segunda-feira, 28 de setembro de 2015

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Passatempo O Marciano

Estreias 24 Set'15: As Mil e Uma Noites: Vol 2 - O Desolado, Everest, Life, Por Aqui Tudo Bem, A Royal Night Out, What We Did on Our Holiday, Wildlike

Dia 24 de Setembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado
Ano: 2015
Entre o Verão de 2013 e o de 2014, a partir de um guião em construção que tinha como base histórias recolhidas por um grupo de jornalistas sobre a sociedade portuguesa contemporânea, o realizador Miguel Gomes ("Aquele Querido Mês de Agosto", "Tabu"), percorreu Portugal filmando a crise. Encadeando histórias que vão das manifestações de rua ao silêncio dos estaleiros de Viana do Castelo, passando pelo desespero de um desempregado, pelas manobras do político euro(s)centrado, pelos incêndios de Verão ou mesmo pelo tradicional banho de Ano Novo, traça um retrato do Portugal real – mesmo que essa realidade tome por vezes uma aparência absurda e fantasiosa – que pulsa sob o jugo da austeridade. "O Desolado” é o segundo tomo de uma trilogia que começou com o "O Inquieto" e termina com "O Encantado". A colecção toma o título – e estrutura – dos famosos contos árabes clássicos em que a princesa Xerazade oferecia todos os dias, em troca da sua vida, uma história nova ao rei Shahriar. Todos os volumes d' "As Mil e Uma Noites" de Gomes são também narrados por uma Xerazade e começam por parafrasear a contadora de histórias original: "Escuta, ó venturoso rei, fui sabedora de que, num triste país entre os países..." O realizador descreve o projecto como um misto de "ficção e retrato social, tapetes voadores e greves", lembrando que "imaginário e realidade nunca puderam viver um sem o outro (e Xerazade bem o sabe)". "O Desolado" foi o filme escolhido pela Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas como candidato de Portugal à nomeação para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro na 88.ª edição dos Óscares, agendada para o dia 28 de Fevereiro de 2016, em Los Angeles, EUA.

Outras sugestões:

Evereste (Everest)
Ano: 2015
Género: Drama
Elenco: , , , , ,

O alpinista Rob Hall prepara-se para fazer mais uma subida ao Monte Evereste (Himalaias). Com uma altitude de 8848 metros, é o mais alto pico da Terra e um dos lugares mais perigosos do mundo. Com uma equipa liderada por si, e com guias locais da sua total confiança, Rob crê ter tudo sob controlo. A subida, apesar dos inúmeros riscos e obstáculos intrínsecos, corre como o esperado e eles chegam ao cume, em triunfo. Mas, quando uma tempestade de enormes dimensões se forma subitamente e ameaça atingi-los, percebem que lhes resta pouco tempo para a descida. Assim começa uma tentativa desesperada de regresso à base, onde se encontra a equipa de apoio. Sob uma tempestade que quase não os deixa avançar e sem oxigénio de reserva, Rob e a sua equipa são levados ao extremo das suas forças e capacidade de sobrevivência... Com realização de Baltasar Kormákur, segundo um argumento de William Nicholson e Simon Beaufoy, um filme dramático baseado em acontecimentos reais que tiveram lugar no Evereste, em 1994. Jason Clarke, Josh Brolin, John Hawkes, Robin Wright, Michael Kelly, Sam Worthington, Keira Knightley, Emily Watson e Jake Gyllenhaal dão vida às personagens.


Life (Life)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: 
Género: Biografia, Drama
Elenco: , ,

Considerado um dos mais importantes fotógrafos da segunda metade do século XX, Dennis Stock (interpretado por Robert Pattinson) fez quase toda a sua carreira na agência Magnum, captando, com a sua lente, algumas das mais emblemáticas figuras norte-americanas da época: actores como Marilyn Monroe, Marlon Brando, Grace Kelly ou Audrey Hepburn, e grandes vultos do jazz como Miles Davis, Charlie Parker, Louis Armstrong, Billie Holiday ou Duke Ellington. Os movimentos de contestação da década de 1960 e as paisagens naturais do território norte-americano foram temas igualmente registados na sua longa carreira. Mas no coração de todo o seu trabalho haveriam de ficar para sempre os célebres retratos feitos com James Dean (Dane DeHaan), pouco tempo antes da morte deste, com apenas 24 anos. Em 1955, Stock acompanhou o então pouco conhecido actor numa viagem que os levou de Los Angeles a Nova Iorque, e depois à casa onde Dean cresceu, no Indiana. Foi ali que o fotógrafo captou, para a revista "Life", algumas imagens que se tornariam famosas. É esta viagem, realizada quando o actor estava prestes a alcançar uma súbita celebridade com a sua carismática actuação em "A Leste do Paraíso", de Elia Kazan (baseado na obra homónima de John Steinbeck), que está no centro do filme. James Dean morreu em Setembro de 1955, num desastre de automóvel. Foi já após a sua morte que se estreou "Fúria de Viver", de Nicholas Ray, a sua segunda aparição no cinema, onde voltou a interpretar um jovem rebelde e perturbado. Quanto ao fotógrafo Dennis Stock, veio a falecer de cancro, em Janeiro de 2010, aos 81 anos. Depois de, em "Control" (2007) se ter centrado em Ian Curtis, vocalista dos Joy Division (que se suicidou em 1980 quando a banda inglesa se preparava para a sua primeira digressão norte-americana), o realizador Anton Corbijn debruça-se sobre a vida de James Dean e a amizade que o juntou a Stock.

