quarta-feira, 29 de abril de 2015

Passatempo Perseguição Escaldante


Passatempo Boy Meets Girl - Paixões Cruzadas

Estreias 29 e 30 Abril'15: Concerning Violence, Eden, Avengers: Age of Ultron, Walesa, The Age of Adaline e Les héritiers

Dia 29 e 30 de Abril de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  A Respeito da Violência (Concerning Violence)
Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
Imagens de arquivo sobre os movimentos independentistas africanos dos anos 1960-70 são conjugadas com escritos do filósofo e estudioso Frantz Fanon – "Os Condenados da Terra", de 1961 – lidos pela cantora Lauryn Hill. O sueco Göran Hugo Olsson (que já assinara "The Black Power Mixtape 1967-1975") constrói assim uma inquietante narrativa visual que proporciona um novo olhar sobre a História do continente (incluindo Angola e Moçambique), do colonialismo europeu e do racismo. "A Respeito da Violência" é um documentário que nasce de um trabalho de "arqueologia" feito pelo realizador nos arquivos da televisão sueca. As reportagens dos conflitos surgem organizadas em "nove cenas de autodefesa anti-imperialista". Entre outras distinções, o filme recebeu o Prémio Fairbindet no Festival de Berlim.

Outras sugestões:

Éden (Eden)

Ano: 2014
Género: Drama, Musical
Elenco: , ,

Paris, anos 1990. Paul, um jovem melómano inveterado, descobre a vibrante cena nocturna da capital francesa. Juntamente com um amigo, acaba por tornar-se DJ. A dupla, conhecida como Cheers, faz mexer os clubes com uma sonoridade nova que conquista seguidores a um ritmo exponencial. Num ápice, alcança os píncaros do sucesso nas grandes pistas de dança mundiais. Deslumbrado com a ascensão meteórica, Paul vive intensamente a sua paixão, sem parar para pensar no carácter efémero – e eventualmente perigoso – do ritmo que o rodeia. Um drama musical sobre a euforia em torno da electrónica francesa da última década do século XX, em particular o advento do house com o chamado "french touch". Estreado no Festival Internacional de Cinema de Toronto, é assinado pela jovem realizadora francesa Mia Hansen-Løve ("O Pai dos Meus Filhos", "Um Amor de Juventude"). O argumento foi co-escrito com o irmão, Sven, que foi DJ na época retratada. Félix de Givry, Hugo Conzelmann, Roman Kolinka e Pauline Etienne ocupam os papéis principais.


Os Vingadores: A Era de Ultron (Avengers: Age of Ultron)

Ano: 2015
Realização:
Argumento:
O poderoso Capitão América (Chris Evans), o lendário Thor (Chris Hemsworth), o impetuoso Homem de Ferro (Robert John Downey Jr.), o irascível Hulk (Mark Ruffalo) e outros super-heróis da mesma estirpe voltam a ser chamados a lutar pelo futuro da Humanidade. Desta vez, a ameaça é uma forma de inteligência artificial chamada Ultron (voz de James Spader), degenerada de uma experiência de Tony Stark que tinha como objectivo conceber um programa informático que mantivesse a paz na Terra. Ultron decide que a única forma lógica de salvar o planeta é erradicar as pessoas... Para o enfrentar – e ao seu exército de "drones" –, a equipa de Vingadores vai ter de mobilizar e combinar eficazmente todos os seus poderes extraordinários e, sobretudo, a força que mais os distingue do vilão: o seu lado humano. Baseado na banda desenhada da Marvel, um filme de acção com realização e argumento de Joss Whedon, responsável pelo anterior "Os Vingadores" (2012). O elenco conta ainda com Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Don Cheadle e Elizabeth Olsen.

Walesa. Homem de Esperança (Walesa. Czlowiek z nadziei)


Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Biografia
Elenco: , ,
Lech Walesa fica na História como um dos maiores ícones da luta política do século XX, enquanto figura de proa da luta anticomunista na sua Polónia natal. Electricista de profissão, tornou-se activista nos anos 1970, incentivando greves e protestos, e fundando, em 1980, o sindicato Solidariedade. O carismático revolucionário, perseguido pelo regime e detido várias vezes pelas autoridades, esteve envolvido nas grandes movimentações e negociações que conduziriam à libertação da Polónia e foi presidente do país durante a sua democratização, na primeira metade da década de 1990. Anos antes, em 1983, foi-lhe atribuído o Nobel da Paz. Este filme narra a história da sua luta política, procurando oferecer uma nova luz sobre o líder. A realização é de Andrzej Wajda, veterano cineasta polaco (em 2000, recebeu um Óscar honorário pela carreira) responsável por filmes como "O Homem de Mármore" (1977) ou "O Homem de Ferro" (1981) – verdadeiros desafios ao regime comunista. Indignado com o esquecimento a que o herói nacional e os seus camaradas do sindicato estavam a ser votados na Polónia décadas após o colapso do comunismo na Europa de Leste, decidiu fazer este filme para recordar a história do electricista que ousou afrontar o regime pró-soviético. Para o realizar, contou com a colaboração do romancista e dramaturgo Janusz Glowacki. O actor Robert Wieckiewicz encarna Walesa, contracenando com Agnieszka Grochowska no papel da sua mulher. O "biopic" foi indicado como candidato polaco ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas não foi nomeado pela Academia.

