sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Estreias 29 Out'15: O Lobo Atrás da Porta, What We Do in the Shadows, Marguerite, El desconocido, Man Up, Legend, Les souvenirs, Scouts Guide to the Zombie Apocalypse, The Last Witch Hunter, Starry Eyes, Frankenstein's Army

Dia 29 de Outubro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  O Lobo Atrás da Porta (O Lobo Atrás da Porta)
Ano: 2013
Realização:
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: , e
Uma criança é dada como desaparecida numa esquadra de polícia brasileira pelos seus pais, Bernardo e Sylvia. No decurso da investigação, os dois são ouvidos separadamente. É assim que o delegado se apercebe de que Bernardo, o pai da menina, tinha uma relação extraconjugal com Rosa. Sylvia, até ao momento, de nada sabia. A jovem amante é então chamada a depor para averiguações. Quando o delegado junta as informações, compreende que tudo se contradiz e que entre os três se esconde uma história de amor doentia, onde o desejo, a traição e os ciúmes os levam a uma tragédia inevitável… Estreia na realização de Fernando Coimbra (que também assina o argumento), um filme dramático que conta com Juliano Cazarré, Fabíula Nascimento e Leandra Leal nos principais papéis.

Outras sugestões:

O Que Fazemos nas Sombras (What We Do in the Shadows)

Ano: 2014
Género: Comédia, Terror
Elenco: ,

Viago, Deacon, Vladislav e Petyr são quatro vampiros a dividir casa em Wellington, Nova Zelândia. Uma vez que são imortais, estão em constante esforço de adaptação aos tempos, convenções sociais, modas ou tendências da época. Trivialidades como pagar a renda da casa, fazer as tarefas domésticas ou fazer compras de primeira necessidade apenas servem para poderem passar despercebidos. Para encontrar alimento, todas as noites se aventuram pelas discotecas e clubes noturnos. A sua vida é tranquila e eles vão sobrevivendo ao passar dos tempos. Até ao dia em que se apercebem da presença de caçadores de vampiros na cidade… Estreado em 2014 no Festival de Cinema de Sundance (EUA), uma comédia de terror que conta com a realização e argumento de Taika Waititi e Jemaine Clement (que também protagonizam). Os actores Jonny Brugh, Cori Gonzalez-Macuer, Ben Fransham e Jackie van Beek ajudam a compor o elenco.



Marguerite (Marguerite)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: , Marcia Romano
Género: Drama
Elenco: , ,

França, 1920. Marguerite Dumont é rica, megalómana e apaixonada por ópera. Convencida de que tem uma belíssima voz, todos os anos ela reúne no seu castelo um grupo de amigos para quem actua em privado. Marguerite canta e o público que escolheu para a aplaudir reage como se ela fosse uma autêntica diva. Quando um jovem jornalista provocador decide escrever um artigo entusiástico sobre a sua última actuação, ela encontra aí a coragem necessária para seguir o sonho. E tudo ganha novas proporções quando, apesar da relutância do marido, Marguerite decide organizar o seu primeiro recital perante uma plateia de estranhos. Excêntrica, obsessiva mas muito segura de si, ela decide mostrar-se ao mundo… Com argumento e realização do francês Xavier Giannoli (“Uma Aventura“, “Quand j'étais Chanteur“), um filme dramático que se inspira vagamente na história de Florence Foster Jenkins. O elenco conta com Catherine Frot, André Marcon e Michel Fau.

O De$conhecido (El desconocido)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: 
Género: Thriller
Elenco: , ,

Num dia igual a tantos outros, Carlos prepara-se para levar os seus dois filhos à escola e seguir para o emprego no banco. Pouco depois de ligar o carro, recebe um telefonema. Do outro lado da linha está uma voz masculina que lhe diz que a viatura está armadilhada e que, caso alguém se atreva a sair dele, explodirá. Para que a bomba seja desarmadilhada, ele terá de encontrar uma forma de obter uma enorme quantia em dinheiro. E assim se dá início a um pesadelo sem fim, em que Carlos não luta apenas pela sua própria sobrevivência, mas também pela dos seus filhos… Um “thriller” psicológico que marca a estreia na longa-metragem do espanhol Dani de la Torre. O argumento é de Alberto Marini e o elenco conta com Luis Tosar, Javier Gutiérrez, Elvira Mínguez e Paula del Río.

Assim é Complicado (Man Up)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Comédia
Elenco: , ,

Nancy (Lake Bell), de 34 anos, é inteligente, bonita… e solteira. Apesar de bem-sucedida em praticamente todas as áreas da sua vida, sente-se constantemente a fracassar nas relações amorosas. É assim que, depois de mais um romance desastroso, decide que é chegado o momento de assumir-se como solteira e continuar a viver o dia-a-dia da melhor forma possível. Certo dia, durante uma viagem a Londres para o aniversário de casamento dos seus pais, ela conhece Jack (Simon Pegg), um homem simpático e muito atraente que, por sinal, a confunde com uma rapariga com quem tinha marcado um "blind date". Levada pelo momento – e pela inegável atracção por Jack -, Nancy decide não desfazer o equívoco e assumir a identidade da outra pessoa. Assim, os dois passam um dia memorável. Porém, à medida que o tempo avança e a cumplicidade entre eles se estreita, maior se torna a dificuldade de Nancy em dizer a verdade… Uma comédia romântica sobre os equívocos do amor que conta com a realização de Ben Palmer segundo um argumento original de Tess Morris.