Alda e Maria - Por Aqui Tudo Bem (Por Aqui Tudo Bem)
Ano: 2011
Realização:
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: ,

Verão de 1980. Alda e Maria – de 16 e 17 anos, respectivamente – chegam a Lisboa em fuga da Guerra Civil de Angola. Cheias de esperança no que o futuro lhes reserva, instalam-se numa velha pensão, entregues a si mesmas, esperando o momento em que a mãe se lhes junte. Porém, o tempo vai passando sem que a progenitora dê notícias... Com o dinheiro e o alento a esgotar-se a cada dia, as duas adolescentes têm de encontrar um modo de sobreviver numa cidade onde tudo lhes parece aterrador. A realizadora angolana Pocas Pascoal inspirou-se na sua experiência para contar a história de duas raparigas entregues ao desconhecido. Citando a própria: "Como eu e a minha irmã, as duas heroínas do filme atravessam as dificuldades com uma certa ingenuidade e, apesar de tudo, conseguem manter-se solidárias e sorridentes. A candura típica da idade permite-lhes sobreviver enquanto se tornam mulheres. Nesta história procuro denunciar uma juventude quebrada pela guerra, desenraizada e, devido ao exílio, em perda de identidade."


Uma Noite Fora do Palácio (A Royal Night Out)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: ,
Género: Drama, Romance
Elenco: , ,

Data formal da derrota da Alemanha nazi pelos Aliados, o dia 8 de Maio de 1945 é marcado por grandes celebrações. Em Londres (Inglaterra), particularmente em Trafalgar Square e no Palácio de Buckingham (residência oficial dos monarcas), formam-se grandes multidões. À varanda do palácio, o rei Jorge VI e a rainha Isabel, acompanhados pelo primeiro-ministro Winston Churchill, surgem para saudar o seu povo. Nesse dia, a princesa Isabel (futura rainha Isabel II) e a princesa Margarida, a irmã mais nova, são autorizadas a juntar-se aos festejos, sob anonimato. Com pouca experiência, as raparigas misturam-se na multidão em euforia, numa experiência que as vai marcar para o resto das suas vidas. E quando, na madrugada do dia seguinte, regressam ao palácio, percebem que não foi apenas a Europa que mudou... Uma comédia dramática inspirada em factos reais, com assinatura de Julian Jarrold ("A Juventude de Jane").

O Nosso Último Verão na Escócia (What We Did on Our Holiday)
Ano: 2014
Realização: ,
Argumento: ,
Género: Comédia, Drama
Elenco: , ,

Doug e Abi decidem viajar até às planícies da Escócia com os três filhos pequenos, para comemorar o 75.º aniversário de Gordie, o pai de Doug, que se encontra numa fase avançada de cancro. Tudo seria simples se não fosse um facto muito importante: estarem a braços com um divórcio litigioso. A ideia inicial seria não sobrecarregar Gordie com preocupações e manter as aparências durante os poucos dias de estadia. Porém, guardar segredos desta dimensão com três crianças por perto não se vai revelar tarefa fácil… Uma comédia escrita e realizada por Andy Hamilton e Guy Jenkin, que conta com a participação dos actores David Tennant, Rosamund Pike e Billy Connolly.

Wildlike - Coração Selvagem (Wildlike)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Drama, Thriller
Elenco: , ,

Mackenzie, de 14 anos, é enviada para uma pequena cidade do Alasca (EUA) para passar uns tempos com um tio. Se, ao princípio, ele lhe parece um homem de bem, depressa ela se apercebe de que ele a olha de uma forma estranha e pouco inocente. Desesperada, decide fugir e encontrar um modo de regressar a Seattle, para junto da mãe. É então que conhece Renee Bartlett, um viajante solitário que ali chegou com intenções de visitar o Parque Nacional de Denali, onde esteve alguns anos antes, na companhia da sua falecida mulher. Insegura com o que deve fazer e sem ninguém a quem recorrer, Mackenzie decide segui-lo. É assim que, apesar de contrariado, ele acaba por se ver obrigado a ajudá-la na fuga. Percorrendo juntos um longo trilho e tendo como cenário paisagens de uma beleza pacificadora, nasce entre eles uma relação de pura amizade e compreensão que os vai ajudar a superar os conflitos em que ambos estavam enredados… Com realização e argumento de Frank Hall Green ("Once a Child of God"), um filme dramático sobre redenção e amizade. Ella Purnell, Bruce Greenwood, Joshua Leonard, Nolan Gerard Funk e Diane Farr fazem parte do elenco.
Sinopses: Cinecartaz Público

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Primeiro trailer de Angry Birds



O jogo para smartphone que se tornou num sucesso em tão larga escala que tem dois jogos assentes no universo Star Wars está a chegar ao cinema. O primeiro trailer está aí.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Novo trailer de "A 5ª Vaga", de J Blakeson



Foi divulgado, já com legendagem em Português, o trailer do filme A 5ª Vaga protagonizado por Chloë Grace Moretz.