A Idade de Adaline (The Age of Adaline)
Ano: 2015
Género: Drama, Romance
Elenco: , ,

Adaline Marie Bowman (Blake Lively) nasceu a 1 de Janeiro de 1908. Cresceu, constituiu família e levou uma vida como a de tantas outras mulheres do seu tempo. Mas tudo mudou quando, aos 27 anos, sofreu um acidente grave que lhe deixou uma sequela peculiar: a imunidade à passagem do tempo. A partir daquele momento, Adaline nunca mais envelheceria. Mas a sua condição não corresponde necessariamente a uma bênção. Não vai ser fácil atravessar décadas e viver com a consciência de que todos os que ama envelhecem e, eventualmente, morrem. Um dia, conhece alguém que a sacode da sua existência linear e intemporal, alguém cujo amor pode valer muito mais do que imortalidade... Um drama romântico sobre a possibilidade da eterna juventude e o valor da vida, com realização de Lee Toland Krieger ("Relação Arriscada", "Corações Instáveis", "Celeste e Jesse para Sempre"). Além de Blake Lively, o elenco conta com Harrison Ford, Michiel Huisman e Kathy Baker.

Uma Turma Difícil (Les héritiers)

Ano: 2014
Género: Comédia, Drama
Elenco: , ,
 
Desrespeito, violência, falta de perspectivas. É com estas condições que a professora Anne Gueguen (Ariane Ascaride) se depara, numa escola parisiense, com a mais complicada e problemática das suas turmas. Os alunos, adolescentes de diferentes origens e cada um com os seus demónios, parecem ter pouco em comum para além da parca vontade de aprender. A docente, vendo as suas alternativas de ensino esgotar-se a cada dia, lembra-se de lhes propor um desafio: entrarem juntos num concurso de reflexão sobre as memórias do Holocausto e o seu impacto nos jovens de hoje. Contra as expectativas de todos – incluindo os próprios –, eles vão empenhar-se no projecto e, no limite, encontrar nas diferenças a força da união. Um filme dramático sobre os desafios da educação, baseado numa história verídica, com assinatura de Marie-Castille Mention-Schaar ("Bowling - Amigas em Jogo"). O actor Ahmed Dramé, no papel do jovem Malik, foi nomeado para o César de Actor Mais Promissor.
Sinopses: Cinecartaz Público

Vencedores do passatempo Como Treinares o Teu Dragão 2


"Os Maias" são os mais nomeados aos XX Globos de Ouro portugueses


O filme Os Maias - Cenas da Vida Romântica conta com quatro nomeações aos Globos de Ouro 2015, prémios criados pela SIC e a revista Caras, para distinguir os melhores do ano em áreas como a moda, desporto, música, teatro e cinema.

Melhor Filme
Os Gatos Não Têm Vertigens, de António-Pedro Vasconcelos
O Grande Kilapy, de Zezé Gamboa
Os Maias - Cenas da Vida Romântica, de João Botelho
A Vida Invisível, de Vítor Gonçalves

Melhor Actor
Graciano Dias em Os Maias - Cenas da Vida Romântica
Filipe Duarte em A Vida Invisível
Pedro Inês em Os Maias - Cenas da Vida Romântica
Nuno Lopes em Cadences obstinées

Melhor Actriz
Sara Barros Leitão em Pecado Fatal
Maria do Céu Guerra em Os Gatos Não Têm Vertigens
Maria João Pinho em Os Maias - Cenas da Vida Romântica & A Vida Invisível
Leonor Seixas em Sei Lá

Os vencedores serão conhecidos numa cerimónia no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a 24 de Maio.

Próximo filme de Xavier Dolan contará com Marion Cotillard e Léa Seydoux


A Seville Pictures anunciou que o próximo filme do canadiano Xavier Dolan contará com o protagonismo de Marion Cotillard (Deux jours, une nuit), Léa Seydoux (La vie d'Adèle: Chapitres 1 et 2), Vincent Cassel (Black Swan), Nathalie Baye (Laurence Anyways) e Gaspard Ulliel (Saint Laurent).