Lendas do Crime (Legend)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Policial
Elenco: , ,  

Durante as décadas de 1950 e 1960, os gémeos Ronald e Reginald Kray aterrorizavam a cidade de Londres (Inglaterra). Os dois eram cúmplices e parceiros numa organização criminal que se dedicava ao comércio de drogas, chantagem e extorsão. As suas vítimas eram espancadas, as suas casas queimadas e as famílias ameaçadas de morte. Donos de uma das casas nocturnas mais famosas da cidade, tornaram-se mediáticos, tendo convivido com algumas das mais importantes personalidades da época. No entanto, o relacionamento entre os irmãos sempre foi conflituoso e Reginald viu-se constantemente forçado a conter as tendências psicóticas de Ronald que, ao longo do tempo, se foram agravando… Com assinatura de Brian Helgeland (conhecido pela realização de “Coração de Cavaleiro” e pelos argumentos de “L.A. Confidential” ou “Mystic River”), é um filme biográfico que adapta ao grande ecrã a obra “The Profession of Violence: The Rise and Fall of the Kray Twins” escrita, em 1972, pelo inglês John Pearson. Com Tom Hardy num duplo papel de protagonista, o filme conta ainda com a participação dos actores Emily Browning, Taron Egerton ou Paul Bettany, entre outros.

As Recordações (Les souvenirs)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Comédia, Drama
Elenco: , ,

Romain Esnard (Mathieu Spinosi), de 23 anos, tem a vida pela frente e sonha tornar-se escritor. Quando Madeleine (Annie Cordy), a avó octogenária, desaparece sem deixar rasto do lar de terceira idade onde foi obrigada a viver, a família fica alvoroçada. Sem notícias nem pistas de onde ela possa estar, a polícia vê-se obrigada a abrir um inquérito. Quando, algum tempo depois, Romain recebe dela um postal proveniente de uma pequena cidade da Normandia (França), decide deixar tudo e ir ao seu encontro. Lá, avó e neto vão aprender tudo um sobre o outro e estabelecer novos laços que mudarão, para sempre, a sua forma de estar na vida. Com realização de Jean-Paul Rouve ("Quand Je Serai Petit"), uma comédia dramática sobre o tempo, a memória e a tristeza inerente ao envelhecimento. Adapta o romance do escritor, argumentista e realizador David Foenkinos (que se tornou mundialmente famoso com o romance "A Delicadeza", adaptado ao grande ecrã em 2011 pelo próprio e pelo seu irmão, Stéphane, tendo Audrey Tautou como protagonista).

Guia do Escuteiro Para o Apocalipse Zombie
 (Scouts Guide to the Zombie Apocalypse)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: Emi Mochizuki, Carrie Lee Wilson, Christopher Landon
Género: Comédia, Terror
Elenco: , ,

Ben, Carter e Augie são três jovens escuteiros que se preparam para uma festa de arromba na sua última noite de acampamento. Mas o que eles nunca poderiam imaginar é que o lugar fosse palco de um violento ataque de zombies sedentos de sangue e cérebros frescos. E é assim que, entre o terror absoluto e a necessidade de se manterem vivos, os três se vão tornar nos heróis improváveis que salvarão o grupo de escuteiros da mais terrível – e dolorosa  – morte… Uma comédia de terror realizada por Christopher Landon (“Burning Palms“,”Paranormal Activity: The Marked Ones“), que conta com Tye Sheridan, Logan Miller e Joey Morgan nos papéis principais.

O Último Caçador de Bruxas (The Last Witch Hunter)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: Cory Goodman, Matt Sazama, Burk Sharpless
Género: Acção, Aventura
Elenco: , ,

Um dos segredos mais sórdidos e bem guardados de todos os tempos é a existência de bruxas. Estes seres maléficos semeiam a morte e a dor por onde passam. Durante a guerra das bruxas contra os homens, os caçadores de bruxa estão dispostos defender a raça humana do seu poder maléfico. O mais corajoso de todos é Kaulder, o único que foi capaz de matar a rainha das bruxas e dizimar os seus seguidores. Porém, antes de morrer, ela amaldiçoou-o com o pior dos tormentos: a imortalidade. Por causa disso, Kaulder assistiu, impotente, à morte de todos os que amava. Décadas depois, ele ainda se dedica à caça às bruxas. Ao seu lado ele tem uma parceira improvável: Chloe, uma jovem feiticeira que, ao contrário das da sua estirpe, está determinada a salvar os humanos do poder do Mal. Com ela,  Kaulder terá de impedir uma convenção internacional de magia negra cujo objectivo é espalhar uma praga pelo Mundo… Com realização de Breck Eisner, um filme de acção e aventura sobrenatural que conta com a participação de Vin Diesel, Elijah Wood, Rose Leslie, Ólafur Darri Ólafsson e Michael Caine.

Amaldiçoada (Starry Eyes)
Ano: 2014
Realização: ,
Argumento: ,
Género: Terror
Elenco: , ,

Sarah Walker é uma jovem actriz que sonha tornar-se uma estrela de Hollywood. Em busca da grande oportunidade de se mostrar ao mundo, salta de audição em audição, ao mesmo tempo que sobrevive graças ao pouco dinheiro ganho como empregada de mesa. Depois de centenas de recusas, acaba por ser seleccionada para protagonista de um filme de terror. Porém, para sua surpresa e horror, o que lhe é exigido pelos produtores e realizador vai muito além da simples personificação de uma personagem… Com realização de Kevin Kolsch, Dennis Widmyer (a dupla responsável por “Absence”), um filme de terror que conta com a participação dos actores Alex Essoe, Amanda Fuller e Noah Segan, entre outros.

