quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Estreias 22 Set'16: Julieta, Snowden, Évolution, The Magnificent Seven, Una Vida: A Fable of Music and the Mind, Les Visiteurs: La Révolution, Os Dez Mandamentos: O Filme

Dia 22 de Setembro pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Julieta (Julieta)
Ano: 2016
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Romance
Elenco:  , , , ,

Julieta está decidida a trocar Madrid por Lisboa para acompanhar Lorenzo, o namorado, e recomeçar a sua vida. Um dia, sem que esperasse, cruza-se na rua com Beatriz, uma amiga de Antía, a sua filha. Este encontro vai fazê-la recuar no tempo e relembrar os motivos que a levaram a perder o contacto com a sua única filha durante os últimos doze anos. Por causa disso, Julieta desiste da viagem para Portugal e muda-se para o apartamento onde antes vivia. Lá, escreve uma longa carta a Antía, recordando a sua vida em comum e tudo o que deu origem à separação… Um filme dramático sobre arrependimento e culpa que conta com argumento e realização de Pedro Almodóvar (“A Flor do Meu Segredo”, “Tudo Sobre a Minha Mãe”, “Fala com Ela”, “Má Educação”, “A Pele Onde Eu Vivo”) a partir de três contos de “Fugas”, antologia da Nobel da Literatura Alice Munro. Emma Suárez, Michelle Jenner, Darío Grandinetti, Adriana Ugarte, Rossy de Palma e Pilar Castro dão vida às personagens.

Outras sugestões:

Snowden (Snowden)
Ano: 2016
Realização:
Argumento: ,
Género: Drama, Thriller
Elenco:  , , ,

Edward Joseph Snowden (Joseph Gordon-Levitt) é um ex-militar e antigo analista informático norte-americano que se tornou denunciante das práticas da NSA, a agência de segurança nacional dos EUA. A revelação foi feita em 2013, através de milhares de documentos qualificados como “estritamente confidenciais” enviados às redacções dos jornais The Guardian e The Washington Post. Após as denúncias, que chocaram o mundo, o Governo norte-americano apresentou acusações formais contra Edward Snowden por exposição de dados secretos do governo, onde foram revelados, entre muitas outras coisas, detalhes do projeto de monitorização global, denominado PRISM, que acedia a conversas telefónicas e transmissões na Internet de cidadãos de todo o mundo. Depois de múltiplos pedidos de asilo político a vários países, sempre negados, a 1 de agosto de 2013, Snowden entrou em território russo após ter recebido documentação do Serviço de Migração que lhe concedeu asilo temporário naquele país. Um filme biográfico sobre o homem que deixou o mundo em choque após revelar uma teia de espionagem à escala mundial perpetrada pelos serviços de espionagem norte-americanos. A realizá-lo está o veterano Oliver Stone, que já fez filmes sobre George W. Bush (“W.”, de 2008), “Doors” (1991) ou “Nixon” (1995), e que também escreve o argumento em parceria com Kieran Fitzgerald. Para além de Gordon-Levitt no papel de Snowden, o filme conta ainda com Shailene Woodley, Melissa Leo, Zachary Quinto, Tom Wilkinson, Scott Eastwood, Logan Marshall-Green, Timothy Olyphant, Ben Schnetzer, LaKeith Lee Stanfield, Rhys Ifans ou Nicolas Cage, entre outros.


Evolução (Évolution)

Ano: 2015
Nicolas tem dez anos e vive numa aldeia costeira com a sua mãe. Naquela comunidade apenas existem rapazes da sua idade e mulheres, todas elas pálidas e cobertas por um vestido bege. Quando um dia descobre um corpo a boiar no mar, Nicolas percebe que algo de estranho se passa naquele local. É então que decide investigar atentamente o que se passa à sua volta. Até que um dia ele e alguns outros rapazes são levados para um hospital onde lhes são feitos tratamentos médicos complexos. E é ali que Nicolas conhece Stella, uma enfermeira mais jovem que se torna na sua única aliada… Um “thriller” de ficção científica que marca o regresso à realização da francesa Lucile Hadzihalilovic, depois do sucesso de “Inocência” em 2004.

