sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Lista de pré-nomeados ao Óscar 2013 de Melhor Curta-Metragem


Foi revelada a lista dos pré-nomeados ao Óscar 2013 de Melhor Curta-Metragem. São onze os candidatos, devido a um empate no processo de votação que incluiu um total de 125 curtas-metragens. Entre os nomeados surge uma curta-metragem brasileira: A Fábrica, de Aly Muritiba. Várias das curtas-metragens contam com algum realizador, produtor ou actor reconhecido internacionalmente, caso de When You Find Me, realizado por Bryce Dallas Howard e com Ron Howard como produtor executivo ou Death of a Shadow, protagonizado por Matthias Schoenaerts.

O ano passado o vencedor da categoria foi The Shore, pelo realizador de Hotel Rwanda (2004) e argumentista de In the Name of the Father (1993).

  • A Fábrica, de Aly Muritiba
  • Asad, de Bryan Buckley
  • Buzkashi Boys, de Sam French
  • Curfew, de Shawn Christensen
  • Death of a Shadow, de Tom Van Avermaet
  • Henry, de Yan England
  • Kiruna-Kigali, de Goran Kapetanovic
  • The Night Shift Belongs to the Stars, de Silvia Bizio e Paola Porrini Bisson
  • 9meter, de Anders Walther
  • Salar, de Nicholas Greene
  • When You Find Me, de Bryce Dallas Howard


O comité responsável por esta categoria seleccionará entre três a cinco nomeados à categoria de Melhor Curta-Metragem. As nomeações serão anunciadas a 10 de Janeiro de 2013.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Lista de pré-nomeados ao Óscar de Melhores Efeitos Visuais 2013


A Academia norte-americana de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou há instantes a lista dos dez pré-nomeados ao Óscar 2013 de Melhores Efeitos Visuais. Todos os membros do Ramo de Efeitos Visuais da Academia irão visualização excertos de 10 minutos cada, de todos os pré-nomeados. De seguida escolherão cinco nomeados à categoria.

  • The Amazing Spider-Man
  • Cloud Atlas
  • The Dark Knight Rises
  • The Hobbit: An Unexpected Journey
  • John Carter
  • Life of Pi
  • Marvel's The Avengers
  • Prometheus
  • Skyfall
  • Snow White and the Huntsman

As nomeações serão conhecidas a 10 de Janeiro de 2013. As nossas apostas para os cinco nomeados finais são: Life of Pi, Cloud Atlas, The Avengers, The Hobbit: An Unexpected Journey e Prometheus. E as vossas?

“Necessary Roughness” renovada; "Emily Owens M.D." cancelada


O USA Network estará apenas a finalizar o acordo para a renovação da série Necessary Roughness para uma terceira temporada. A série que valeu a Callie Thorne uma nomeação ao Globo de Ouro 2012 para Melhor Actriz em Drama registou, na sua segunda temporada e até ao momento, a média de 4,6 milhões de espectadores (se contarmos com os resultados de DVR). Segundo o Deadline, a terceira temporada terá apenas dez episódios, ao contrário dos habituais dezasseis.

Já o canal CW anunciou o cancelamento da série Emily Owens M.D., protagonizada por Mamie Gummer. Até ao momento o canal exibiu apenas seis dos treze episódios encomendados, mas pretende exibi-los todos. Os episódios exibidos até ao momento registaram a média de 1,24 milhões de espectadores.

Escritor Valter Hugo Mãe participa em novo filme de Miguel Gonçalves Mendes

 

O escritor português Valter Hugo Mãe é a primeira participação confirmada no novo filme de Miguel Gonçalves Mendes, realizador de José e Pilar (2010). O já anunciado híbrido entre documentário e ficção seguirá a busca de um jovem pelo sentido da vida, ao redor de todo o mundo, cruzando-se com figuras célebres que o irão (des)orientar na sua busca. Além de Valter Hugo Mãe, o filme O Sentido da Vida contará ainda com outras cinco presenças de renome, ainda não anunciadas, mas incluirão um político e um cantor, entre outros.

O Sentido da Vida, que iniciou um projecto ambicioso de crowdfunding através de uma plataforma criada pelo SAPO, contará com co-produção da brasileira O2, de Fernando Meirelles, tal como aconteceu com José e Pilar. O filme iniciará a sua produção no início de 2013.

Neste momento, o realizador português Miguel Gonçalves Mendes encontra-se a trabalhar numa série, produzida pela O2 e com exibição futura no canal brasileiro Nat Geo, com um episódio realizado por si, acerca do estado da educação no Brasil. 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Estreias 29 Novembro'12: Cloud Atlas, Killing Them Softly, Neds, Another Happy Day, Rise of the Guardians e My Own Love Song

Dia 29 de Novembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Cloud Atlas (Cloud Atlas)