O filme chamar-se-á Juste La Fin Du Monde e inspira-se na peça de teatro de Jean-Luc Lagarce, seguindo um escritor que regressa a casa depois de doze anos de ausência para anunciar a sua morte iminente.

As filmagens do filme começarão já no final de Maio (depois de terminar o Festival de Cannes 2015, do qual Xavier Dolan integra o júri da selecção oficial), sendo que o jovem cineasta descreve este filme como uma «ponte entre o seu trabalho passado e o seu filme com Jessica Chastain», The Death and Life of John F. Donovan.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Novos posters para "Batman v Superman: Dawn of Justice"

Foram revelados dois posters para Batman v Superman: Dawn of Justice:


O filme é uma sequela de Man of Steel (2013) e juntará as personagens Batman (Ben Affleck) e Superman (Henry Cavill). No filme, Gal Gadot (Furious 7) será a Wonder Woman, Jason Momoa (Game of Thrones) será Aquaman, Ezra Miller (We Need To Talk About Kevin) será The Flash e Jesse Eisenberg (The Social Network) será Lex Luthor.

Batman v Superman: Dawn of Justice estreia a 24 de Março de 2016 em Portugal.

"Penny Dreadful" e "Sherlock" lideram as categorias técnicas dos prémios BAFTA TV 2015


A série Penny Dreadful contou com três prémios técnicos nos BAFTA TV 2015. A produção contava com cinco nomeações. Sherlock venceu ainda em duas categorias.

Os vencedores das categorias técnicas dos prémios da Academia Britânica de Televisão são sempre conhecidos previamente à cerimónia que premiará as melhores séries britânicas do ano em drama e comédia. The Missing lidera com quatro nomeações e os vencedores serão conhecidos a 10 de Maio.

Passatempo Cosmos


Vencedores do passatempo Sniper Americano


segunda-feira, 27 de abril de 2015

"The Golden Era" vence os Hong Kong Film Awards 2015


The Golden Era venceu cinco prémios nos Hong Kong Film Awards 2015. Além de Melhor Filme, Ann Hui recebeu também o prémio para o Melhor Realizador. O filme tinha recebido dez nomeações e dividiu prémios com Overheard 3 (três galardões) e The Crossing: Part I (venceu em duas categorias).

Portuguesa Maureen Fazendeiro vence o Festival Play-Doc 2015


A portuguesa Maureen Fazendeiro venceu o Festival Play-Doc 2015, em Tui. O filme Motu Maeva foi eleito por um júri internacional (que incluía a directora do Doclisboa, Cíntia Gil) que valorizou «o modo de conseguir transportar o espectador através de uma linguagem pessoal e íntima, ainda assim vibrante e expansivo em relação à história».

Liahona, de Talenda Sanders, venceu o Prémio da Crítica pelo «olhar fresco e inspirador, contado com uma voz artística e comprometida». O festival de documentários exibiu também Songs from the North, com co-produção da portuguesa Rosa Filmes; assim como um especial dedicado ao cineasta português Manuel Mozos, com exibição de João Bénard da Costa - Outros Amarão as Coisas Que Eu Amei e Cinema - Alguns Cortes: Censura III.

Adèle Haenel será a protagonista do próximo filme dos irmãos Dardenne


A produtora Les Filmes du Fleuve anunciou que a francesa Adèle Haenel (Les combattants) foi escolhida para protagonizar o próximo filme dos irmãos Dardenne.

La fille inconnue contará a história de Jenny, uma jovem médica que sente-se culpada depois de uma mulher a quem se recusou atender, ter morrido. Depois da polícia não conseguir identificar a jovem, Jenny decide procurar a sua identidade.

Jean-Pierre e Luc Dardenne começarão a filmar no Outono deste ano, com vista a uma estreia provável no Festival de Cannes 2016.

domingo, 26 de abril de 2015

"Furious 7" atinge a marca dos mil milhões de dólares em bilheteira


O filme Furious 7 tornou-se o terceiro filme de sempre a superar a marca dos mil milhões de receita bruta de bilheteira, nos mercados internacionais. Este valor apenas foi superado por Avatar e Titanic. Com uma receita total de 1,3 mil milhões de dólares, é ainda a quinta maior receita bruta de bilheteira de sempre: à sua frente estão The Avengers (no terceiro lugar, com 1,5 mil milhões) e Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2 (na quarta posição com 1,34 mil milhões).