Trata-se do início de uma trilogia baseada num livro de Ficção Científica (já editado em Portugal) passado num futuro em que a Terra foi dizimada por invasões de alienígenas.

O realizador é J Blakeson, autor da muito interessante variação do noir The Disappearance of Alice Creed, um filme de acção também protagonizado no feminino.




quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Estreias 17 Set'15: Irrational Man, Masaan, The Maze Runner: Scorch Trials, The Little Death, The Face of an Angel, Lost River, No Escape

Dia 17 de Setembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Homem Irracional (Irrational Man)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Thriller
Elenco: , ,
O professor de Filosofia Abe Lucas sente-se infeliz, deprimido e sem motivação seja para o que for. Ao mudar-se para uma nova cidade, onde vai integrar o Departamento de Filosofia da Universidade de Braylin, acaba por se ver emocionalmente envolvido com duas mulheres muito diferentes: Rita Richards, uma professora solitária que apenas deseja libertar-se da infelicidade do seu próprio casamento; e Jill Pollard, uma aluna muito inteligente que se sente atraída pela sua aura de sabedoria e desespero algo existencialista. Mas a vida de Abe muda de rumo quando, numa ida a um restaurante com Jill, ouve a conversa de uma desconhecida sobre uma decisão do juiz Spangler. Esse acontecimento, apesar de não ter impacto directo na sua vida, vai alterar de forma drástica o modo como se vê a si mesmo, dando- lhe um novo propósito de existência. Escrito e realizado por Woody Allen, um filme dramático com Joaquin Phoenix, Emma Stone, Parker Posey e Tom Kemp nos principais papéis.

Outras sugestões:

Masaan (Masaan)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
Personagens de diferentes castas, divididas entre a tradição e a modernidade, cruzam-se em Varanasi (Índia), no vale do Ganges, cidade sagrada dos hindus. Primeiro encontramos Piyush e Devi, num encontro fortuito num quarto de hotel. Quando a polícia irrompe pelo quarto, ele foge para a casa de banho, onde tenta cometer suicídio. A polícia aproveita o momento para filmar a rapariga enquanto a ameaça de comportamento indecente. Levada por eles para a esquadra, Devi depressa percebe que está envolvida num escândalo sexual e que os agentes pretendem chantagear a sua família com o vídeo em troca de uma grande quantia de dinheiro. Paralelamente está Deepak, um jovem que trabalha na cremação de cadáveres. A sua condição social fá-lo sentir-se inferiorizado, especialmente quando se apaixona por Shaalu, uma rapariga de uma casta superior à sua. Estas duas histórias decorrem em simultâneo com a do pequeno Jhonta, um órfão que se esforça por agradar e que apenas deseja encontrar uma família a que possa chamar sua. Nas margens do rio sagrado, as suas vidas vão interceptar-se. Apresentado na secção Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes, em 2015 (onde foi galardoado com os prémios Fipresci e Avenir), um filme dramático sobre as disparidades sociais da Índia de hoje, que marca a estreia na longa-metragem do realizador Neeraj Ghaywan.

Maze Runner: Provas de Fogo (The Maze Runner: Scorch Trials)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Thriller, Ficção-científica
Elenco: , ,

Depois de conseguirem escapar do labirinto onde se encontraram presos sem explicação, Thomas e os seus companheiros de cativeiro têm de encarar uma realidade diferente, mas nem por isso menos assustadora. Agora, sobrevivendo a condições climáticas adversas e a criaturas disformes chamadas Cranks que desejam devorá-los vivos, eles têm de fazer uma longa e penosa travessia pela Terra Queimada... Com realização de Wes Ball e argumento de T.S. Nowlin (ambos responsáveis pela adaptação do primeiro filme, "Maze Runner - Correr ou Morrer"), é a versão cinematográfica do segundo tomo da trilogia pós-apocalíptica de ficção científica escrita pelo norte-americano James Dashner.

O Outro Lado do Sexo (The Little Death)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Comédia, Drama
Elenco: , ,
Sydney, Austrália. Cinco casais de várias idades e estratos sociais debatem-se com dificuldades em manter acesa a chama da sua vida íntima: Paul é um fetichista que se surpreende com a descoberta de que Maeve, a sua mulher, tem a fantasia de ser violada por um estranho; Evie e Dan tentam salvar o casamento através de jogos sexuais onde cada um encarna a sua personagem; Phil evita qualquer tipo de aproximação com Maureen, a sua companheira de anos; Rowena, por seu lado, não consegue encontrar prazer na sua relação com Richard até ao dia em que o vê chorar e se excita com o seu sofrimento; e Sam é um artista surdo que usa um serviço de tradução de língua gestual para interpretar uma chamada erótica que deseja fazer, cabendo a Monica a difícil tarefa de passar a mensagem da melhor maneira possível… Estreia na realização de Josh Lawson, uma comédia sem tabus sobre o amor, o sexo e as dificuldades de relacionamento entre casais.