Ano: 2012
Género: Drama, Mistério e Ficção-Científica
Uma história de amor que se desdobra em vários lugares no tempo, durante um período de 500 anos. Personagens conhecem-se, separam-se e voltam a reunir-se em vários ciclos de nascimento e morte. Todas as suas acções e escolhas se interligam e vão ter implicações no passado, presente e futuro. Uma alma é moldada a partir de um assassino e transformada em herói. Cada gesto de bondade é replicado através dos séculos até se tornar em algo inesperado que pode inspirar revoluções, independentemente do espaço ou do tempo, seja no século XIX ou num futuro longínquo. Dos aclamados realizadores Lana e Andy Wachowski (saga "Matrix") e Tom Tykwer ("Corre, Lola, Corre", "Heaven - Por Amor"), chega-nos um épico inspirado no best-seller do escritor inglês David Mitchell, publicado em 2004. O filme conta ainda com Tom Hanks, Halle Berry e Hugh Grant como protagonistas.
Outras sugestões:

  Mata-os Suavemente (Killing Them Softly)
Ano: 2012
Realização: Andrew Dominik
Argumento: Andrew Dominik
Género: Thriller, Crime
Elenco: Brad Pitt, Ray Liotta, Richard Jenkins, Scoot McNairy, Ben Mendelsohn, James Gandolfini e Sam Shepard
Jackie Cogan é um detective contratado pela máfia para investigar um assalto de milhões a um jogo de póquer que causou o colapso da economia criminal da cidade. Mas entre bandidos hesitantes, assassinos a soldo e aqueles que instigaram o golpe, vai ser difícil manter o controlo sobre a situação. Agora, ele terá de conhecer todos os ardis e, numa corrida contra o tempo, solucionar o mistério e, talvez, salvar a sua própria pele. Inspirado na novela de George Vincent Higgins, com realização e argumento do neozelandês Andrew Dominik ("O Assassínio de Jesse James Pelo Cobarde Robert Ford"), um "thriller" de acção que conta com um elenco de luxo: Brad Pitt, James Gandolfini, Ray Liotta, Sam Shepard, Richard Jenkins, Ben Mendelsohn, entre outros.

  Neds - Jovens Delinquentes (Neds)
Ano: 2010
Realização: Peter Mullan
Argumento: Peter Mullan
1973. Glasgow, Escócia. No limiar da adolescência, John McGill (Conor McCarron) está prestes a iniciar o ensino secundário. Apesar da sua inteligência fora do comum, as probabilidades de progredir na vida estão contra ele: oriundo de uma família disfuncional e pobre, com um pai alcoólico e violento e um irmão constantemente a infringir a lei, o futuro não parece ter muito a oferecer. Assim, com as circunstâncias contra si, John vai fazer um longo percurso que o levará por estradas tortuosas que quase o levarão à perdição. Com argumento e realização de Peter Mullan ("Órfãos" e "As Irmãs de Maria Madalena"), um filme dramático sobre as dificuldades por que passaram os jovens oriundos das classes trabalhadoras escocesa daquela geração. "Jovens Delinquentes" foi o filme vencedor da Concha de Ouro no Festival de San Sebastián de 2010.

  Mais Um Dia Feliz (Another Happy Day)
Ano: 2011
Realização: Sam Levinson
Argumento: Sam Levinson
Género: Drama
Lynn e Paul (Ellen Barkin e Thomas Haden Church) são divorciados. Ele assumiu a custódia de Dylan (Michael Nardelli), o filho mais velho; ela, de Alice, Elliot e Ben (Kate Bosworth, Ezra Miller e Daniel Yelsky). Quando Dylan decide casar, a mãe mete-se a caminho até Maryland e segue viagem com os mais novos. E agora, perante uma reunião forçada com a sua família desmembrada e conflituosa, Lynn tem ainda de encarar o ex-marido, a sua extravagante segunda esposa (Demi Moore) e a própria mãe (Ellen Burstyn), que a culpa de todos os problemas. Chegada ao destino, quase sem conseguir respirar, rapidamente se sente à beira de um esgotamento nervoso... Um filme dramático realizado pelo realizador e argumentista Sam Levinson ("Bandidos", "Pânico em Hollywood").

  A Origem dos Guardiões (Rise of the Guardians)
Ano: 2012
Realização: Peter Ramsey
Género: Animação
Os guardiões são seres imortais cuja função é proteger as crianças do Mal, preservando a sua inocência, esperança e capacidade de sonhar. Eles trazem a alegria e os sonhos aos seus corações e, enquanto elas acreditarem no poder das artes mágicas, estarão protegidas. Porém, quando o terrível Pitch (Jude Law), um poderoso espírito maligno, decide aparecer e fazer o medo penetrar em todos os corações humanos, a doce Fada dos Dentes (Isla Fisher), o imperturbável Coelhinhomelo (Hugh Jackman), o impetuoso Norte (Alec Baldwin), o destemido Jack Gelado (Chris Pine) e o sábio Sandman decidem unir as suas forças e enfrentarem o combate das suas vidas. Realizado por Peter Ramsey e produzido pelos DreamWorks Animation, um filme de animação em 3D baseado em The Guardians of Childhood, a série juvenil em 13 volumes escrito pelo escritor, ilustrador e realizador William Joyce.