Furious 7 registou a maior receita de sempre na China, com os seus 323 milhões a excederem o recorde de Transformers: Age of Extinction (319 milhões). Já nos Estados Unidos é o primeiro filme desde The Hunger Games a liderar o box office por quatro semanas consecutivas. Em Portugal já facturou mais de três milhões e meio de euros, com mais de 650 mil espectadores, tornando-se no filme mais visto do ano no país, à frente de Fifty Shades of Grey, com meio milhão de espectadores. É o décimo terceiro filme mais visto de sempre em Portugal, top liderado por Avatar, com 1 milhão e duzentos mil espectadores.

Estreia de "Avengers: Age of Ultron" nos mercados internacionais supera os 200 milhões


A estreia de Avengers: Age of Ultron, em quarenta e quatro territórios neste fim-de-semana, resultou em mais de 200 milhões de dólares em receitas brutas de bilheteira. Este filme foi o que registou maiores receitas em todos os locais onde estreou, tendo estreado já em grandes mercados internacionais como França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Rússia, Coreia e Austrália. Foi a maior abertura nos cinemas IMAX em todo o mundo, exceptuando a China, onde os 10,4 milhões vieram de cinemas tradicionais. em IMAX

A sequela de The Avengers (2012) estreia no próximo fim-de-semana nos Estados Unidos, onde é esperado um valor na ordem dos 200 milhões, podendo superar os 207,4 milhões do filme original. Em Portugal, Vingadores: A Era de Ultron estreia a 29 de Abril. A crítica ao filme, por Eduardo Antunes, pode ser lida no blogue.

Posters controversos de "Love", de Gaspar Noé

Nos últimos dias têm chegado às redes sociais vários posters controversos (e sexualmente explícitos) do novo filme do cineasta argentino Gaspar Noé (Enter the Void), Love.


O filme, em 3D, é descrito como um «melodrama sexual sobre um rapaz, uma rapariga e outra rapariga. É uma história de amor que celebra o sexo de uma forma alegre». O filme terá antestreia mundial no Festival de Cannes 2015, na secção Midnight Screening.

Um dos posters, mais explícito e NSFW, poderá ser visto abaixo.

sábado, 25 de abril de 2015

Sam Claflin e Riz Ahmed juntam-se a "Star Wars: Rogue One"


Os actores Sam Claflin (The Hunger Games: Catching Fire) e Riz Ahmed (Nightcrawler) são as mais recentes adições ao filme Star Wars: Rogue One. Embora não existam ainda confirmações oficiais (a única é Felicity Jones), o The Wrap revelou que Sam Claflin deverá ser o protagonista da história, enquanto que a Badass Digest menciona que Riz Ahmed deverá ser brevemente anunciado.

Star Wars: Rogue One centra-se na tentativa de soldados rebeldes conseguirem os planos para a primeira Death Star. O filme deverá estrear a 16 de Dezembro de 2016, com realização de Gareth Edwards (Godzilla) e argumento de Chris Weitz (About a Boy).

Phil Lord e Christopher Miller farão filme de animação com Homem-Aranha


A dupla Phil Lord e Christopher Miller tem a seu cargo a responsabilidade de trazer à luz do dia um filme de animação com a personagem Homem-Aranha. O anúncio foi feito durante a CinemaCon pela Sony Pictures.

A dupla responsável por The LEGO Movie será a mente por detrás do projecto, escrevendo o argumento e produzindo o filme. Não se sabe se assumirão também a cadeira do realizador. O filme será independente dos filmes live-action do universo Spider-Man, que têm uma continuidade.

A versão animada de Spider-Man estreará a 20 de Julho de 2018. De recordar que a Sony Pictures lançará um novo reboot live-action do franchise, realizado por  Drew Goddard (The Cabin in the Woods) e com vista à sua estreia a 28 de Julho de 2017.

Canal USA cancela "Sirens"


O canal USA cancelou Sirens após duas temporadas. Sirens era um remake da produção britânica homónima, adaptada do livro Blood, Sweet and Tea, de Tom Reynolds, que seguia a rotina de trabalho de três paramédicos em Chicago.

A segunda temporada de Sirens registou a média de 740 mil espectadores, bem abaixo dos 1,6 milhões da primeira temporada.

Niall Leonard, marido de E.L. James, será o argumentista de "Fifty Shades Darker"


O The Hollywood Reporter revelou que Niall Leonard (Wild at Heart) será o argumentista da adaptação cinematográfica de Fifty Shades Darker, sequela de Fifty Shades of Grey. Assim, Kelly Marcel (argumentista do primeiro filme) e Sam Taylor-Johnson (realizadora) não regressarão para a sequela do sucesso mundial de bilheteira, depois de vários desentendimentos com a autora dos livros, E.L. James.