O Exército de Frankenstein (Frankenstein's Army)
Ano: 2013

O ano é 1945. Nos últimos dias da Segunda Guerra  Mundial, um batalhão de soldados russos vê-se perdido no meio de uma zona rural dos confins da Alemanha. É então que, numa aldeia abandonada, se deparam acidentalmente com um estranho laboratório. Lá, vão dar-se conta de algo inimaginável: numa última e desesperada tentativa de salvar o império nazi, um grupo de cientistas alemães, baseado nas experiências de Dr. Victor Frankenstein, funde aço com partes humanas de forma a criar um exército invencível… Inspirado na mais famosa obra da escritora inglesa Mary Shelley (1797 - 1851), uma história de terror que marca a estreia na longa-metragem de Richard Raaphorst.
Sinopses: Cinecartaz Público

domingo, 25 de outubro de 2015

Passatempo Maze Runner - Provas de Fogo


Obituário: Maureen O’Hara

17 de Agosto de 1920 - 24 de Outubro de 2015

Morreu com 95 anos uma das actrizes que sustentavam ainda a memória da Idade de Ouro de Hollywood. A lista dos seus filmes mostra quão variado era o percurso de uma estrela da altura. Se filmes como How Green Was My Valley ou Rio Grande, dois dos cinco que fez com John Ford, se destacam, não se pode esquecer também como foi transformada em princesa de exótica beleza em Bagdad ou Flame of Araby. A talentosa e inesquecível ruiva foi, feliz e atempadamente, agraciada com um muito merecido Oscar honorário em Novembro passado.


sábado, 24 de outubro de 2015

Trailer para o especial de "Sherlock"


A série que trouxe Sherlock Holmes para o século XXI vai levá-lo de volta à Época Vitoriana num episódio especial intitulado Sherlock: The Abominable Bride.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Tailer de "Jane Got a Gun"


Foi revelado o primeiro trailer internacional de Jane Got a Gun, filme de Gavin O'Connor (Warrior):


Esta foi uma das produções mais conturbadas dos últimos anos. Inicialmente, o actor Michael Fassbender estava escalado como protagonista, mas acabou por abandonar a produção por alegados problemas de agenda. Joel Edgerton (inicialmente o vilão da narrativa) acabou por assumir o papel de protagonista, fazendo com que Jude Law fosse seleccionado para o papel de vilão. Contudo, a realizadora britânica Lynne Ramsay (We Need To Talk About Kevin) não compareceu ao primeiro dia de filmagens, por alegadas incompatibilidades graves com o produtor do filme, conduzindo a uma série de acusações públicas e processos legais.

Gavin O'Connor foi então contratado como realizador, mas com esta alteração Jude Law abandona a produção por considerar que não estavam reunidas as condições inicialmente propostas por Ramsay. Bradley Cooper acabou por ser contratado para o papel, mas terminou por recusar também a sua participação no filme.

Joel Edgerton, Natalie Portman (Black Swan), Ewan McGregor (Trainspotting), Rodrigo Santoro (300) e Noah Emmerich (The Americans) integram o elenco do filme. Na história, uma mulher pede ao seu ex-namorado para salvar o seu marido foragido de um gangue que o quer matar. Nos Estados Unidos, Jane Got a Gun estreia em Fevereiro de 2016.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Estreias 22 Out'15: Crimson Peak, Burnt, Pawn Sacrifice, Wolf Totem, Adama

Dia 22 de Outubro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Crimson Peak - A Colina Vermelha (Crimson Peak)
Ano: 2015
Género: Drama, Terror, Fantasia
Elenco: , , ,
Inglaterra, séc. XIX. A jovem Edith Cushing, uma escritora de contos fantásticos, apaixona-se por Sir Thomas Sharpe, um homem misterioso e cheio de carisma que, tal como ela, se interessa pelo sobrenatural. Apesar dos avisos de alguns amigos próximos, que temem aquela união, Edith e Thomas casam-se. Ela muda-se para a casa de família dele, uma mansão em ruínas numa região montanhosa no Norte do país. Porém, a jovem depressa descobre que o marido não é quem parece ser. A sua nova morada tem um ambiente sombrio e abriga fantasmas e entidades malignas que Thomas e a sua irmã, Lady Lucille Sharpe, tentam manter em segredo absoluto… Com realização de Guillermo del Toro ("Predadores de Nova Iorque", "O Labirinto do Fauno", "Batalha do Pacífico") segundo um argumento seu e de Matthew Robbins, uma história de terror em ambiência gótica que conta com Mia Wasikowska, Tom Hiddleston, Jessica Chastain, Charlie Hunnam e Jim Beaver nos papéis principais.

Outras sugestões:

À Procura de Uma Estrela (Burnt)

Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Comédia, Drama
Elenco: , ,

Quando era ainda muito jovem, o "chef" Adam Jones conheceu a fama, a fortuna e um reconhecimento internacional que lhe valeu duas estrelas Michelin. A promissora carreira que se avizinhava colapsou quando, por fraqueza e excesso de vaidade, Adam se deixou levar pelo consumo de drogas. Agora, para refazer a sua vida pessoal e profissional, decide começar do zero em Londres (Inglaterra), na esperança de abrir um restaurante que arrebate os clientes e o faça ser merecedor de mais uma estrela Michelin. Mas, para que isso se torne realidade, precisa de uma equipa de sonho que esteja tão motivada como ele e que consiga corresponder às expectativas… Uma comédia dramática com realização de John Wells (responsável pela série televisiva "E.R. - Serviço de Urgência" e, mais recentemente, pelo filme "Um Quente Agosto") e argumento de Steven Knight (escritor de "Promessas Perigosas", de David Cronenberg, e "Estranhos de Passagem", de Stephen Frears, e realizador de "Locke" e "Redenção"). Bradley Cooper, Sienna Miller, Uma Thurman, Emma Thompson, Omar Sy e Daniel Brühl dão vida às personagens.