A Minha Canção de Amor (My Own Love Song)
Ano: 2010
Realização: Olivier Dahan
Argumento: Olivier Dahan
Género: Drama, Comédia
Jean (Renée Zellweger) é uma ex-cantora que vive amargurada desde o acidente que a deixou presa a uma cadeira de rodas, sete anos antes. Joey (Forest Whitaker), o seu melhor amigo, é um homem puro que fala com fantasmas e anjos. Quando ele sabe que o seu autor preferido vai dar uma conferência em Nova Orleães, convence-a a percorrer mais de mil quilómetros até lá. É então que, juntos, farão uma longa e decisiva viagem que servirá não apenas para curar algumas das suas feridas mais profundas, como também para reinventar a maneira como ambos se vêem um ao outro. De caminho ela ainda escreverá a mais bela canção de amor de toda a sua vida... Um filme dramático em jeito de "road movie" com argumento e realização do francês Olivier Dahan ("Os Anjos do Apocalipse", "La Vie en Rose"). 
Sinopses: Cinecartaz Público

Vencedores do passatempo Mata-os Suavemente




Agradecemos aos nossos participantes pela adesão a mais este passatempo. Revelamos agora o nome dos nossos premiados, igualmente contactados via email.



(Listas actualizadas)

UCI El Corte Inglés - Lisboa

Tiago Mendes Portela
Miguel Guedes Pinto
Pedro Baptista da Silva
Nuno Captivo Gonçalves
Pedro Bugalho Lacerda
André Barata Barbosa
Valter Costa dos Anjos
Renata Gomes Ferreira
Pedro de Carvalho Tavares
Leonor Ramires Pinto


 UCI ArrabidaShopping - Gaia

João Marques Carvalho
Tiago Gomes Pedrosa
Ana Lopes Mesquita
Susana Nunes Magalhães
Mário Ferreira da Cruz
Joana Maria Dias
António Alvarenga Vilhena
Fernando Ramos Pinheiro
Tiago Barreiro de Magalhães
João Monteiro Cruz

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Passatempo Cloud Atlas - Atlas das Nuvens



Seis vidas entrecruzadas – uma aventura extraordinária. Numa narrativa que dá a volta ao mundo e se estende desde o século XIX até a um futuro pós-apocalíptico, David Mitchell derruba as fronteiras do tempo, dos géneros literários e da linguagem para nos proporcionar uma visão arrebatadora da perigosa ânsia da humanidade pelo poder e até onde ela nos pode levar.

Mais informações sobre o livro





A propósito da estreia em sala do filme Cloud Atlas, a Presença lançou o livro de David Mitchell em que este se baseia.
Para celebrar tal facto, o Split Screen junta-se à editora para oferecer aos seus leitores um exemplar do livro. Basta completar correctamente a participação no formulário abaixo.




Regulamento:

- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 3 de Dezembro, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Apenas será aceite uma participação por e-mail e por pessoa.
- Além da correcção das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais são factor de exclusão, devendo por isso corresponderem às normas como são solicitados.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- A escolha é feita através de um sistema de selecção aleatória.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Só serão permitidas participações a residentes em Portugal e apenas uma por participante e residência.
- Os custos associados ao envio dos prémios ficará a cargo dos participantes.
- O envio dos prémios ficará a cargo do Split Screen, não sendo este responsável por quaisquer danos ou extravios dos mesmos.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não cumprirem estas regras.

"Moonrise Kingdom" e "Silver Linings Playbook" com cinco nomeações aos Independent Spirit Awards 2013


Moonrise Kingdom e Silver Linings Playbook são os filmes mais nomeados aos Independent Spirit Awards 2013, com cinco nomeações cada. Seguem-se Keep the Lights On, Beasts of the Southern Wild e Middle of Nowhere, com quatro cada. Os vencedores serão anunciados a 20 de Fevereiro de 2013.

Melhor Filme
Beasts of the Southern Wild
Bernie
Keep the Lights On
Moonrise Kingdom
Silver Linings Playbook

Melhor Realizador
Wes Anderson por Moonrise Kingdom
Julia Loktev por The Loneliest Planet
David O. Russell por Silver Linings Playbook
Ira Sachs por Keep the Lights On
Benh Zeitlin por Beasts of the Southern Wild

Melhor Argumento
Wes Anderson e Roman Coppola por Moonrise Kingdom
Zoe Kazan por Ruby Sparks
Martin McDonagh por Seven Psychopaths
David O. Russell por Silver Linings Playbook
Ira Sachs e Mauricio Zacharias por Keep the Lights On

Melhor Actriz
Linda Cardellini em Return
Emayatzy Corinealdi em Middle of Nowhere
Jennifer Lawrence em Silver Linings Playbook
Quvenzhané Wallis em Beasts of the Southern Wild
Mary Elizabeth Winstead em Smashed

Melhor Actor
Jack Black em Bernie
Bradley Cooper em Silver Linings Playbook
John Hawkes em The Sessions
Thure Lindhart em Keep the Lights On
Matthew McConaughey em Killer Joe
Wendell Pierce em Four