A escolha do argumentista para a sequela do filme é inusitada visto este ser marido da autora e após esta ter exigido junto da Universal Pictures um maior controlo do argumento. Fifty Shades Darker estreia a 10 de Fevereiro de 2017, nos Estados Unidos.

Poster e teaser trailer do telefilme "Nightingale", com David Oyelowo


O canal HBO divulgou um poster e um teaser trailer para o seu mais recente telefilme, Nightingale:


Realizado por Elliott Lester (Blitz), a narrativa segue um veterano de guerra solitário que fica psicologicamente afectado na iminência da visita de um antigo amigo. David Oyelowo (Selma) é o protagonista do filme cujo argumento esteve na Black List.

Nightingale estreia a 29 de Maio no canal HBO.

Poster e trailer de "Southpaw", com Jake Gyllenhaal


Foi revelado os primeiros poster e trailer de Southpaw, colaboração entre o actor Jake Gyllenhaal (Prisoners) e o realizador Antoine Fuqua (The Equalizer).


O filme centra-se num pugilista campeão cuja vida entra numa espiral descendente após um acidente, até receber ajuda de um ex-pugilista (Forest Whitaker). Rachel McAdams (Midnight in Paris) e Naomie Harris (Mandela: Long Walk to Freedom) fazem também parte do elenco.

Southpaw estreia a 24 de Julho, nos Estados Unidos.

Primeira imagem de Jared Leto como Joker em "Suicide Squad"

O realizador David Ayer (Fury) revelou, no seu perfil oficial de Twitter, uma primeira imagem oficial do actor Jared Leto (Dallas Buyers Club) como Joker para o filme Suicide Squad:


O Esquadrão Suicida é uma equipa anti-herói composta por super-vilões encarcerados que se tornam aliados do Governo Norte-Americano, em troca de uma redução da pena. Margot Robbie (The Wolf of Wall Street) será Harley Quinn, Will Smith (I Am Legend) assume o papel de Deadshot, Jai Courtney (Divergent) será visto como Boomerang, enquanto que Cara Delevingne será Enchantress. Viola Davis (The Help) será Amanda Waller e Joel Kinnaman (The Killing) será Ricky Flag.

Suicide Squad estreia a 4 de Agosto de 2016, em Portugal

Curta de Salomé Lamas premiada no Visions du Réel 2015


A curta Le Boudin, da portuguesa Salomé Lamas, foi premiada como a Melhor Curta-Metragem Internacional do Visions du Réel 2015. O filme já tinha sido nomeado ao Prémio Sophia 2015 de Melhor Curta Documental, com o registo do encontro entre o jovem Elias Geißler e Nuno Fialho que, aos 16 anos, se viu recrutado pela Legião Estrangeira Francesa. 

O prémio para o Melhor Filme da Competição Internacional foi para Homeland (Iraq Year Zero).


Evan Peters e Sarah Paulson juntam-se a "American Horror Story: Hotel"


Os actores Evan Peters e Sarah Paulson estão confirmados para American Horror Story: Hotel. Esta é a quinta vez que ambos colaborarão com Ryan Murphy na série antológica de terror, mas no caso de Sarah Paulson será a primeira vez que esta interpretará um papel de vilã.

Para a quinta temporada da série estão já confirmados Matt Bomer (White Collar), Wes Bentley (The Hunger Games), Cheyenne Jackson (30 Rock), Lady Gaga, Kathy Bates (Harry's Law) e Chloë Sevigny (Big Love). American Horror Story: Hotel deverá estrear em Outubro deste ano.

Poster e trailer de "Black Mass", com Johnny Depp como Whitey Bulger


Foram recentemente revelados o poster e o trailer de Black Mass, no qual Johnny Depp interpreta o papel do homicida Whitey Bulger:


O filme segue a história verídica de James J. Bulger, conhecido como Whitey, irmão de um senador de estado e um dos criminosos mais violentos de Boston, procurado pela participação em dezanove homicídios, nas décadas de 1970 e 1980. Líder da Winter Hill Gang, tornou-se um informante do FBI para destruir uma família da máfia.

Realizado por Scott Cooper (Crazy Heart), o filme conta ainda com Dakota Johnson (Fifty Shades of Grey), Benedict Cumberbatch (The Imitation Game), Joel Edgerton (Warrior), Juno Temple (Atonement), Corey Stoll (House of Cards), Kevin Bacon (The Following), Adam Scott (Parks and Recreation), Jesse Plemons (Breaking Bad), Peter Sarsgaard (The Killing) e Julianne Nicholson (August: Osage County).