O Prodígio (Pawn Sacrifice)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: Steven Knight
Género: Drama
Elenco: , ,

Robert James Fischer nasceu em Chicago (EUA) a 9 de Março de 1943 e atraiu a atenção do público norte-americano para o xadrez quando, com apenas 15 anos de idade, se tornou o mais jovem Grande Mestre internacional da história da modalidade. Considerado um dos melhores jogadores de sempre, Fischer ganhou fama mundial quando, em 1972, derrotou o russo Boris Spassky, na altura campeão mundial, num confronto memorável em Reiquejavique (Islândia), em plena Guerra Fria. Depois de vários anos rodeado de polémicas, foi detido em Julho de 2004, no Japão, por ter usado um passaporte que tinha sido proibido pelas autoridades norte-americanas em consequência da participação num jogo de xadrez no Montenegro, em 1992, que significou uma violação ao embargo internacional imposto à então Jugoslávia. Controverso e megalómano, ficou também conhecido pelas suas declarações anti-semitas e por ter manifestado contentamento depois dos ataques de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque. Fischer morreu em Janeiro de 2008, na Islândia, onde residia desde 2005. Com realização de Edward Zwick ("Tempo de Glória", "Lendas de Paixão ", "O Último Samurai") e argumento de Steven Knight (escritor de "Promessas Perigosas", de David Cronenberg, e "Estranhos de Passagem", de Stephen Frears, e realizador de "Locke" e "Redenção"), um drama sobre a linha que separa a genialidade da loucura, na figura de Bobby Fischer, um dos mais famosos xadrezistas de todos os tempos. O elenco conta com Tobey Maguire, Liev Schreiber e Lily Rabe, entre outros.

A Hora do Lobo (Wolf Totem)
Ano: 2015

Ano de 1967. A China é governada por Mao Tsé-tung (1893-1976), que implementou a Revolução Cultural e mudou radicalmente a vida do seu povo. Chen Zhen é um jovem estudante de Pequim que é enviado para uma zona rural da Mongólia para educar uma tribo de pastores nómadas. Ali vai descobrir uma ligação antiga entre os pastores, o seu gado e os lobos selvagens que vagueiam pelas estepes. Para os mongóis, o lobo é uma criatura quase mítica que é parte integrante da sua comunidade e os liga à natureza. Fascinado pela profunda ligação entre as alcateias e os seres humanos que ali habitam, o rapaz decide salvar uma cria e domesticá-la. Porém, quando o Governo cria uma nova lei que obriga a população a usar de todos os meios para eliminar os lobos da região, o equilíbrio entre a tribo e a terra onde vivem é ameaçado… Com assinatura do realizador francês Jean-Jacques Annaud ("O Nome da Rosa", "Sete Anos no Tibete", "O Urso", "Dois Irmãos"), um drama de aventura que se baseia no "best-seller" semiautobiográfico com o mesmo nome escrito, em 2004, por Jiang Rong (pseudónimo de Lü Jiamin). Para o filme, Annaud, que já antes trabalhara com animais, adquiriu uma dúzia de crias de lobo amestradas durante vários anos por um treinador canadiano.


Adama (Adama)



Ano: 2015
Realização:
Argumento: Julien Lilti, Simon Rouby, Bénédicte Galup
Género: Animação

Adama, de 12 anos, vive numa aldeia remota na África Ocidental. Quando Samba, o seu irmão mais velho, desaparece sem deixar rasto, ele decide fugir e ir em sua busca. Movido pelo amor, o jovem Adama faz assim uma corajosa viagem de iniciação à idade adulta, enquanto percorre um longo caminho que o levará até Verdum (França), cenário da batalha mais longa – e uma das mais devastadoras – da I Guerra Mundial. Um filme de animação realizado por Simon Rouby (que aqui se estreia na longa-metragem) segundo um argumento seu em parceria com Julien Lilti. Abdoulaye Diabaté, Pascal N'Zonzi e Oxmo Puccino emprestam as vozes às personagens.
Sinopses: Cinecartaz Público

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Novo trailer e poster de "Star Wars: The Force Awakens"


Foram recentemente revelados um novo poster (com a curiosa ausência da personagem Luke Skywalker) e um trailer final de Star Wars: The Force Awakens:


Situado trinta anos depois dos eventos de Star Wars: Episode VI - Return of the Jedi (1983), o filme encontra uma uma galáxia destruída pelos conflitos entre a Resistência (antiga Aliança Rebelde) e a Primeira Ordem (anteriormente conhecido como o Império). 

