de Saw VI foi a mais fraca do franchise: 14.1 milhões de dólares. Mesmo assim, o filme encontra-se bem classificado: 6.7/10 no IMDb.

No sexto lugar tivemos também a estreia de Astro Boy, com apenas $6.7 milhões de dólares e Cirque du Freak: The Vampire's Assistant com 6.35 milhões de dólares no seu fim-de-semana de estreia, que ocupou o oitavo lugar.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Cinema: Classificações Setembro


Novo poster de Precious

Precious: Based on the Novel Push by Sapphire promete comover todos quando estrear em grande por todo o mundo. Diz quem viu que tem material suficiente para os Óscares, especialmente no que diz respeito aos desempenhos. Gabourey 'Gabby' Sidibe é a protagonista que vemos no poster:



A 6 de Novembro, Precious estreia nos Estados Unidos em alguns cinemas seleccionados.

Leia também:

Poster de The Road

The Road já passou pelos festivais de Veneza, Toronto e Londres com um impacto menor que se esperava, mas mesmo assim ainda acreditamos que possa chegar com a reputação em alta para a próxima temporada de prémios. Enquanto tal não acontece, fiquemos com o poster:



John Hillcoat é o realizador da longa-metragem, baseada no livro homónimo do vencedor do prémio Pulitzer, Cormac McCarthy e conta a história de um pai (Viggo Mortensen) que sobrevive com seu filho (Kodi Smit-McPhee) a uma terrível catástrofe que arrasa todo o país. Juntos, os dois viajam pelas estradas enfrentando inúmeros perigos em paisagens desoladas. Charlize Theron (Monster) vive a esposa do protagonista, que será relembrada em flashsbacks, já que ela se perdeu após a explosão nuclear. O argumento final do projecto é da autoria de John Penhall.

The Road estreia a 25 de Novembro de 2009, nos Estados Unidos.

Leia também:

Poster de Invictus

Invictus é um dos filmes mais aguardados do ano. A temática é forte e daquelas que a Academia habitualmente gosta. Depois é Clint Eastwood. E ainda por cima com Matt Damon e Morgan Freeman. E já disse que é de Clint Eastwood?

Enquanto não vemos a sua estreia, fica aqui o primeiro poster oficial de Invictus:



Invictus conta como Nelson Mandela se uniu com o capitão da equipa de rugby da África do Sul, de forma a unir o país pelo desporto, em face da divisão racial e económica provocada pelo apartheid. O filme estreia a 11 de Dezembro de 2009, nos Estados Unidos.

Leia também:

Longe da Terra Queimada, por Carlos Antunes

http://i43.tinypic.com/x5eec5.jpg

Título original: The Burning Plain
Realização: Guillermo Arriaga
Argumento: Guillermo Arriaga
Elenco: Charlize Theron, Kim Basinger e Joaquim de Almeida

Antes Guillermo Arriaga escrevia mosaicos que eram retratos de uma vila chamada Terra, de como nenhum de nós é verdadeiramente independente do mais distante ser humano.
Agora Guillermo Arriaga escreve mosaicos fechados sobre si próprios, espirais de tempo reduzidas a uma mão cheia de personagens.

http://thevoidmovies.files.wordpress.com/2009/03/burning-plain.jpg

Guillermo Arriaga circunscreveu as suas personagens a uma redoma onde os seus dramas e falhas vão rachando o pequeníssimo universo em que se inserem.
As personagens parecem herdar os pecados e os sofrimentos das próprias famílias e retomá-los, repeti-los como um castigo auto-infligido, uma purga do sofrimento que lhes sobrou do passado.

http://www.ante-cinema.com/wp-content/uploads/2009/10/the-burning-plain.jpg

Apesar do eventual final expectante, das possibilidades que Guillermo Arriaga quis sugerir para as suas personagens - que podem finalmente abrir-se ao mundo e obterem a redenção ou que, por outro lado, estarão tão desesperados agora como em todos os momentos em que tiveram de tomar decisões reais - a redoma em que as colocou acaba por reduzir tudo ao melodrama televisivo, de noveleta.
Personagens comandadas por um destino que tende a repetir-se de geração em geração e que tende a reduzi-los a executores dramáticos da teia previsível.

http://fataculture.files.wordpress.com/2008/08/the-burning-plain.jpg

A primeira longa-metragem de Guillermo Arriaga tomou um universo mais pequeno, certamente mais fácil de dominar, mas também por isso menos interessante e menos rico.
A realização seca, descarnada, pouco mais que ilustrativa também não ajuda.
É um esforço capaz mas, infelizmente, falhado, a que certamente acorreu um elenco tão rico pela repercussão que o nome do autor ainda tinha como argumentista de Iñárritu e Tommy Lee Jones.