Black Mass estreia em Portugal a 24 de Setembro.

Motion posters da segunda temporada de "True Detective"


Foram revelados três motion posters da segunda temporada de True Detective. A série antológica da HBO, criada por Nic Pizzolatto, contará com uma nova narrativa protagonizada por Colin Farrell (In Bruges), Vince Vaughn (The Internship), Rachel McAdams (Midnight in Paris) e Taylor Kitsch (Savages) nos principais papéis.

Na nova temporada, seguiremos a investigação de um bizarro homicídio que conduz três forças da lei e um criminoso numa teia de conspirações, na Califórnia. A segunda temporada de True Detective estreia a 21 de Junho, no canal HBO.

Dois novos posters e trailer de "The Visit", de M. Night Shyamalan


Foram revelados dois novos posters e um primeiro trailer para The Visit, naquele que se espera que seja um regresso daquele que outrora fora reconhecido como um dos mestres do cinema de terror contemporâneo, M. Night Shyamalan (The Village):


Terror de baixo orçamento, o filme segue dois irmãos que são enviados para a quinta remota dos seus avós na Pensilvânia por uma semana. Uma vez que ambos descobrem que o velho casal está envolvido em eventos profundamente perturbantes, apercebem-se que a cada dia que passa as suas hipóteses de regressar a casa são cada vez menores. O filme conta com o protagonismo de Kathryn Hahn (Transparent), Peter McRobbie (Inherent Vice), Olivia DeJonge (Hiding), Deanna Dunagan (Unforgettable) e Ed Oxenbould (Alexander and the Terrible, Horrible, No Good, Very Bad Day).

A Visita estreia a 10 de Setembro, em Portugal.

Leia também:

Curta de Susana Nobre na Quinzena dos Realizadores 2015


A curta-metragem Provas, Exorcismos, da portuguesa Susana Nobre, será exibida na 47.ª edição da Quinzena dos Realizadores, secção paralela ao Festival de Cannes 2015. Segundo os programadores da secção, o filme destacou-se pelo forte impacto sociopolítico da narrativa, com a história de um homem que se confronta com o fecho da fábrica onde trabalhou durante 25 anos. A antestreia mundial do filme foi no IndieLisboa 2015.

Também a concurso na Quinzena dos Realizadores está o tríptico As Mil e Uma Noites, do português Miguel Gomes: Volume 1, O Inquieto; Volume 2, O Desolado e Volume 3, o Encantado. A secção inclui também os novos filmes do norte-americano Jeremy Saulnier, do francês Philippe Garrel, do belga Jaco Van Dormael, do marroquino Nabil Ayouch e do francês Arnaud Desplechin, entre outros.


sexta-feira, 24 de abril de 2015

Vingadores: A Era de Ultron, por Eduardo Antunes


Título original: Avengers: Age of Ultron (2015)
Realização: Joss Whedon
Argumento: Joss Whedon

Foi-nos prometido que este filme se aproximaria de um certo The Empire Strikes Back, naquele que agora conhecemos como o Universo Cinemático da Marvel. A grande questão é se o filme consegue manter as promessas que fez e corresponder às expectativas (talvez exageradamente) criadas, ou se acaba por cair sobre a sua montanha de sucesso pré-determinado e já garantido.

Filmes de Noé, Kawase e Mendoza juntam-se ao Festival de Cannes 2015


A direcção do Festival de Cannes 2015 completou a sua selecção oficial com a inclusão de oito novos filmes, incluindo o aguardado Love, de Gaspar Noé ou os regressos do argentino Michel Franco, do filipino Brillante Mendoza, do tailandês Apichatpong Weerasethakul e da japonesa Naomi Kawase.

Competição 
Chronic, de Michel Franco
Valley of love, de Guillaume Nicloux

Un Certain Regard
Alias Maria, de José Luis Rugeles Gracia
Taklub, de Brillante Mendoza
Lamb, de Yared Zeleke
Cemetery of Splendour, de Apichatpong Weerasethakul
AN, de Naomi Kawase (filme de abertura)

Exibição Especial
Une histoire de fou (Don't Tell me the Boy was Mad), de Robert Guédiguian

Midnight Screening
Love, de Gaspar Noé

O júri que entregará a Palma d'Ouro será presidido pelos americanos Joel e Ethan Coen, aos quais se juntarão a actriz espanhola Rossy de Palma, a actriz francesa Sophie Marceau, a actriz norte-americana Sienna Miller, a cantora do Mali, Rokia Traoré; o cineasta mexicano Guillermo del Toro, o realizador canadiano Xavier Dolan e o actor norte-americano Jake Gyllenhaal. Já a secção Un Certain Regard será presidida pela actriz italiana Isabella Rossellini. O Festival de Cannes 2015 inicia-se a 13 de Maio.