Melhor Actor Secundário
Matthew McConaughey em Magic Mike
David Oyelowo em Middle of Nowhere
Michael Peña em End of Watch
Sam Rockwell em Seven Psychopaths
Bruce Willis em Moonrise Kingdom

Melhor Actriz Secundária
Rosemarie DeWitt em Your Sister's Sister
Ann Dowd em Compliance
Helen Hunt em The Sessions
Brit Marling em The Sound of My Voice
Lorraine Toussaint em The Middle of Nowhere

Melhor Primeiro Filme
Fill the Void
Gimme the Loot
Safety Not Guaranteed
Sound of My Voice
The Perks of Being a Wallflower

Melhor Primeiro Argumento
Rama Burshtein por Fill the Void
Derek Connolly por Safety Not Guaranteed
Christopher Ford por Robot & Frank
Rashida Jones e Will McCormack por Celeste and Jesse Forever
Jonathan Lisecki por Gayby

Melhor Documentário
How to Survive a Plague
Marina Abramovic: The Artist is Present
The Central Park Five
The Invisible War
The Waiting Room

Melhor Filme Internacional
Amour (Áustria)
Once Upon a Time in Anatolia (Turquia)
Rust and Bone (França)
Sister (Suíça)
War Witch (Canadá)

Melhor Fotografia
Yoni Brook por Valley of Saints
Lol Crawley por Here
Ben Richardson por Beasts of the Southern Wild
Roman Vasyanov por End of Watch
Robert Yeoman por Moonrise Kingdom

Prémio Produtores Piaget
Alicia Van Couvering por Nobody Walks
Mynette Louie por Stones in the Sun
Derek Tseng por Prince Avalanche

Prémio Truer Than Fiction
Leviathan, de Lucien Castaing-Taylor e Verena Paravel
The Waiting Room, de Peter Nicks
Only the Young, de Jason Tippet e Elizabeth Mims

Prémio Someone To Watch
David Fenster por Pincus
Adam Leon por Gimme The Loot
Rebecca Thomas por Electrick Children

Prémio John Cassavetes
Breakfast with Curtis
Middle of Nowhere
Mosquita y Mari
Starlet
The Color Wheel

"Moonrise Kingdom" vence os Gotham Awards 2012


O filme Moonrise Kingdom foi eleito o Melhor Filme pelos Gotham Awards 2012. O filme de Wes Anderson estava nomeado em quatro categorias, assim como Beasts of the Southern Wild que venceu nas categorias de Realizador Revelação e Prémio Bingham Ray.

Melhor Filme
Moonrise Kingdom

Melhor Documentário
How to Survive a Plague

Melhor Elenco
Your Sister's Sister

Realizador Revelação
Benh Zeitlin por Beasts of the Southern Wild

Actor Revelação
Emayatzy Corinealdi em Middle of Nowhere

Melhor Filme Não-Exibido
An Oversimplification of Her Beauty, de Terence Nance

Prémio Bingham Ray
Benh Zeitlin por Beasts of the Southern Wild

Prémio do Público
Artifact, de Jared Leto


Leia também:

Grupo 7, por Tiago Ramos


Título original: Grupo 7 (2012)
Realização: Alberto Rodríguez
Argumento: Alberto Rodríguez e Rafael Cobos
Elenco: Mario Casas, Inma Cuesta, Joaquín Núñez, Isabel Zayas, Julián Villagrán, Eduardo Tovar, Antonio de la Torre, Estefanía de los Santos, José Manuel Poga e Elías Pelayo

Em Grupo 7, a reconstituição daquela Espanha industrializada do final dos anos 80, sob o mote da preparação da cidade de Sevilha para a Expo 92, é o foco de maior interesse. Aquelas ruas tortuosas e labirínticas, caoticamente organizadas e repletas de tráfico de droga, fora da visão romântica dos turistas, dão o tom correcto ao filme que se foca numa unidade policial espanhol de combate à droga, criada para limpar a cidade a tempo da Exposição Universal de Sevilha. O mesmo tom desinspirado que a lente de Alex Catalán e a banda sonora de Julio de la Rosa tão bem captam e que o realizador consegue revelar de forma francamente fácil a nível visual. Mas o maior problema é que, quando ganha vantagem em mostrar-se tão competentemente visual, perde ao evidenciar as falhas narrativas. Apesar da escalada de violência que torna o filme positivamente cru e intenso em alguns momentos, Grupo 7 recorre excessivamente ao uso dos lugares-comuns e às personagens cliché e a um tipo de interpretação nem sempre genuíno, mas mais preocupado em refugiar-se em típicos padrões do género. Entre as personagens perturbadas pelo passado, às que se deixam aprisionar pelo poder e pela corrupção circundantes, há frequentemente uma tentativa de forçar o mecanismo, replicando fórmulas do género, especialmente as dos filmes policiais dos anos 80.