Star Wars: O Despertar da Força estreia a 17 de Dezembro em Portugal.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Estreias 15 Out'15: Sicario, Johnny Guitar, Praia do Futuro, Pan, A Uma Hora Incerta, Coro de Amantes, Sleeping With Other People e Un moment d'égarement

Dia 15 de Outubro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Sicario - Infiltrado (Sicario)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: , ,
Arizona, EUA. A agente especial do FBI Kate Macer e a sua equipa descobrem dezenas de cadáveres dentro de uma casa prestes a explodir. Dois agentes são mortalmente atingidos e Kate é ferida. Dave Jennings, o seu superior, recomenda-a a Matt Graver, um representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros que pretende juntar um grupo com alguns dos melhores agentes para encontrar o responsável pelo crime no Arizona. Apesar de relutante em aceitar a missão, Kate está decidida a fazer justiça e aceita cruzar a fronteira com o México. Porém, uma vez lá chegada, as coisas complicam-se e ela dá-se conta de que não lhe foram facultadas todas as informações. Inserida numa equipa liderada por um homem de passado duvidoso, Kate vê-se envolvida numa conspiração que a leva a questionar tudo aquilo em que sempre acreditou. Em competição pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, um "thriller" de acção realizado por Denis Villeneuve ("Incendies - A Mulher que Canta", "O Homem Duplicado", "Raptadas"), segundo um argumento de Taylor Sheridan, que conta com Emily Blunt, Benicio del Toro e Josh Brolin nos papéis principais.

Outras sugestões:

Johnny Guitar (Johnny Guitar)

Ano: 1954
Realização:
Argumento: Philip Yordan, Ben Maddow e Nicholas Ray
Género: Western
Elenco: , ,

Oportunidade para ver ou rever uma obra-prima de Nicholas Ray, um muito amado western baptizado com o nome do seu herói, um guitarrista ex-pistoleiro, mas dominado por uma potente Vienna, a quem Joan Crawford dá corpo e alma. No tempo dos cowboys, já com os caminhos-de-ferro a fumegarem por novos trilhos, Vienna abre um belo saloon nos arredores de uma cidade do Arizona, mesmo à beira de uma planeada ferrovia, à volta da qual ela sonha erigir uma nova cidade. Só que a velha cidade quer expulsá-la dali e ela é até vítima do ódio de estimação de uma outra forte mulher, Emma. Para se proteger, Vienna requisita os serviços de Johnny Guitar, ex-pistoleiro e seu ex-amante. O envolvimento de Vienna com um assaltante de bancos, Dancin' Kid, será o rastilho do drama.



Praia do Futuro (Praia do Futuro)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: ,
Género: Drama
Elenco: , ,

Donato (Wagner Moura) é nadador-salvador na Praia do Futuro, Ceará (Brasil). O seu maior admirador é Ayrton, o irmão mais novo, que vê nele um exemplo de ousadia e coragem. Um dia, Donato conhece Konrad (Clemens Schick), um alemão a atravessar um momento conturbado depois da morte por afogamento de um amigo próximo. Donato apaixona-se por Konrad e parte para Berlim. Apesar de decidido a começar uma nova vida na Europa, sente-se incapaz de esquecer o passado e tudo o que deixou para trás. Anos mais tarde, Ayrton (Jesuíta Barbosa), já adulto, decide viajar até a Alemanha em busca do irmão que nunca mais voltou a ver… Em competição pelo Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, "Praia do Futuro" tem realização de Karim Aïnouz ("Madame Satã"), segundo um argumento seu em parceria com Felipe Bragança.

Pan: Viagem à Terra do Nunca (Pan)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Aventura
Elenco: , , ,

Inglaterra, década de 1940. Sem pai, mãe ou alguém que lhe possa valer, Peter, de 12 anos, foi criado por freiras num orfanato. Um dia, ele e os outros rapazes são raptados por piratas e levados num estranho navio voador. O destino da embarcação é a Terra do Nunca, um lugar mágico e muito longínquo onde o terrível Barba Negra escraviza crianças e adultos para que encontrem uma pedra preciosa que concentra o pó de fada. É ali que Peter conhece Capitão Gancho, um jovem impetuoso de quem se torna amigo. Com ele, engendra contra o Barba Negra um plano que libertará todos e o transformará no jovem herói que hoje conhecemos pelo nome de Peter Pan… Com realização de Joe Wright ("Orgulho e Preconceito", "Expiação", "Anna Karenina") e argumento de Jason Fuchs, um filme de aventura que é a "prequela" de uma das mais conhecidas histórias da literatura infantil: "Peter Pan", o menino que não queria crescer, criada no princípio do séc. XX, pelo autor escocês J. M. Barrie (1860-1937). Os actores Levi Miller, Hugh Jackman, Rooney Mara, Amanda Seyfried e Garrett Hedlund dão vida às personagens.


A Uma Hora Incerta (A Uma Hora Incerta)


Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,

Ano de 1942. Apesar de viver sob o jugo de uma ditadura, Portugal é, para milhares de pessoas que tentam fugir da guerra que assola a Europa, uma espécie de paraíso. Boris e Laura são dois franceses que chegam a Lisboa para escapar à morte. O inspector Vargas, sentindo-se atraído por Laura, decide escondê-los no velho hotel onde vive com Marta, a mulher, e Ilda, a filha adolescente. Quando Ilda se dá conta da presença dos refugiados e da inclinação do seu pai pela jovem mulher, deixa-se levar pelo ciúme. Decidida a afastá-la do progenitor, está disposta a tudo para os expulsar das suas vidas... Depois da estreia, em 2012, com "Photo", esta é a segunda incursão à realização de Carlos Saboga, conhecido pelos argumentos de filmes como "O Lugar do Morto" (António-Pedro Vasconcelos), "Matar Saudades" (Fernando Lopes), "O Milagre segundo Salomé" e "Amor de Perdição" (Mário Barroso), "Os Mistérios de Lisboa" (Raul Rouiz) ou "As Linhas de Wellington" (Valéria Sarmento). O elenco conta com a participação de Paulo Pires, Joana Ribeiro, Pedro Lima, Grégoire Leprince-Ringuet, Joana de Verona e Ana Padrão. Em complemento à sessão é também exibida a curta-metragem "Coro dos Amantes", de Tiago Guedes.