O Rosto da Inocência (The Face of an Angel)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: , ,

O cineasta Thomas Lang é contratado para adaptar uma obra da jornalista Simone Ford, uma norte-americana instalada em Roma, Itália. Nesse livro é relatado o julgamento de Jessica Fuller pelo homicídio de Elizabeth Pryce, violada e esfaqueada numa casa que partilhavam na cidade toscana de Siena. Para que ele se "situe" no caso e na polémica que gerou no mundo inteiro, Simone acompanha-o na viagem ao lugar onde tudo aconteceu. Mas, depois de visitar o local do crime, Thomas começa a pôr em causa não apenas as motivações de todos os que o rodeiam – sejam eles os produtores do filme ou a equipa de jornalistas envolvidos –, mas também as suas próprias motivações mais íntimas. É então que conhece Melanie, uma jovem inglesa que o guia pelos recantos mais escuros de Siena, onde a maioria dos jovens passa o seu tempo. Com ela, ele vai descobrir o outro lado da história. É então que decide fazer um filme focado em Elizabeth Pryce, a vítima, e não em Jessica e na sua história de violência, culpa e recriminação tão mediatizada pelos média. Com realização de Michael Winterbottom ("24 Hour Party People", "Um Coração Poderoso", “A Caminho de Guantánamo"), um "filme dentro do filme" vagamente inspirado na obra "Angel Face" (2010), escrita por Barbie Latza Nadeau sobre a verdadeira história de homicídio da estudante britânica Meredith Kercher, em Novembro de 2007. Amanda Knox, uma jovem norte-americana de 20 anos, foi inicialmente incriminada e condenada a 28 anos de prisão pelo assassinato de Meredith, mas foi posteriormente ilibada de todas as acusações. Os actores Daniel Brühl, Kate Beckinsale e Cara Delevingne dão vida às personagens principais.


Rio Perdido (Lost River)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Numa cidade devastada e praticamente deixada ao abandono, Billy esforça-se por sobreviver com Bones e Franky, os seus dois filhos. Para conseguir arranjar dinheiro para manter a casa de família, vê-se obrigada a aceitar uma proposta de emprego numa discoteca decadente, onde tem de dar vida às fantasias mais grotescas dos seus clientes. Bones, o filho mais velho, revoltado com a visão da mãe a sacrificar-se em seu nome, decide aventurar-se na descoberta de uma mítica cidade submersa onde, depois de a libertar de um feitiço, espera encontrar a solução para todos os problemas… Exibido no Festival de Cinema de Cannes, em 2014, na secção Un Certain Regard, "Rio Perdido" é uma fábula em ambiência gótica que marca a estreia na realização do actor Ryan Gosling. O elenco inclui Christina Hendricks, Iain De Caestecker, Matt Smith, Saoirse Ronan e Eva Mendes.


 Sem Saída (No Escape)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: 
Género: Thriller
Elenco: , ,
Quando Jack é convidado para um cargo importante numa empresa no Sudeste da Ásia, encontra aí a oportunidade por que ansiava para iniciar uma nova vida com a sua mulher e filhas. Porém, pouco depois de se instalarem num hotel perto do novo local de trabalho, eles dão-se conta de que algo estranho está para acontecer. Quando, na manhã seguinte, Jack vai à rua, vê-se subitamente envolvido numa violenta insurreição chefiada por rebeldes armados que, de modo a marcarem uma posição política, não se coíbem de executar todos os estrangeiros. Em pânico, Jack tenta encontrar o caminho de regresso ao hotel, pegar na sua família e, no meio do caos, encontrar refúgio na embaixada norte-americana. Numa corrida desesperada, eles apenas poderão contar com a ajuda de um misterioso turista britânico. Mas até onde é capaz de ir um homem quando o que está em causa é a segurança das pessoas que mais ama? Realizado por John Erick Dowdle, que escreve o argumento em parceria com o seu irmão,  Drew, um "thriller" de acção que conta com a participação de Owen Wilson, Pierce Brosnan e Lake Bell, entre outros

Sinopses: Cinecartaz Público

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Venezuelano "Desde allá" vence Leão de Ouro no Festival de Veneza 2015


Pela primeira vez, nos setenta e dois anos de história do Festival de Veneza, um filme de produção venezuelana integrou e venceu a competição oficial do certame italiano. Desde allá, primeira longa-metragem de Lorenzo Vigas, com a história de amor entre um homem de meia-idade e um rapaz das ruas de Caracas, recebeu o Leão de Ouro, prémio máximo do festival. O júri oficial, presidido pelo mexicano Alfonso Cuarón, reforçou a qualidade dos filmes latino-americanos em competição, com o argentino Pablo Trapero a receber o Leão de Prata para Melhor Realizador por El Clan. O Grande Prémio do Júri coube à animação em stop-motion Anomalisa, de Charlie Kaufman e Duke Johnson.

Competição Oficial
Venezia72
Leão de Ouro para Melhor Filme: Desde Allá, de Lorenzo Vigas (Venezuela, México)
Grande Prémio do Júri: Anomalisa, de Charlie Kaufman e Duke Johnson (EUA)
Prémio Especial do Júri: Abluka, de Emin Alper (Turquia, França, Qatar)
Leão de Prata para Melhor Realizador: Pablo Trapero por El Clan (Argentina, Espanha)
Coppa Volpi para Melhor Actriz: Valeria Golino em Per Amor Vostro (Itália, França)
Coppa Volpi para Melhor Actor: Fabrice Luchini em L'Hermine (França)
Prémio Marcello Mastroianni para Melhor Novo Actor: Abraham Attah em Beasts of No Nation (USA, Gana)
Melhor Argumento: Christian Vincent por L'Hermine (França)
Leão do Futuro para Melhor Filme de Estreia: The Childhood of a Leader, de Brady Corbet (Reino Unido, Hungria, Bélgica e França)

Vencedores do passatempo O Outro Lado do Sexo

sábado, 12 de setembro de 2015

Passatempo O Marciano

Netflix renova "Narcos" para uma segunda temporada


O site de streaming Netflix anunciou a produção de uma segunda temporada da série Narcos, que narra a trajectória do narcotraficante Pablo Escobar (interpretado pelo brasileiro Wagner Moura) e os esforços dos governos norte-americano e colombiano para prendê-lo.