Os Sete Magníficos (The Magnificent Seven

Ano: 2016
Realização:
Argumento: Richard Wenk, Nic Pizzolatto
Género: Thriller
Elenco:  , , ,

EUA, década de 1870. A cidade de Rose Creek, outrora pacífica, vive agora sob o domínio do cruel Bartholomew Bogue. Indignada com os saques e as mortes a sangue frio, Emma Cullen deseja justiça e pede auxílio ao pistoleiro Sam Chisolm. Assim, para ajudá-la a defender a aldeia do bando de Bogue, ele reúne um grupo de marginais, desde caçadores de recompensas a jogadores, passando por assassinos a soldo. E é assim que os destinos de Chisolm, Josh Faraday, Goodnight Robicheaux, Jack Horne, Billy Rocks, Vasquez e Red Harvest, todos fora-da-lei procurados pela justiça, se cruzam. Mas enquanto preparam a cidade para o inevitável confronto, os sete magníficos acabam por se ver a lutar por algo muito mais importante do que dinheiro. Realizado por Antoine Fuqua ("Dia de Treino", "Assalto à Casa Branca", "The Equalizer - Sem Misericórdia" ou “Southpaw - Coração de Aço”), um remake do clássico de 1960 realizado por John Sturges, que por sua vez era um remake de “Os Sete Samurais” (1954), do japonês Akira Kurosawa. O elenco, de luxo, conta com Denzel Washington, Chris Pratt, Ethan Hawke, Vincent D'Onofrio, Lee Byung-hun, Manuel Garcia-Rulfo, Martin Sensmeier, Peter Sarsgaard e Haley Bennett.

Ano: 2014
Realização:
Argumento: ,
Género: Drama
Elenco: , ,

Álvaro Cruz  (Joaquim de Almeida) é um neurologista conceituado que assistiu ao lento e inexorável deteriorar da saúde mental da sua mãe, doente de Alzheimer. Apesar de todos os esforços, nenhuma das suas pesquisas puderam impedir o terrível desfecho. Quando ela morre, ele vê-se a deambular pela cidade de Nova Orleães (EUA), encontrando consolo nas músicas que vai ouvindo pelas ruas. Lá ele fica particularmente fascinado com dois artistas muito especiais: Una Vida (Aunjanue Ellis), uma cantora de alguma idade cuja voz cativante parece vir de um outro mundo; e Stompleg (Bill Cobbs), o velho e prodigioso guitarrista que a acompanha. Ao regressar, dia após dia, para os ouvir, Cruz apercebe-se que Una Vida, tal como a sua mãe, sofre de Alzheimer e que os seus sintomas se atenuam sempre que partilha a sua música. Curioso e emocionalmente ligado àquele caso, decide ajudá-la… Realizado por Richie Adams (“Inventing Adam”), um filme dramático sobre a demência que se baseia no romance homónimo de Nicolas Bazan, um neurocientista especializado no tema que, ao lado de Adams, também participa no argumento.

Os Visitantes - A Revolução (Les Visiteurs: La Révolution

Ano: 2016
Realização:
Argumento: Christian Clavier, Jean-Marie Poiré
Género: Comédia
Elenco: , ,
Depois do sucesso retumbante das comédias "Os Visitantes" (1993) e “Os Visitantes da Idade Média” (1998), em que o cavaleiro Godefroy de Montmirail (Jean Reno) e o seu fiel – e malcheiroso – escudeiro Jacquouille la Fripouille (Christian Clavier) andaram de aventura em aventura através do tempo, o realizador e argumentista Jean-Marie Poiré regressa com este novo episódio que, tal como o nome deixa antever, os transporta até ao ano de 1793, em plena Revolução Francesa. Lá eles vão descobrir que alguns dos descendentes de Jacquouille, revolucionários convictos, conquistaram o castelo e confiscaram todos os pertences aos arrogantes Montmirail, uma família aristocrata que, para se salvar, se viu obrigada a fugir.

Os Dez Mandamentos: O Filme (Os Dez Mandamentos: O Filme

Ano: 2016
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco:  , ,
Um bebé judeu é deixado à deriva nas águas do rio Nilo, dentro de uma cesta de vime, depois do faraó Ramsés I do Egipto ordenar a execução de todos os recém-nascidos do sexo masculino de mãe judia, por temer que a profecia do nascimento de um libertador entre os escravos hebreus se concretize. O bebé é encontrado pela filha do faraó, chamado Moisés e criado como um príncipe. Moisés cresce, conquistando o amor e a admiração de todos. Mas quando a sua origem é descoberta e ele é expulso do Egipto, inicia uma travessia pelo deserto, que termina no dia em que Deus lhe aparece e lhe pede para regressar à antiga pátria. A sua missão divina no Egipto será libertar o povo de lsrael da escravidão e conduzi-lo à Terra Prometida… Com realização de Alexandre Avancini segundo um argumento de Vivian de Oliveira, esta é a versão cinematográfica da telenovela homónima apresentada pela Rede Record em 2015 e que se tornou num enorme sucesso no Brasil. O elenco conta com Guilherme Winter, Sérgio Marone, Camila Rodrigues, Petrônio Gontijo, Giselle Itié, Sidney Sampaio, Denise Del Vecchio, Larissa Maciel e Paulo Gorgulho.
Sinopses: Cinecartaz Público

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Poster e trailer de "Christine", de Antonio Campos


O realizador Antonio Campos (Afterschool) regressa, quatro anos depois de Simon Killer (2012), com a história verídica de Christine Chubbuck, uma jornalista que disparou sobre si própria em televisão ao vivo, nos anos 1970.