Sem Compromissos (Sleeping With Other People)



Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Comédia
Elenco: , ,

Jake e Lainey conheceram-se nos tempos de faculdade, há mais de dez anos. Numa noite de copos, envolveram-se e foi um com o outro que perderam a virgindade. Anos passados, o destino faz com que se voltem a cruzar nas agitadas ruas de Nova Iorque (EUA). É então que percebem que – por coincidência ou talvez não – ambos se tornaram compulsivamente infiéis e… profundamente infelizes. E é assim que, ao mesmo tempo que se esforçam por não se ligarem física ou emocionalmente, decidem ajudar-se na "cura" partilhada da poligamia e, desse modo, construir relações saudáveis com outras pessoas. Mas a tarefa vai revelar-se muito mais complexa do que eles alguma vez poderiam imaginar… Com realização e argumento de Leslye Headland ("Quatro Amigas e um Casamento"), uma comédia romântica que conta com a participação de Jason Sudeikis, Alison Brie, Jordan Carlos e Adam Brody , entre outros.

Um Momento de Perdição (Un moment d'égarement)


Ano: 2015
Realização:
Argumento: Lisa Azuelos,
Género: Comédia, Drama
Elenco: , ,

Quando Antoine e Laurent (François Cluzet e Vincent Cassel, respectivamente), dois amigos de longa data, decidiram passar umas férias na ilha francesa de Córsega com Louna e Marie (Lola Le Lann e Alice Isaaz), as filhas de ambos, nunca poderiam prever o que lhes iria acontecer. Nesses dias tranquilos à beira-mar, os dois homens reflectem sobre a vida, as suas ex-mulheres e as dificuldades da paternidade após o divórcio. Mas se, ao princípio, a maior preocupação de ambos é controlar as saídas e chegadas das duas jovens, tudo muda de figura quando Louna, a filha de 17 anos de Antoine, se apaixona por Laurent e o tenta seduzir a todo o custo… Com realização de Jean-François Richet, uma comédia romântica que é uma adaptação actualizada do filme homónimo escrito e realizado em 1977 por Claude Berri (que, já em 1984, inspirara o realizador Stanley Donen no filme "Romance no Rio").
Sinopses: Cinecartaz Público

domingo, 18 de outubro de 2015

terça-feira, 13 de outubro de 2015

30 Minute Love Affair - Arrested Development

Por Joaquim da Silva.

Arrested Development é uma das mais progressistas comédias de sempre. Esta série, que contou com três temporadas entre 2003 e 2006, revelou uma nova forma de ver e fazer comédia. Sem a quase omnipresente e profundamente insuportável laugh track, assentou preferencialmente na escrita de diálogo inteligente, subtil, de interpretação dúbia. E é essencialmente nesta última que reside a genialidade da série, que se apresenta ao espectador no início de cada episódio («Now the story of a wealthy family who lost everything, and the one son who had no choice but to keep them all together».) Desengane-se quem acha que vai ser mais uma série de lugares-comuns acerca de ex-ricos a passarem por "situações dos pobres". Apesar de terem perdido tudo, ninguém está disposto a admiti-lo, sendo que se comportam de forma bastante alheada da sua realidade. É esse o ponto de partida de Arrested Development. Contudo, a série é muito mais que uma infindável sucessão de paródias. Oferece uma luz séria sobre a dificuldade de aceitar a mudança, seja essa de estado social, estado civil - Lindsay (Portia de Rossi) e Tobias (David Cross), presos num casamento infeliz, que tentam tudo para fugir ao divórcio - ou apenas o estado de estar. Arrested Development não faz só piadas fáceis. Desde as frases sexualmente dúbias de Tobias, aos delírios de Lucille (Jessica Walter) e ao comportamento infantilizado de Buster (Tony Hale), todos os personagens experimentam situações quase sempre plausíveis, não forçando o comic relief em casos inusitados e com consequências imprevisíveis.

Considere-se por exemplo o desempenho de Portia de Rossi, que dá vida a Lindsay Bluth. Aparentemente fútil e vazia menina rica, que ao longo dos episódios e do desenrolar da trama vai evidenciando uma pluralidade de traços pessoais, como sejam o desligamento emocional do casamento, a busca de um novo amor (tentativas frustradas, típicas da peripécia de uma comédia), a ligação profunda que sente com o irmão gémeo ao mesmo tempo que quase não interage com o irmão mais novo.

Em última instância, Lindsay não é unidimensional, característica comum a todos os personagens principais, que neste ou naquele momento se descolam da sua imagem e revelam uma outra face. Lucille, ácida e distante, que é também uma mãe preocupada; G.O.B. (Will Arnett), o mulherengo inconsequente, é também um irmão disponível, ajudando Michael (Jason Bateman) diversas vezes, em esquemas mais ou menos mirabolantes; Buster, a criança-adulta, que é o mais sensato dos irmãos, que presta atenção real às palavras de Michael. Verifica-se assim profundidade narrativa, essencial para o espectador encadeie os acontecimentos que não são vistos, mas que são necessários inferir quando se analisa o porquê de a situação não piorar drasticamente com cada asneira de cada um.