Desconhece-se o número de episódios encomendados para a segunda temporada, mas sabe-se que Adam Fierro (The Shield) substituirá Chris Brancato (Hannibal) como showrunner da série. A segunda temporada de Narcos deverá estrear em 2016. A primeira temporada da série estreará em Portugal, a partir de Outubro, na versão nacional do Netflix.

Adèle Exarchopoulos e Matthias Schoenaerts juntam-se ao novo filme do belga Michaël R. Roskam


A actriz francesa Adèle Exarchopoulos (La vie d'Adèle: Chapitres 1 et 2) e o actor belga Matthias Schoenaerts (De rouille et d'os) contracenarão no novo filme do belga Michaël R. Roskam. De recordar que esta é a segunda vez que Matthias Schoenaerts colabora com o realizador depois de ter sido revelado em Bullhead (nomeado ao Óscar 2012 de Melhor Filme Estrangeiro) e ter protagonizado o seu primeiro filme em língua inglesa, The Drop.

The Faithful é um thriller/romance ambientado na teia dos gangues criminais em Bruxelas, no início dos anos 1990, com argumento escrito por Thomas Bidegain (Un prophète) e Noé Debré (Dheepan). As filmagens começarão em 2016.

"As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado" é o candidato português ao Óscar 2016 de Melhor Filme Estrangeiro


O filme As Mil e Uma Noite: Volume 2, O Desolado foi o escolhido, pela Academia Portuguesa de Cinema, como o candidato português ao Óscar 2016 de Melhor Filme Estrangeiro. O segundo volume do novo tríptico de Miguel Gomes estreará em Portugal a 24 de Setembro, enquanto que o primeiro volume, O Inquieto mantém a sua exibição nacional. O terceiro volume, O Encantado, chegará a 8 de Outubro às salas de cinema portuguesas.

O Desolado possui três histórias distintas filmadas com Crista Alfaiate, Joana de Verona, Gonçalo Waddington, Teresa Madruga e outros. O filme estreou na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, e venceu o Grande Prémio do Festival de Sidney e o Prémio FIPRESCI no Festival New Horizons.

Ao contrário de outros prémios, como os Globos de Ouro, para os Óscares cada país pode apenas submeter um filme. Portugal submeteu já 31 candidaturas (sem contar com esta) desde 1980, sendo o filme recordista do maior número de submissões, sem qualquer nomeação). A Academia elaborará uma pré-lista de nomeados dentre todos os candidatos oficiais à categoria, sendo posteriormente reduzida a cinco nomeados, cujo vencedor será anunciado numa cerimónia a 28 de Fevereiro de 2015.

Este ano, Portugal concorrerá com submissões de peso como Que Horas Ela Volta? (do Brasil), Saul fia (da Hungria), El club (do Chile) ou The Assassin (de Taiwan). A lista de submissões pode ser consultada aqui.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Estreias 10 Set'15: The Visit, Dior and I, American Ultra, The President, Jackie & Ryan, Tu veux... ou tu veux pas? e The Transporter Refueled

Dia 10 de Setembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  A Visita (The Visit)
Ano: 2015
Realização: M. Night Shyamalan
Argumento: M. Night Shyamalan
Género: Comédia, Terror
Elenco: Olivia DeJonge, Ed Oxenbould, Deanna Dunagan
Os adolescentes Rebecca e Tyler chegam pela primeira vez à quinta dos avós para passar uma temporada. Apesar do carinho com que são recebidos, os dois irmãos ficam particularmente surpreendidos quando lhes é dito que estão expressamente proibidos de sair do quarto depois das 21h30. Movidos pela curiosidade, aventuram-se logo na primeira noite, decididos a desvendar a razão dessa interdição. É nesse momento que descobrem que os avós são bastante mais estranhos do que lhes parecera à primeira vista e que algo de profundamente inquietante acontece naquela casa durante a noite. Sem forma de convencerem a mãe de que algo horrível está acontecer e que correm sério perigo de vida, Rebecca e Tyler têm de encontrar uma forma de sobreviverem sozinhos… Mistura de terror e comédia, um filme com argumento e realização de M. Night Shyamalan ("O Sexto Sentido", "A Vila"), que conta com interpretações de Olivia DeJonge, Ed Oxenbould, Deanna Dunagan e Peter McRobbie.