É verdade também que parte dessa ambiguidade moral é o melhor que o filme tem a trazer: há um momento de dança entre um polícia e uma prostituta imageticamente poderoso ou uma jovem problemática maravilhosamente interpretada por Lucía Guerrero. Mas nem sempre esses momentos são suficientes para transmitir a força necessária ao filme que perde força a dada altura, especialmente por tentar forçar a história épica de gangsters contra polícia, que é o que menos interessa nesta narrativa. Não há porém razão para descurar esta combinação entre realismo social e o submundo da corrupção policial e política, num retrato seco e violento de uma Espanha pós-franquista, excessivamente voraz e que talvez possa fornecer detalhes do início da crise, económica e política, na Europa.


Classificação:

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Split Screen e CineFEUP juntos no ciclo "We Have to ADJUST!"


Na sua terceira colaboração conjunta, o Split Screen e o CineFEUP apresentam o ciclo de cinema "We Have to ADJUST!", que decorrerá mais uma vez na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O tema principal deste ciclo é o o crescimento, mudança, coming of age ou o momento - consciente ou inconsciente - em que as nossas vidas se alteraram. Todos nós temos de mudar, todos temos de nos ajustar.

O Split Screen foi novamente o responsável por seleccionar três curtas-metragens que acompanhassem a temática das longas escolhidas para o ciclo. Os filmes serão exibidos às 21h, na sala B003 da FEUP (exceptuando a última sessão que decorrerá no edifício AEFEUP).

Dia 27 de Novembro
Les quatre cents coups (1959), de François Truffaut
*Antecede: Cairn (2008), de Hanne Larsen [15 min]

Dia 4 de Dezembro
Submarine (2010), de Richard Ayoade
*Antecede: Eu Não Quero Voltar Sozinho (2010), de Daniel Ribeiro [17 min]

Dia 11 de Dezembro
High Fidelity (2000), de Stephen Frears
*Antecede: Mi amigo invisible (2010), de Pablo Larcuen [15 min]

Quinta temporada de "Merlin" será a última da série


O canal BBC anunciou que encerrará a produção de Merlin, na sua quinta temporada, actualmente em exibição. Numa nota divulgada hoje à imprensa, os produtores mencionam que, apesar do sucesso, decidiram concluir a série no plano inicial de cinco temporadas, dando-lhe a conclusão que tem vindo a ser desenvolvida ao longo dos anos.

A quinta temporada de Merlin já teve oito episódios exibidos e tem registado a média de 6,94 milhões de espectadores. A season finale acontecerá em Dezembro deste ano.

Vencedores do passatempo Mais Um Dia Feliz


E os vencedores dos convites duplos para a antestreia de Mais Um Dia Feliz são:

Dia 26 de Novembro (Segunda-feira) - Lisboa | UCI El Corte Inglès, às 21h30

Ana Luísa Gomes da Costa
Ana Sofia Alpendre capelo de Matos
Cátia Sofia Dias Duarte
Débora Sofia Teixeira Pereira
Eduardo Roda de Melo
Hugo Filipe Teixeira Pais
Jesuína Coelho Ramos Fernandes
Joana Croft Dantas
João Bernardo Sá
Luís Filipe Gregório Dias
Maria Cardador Pereira
Maria Francisca da Silva e Sousa
Miguel Alexandre Simões Feliciano
Nuno Filipe Tavares
Pedro Miguel da Silva Zambujo

Parabéns a todos os vencedores. Dentro de momentos receberão um e-mail de confirmação.

domingo, 25 de novembro de 2012

Cloud Atlas, por Tiago Ramos


Título original: Cloud Atlas (2012)
Argumento: Tom TykwerAndy Wachowski e Lana Wachowski
Elenco: Tom HanksHalle BerryJim BroadbentHugo WeavingJim SturgessDoona BaeBen WhishawKeith DavidJames D'ArcyXun ZhouDavid GyasiSusan Sarandon e Hugh Grant

Cloud Atlas parecia um daqueles romances simplesmente intransponíveis para o cinema. Se já o livro de David Mitchell parecia megalómano na sua intenção; o estilo, formato e ambição da história parecia impossível de adaptar visualmente de uma forma coerente e satisfatória. Mas no final de contas, o controlo criativo do trio composto pelos irmãos Wachowski e por Tom Tykwer, revela-se suficientemente ambicioso e criativo para que o resultado final não envergonhe a obra épica do autor. Já a forma como o filme será recebido por cada espectador dependerá com certeza de outros factores externos que não apenas os técnicos e narrativos, mas principalmente da forma como nos deixamos envolver por uma história ambiciosa e rica em detalhes que transmite uma mensagem moral de conexão entre a humanidade, com conceitos como karma ou reencarnação. É esse núcleo emocional, nas mais variadas formas, que prenderá - ou não - o espectador à tela e que o deixará a sentir-se, mais ou menos, recompensado pelo investimento na história. Obra de intrincado trabalho mental, Cloud Atlas melhora a cada visionamento, quando o espectador passa a identificar cada vez mais ligações (algumas delas deliciosamente subtis) a seis histórias aparentemente não relacionadas entre si, mas que no fundo se unem a uma única mensagem: a da união cósmica.