Netflix renovou "Daredevil" para uma segunda temporada


O site Netflix renovou Daredevil para uma segunda temporada. A nova temporada contará com Doug Petrie (American Horror Story) e Marco Ramirez (Da Vinci's Demons) como novos showrunners, após a saída de Steven S. DeKnight (Spartacus) por motivos profissionais. Em Maio do ano passado, Drew Goddard (World War Z) também abandonou a função para se dedicar à adaptação de The Sinister Six.

A segunda temporada de Daredevil deverá estrear em 2016. Não existe ainda informação acerca do número de episódios encomendados.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Estreias 23 Abril'15: Capitão Falcão, Still the Water, Kurt Cobain: Montage of Heck, Mortadelo y Filemón, Ex Machina, Boychoir, Get Hard

Dia 23 de Abril de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Capitão Falcão (Capitão Falcão)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: ,
Portugal, década de 1960. Capitão Falcão é reconhecido como o mais patriota dos super-heróis. Totalmente leal a António de Oliveira Salazar, o chefe de Estado português, ele dedica-se a combater todas as ameaças à nação. E começam a manifestar-se estranhos movimentos antifascistas que podem pôr em causa o Estado Novo... Falcão, juntamente com o seu corajoso companheiro, Puto Perdiz, vai ter de encontrar um meio de eliminar todos os que se atravessem no seu caminho e tenham a audácia – e falta de escrúpulos – de se erguer contra a ditadura portuguesa, algo em que toda a sua vida acreditou. Uma comédia de acção realizada por João Leitão que parodia uma época especialmente negra da História recente de Portugal. O elenco conta com a participação de Gonçalo Waddington, David Chan, José Pinto, Rui Mendes, Miguel Guilherme, Bruno Nogueira, Nuno Lopes e Ricardo Carriço, entre outros.

Outras sugestões:

A Quietude da Água (Futatsume no mado)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Romance
Elenco: , ,
O adolescente Kaito vive na ilha de Amami Oshima, no Japão, onde ainda se acredita na importância da harmonia com todos os seres da natureza. Numa noite de lua cheia, ao passear junto à praia, o jovem encontra um cadáver a boiar nas águas. Aquele estranho evento deixa marcas profundas em Kaito, que se vê obcecado por perceber as razões do sucedido. Para isso, pede ajuda a Kyôko, a sua grande amiga. Juntos, lançam-se na missão de desvendar o enigma. Enquanto perseguem esse objectivo, Kaito e Kyôko vão descobrir outros mistérios ainda mais desconcertantes: os que se referem à vida, à morte ou ao amor... Nomeado para a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, um filme sobre a entrada na idade adulta, com argumento e realização da japonesa Naomi Kawase.


Kurt Cobain: Montage of Heck (Kurt Cobain: Montage of Heck)

Ano: 2015
Realização:
Género: Documentário
Em Abril de 1994, o rock perdia um dos seus grandes ícones: Kurt Cobain. Enquanto líder dos Nirvana e autor de canções simples mas carregadas, fica para sempre associado ao "boom" do movimento grunge. Enquanto homem, deixa a imagem de mártir do sucesso. Esta é a sua história, da infância passada em Aberdeen até aos dias de estrela do som de Seattle. É um retrato íntimo que mostra como a música, a droga, a genialidade e a fama se cruzaram em catadupa na sua vida, em direcção ao trágico final. A partir de vídeos caseiros, registos áudio e outros materiais inéditos de Cobain, o realizador Brett Morgen ("The Kid Stays in the Picture", "Chicago 10") construiu aquele que é o primeiro "biopic" autorizado sobre o músico norte-americano. Frances Bean Cobain – filha de Kurt com Courtney Love –, que ainda não tinha dois anos quando o pai morreu, é a produtora executiva. Foi da viúva de Cobain que partiu a ideia de fazer o documentário. O filme, que combina acção real com animação, estreou-se no Festival de Sundance (EUA) e passou pelo de Berlim (Alemanha). A reacção da crítica foi, em geral, muito entusiástica. A "Rolling Stone", por exemplo", descreveu-o como "o mais íntimo documentário de rock de sempre".