Outras sugestões:

Dior e Eu (Dior and I)
Ano: 2014
Realização: Frédéric Tcheng
Género: Documentário
Em Março de 2011, John Galliano é despedido da casa Dior, na sequência da divulgação de um vídeo em que afirma amar Adolf Hitler. A Dior atribui a decisão ao "comportamento particularmente odioso e às declarações feitas por si". Em Abril de 2012, depois de muita especulação, o sucessor de Galliano é finalmente anunciado: o eleito para o cargo de director artístico da casa parisiense é o belga Raf Simons. Segundo a imprensa especializada, as negociações entre Simons e a Dior aconteciam há meses. A notícia é recebida com surpresa, dado o contraste do seu estilo minimalista e de vanguarda em relação ao tom excêntrico e barroco tão característico de Galliano. Aproveitando este momento único em que Raf Simons dá os primeiros passos na Dior, o realizador Frédéric Tcheng pede acesso aos bastidores e, durante oito semanas consecutivas, documenta o processo de criação da primeira colecção de Simons. Da concepção ao desfile, revela-se um autêntico trabalho de amor e dedicação da equipa de colaboradores. A montagem das filmagens resultou num documentário que é, acima de qualquer outra coisa, uma homenagem a quem lá trabalha, muito especialmente às costureiras que conseguiram dar vida à extraordinária visão de Raf Simons.

American Ultra - Agentes Improváveis (American Ultra)
Ano: 2015
Realização: Nima Nourizadeh
Argumento: Max Landis
Género: Acção, Comédia
Elenco: Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Connie Britton

Mike é um rapaz tranquilo e pouco ambicioso a viver com a namorada numa pequena cidade do interior dos EUA. Um dia, à saída do trabalho, usando técnicas marciais que nunca imaginou possuir, elimina dois indivíduos que o tentam matar. Surpreendido com o que acaba de acontecer – e dando-se conta de que se tornou um assassino –, entra em pânico. Depois percebe que está envolvido numa conspiração de implicações extraordinárias: desde a década de 1950 que Governo norte-americano desenvolve um programa de controlo de mentes altamente secreto, de modo a criar uma espécie de super-soldados aptos para qualquer situação de guerra. Estes soldados são pessoas anónimas com poderes "adormecidos" que vivem sem saberem quem são realmente até ao momento em que são activados por alguém que intencionalmente os "desperte". Consciente de que corre perigo de vida, Mike vai ter de encontrar a pessoa que o colocou no programa e descobrir por que razão está a ser perseguido por assassinos… Uma comédia de acção realizada por Nima Nourizadeh ("Projecto X: Fora de Controlo"), segundo um argumento original de Max Landis, que conta com a participação dos actores Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Topher Grace, Connie Britton, Walton Goggins, John Leguizamo, Bill Pullman e Tony Hale.

O Presidente (The President)
Ano: 2014
Realização: Mohsen Makhmalbaf
Argumento: Mohsen Makhmalbaf
Género: Comédia, Drama
Elenco: Mikheil Gomiashvili, Dachi Orvelashvili
Durante décadas, o Presidente (Mikheil Gomiashvili) governou o país sob um regime despótico. Ao mesmo tempo que o povo lutava contra a miséria, o ditador e a sua família desfrutavam de todo o luxo que o dinheiro podia oferecer. Um dia, sem aviso, o governante é deposto por um golpe de Estado. Todos os membros da família fogem de avião para o estrangeiro, à excepção do próprio Presidente e do seu neto (Dachi Orvelashvili). Agora, com uma nação inteira em revolução e ansiosa pela sua captura, os dois iniciam uma perigosa jornada de fuga sob anonimato, cruzando o país para chegar à costa. Vivendo à custa de esmolas e da generosidade alheia, e misturando-se com gente que toda a vida se vergou sob o jugo de ditadura, o velho e o pequeno reparam, pela primeira vez, no que deu origem ao ódio e ao desejo de vingança... Uma história trágica sobre a violência, a corrupção e a necessidade de desforra gerada pela ditadura, com assinatura do realizador iraniano Mohsen Makhmalbaf ("Gabbeh", "Kandahar"), segundo um argumento seu em parceria com Marziyeh Meshkiny, sua mulher.

Jackie e Ryan (Jackie & Ryan)
Ano: 2014
Realização: Ami Canaan Mann
Argumento: Ami Canaan Mann
Género: Drama
Elenco: Katherine Heigl, Ben Barnes, Clea DuVall

Em busca de inspiração para criar o seu próprio repertório, Ryan percorre o país, sobrevivendo graças ao dinheiro que vai conseguindo com actuações de rua. Um dia, conhece Jackie, uma ex-cantora country em processo de divórcio, que luta por manter a custódia de Lia, a filha pequena. Entre eles surge uma empatia imediata que vai muito além do interesse pela música. Se ele precisa de alguém que lhe dê estabilidade e o inspire a encontrar um modo de se expressar através das canções, ela necessita de alguém que lhe dê força e a ajude a defender-se das constantes provocações do ex-marido. Juntos, Jackie e Ryan vão conseguir derrubar barreiras e construir algo que mudará as suas vidas para sempre. Uma história de amor realizada por Ami Canaan Mann ("Morning"), com Katherine Heigl, Ben Barnes, Clea DuVall e Emily Alyn Lind nos papéis principais.