A história divide-se em géneros e tempos narrativos tão distintos quanto um diário de bordo durante a escravatura do século XIX, um romance na Europa pós-guerra em 1931, um thriller político na Califónia dos anos 70, uma comédia do mundo editorial no tempo presente, uma sociedade  corporativa distópica e futurista com nuances de ciberpunk no antigo território da Coreia do Sul e um futuro pós-apocalíptico. Cada história que, individualmente e à sua maneira (umas melhores que outras) contribui para deixar o espectador numa constante alteração de estados de espírito, entre a emoção e as gargalhadas. Os realizadores optaram por deixar de lado o carácter isoladamente episódico do livro e assumem a conexão entre as histórias, com uma montagem de Alexander Berner numa constante alternância entre épocas e personagens. O resultado pode, por vezes, parecer confuso aos olhos do espectador - daí que este filme mereça mais que um visionamento - mas a forma como é feita é a mais simples que seria possível a uma história desta envergadura.

Tecnicamente, o trabalho é impressionante. Desde a realização dos irmãos Wachowski - responsáveis pelas sequências futuristas - e de Tom Tykwer - autor das sequências de época e contemporânea, passando à já referida montagem ou à fotografia de Frank Griebe e John Toll. É impossível não mencionar ainda a excelente e variada banda sonora de Reinhold Heil, Johnny Klimek e Tom Tykwer que se divide consoante a época, mas frequentemente unida com o fabuloso tema conhecido como Cloud Atlas Sextet. O guarda-roupa, efeitos visuais e a maquilhagem são dignos de nomeação ao Óscar, se bem que no caso da maquilhagem, existem casos onde a par de um bom trabalho, há também um excessivo grau de caracterização - alguns quase ao nível da caricatura - especialmente nos casos de envelhecimento.

Não menos excitante é o desafio que o elenco enfrentou, com os actores a dividirem-se entre personagens distintas, ao longo das eras - por exemplo, Tom Hanks e Hale Berry, desempenham, cada um, seis papéis distintos e alguns irreconhecíveis. O trabalho dos actores acompanha a intenção narrativa, consoante o género da história e a época - Jim Broadbent tem sempre um desempenho incrível, mas a sul-coreana Doona Bae é a estrela do filme, roubando cada cena que protagoniza. Mas esse trabalho de caracterização e interpretação - riquíssimo e impressionante - segue também a ideia geral da narrativa. Não é então de estranhar que as seis personagens desempenhadas por Hugo Weaving sejam quase sempre a de vilão: há pois uma coerência a nível cármico, que acompanha o trabalho do actor - uma das suas personagens parece a personificação do próprio mal.

Cloud Atlas não é um filme isento de falhas graves. Mas dentro de toda a sua ambição, acompanha incrivelmente bem a sua ideia geral, sendo mais um bom exemplo de como um blockbuster não precisa de se isentar de inteligência e subtileza. A recepção variará conforme o espectador e dependerá dos seus maiores ou menores preconceitos, bem como a sua abertura às teorias que aborda. Mas a jornada em que embarcamos ao assistir ao filme é tão poderosa quanto satisfatória, especialmente se nos deixarmos conduzir pelos diferentes graus de emoção que transportam o espectador até uma recompensa incrivelmente bela e impossível de descrever. Se é verdade ou não, tanto faz.


Classificação:

Romeno "Beyond the Hills" vence o Festival de Mar del Plata 2012


O filme Beyond the Hills, do romeno Cristian Mungiu, foi o vencedor do prémio de Melhor Filme na competição internacional do 27.º Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, que terminou hoje, na Argentina.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Melhor Filme
Beyond the Hills, de Cristian Mungiu

Prémio Especial do Júri
Memories Look at Me, de Song Fang

Melhor Realizador
Reis Çelik por Night of Silence

Melhor Argumento
Sightseers, de Ben Wheatly

Melhor Actriz
Soko em Augustine

Melhor Actor
Ilyas Salma em Night of Silence & Pablo Pinto em De martes a martes


COMPETIÇÃO ARGENTINA

Melhor Longa-Metragem
Hermanos de Sangre, de Daniel de La Vega

Melhor Realizador de Curta-Metragem
Geraldine Barón por Hotel Y

Melhor Curta-Metragem
Ojos, de Pablo Pérez

COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA

Melhor Longa-Metragem
Las cosas como son, de Fernando Lavanderos

Menção Especial do Júri
El Bella Vista, de Alicia Cano & Post Tenebras Lux, de Carlos Reygadas

Melhor Curta-Metragem
Reality 2.0, de Víctor Orozco Ramírez


Menção Especial do Júri - Curta-Metragem
Linear, de Admir Admoni

OUTROS PRÉMIOS

Prémio do Público
El Impenetrable, de Fausta Quatrini e Daniele Incalcaterra

Canal Cinemax recupera "Hunted" para uma segunda temporada


Depois do canal BBC1 ter anunciado o cancelamento da série Hunted, o Cinemax resolveu recuperar a série que co-produzia na primeira temporada e assumir o controlo criativo da produção para uma segunda temporada.

A notícia foi adiantada pelo criador Frank Spotnitz que revelou que a nova temporada irá ser como um spin-off e focar-se-á mais na personagem Sam Hunter (Melissa George). A segunda temporada da série deverá estrear no segundo semestre de 2013, nos Estados Unidos.