Mortadela e Salamão: Missão Não Possível 
(Mortadelo y Filemón contra Jimmy el Cachondo)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Animação
Jimmy, o Malandro, e o seu grupo de malfeitores roubaram um documento ultra-secreto da sede da TIA (Técnicos de Investigação Aeroterráquea) que pode ridicularizar toda a equipa e fazê-la perder a credibilidade perante as outras agências de espionagem. É assim que o superintendente se vê obrigado a mobilizar os agentes Mortadela e Salamão. Para tornar tudo ainda mais catastrófico, o perigoso vilão Trinca Ossos escapou da cadeia decidido a vingar-se de Salamão, o grande responsável pela sua detenção. Determinados a encontrar Jimmy antes que seja demasiado tarde, Mortadela e Salamão vêem-se obrigados a formar equipa com Trinca Ossos. A ajudá-los terão a preciosa invenção do Professor Bactérico: a reverticina, um soro que transforma as pessoas no exacto oposto de si mesmas. O problema é que, se esta invenção funciona com Trinca Ossos, também pode resultar com todos os outros, inclusivamente… eles próprios. Com realização e argumento de Javier Fesser, uma comédia de animação que marca o regresso das divertidas personagens criadas, em 1958, pelo espanhol Francisco Ibáñez.

Ex Machina (Ex Machina)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: 
Género: Ficção-científica
Elenco: , ,
Caleb (Domhnall Gleeson), um programador numa importante empresa de internet, vence uma competição cujo prémio é passar uma semana no refúgio privado de Nathan (Oscar Isaac), o director. Porém, quando chega ao local, percebe que o objectivo da sua estadia não é inocente. Ele está ali como cobaia e a sua função é interagir com a mais recente criação de Nathan: um "robot" de última geração que consegue agir, sentir e expressar-se. Chama-se Ava (Alicia Vikander) e está dentro do corpo de uma bela e sedutora figura feminina. Com o passar do tempo, e apesar de totalmente consciente de que Ava não passa de uma máquina pré-programada, Caleb começa a sentir-se estranhamente ligado a ela. Quando revela mais informações sobre este projecto, o jovem começa a pôr em causa não apenas as reais intenções daquela experiência, mas também as implicações éticas de tudo aquilo… Um filme de ficção científica que marca a estreia na realização do escritor e argumentista Alex Garland, tornado mundialmente famoso aos 26 anos com o romance "A Praia", adaptado ao cinema por Danny Boyle em 1996 e protagonizado por Leonardo DiCaprio.

O Coro (Boychoir)

Ano: 2014
Realização: 
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: , ,
Stet, de 11 anos, foi criado pela mãe numa pequena cidade do Texas. Após a sua morte, sem ninguém que tome conta dele, o rapaz vê-se aos cuidados de uma instituição. Dependente das decisões dos adultos e das regras do colégio interno para onde foi enviado, sente-se desenquadrado e revoltado com o mundo. É então que, contra a sua vontade, é obrigado a integrar o coro de uma prestigiada escola de música. Quando o mestre Carvelle, o professor de canto, se apercebe das incríveis capacidades artísticas de Stet, toma como missão fazê-lo entender que esse dom extraordinário é uma dádiva e que não pode ser desperdiçado. Entre eles nasce assim uma relação que, apesar de conflituosa, irá preparar Stet para a idade adulta e, ao mesmo tempo, ajudar Carvelle a apreciar e a redescobrir as maravilhas dos espíritos rebeldes… Com realização de François Girard ("O Violino Vermelho", "Seda"), segundo um argumento de Ben Ripley, um filme sobre a turbulência da adolescência. Dustin Hoffman, Kathy Bates e Garrett Wareing ocupam os papéis principais.

Faz-te Homem (Get Hard)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: Jay Martel, Ian Roberts,
Género: Comédia
Elenco: , ,
Condenado por um crime que não cometeu, o bilionário James King é obrigado a cumprir sentença numa prisão de segurança máxima. Antes da sua detenção, o juiz dá-lhe 30 dias para resolver alguns dos seus assuntos mais urgentes. Sabendo o tipo de criminosos que terá como companheiros de cárcere e seguindo a lógica de "esperar o melhor mas preparar-se para o pior", James decide ter umas aulas de "conduta prisional" antes de cair nas mãos dos seus futuros inimigos. Devido a uma série de preconceitos e mal-entendidos, James conclui que Darnell, o homem que há anos faz a limpeza do seu carro, é a pessoa indicada para o ajudar nesta matéria. É assim que, com total desconhecimento de causa, o honestíssimo Darnell se vê a braços com uma missão quase impossível: transformar o amedrontado James num homem duro e capaz de enfrentar qualquer adversidade, mesmo nas circunstâncias mais intrincadas. E tem apenas um mês para tudo isto... Uma comédia que marca a estreia na realização do argumentista Etan Cohen e que coloca frente a frente os comediantes Will Ferrell e Kevin Hart.
Sinopses: Cinecartaz Público