Quando se abre a janela da piada à interpretação das personagens, forçando-as a tecer comentários e considerações sobre a sua própria condição, consegue-se um tipo de humor inteligente, direccionado a quem gosta de ler nas entrelinhas, de esmiuçar motivações e de encontrar respostas no silêncio, na linguagem corporal, nos elementos cénicos.

Arrested Development é assim uma série à frente do seu tempo, que desbravou horizontes e caminhos, e que deu origem a uma nova face do humor. Arrisco dizer que séries aclamadas como The Office, Parks and Recreation, Modern Family, Veep, e algumas novidades como The Last Man on Earth, partilham desta característica de humor inteligente, focado em acontecimentos plausíveis na vida de personagens com ligação não aleatória - famílias, colegas de trabalho - como mote de narrativa.


Por isso mesmo, é com regozijo que escrevo, com doze anos de atraso: Parabéns, Arrested Development. Michael, Lindsay, G.O.B., Buster, Tobias, George-Michael, Maeby, George Sr., e sem dúvida a minha preferida, Lucille Bluth, e bem-vindos de novo à nossa vida.

Estreias 8 Out'15: As Mil e Uma Noites: Volume 3, O Encantado; Black Mass, '71, João Bénard da Costa, ma ma, The Walk, A Walk in the Woods

Dia 8 de Outubro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  As Mil e Uma Noites: Volume 3, O Encantado
Ano: 2015
"O Encantado” é o terceiro e último tomo de trilogia "As Mil e Uma Noites", de Miguel Gomes, que se completa com o "O Inquieto" e "O Desolado". A colecção toma o título – e estrutura – dos famosos contos árabes clássicos em que a princesa Xerazade oferecia todos os dias, em troca da sua vida, uma nova história ao rei Shahriar. Todos os volumes foram filmados entre o Verão de 2013 e o de 2014, a partir de um guião em construção que tinha como base histórias recolhidas por um grupo de jornalistas sobre a crise vivida pela sociedade portuguesa contemporânea. Encadeando histórias que vão das manifestações de rua ao silêncio dos estaleiros de Viana do Castelo, passando pelo desespero de um desempregado, pelas manobras do político euro(s)centrado, pelos incêndios de Verão ou mesmo pelo tradicional banho de Ano Novo, traça um retrato do Portugal real – mesmo que essa realidade tome por vezes uma aparência absurda e fantasiosa – que pulsa sob o jugo da austeridade. O realizador descreve o projecto como um misto de "ficção e retrato social, tapetes voadores e greves", lembrando que "imaginário e realidade nunca puderam viver um sem o outro (e Xerazade bem o sabe)".

Outras sugestões:

Black Mass - Jogo Sujo (Black Mass)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: Mark Mallouk, Jez Butterworth
Género: Drama
Elenco: , ,

Whitey Bulger (Johnny Depp), irmão de um senador norte-americano, fica na história de Boston (EUA) como um dos criminosos mais famosos da cidade. Com ligações ao IRA e à perigosa máfia irlandesa, o seu grupo, de nome Winter Hill Gang, tornou-se exímio no tráfico de droga, extorsão, chantagem e intimidações de todo o género. Bulger ficou também conhecido quando se tornou informador do FBI para impedir que a máfia italiana invadisse o seu território. Em troca desses dados valiosos, os agentes ignoraram, durante anos, as suas ligações à criminalidade. A sua queda aconteceu quando, sem que o esperasse, se viu traído pela agência, tornando-se um dos homens mais procurados pela mesma. Com realização de Scott Cooper e argumento de Mark Mallouk e Jez Butterworth, um filme de "gangsters" inspirado na verdadeira história de James Joseph "Whitey" Bulger, um dos mais perigosos e implacáveis criminosos a actuar nos EUA durante as décadas de 1970/80. Em Junho de 2011, depois de anos em fuga, Bulger foi capturado e preso na Califórnia, já com 81 anos. O filme tem por base a obra "Black Mass: The True Story of an Unholy Alliance Between the FBI and the Irish Mob", escrita por Dick Lehr e Gerard O'Neill. Johnny Depp, Joel Edgerton, Benedict Cumberbatch, Kevin Bacon, Jesse Plemons, Peter Sarsgaard, Rory Cochrane, Adam Scott, Dakota Johnson e Corey Stoll dão vida às personagens.



'71 ('71)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Thriller, Acção
Elenco: , ,

Irlanda do Norte, 1971. A cidade de Belfast está dividida pela religião e política, entre áreas habitadas por protestantes e outras por católicos, cujos habitantes se opõem ao domínio britânico e apelam à independência. Gary Hook, um jovem soldado do exército inglês, faz parte de uma brigada antimotim que para ali é enviada para resolver um conflito. Quando os militares perdem o controlo da situação, a sua unidade vê-se obrigada a uma retirada súbita e ele é acidentalmente abandonado. Perdido e só num lugar desconhecido, no meio de um conflito armado que mal compreende e rodeado por pessoas que o olham como o inimigo a abater, tem de encontrar uma forma de escapar às ruelas de Belfast e salvar a sua vida. Estreado internacionalmente no Festival de Cinema de Berlim (onde esteve em competição), "'71" teve duas nomeações para os prémios BAFTA. Com realização de Yann Demange e argumento de Gregory Burke, conta com a participação dos actores Jack O'Connell, Sean Harris, David Wilmot, Richard Dormer, Paul Anderson e Charlie Murphy, entre outros.