Leia também:

Obituário: Larry Hagman

21 de Setembro de 1931 - 23 de Novembro de 2012

Faleceu, aos 81 anos, o actor norte-americano Larry Hagman, vítima de cancro. Particularmente conhecido pelo seu papel de J.R. Ewing em Dallas (1979-1991) - pelo qual foi nomeado quatro vezes ao Globo de Ouro - o actor tinha voltado recentemente à televisão para interpretar o mesmo papel no remake Dallas (2012). No cinema destacam-se as suas participações em filmes como Fail-Safe (1964), In Harm's Way (1965) ou Superman (1978).

sábado, 24 de novembro de 2012

A Origem dos Guardiões, por Tiago Ramos


Título original: Rise of the Guardians (2012)
Realização: Peter Ramsey
Argumento: David Lindsay-Abaire
Elenco de vozes (versão portuguesa): Pedro Granger, José Fidalgo, Rita Redshoes, Paulo Pires e Manuel Cavaco

O mais interessante em A Origem das Guardiões é o facto de manter um certo sentido de deslumbramento, já raro no cinema e inclusive no cinema de animação para crianças. Um filme que raras vezes tenta chegar ao público mais adulto, porque é de um fascínio infantil assumido e orgulhoso. Apenas talvez a sua cena de abertura se permita perceber primeiro ao adulto que à criança, já que esta só a perceberá perto do clímax do filme. É um início adulto e que introduz um lado negro que é, a espaços, explorado, mas nunca o centro da acção. Aliás, aquilo que pretende é precisamente o que mostra: introduzir uma experiência literalmente mágica, para que as crianças abracem o seu lado infantil e abandonem o cepticismo. Fá-lo atrás da história adaptada da série de livros The Guardians of Childhood, da autoria de William Joyce, e cujo próprio nome revela a sua intenção. A qualidade técnica do trabalho da DreamWorks continua irrepreensível - riquíssima a nível visual - com uma influência gráfica do seu próprio produtor executivo Guillermo del Toro e acompanhada da banda sonora de Alexandre Desplat que dá um tom quase etéreo à trama em determinados momentos. Repleto de momentos melancólicos, introduz-se num universo fantástico elaborado, mas também por vezes agressivamente evidente, exibicionista e orgulhoso. Ao abdicar da conexão a um público diferente, mostra-se como um objecto rígido, por vezes perdido dentro do seu mundo colorido e fantástico. E mais grave: nem sempre num tom que pareça genuinamente honesto, especialmente quando sucumbe ao seu visual excessivo.

E se nem sempre a história é agradavelmente interesse - a sua narrativa é por vezes demasiado monótona na forma como conduz a acção, comummente estereotipada - grande parte do trabalho de raiz é estragado pela dobragem portuguesa. A voz de alguns nomes escolhidos para interpretar certas personagens, carece de profundidade dramática em alguns casos, assumindo um tom monocórdico em uns ou excessivamente infantil para outros, onde também algumas das pronúncias escolhidas estão drasticamente desenquadradas da cena ou da ideia geral do filme.

Em A Origem dos Guardiões, a magia existe, mas é tão visualmente evidente e excessiva que, não raras vezes, se esquece de a transmitir ao espectador de um ponto de vista emocional competente. Onde tenta desesperadamente transmitir uma ideia de moral, falta-lhe o rasgo de genialidade ou profundidade no desenvolvimento das personagens, originando um filme simpático, mas também plano.


Classificação:

Passatempo Mata-os Suavemente



Três parvos armados em espertos assaltam um jogo de póquer protegido pela Máfia, causando o colapso da economia criminal local. Brad Pitt interpreta o papel de Jackie Cogan, o homem contratado para os apanhar e restaurar a ordem.


“Originalmente, imaginei o filme como um drama mas, à medida que me ia envolvendo no projeto, percebi que esta era a história de uma crise económica: uma crise numa economia criminal suportada pelo jogo, e onde o problema fora causado por uma falta de regulação. Por outras palavras, um microcosmo de uma história mais vasta envolvendo a América do nosso tempo. Sempre senti que os dramas policiais eram essencialmente sobre o capitalismo, visto mostrarem o ideal capitalista na sua forma mais básica. É também o único género onde é perfeitamente aceitável que as personagens sejam motivadas apenas pelo desejo do dinheiro. Sem essas tretas dos ‘valores familiares’ ou do ‘segue o teu sonho’...”
 Dominik Moll




O Split Screen e a Pris Audiovisuais têm para oferecer 10 convites para cada uma das antestreias de Mata-os Suavemente a decorrer nos cinemas UCI do El Corte Inglés, em Lisboa, e do ArrábidaShopping, em Gaia. Estas antestreias decorrem na próxima quarta-feira, dia 28 de Novembro, pelas 21h30.
Para se habilitarem aos convites deverão preencher correctamente o formulário abaixo.

Agradecemos aos participantes com condições para tal para se tornarem fãs da Pris Audiovisuais no Facebook.