http://images.allmoviephoto.com/2009_The_Burning_Plain/2009_burning_plain_002.jpg

domingo, 25 de outubro de 2009

Maldito United, por Carlos Antunes

http://images.mirror.co.uk/upl/m4/mar2009/2/8/image-1-for-the-damned-united-gallery-608466714.jpg

Título original: The Damned United
Realização: Tom Hooper
Argumento: Peter Morgan e David Peace
Elenco: Colm Meaney, Oliver Stokes, Michael Sheen e Timothy Spall

Há quanto tempo se esperava por um filme sobre futebol que tratasse com tanta riqueza os seus personagens?
Há quanto tempo se esperava por um filme de futebol que não se esgotasse no mero truque ilusivo de jogadas coreografadas?
Pois bem, The Damned United é esse filme.

http://cache.boston.com/resize/bonzai-fba/Globe_Photo/2009/10/14/1255568938_5646/539w.jpg

O futebol é aqui um combustível de paixões, como na vida real pois claro, que afecta um homem em particular.
Esse homem é Brian Clough, um homem que é movido pelas mais Shakespearianas motivações, um ego magoado e uma sede de validação acima de tudo perante si mesmo.

http://www.latimes.com/media/photo/2009-10/49739592.jpg

Só que não há forma de Brian Clough provar o valor a si mesmo senão por demonstrá-lo primeiro a todos os outros.
Ele, um alegre e simpático treinador da segunda divisão que se prepara como um fã obsessivo para receber o Leeds na "festa da Taça", e que se julga afrontado com o homem que o derrota - embora a derrota seja o menor dos males.
A vingança que ele elabora é aquilo que o torna uma figura tão mesquinha quanto grandiosa.
Ele leva a sua pequena equipa ao topo do futebol, subindo de divisão e acabando por ganhar o campeonato que ninguém conseguia retirar ao Leeds.

http://static.guim.co.uk/sys-images/Film/Pix/pictures/2009/3/30/1238403959374/Scene-from-The-Damned-Uni-001.jpg

Tudo para afrontar o treinador que, na sua visão, se recusara a cumprimentá-lo.
É um choque de egos, mais do que de equipas, um choque que leva Brian Clough a arriscar a parceria que o tornara grande para treinar o Leeds e substituir, no afecto dos adeptos, o nome do seu antecessor e rival pelo seu.

http://brightcove.vo.llnwd.net/d4/unsecured/media/429149625/429149625_43960017001_the-damned-united.jpg

Assim assume a personalidade do arrogante, só contra o mundo, que temerariamente assume conseguir mais do que os restantes.
Daí que o seu reinado de 44 infelizes e derrotados dias seja o retrato da sua queda, mas também da sua aprendizagem, aquela que o restituiu à realidade e que o haveria de tornar num dos melhores treinadores ingleses de todos os tempos.

http://static.guim.co.uk/sys-images/Film/Pix/pictures/2009/2/19/1235037133718/Michael-Sheen-in-The-Damn-001.jpg

Michael Sheen interpreta Brian Clough com a sua habitual intensidade, como quem não sabe senão dar vida absoluta às suas criações.
Ele apaga-se quando se torna numa nova personagem, mas é impossíel imaginar qualquer outro actor no seu lugar.
Isso torna-o tão indispensável a um projecto como este. É ele que faz Brian Clough a personagem que verdadeiramente queremos ver na tela.
Claro que ter a contracenar consigo dois actores que sem esforço nenhum demonstram igual talento, Colm Meaney e Timothy Spall, ajuda ainda mais ao resultado final.

http://static.guim.co.uk/sys-images/Film/Pix/pictures/2009/2/19/1235037062758/Michael-Sheen-in-The-Damn-001.jpg

Um drama onde o futebol ganha vida, talvez o filme para conciliar o público que enche os estádios com o cinema e o público que enche as salas com a essência do futebol.



http://www.aceshowbiz.com/images/still/the_damned_united08.jpg

Passatempo O outro homem

http://fotocache02.stormap.sapo.pt/fotostore01/fotos//aa/39/53/4940683_yDpKV.jpeg

A editora Asa proporcionou-nos a oportunidade de voltarmos a premiar os nossos leitores.
Desta feita temos para oferecer exemplares do livro de Bernard Schlink, O Outro Homem, do qual o conto que dá título à obra foi recentemente adaptado ao cinema e estreado em Portugal.

Para ganharem um dos três livros que temos a oferecer, terão de ser os mais rápidos a responder correctamente a um conjunto de cinco perguntas.