A história dramatiza a vida da jornalista e explora a ascensão da tendência para as notícias sensacionalistas que a levou àquele acto. Christine Chubbuck é interpretada por Rebbeca Hall (Vicky Cristina Barcelona).

Christine estreou no Festival de Sundance 2016 e estreia no mercado norte-americano a 14 de Outubro.

Passatempo A Nona Vida de Louis Drax

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Albano Jerónimo integra elenco da série "Vikings"


O actor português Albano Jerónimo integrará o elenco da série Vikings. O anúncio veio através da Academia Portuguesa de Cinema já que esta oportunidade surgiu através do programa Passaporte, que levou actores portugueses a entrar em contacto com dez prestigiados directores de casting internacionais.

Frank Moiselle, o director de casting da conhecida série do History Channel, deu ao actor nacional a oportunidade de ter uma participação especial em três episódios da próxima temporada de Vikings

A quinta temporada de Vikings estreará em 2017. 

"Cartas da Guerra" é o candidato oficial de Portugal nos Oscars e Goya


O filme Cartas da Guerra é o representante oficial de Portugal na categoria de Melhor Filme Estrangeiro nos Oscars 2017 e na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano nos prémios Goya. A decisão foi feita pela Academia Portuguesa de Cinema, que o ano passado tinha escolhido As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado. A produção foi escolhida em detrimento de Montanha, Cinzento e Negro e Amor Impossível, numa votação que foi pela primeira vez extensível a todos os membros inscritos na academia.

Cartas da Guerra é um filme de Ivo M. Ferreira, protagonizado por Miguel Nunes e Margarida Vila-Nova, que adapta as cartas que o escritor português António Lobo Antunes escreveu à mulher, enquanto servia como médico na Guerra Colonial. O filme estreou no Festival de Berlim onde competiu pelo Urso de Ouro, foi um dos finalistas do prémio LUX 2015 e figura na pré-lista para os prémios da Academia Europeia de Cinema. Encontra-se em exibição nos cinemas portugueses onde já foi visto por cerca de 12 mil espectadores.

No caso dos Goya, os mais famosos prémios de cinema espanhol, a categoria de Melhor Filme Ibero-Americano premeia a melhor longa-metragem produzida em qualquer país da comunidade ibero-americana, cujos diálogos-base sejam na língua oficial dos países integrantes. Em 2008, o tema "Fado da Saudade", do português Carlos do Carmo, venceu o prémio Goya para Melhor Canção Original. Fados esteve nomeado na categoria de Melhor Documentário.

Para os Oscars, cada país pode apenas submeter um filme para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Portugal já submeteu trinta e duas candidaturas oficiais desde 1980 sem nunca ter conseguido qualquer nomeação. Este ano o nosso representante compete por uma vaga entre filmes como Toni Erdmann (Alemanha), Julieta (Espanha) ou Sieranevada (Roménia).

Passatempo Os Sete Magníficos

Estreias 15 Set'16: Shan he gu ren, Captain Fantastic, Sausage Party, The 9th Life Of Louis Drax, The Beatles: Eight Days a Week - The Touring Years, Le goût des merveilles, Bridget Jones's Baby, Misconduct

Dia 15 de Setembro pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Se as Montanhas se Afastam (Shan he gu ren)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,

Uma história em três momentos - 1999, 2014 e 2025 – sobre Tao, uma mulher dividida entre dois pretendentes: Zhang e Liang. O primeiro é o promissor proprietário de uma estação de serviço; o segundo trabalha numa mina de carvão. A decisão de Tao, em 1999, vai ter repercussões definitivas na sua vida, que acompanharemos em 2014 e 2025. Depois do sucesso de “Plataforma” (2000), “Still Life - Natureza Morta” (2006), “24 City” (2008) ou “China - Um Toque de Pecado” (2013), este filme é a oitava longa-metragem do realizador Jia Zhang-ke. A obra pretende ser uma reflexão sobre uma China em profunda mutação e a emigração como a promessa de uma vida melhor. O elenco conta com Zhao Tao, Zhang Yi, Liang Jingdong, Dong Zijian e com a participação especial de Sylvia Chang.