Regulamento:
- O passatempo decorre até às 10:00 do dia 27 de Novembro, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Apenas será aceite uma participação por e-mail e por pessoa.
- Além da correcção das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais são   factor de exclusão, devendo por isso corresponderem às normas como são solicitados.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- A escolha é feita através de um sistema de selecção aleatória.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Antes de participarem certifiquem-se que poderão comparecer no dia indicado. Em casos de força maior, deverão comunicar atempadamente a vossa ausência através do e-mail acima indicado. Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não cumprirem estas regras.
- Os convites estão limitados à lotação da sala. O Split Screen não se responsabiliza por eventuais lotações esgotadas que possam ocorrer na data indicada.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.


Passatempo Mais Um Dia Feliz


Vencedor do prémio Waldo Salt Screenwriting no Festival de Sundance 2011, Mais Um Dia Feliz chega agora a Portugal O Split Screen associa-se à Lanterna de Pedra Filmes para oferecer aos nossos leitores a oportunidade de assistir à sua antestreia.


O filme segue a história de Lynn (Ellen Barking), uma mulher que luta para encontrar o seu lugar numa dinâmica familiar volátil. O casamento do seu filho mais filho acaba por pôr a nu as forças primitivas que regem as relações familiares e reacende feridas antigas, envolvendo o seu ex-marido (Thomas Hayden Church) e a sua nova mulher de temperamento quente (Demi Moore), mas também a sua mãe demasiado pragmática (Ellen Burstyn) e o seu pai distante (George Kennedy). O elenco completa-se com Daniel Yelsky, Kate Bosworth e Ezra Miller.

Mais Um Dia Feliz estreia em Portugal a 29 de Novembro. Porém os nossos leitores poderão assistir à sua antestreia:

Dia 26 de Novembro (Segunda-feira) - Lisboa | UCI El Corte Inglès, às 21h30

Temos 15 convites duplos para oferecer. Para se habilitarem a ganhar basta preencher correctamente o seguinte formulário:

Notas:
- O passatempo decorre até às 23h59 do dia 25 de Novembro, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Apenas será aceite uma participação por e-mail e por pessoa.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida - com as respostas correctas às questões, juntamente com todos os dados solicitados - e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude. A escolha é aleatória.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- Antes de participarem certifiquem-se que poderão comparecer no dia indicado. Em casos de força maior, deverão comunicar atempadamente a vossa ausência através do e-mail acima indicado. Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não cumprirem estas regras.
- Os convites estão limitados à lotação da sala e devem ser levantados nas bilheteiras do cinema até meia hora do início da sessão. O Split Screen não se responsabiliza por eventuais lotações esgotadas que possam ocorrer na data indicada.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Canal ITV renova "Downton Abbey" para uma quarta temporada


O canal ITV anunciou hoje a renovação da série Downton Abbey para uma quarta temporada, composta por oito episódios e um especial de Natal, com estreia prevista para o segundo semestre de 2013. A quarta temporada deverá começar a ser filmada em Fevereiro de 2013.

A terceira temporada ainda não terminou, mas terá também um episódio especial que será exibido a 25 de Dezembro deste ano. A temporada registou até ao momento a média de 11, 36 milhões de espectadores.

UK Portuguese Film Festival 2012 conta com filmes de João Salaviza, Edgar Pêra, Susana Sousa Dias e Miguel Gonçalves Mendes


Na sua 3.ª edição, o UK Portuguese Film Festival visa construir uma sólida plataforma internacional para a exibição de cinema português e para a divulgação da cultura do país. Com o apoio do Instituto Camões em Portugal e a Embaixada Portuguesa no Reino Unido, o filme decorrerá este ano de 25 de Novembro a 8 de Dezembro.

O programa contará com figuras ligadas à cultura como Paula Rego e Pilar Del Rio, assim como artistas de vídeo e jovens realizadores como João Salaviza, que apresentará quatro trabalhos: Arena (2009), Casa Na Comporta (2011), Strokkur (2011) e Rafa (2012). Serão exibidos ainda os documentários 48, de Susana Sousa Dias e José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes, assim como o filme O Barão, de Edgar Pêra

Mais informações acerca do festival poderão ser consultadas no sítio oficial.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

"Rafa", de João Salaviza, é premiado no Festival de Cinema de Luanda 2012


A curta-metragem Rafa, do português João Salaviza, venceu o prémio de Melhor Curta-Metragem Internacional, no Festival Internacional de Cinema de Luanda 2012, já na sua quinta edição. O júri do certame concedeu ainda o galardão de Melhor Longa-Metragem de Ficção Nacional ao filme A Crença, do realizador angolano Dorivaldo Fernando.

Melhor Longa-Metragem de Ficção Nacional
A Crença, de Dorivaldo Fernando

Melhor Longa-Metragem de Ficção Internacional
República dos Meninos, de Flora Gomes

Melhor Longa-Metragem Documental
Malangatana é de Truz, de Francisco Pedro

Melhor Longa-Metragem Documental Internacional
Cartas para Angola, de Coraci Ruiz e Julio Matos

Melhor Curta-Metragem Internacional
Rafa, de João Salaviza