1) Além de O Outro Homem, duas outras obras de Bernard Schlink foram adaptadas ao ecrã. Quais os seus títulos originais?

2) Em que data publicou o Split Screen a crítica à adaptação cinematográfica de O Outro Homem?

3) Quem tinha originalmente sido pensada para interpretar o papel de Lisa nesse mesmo filme?

4) Além deste título que estamos a oferecer, a Asa já editou igualmente três obras de Bernard Schlink. Quais os seus títulos em português?

5) A obra agora oferecida já teve outro título em Portugal. Que título foi esse?

Regulamento:
- O passatempo decorre até às 13:00 do dia 31 de Outubro, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Para participarem terão de enviar um email para splitscreen.passatempos@gmail.com. Esse email deverá conter, além da resposta, o nome completo e a morada do participante.
- Os premiados serão os mais rápidos a responder correctamente a todas as perguntas. No caso de até ao final do prazo nenhum concorrente tiver respondido correctamente a todas as perguntas, os livros serão atribuídos aos participantes que tiverem acertado um maior número de respostas. A escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- No caso de se apresentar algum caso em que a mesma pergunta possa ter mais do que uma resposta correcta, todas as respostas serão então consideradas.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue, juntamente com as respostas correctas, e os mesmos serão avisados por email.
- Só serão permitidas participações a residentes em Portugal e apenas uma por participante e residência.
- Os custos associados ao envio dos prémios ficará a cargo dos participantes.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.

Box Office Portugal - Grande Força!



A rubrica Box Office Portugal teve um ligeiro atraso de duas semanas, na sua publicação, pelo que apresentaremos ambas as tabelas, no período compreendido de 8 de Outubro a 21 de Outubro. A todos os leitores, as mais sinceras desculpas.

Box Office Portugal - Top 10
Semana de 08 de Outubro a 14 de Outubro de 2009

Semana de 15 de Outubro a 21 de Outubro de 2009


Pela terceira semana consecutiva, o filme Força-G encontra-se na liderança do Box Office português. O filme já acumulou 135.557 espectadores e 802.949,16€ de receita bruta de bilheteira, mas obviamente que tal efeito também é consequência da sua exibição em 3D. O mesmo se passa com Fama, já na sua terceira semana a ocupar o segundo lugar do pódio, tendo já sido visto 96.403 espectadores.

Esta semana, O Solista, novo drama de Joe Wright, dá entrada directa na terceira posição. O filme que conta com o protagonismo de Jamie Foxx e Robert Downey Jr., não tem sido alvo de boas críticas, mas mesmo assim foi visto por 15.549 pessoas que deram aos cofres da ZON Lusomundo Audiovisuais, 70.112,27€ num total de 24 salas de cinema em que foi exibido. No IMDb, o filme recebe classificação de 6.9/10.



Já o filme de terror Orphan, com Vera Farmiga, Peter Sarsgaard e Isabelle Fuhrman, tem recebido boas críticas. Na sua semana de estreia ocupou o terceiro lugar e agora desce à quarta posição, com um total de 27.971 espectadores. No IMDb recebe classificação de 7.2/10. Para ler a opinião de Carlos Antunes sobre o filme, basta clicar AQUI.

A comédia Marido por Acidente encontra-se na quinta posição da tabela, tendo também descido um lugar, em relação à semana de estreia. Protagonizada por Uma Thurman, o filme já foi visto por 25.081, em duas semanas, atingindo classificação de 5.4/10 no IMDb.

Orgulho e Glória, de Gavin O'Connor, não tem convencido a crítica ao contrário do esperado. Contudo, o filme foi o sexto mais visto da semana passada, posição que ocupa durante 14 dias. No IMDb, o filme recebe classificação de 6.8/10. Sacanas sem Lei continua a encher salas de cinema. 56 dias após a sua estreia, o filme ocupa a sétima posição, tendo já sido visto por 319.590 portugueses e 1.477.170,84€ de receita bruta de bilheteira.



Distrito 9 caiu cinco posições em relação à sua segunda semana de exibição. 28 dias após a a sua estreia, o filme de ficção-científica já foi visto po 86.954 pessoas. Conheça a opinião de Carlos Antunes sobre o filme, AQUI. O drama Para a Minha Irmã já vai com 35 dias de exibição e acumula 61.210 espectadores. Pode ler a minha crítica sobre o filme, clicando AQUI. A comédia As Minhas Adoráveis Ex-Namoradas termina a tabela dos mais vistos da semana, com 103.115 espectadores em 49 dias de exibição.