Sexo, Amor e Terapia (Tu veux... ou tu veux pas?)
Ano: 2014
Realização: Tonie Marshall
Género: Comédia, Romance
Elenco: Sophie Marceau, Patrick Bruel, André Wilms
Para além de terapeuta, Lambert é um viciado em sexo em recuperação. Em abstinência há já vários meses, é-lhe dada permissão para voltar a relacionar-se com o sexo oposto. A única contra-indicação nesta fase é… ter relações sexuais. Judith, por seu lado, é uma atraente ninfomaníaca que se sente particularmente inclinada por colegas de trabalho. Quando, por mero acaso, ela consegue emprego como assistente de Lambert, ele fica apavorado. Constantemente tentado pelas investidas da belíssima Judith, vai ter de colocar em prática todas as estratégias aprendidas com o seu grupo de apoio. Mas, ao mesmo tempo que acha que ela é a pessoa menos indicada para iniciar uma relação, ela considera ter encontrado o parceiro ideal para os seus devaneios… Escrita e realizada pela francesa Tonie Marshall ("Vénus Beauté", "Um Par em Fuga"), uma comédia protagonizada por Sophie Marceau e Patrick Bruel.


 Transporter: Potência Máxima (The Transporter Refueled)
Ano: 2015
Realização: Camille Delamarre
Género: Drama, Thriller, Acção
Elenco: Ed Skrein, Loan Chabanol, Ray Stevenson
Frank Martin é um ex-militar que se dedica a fazer transportes confidenciais de pessoas ou cargas. Trabalha em Nice (França) e tem como regra nunca fazer perguntas sobre as personalidades ou objectos que transporta. Um dia, é contratado para levar Anna e as suas sedutoras ajudantes pela Riviera Francesa. Porém, acaba por perceber, da pior maneira possível, que o contrato com elas nada mais é do que uma armadilha para o obrigar a enfrentar um grupo russo envolvido em tráfico humano. Com o sequestro do próprio pai, Frank é empurrado para um perigoso jogo de poder entre as três belas mulheres e um grupo de mafiosos da pior espécie. Com realização de Camille Delamarre ("Bairro 13") e argumento de Bill Collage, Adam Cooper e Luc Besson, este é o quarto filme da saga "Transporter", iniciada em 2002. Com o actor Ed Skrein a substituir Jason Statham no papel de Frank Martin, "Transporter: Potência Máxima" conta ainda com a participação de Loan Chabanol, Ray Stevenson, Gabriella Wright e Tatiana Pajkovic.

Sinopses: Cinecartaz Público

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Primeiro trailer de "American Horror Story: Hotel"



O primeiro trailer da quinta temporada de American Horror Story: Hotel foi revelado hoje e o maior burburinho vem da primeira visão do que virá a ser a personagem interpretada por Lady Gaga.

A sua aparição breve surge mesmo no final do trailer, num momento que parece referenciar The Shining, ou não se chamasse o trailer "Hallways"


Passatempo Homem Irracional

Estreias 3 Set'15: Shaun the Sheep, Ricki and the Flash, A Girl Walks Home Alone at Night, The Man from U.N.C.L.E., Vontade de Vencer

Dia 3 de Setembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  A Ovelha Choné: O Filme
Ano: 2015
Género: Animação
A ovelha Choné e o seu rebanho têm uma existência tranquila no Vale Verdejante. Sob a protecção de um agricultor bonacheirão e do seu cão pastor, os seus dias são a pura repetição do anterior. Todos se sentiriam totalmente felizes não fora o excesso de quietude – quase aborrecimento – em que vivem diariamente. É então que Choné, de forma a quebrar a monotonia, resolve fazer algo de inusitado. Mas quando o grupo envia acidentalmente o agricultor na sua caravana para a grande cidade, as coisas ficam fora de controlo. Sem saber muito bem o que fazer sem o seu protector, Choné encontra apenas uma solução: ir até à cidade, encontra-lo e trazê-lo de volta para a tranquilidade do Vale Verdejante, onde todos poderão viver um resto de viva feliz. Mas, como conseguirão eles a proeza de sobreviver e passar despercebidos numa cidade cheia de seres humanos de intenções duvidosas? Com realização e argumento de Mark Burton e Richard Starzak, um filme de animação que adapta a simpática personagem criada por Nick Park (também responsável pela série "Wallace e Gromit" e pela longa-metragem de animação "A Fuga das Galinhas").
Outras sugestões:

Ricki e os Flash (Ricki and the Flash)
Ano: 2015
Realização: Jonathan Demme
Argumento: Diablo Cody
Género: Drama
Elenco: Meryl Streep, Kevin Kline, Mamie Gummer
Na juventude, Ricki não olhou a meios para viver o seu sonho, tornando-se uma verdadeira lenda do rock. O preço a pagar pela fama foi alto e hoje a relação que mantém com o ex-marido e os seus três filhos é tudo menos pacífica. Eles odeiam tudo o que ela representa e, apesar dos traumas, preferem pensar que não existe. A oportunidade de redenção surge quando Pete, o ex-marido, lhe telefona a contar que Julie, a filha, se tentou suicidar depois de o marido ter pedido o divórcio. Apesar de estar numa situação económica bastante complicada, Ricki arranja dinheiro para fazer a viagem até Indianapolis, decidida a cumprir, finalmente, o seu papel de mãe. Mesmo consciente dos erros e arrependida das opções tomadas ao longo da vida, ela fica devastada com a hostilidade dos filhos e mais ainda com o sofrimento que lhes causou ao longo de tantos anos de ausência. Porém, determinada recuperar os laços e a encontrar um modo de os compensar, Ricki vai fazer de tudo para mostrar que mudou… Com realização de Jonathan Demme ("O Silêncio dos Inocentes","Filadélfia", "O Candidato da Verdade") e argumento de Diablo Cody (galardoada com um Óscar por "Juno" e também responsável pelo argumento de "Jovem Adulta"), um filme sobre escolhas e arrependimentos. O elenco conta com Meryl Streep, Kevin Kline, Mamie Gummer (filha de Streep), Hailey Gates e Audra McDonald.