João Bénard da Costa: Outros Amarão As Coisas Que Eu Amei (João Bénard da Costa)
Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário

João Bénard da Costa (1935-2009), licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas, foi um dos fundadores da revista "O Tempo e o Modo". Dirigiu o Sector de Cinema do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian e presidiu à Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal. Dedicou-se à crítica e ao ensaio, tendo participado como actor em vários filmes, grande parte dos quais de Manoel de Oliveira (1908-2015). Pelo trabalho à frente da Cinemateca Portuguesa, de que era director desde 1991, foi condecorado pelo então ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, com a medalha de mérito cultural. Realizado por Manuel Mozos ("Xavier", "4 Copas"), o documentário "Outros Amarão as Coisas Que Eu Amei" é construído a partir de uma montagem de excertos de escritos de Bénard da Costa, maioritariamente crónicas que publicou durante anos nos jornais "O Independente" e PÚBLICO, posteriormente reunidas em livro. Sobre esses registos, Mozos alinha imagens de arquivo, visitas a alguns lugares marcantes da sua vida e cenas de filmes em que entrou como actor (como "Espelho Mágico", de Manoel de Oliveira) ou que defendeu (seja "A Palavra", de Carl Th. Dreyer, ou "Johnny Guitar", de Nicholas Ray). Mozos sublinha que esta não é a "história oficial" nem a única visão possível de João Bénard da Costa: "Isto é um filme meu sobre o João Bénard, mas não fecha a pessoa nem a obra. Poderá haver outros filmes feitos por outras pessoas com outras abordagens completamente diferentes."


Ma ma (Ma ma)


Ano: 2015
Realização: 
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,

Magda (Penélope Cruz) é uma professora desempregada que, ao mesmo tempo que se vê abandonada pelo pai de Dani, o seu filho de dez anos, descobre que tem um cancro de mama em estádio III. Determinada a não se render ao desespero e a enfrentar o medo de cabeça erguida, inicia uma luta interior contra a doença, apesar de consciente da aproximação do fim. É então que conhece dois homens que marcarão a sua existência: Julián (Asier Etxeandia), o ginecologista que a acompanha e que se torna um grande amigo; e Arturo (Luis Tosar), um homem cujas enormes perdas pessoais fazem com que ela veja as suas de um modo diferente. Magda começa a viver o "aqui" e o "agora" e, num esforço de contornar o medo da perda e a dor, dedica o resto dos seus dias a sentir o máximo de alegria possível e a estender esse sentimento a todos em seu redor. Mas o maior desafio da sua vida acontece quando, com um diagnóstico que lhe prevê poucos meses de vida, ela descobre estar grávida de Arturo… Um filme dramático com argumento e realização de Julio Medem ("Os Amantes do Círculo Polar", "Lúcia e o Sexo") que se debruça sobre as alegrias possíveis de alguém confrontado com a iminência da morte.

The Walk - O Desafio (The Walk)



Ano: 2015

Em 1974, as Torres Gémeas do World Trade Center ainda se impunham na cidade de Nova Iorque (EUA) e eram os edifícios mais altos do mundo. Este filme conta a história de loucura e ousadia do acrobata Philippe Petit que, a 7 de Agosto desse nesse mesmo ano, cometeu aquele que ficou conhecido como "o crime artístico do século": subiu ao topo das torres ilegalmente, estendeu um cabo entre as duas e caminhou sobre o arame, sem qualquer protecção ou segurança, até ser preso pela polícia. Para o conseguir, teve a ajuda de alguns amigos íntimos que, durante seis anos, aprenderam tudo sobre os edifícios e elaboraram um plano infalível. Com eles, Philippe aprendeu a subir às torres sem ser detectado, escondeu cabos e preparou a travessia. A enorme cobertura da proeza feita pelos "media" e a euforia do público ao aperceber-se da acrobacia resultou na retirada das acusações formais. Entretanto, devido à ilegalidade da proeza, ele foi "obrigado" a realizar uma nova "performance", desta vez para crianças, no Central Park. Com realização do veterano Robert Zemeckis ("Regresso ao Futuro", "Forest Gump", "O Náufrago", "Polar Express"), um filme sobre uma aventura épica, com Joseph Gordon-Levitt, Charlotte Le Bom e Guillaume Baillargeon nos papéis principais.

Por Aqui e Por Ali (A Walk in the Woods)


Ano: 2015
Realização:
Argumento: Rick Kerb, Bill Holderman
Género: Comédia, Aventura
Elenco: , ,

Já na casa dos 60 e após passar duas décadas a trabalhar em Inglaterra, o jornalista de viagens Bill Bryson regressa aos EUA para usufruir de um merecido descanso nos braços de Catherine, a sua mulher. Porém, aborrecido com a sua nova condição de reformado – e decidido a recriar laços com o seu país natal –, decide embrenhar-se numa espectacular aventura: fazer o chamado Trilho dos Apalaches, mais de 3.500 quilómetros de paisagens acidentadas que atravessam aquela cordilheira montanhosa americana, no sentido do seu comprimento. Depois de ligar a todos os amigos da sua lista de contactos, dá-se conta de que apenas um tem a coragem suficiente para aceitar o desafio: Stephen Katz. Mas toda a tranquilidade e paz que Bill julgava encontrar na travessia é posta em causa quando Katz, um homem conhecido pela sua casmurrice e obstinação, se revela demasiado comodista para tal empreitada. Uma comédia de aventura com a assinatura de Ken Kwapis ("Ele Não Está Assim Tão Interessado", "O Grande Milagre") e com Robert Redford, Nick Nolte e Emma Thompson nos papéis principais.
Sinopses: Cinecartaz Público