Uma Rapariga Regressa de Noite Sozinha a Casa
(A Girl Walks Home Alone at Night)
Ano: 2014
Realização: Ana Lily Amirpour
Argumento: Ana Lily Amirpour
Género: Terror
Elenco: Sheila Vand, Arash Marandi, Marshall Manesh

Uma jovem coberta com um longo véu percorre a noite em direcção à Cidade Malvada, uma comunidade perdida no Irão. É naquele lugar de morte e desespero que encontra as suas vítimas, sugando-lhes a vida. Ninguém está a salvo do seu desejo de sangue e perversão. Até que o seu caminho se cruza com Arash, um rapaz diferente dos outros. Com ele, ela deixa de saber quem é a presa ou o predador. Estreia na longa-metragem da realizadora de ascendência iraniana Ana Lily Amirpour (nascida em Inglaterra e radicada nos EUA), um filme a preto e branco que desenvolve uma curta também realizada por si em 2011. Mistura de vários géneros cinematográficos, desde o drama ao terror ou "western", com estética irrealista inspirada nas novelas gráficas, "Uma Rapariga Regressa de Noite Sozinha a Casa" pretende ser o "primeiro "western" iraniano de vampiros".

O Agente da U.N.C.LE. (The Man from U.N.C.L.E.)
Ano: 2015
Realização: Guy Ritchie
Argumento: Guy Ritchie, Lionel Wigram
Género: Comédia, Ficção-científica
Elenco: Henry Cavill, Armie Hammer, Alicia Vikander
Década de 1960. O mundo vive sob a ameaça real de uma guerra entre duas superpotências: os EUA e a União Soviética. É a chamada Guerra Fria. A trabalhar para a CIA, Napoleon Solo é um dos seus agentes de topo; o brilhante llya Kuryakin, por seu lado, é o colaborador mais promissor do KGB. Quando é descoberta uma organização terrorista com ligação a antigos nazis e possuidora de uma bomba atómica prestes a detonar, os governos de ambos os países percebem que a única maneira de a deter é criar uma equipa conjunta com os seus melhores homens. Assim, apesar de se considerarem inimigos e dos seus métodos tão díspares, Solo e Kuryakin são obrigados a trabalhar em conjunto. Só têm uma pista: a filha de um cientista alemão desaparecido, que parece ser a única pessoa que os poderá ajudar a infiltrarem-se na organização criminosa. Mas ambos sabem que, para que a missão seja bem-sucedida, a confiança mútua é fundamental… Com realização de Guy Ritchie ("Snatch - Porcos e Diamantes", "Sherlock Holmes"), que escreve o argumento em parceria com Lionel Wigram, um filme de espionagem que adapta a série de televisão homónima criada por Sam Rolfe. As quatro temporadas foram transmitidas pelo canal norte-americano NBC entre 1964 e 1968. Na época, Ian Fleming, o criador de James Bond, esteve envolvido na criação do argumento.

Vontade de Vencer (Vontade de Vencer)
Ano: 2015
Realização: André Banza
Género: Documentário
Anselmo Ralph nasceu em Luanda (Angola) a 12 de Março de 1981. Filho do diplomata Leal Cordeiro e de Bernardeth Andrade, cresceu entre África, Europa, e os EUA (onde o pai foi embaixador das Nações Unidas). Depois de, já adulto, viver alguns anos em Madrid (Espanha), onde redescobriu a sua paixão pela música através do cantor Juan Luís Guerra, fez parte do grupo NGB (New Generation Band), com quem gravou um disco. Em Janeiro de 2006 lançou o álbum "Histórias de Amor", graças ao qual foi nomeado Melhor Cantor de R&B pelo canal de música sul-africano Channel O e recebeu o prémio de Melhor Artista Africano nos MTV Europe Music Awards. Em 2013, foi considerado pela "Forbes Africa" um dos dez músicos mais rentáveis do continente africano. Hoje, conhecido pela sua mistura de ritmos R&B, soul e kizomba, Anselmo é um dos mais acarinhados artistas angolanos. As letras das suas canções conquistaram públicos de todos os continentes, que o seguem religiosamente em cada concerto e o colocam constantemente no topo das tabelas de vendas. Em 2014, o realizador André Banza (conhecido pelos trabalhos em televisão "Os Contemporâneos", "O Grande Teatro do Mundo") acompanha-o ao longo de um ano, numa digressão de mais de 80 concertos pelo mundo. Com "Vontade de Vencer", Banza revela não apenas o músico que arrebata plateias, mas também o seu lado mais privado, as suas relações familiares, a sua ligação aos fãs ou a sua luta diária contra a miastenia grave, uma doença neuromuscular auto-imune que provoca fadiga dos músculos voluntários mas que, apesar de tudo, nunca o impediu de alcançar os seus objectivos.
Sinopses: Cinecartaz Público