Outras sugestões:

Capitão Fantástico (Captain Fantastic)
Ano: 2016
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Drama
Elenco:  , ,

Há já dez anos que Ben e Leslie vivem nas florestas selvagens do Pacífico Norte com os seus seis filhos menores. Separados do resto do mundo, decidiram criar ali um paraíso onde as crianças pudessem crescer livres e em total harmonia com a Natureza. Guiados pelos próprios pais, cada uma delas recebe uma educação exigente onde nada é deixado ao acaso, desde a arte, literatura, matemática, exercício físico ou técnicas de sobrevivência. Um dia, Leslie é hospitalizada e acaba por morrer. Obrigado a deixar a floresta e regressar à civilização para a cerimónia fúnebre da mulher, Ben vai descobrir que, ao educar os filhos daquele modo tão peculiar, acabou por criar um fosso entre eles e os outros. Assim, à medida que todos se tentam adaptar a uma nova realidade, este pai vê-se obrigado a reavaliar as decisões que antes considerara absolutamente acertadas. Com assinatura do actor e realizador Matt Ross (“28 Hotel Rooms”), “Capitão Fantástico” foi apresentado no Festival de Cinema de Cannes onde, para além de receber uma ovação de pé, conquistou o prémio de realização na secção “Un Certain Regard”.


Salsicha Party (Sausage Party)

Ano: 2016
Realização:  ,
Argumento: Kyle Hunter, Ariel Shaffir, Seth Rogen, Evan Goldberg
Género: Animação

Enquanto estão em exposição nas prateleiras nos supermercados, os alimentos esperam ansiosamente pelo momento em que algum ser humano os escolha e os leve consigo. Na sua visão romanceada da existência, eles vêem-se a entrar numa nova dimensão onde viverão felizes para sempre. Quando a salsicha Frank e um grupo de colegas são finalmente escolhidos e levados no carrinho de uma dona de casa, não cabem em si de contentamento. Até descobrirem algo verdadeiramente aterrador: eles estão prestes a ser cortados, ralados, cozidos e comidos sem qualquer piedade. É então que os pouco sobreviventes à carnificina decidem que têm de regressar ao supermercado e darem a conhecer a verdade a todos os que ainda vivem na ignorância… Com realização de Greg Tiernan e Conrad Vernon, uma comédia de animação (muito) mal-comportada saída das cabeças de, entre outros, Seth Rogen, Evan Goldberg e Jonah Hill. As vozes pertencem a Kristen Wiig, Jonah Hill, Bill Hader, Michael Cera, James Franco, Danny McBride, Craig Robinson, Paul Rudd, Nick Kroll, David Krumholtz, Edward Norton ou Salma Hayek, entre muitos outros.

O Misterioso Louis Drax (The 9th Life of Loius Drax

Ano: 2016
Realização:
Argumento: 
Género: Thriller
Elenco: , ,

Louis Drax é um rapaz precoce, inteligente mas algo problemático. No dia em que celebra o nono aniversário, durante um piquenique com os pais, Louis cai do alto de uma falésia. Desesperada, a mãe entra em choque e o pai desaparece. Dado como morto durante algumas horas, a criança acaba por despertar, permanecendo num coma profundo de onde parece impossível sair. Apenas ele pode explicar o que verdadeiramente aconteceu naquele dia mas não consegue comunicar com o mundo exterior. Ou será que sim? Um “thriller” psicológico realizado por Alexandre Aja (“Terror nas Montanhas”, “Piranha 3D”, “Cornos”) segundo um argumento do actor Max Minghella que adapta o “best seller” de Liz Jensen. Jamie Dornan, Sarah Gadon, Aiden Longworth, Oliver Platt, Molly Parker, Julian Wadham, Jane McGregor, Barbara Hershey e Aaron Paul dão vida às personagens.

The Beatles: Eight Days a Week (The Beatles: Eight Days a Week - The Touring Years)
Ano: 2016
Realização:
Argumento: ,
Género: Documentário

Liverpool (Inglaterra), 1962. Uma banda apresenta-se ao vivo no Cavern Club sem imaginar o quanto vai mudar para sempre o rumo da música pop-rock mundial. É ali que os Beatles são "descobertos" por Brian Epstein, que se torna seu agente e lhes reformula a imagem. No mesmo ano, assinam contrato com a Parlophone e rompem para o sucesso com "Love me do", já com a formação que ficará conhecida como "os quatro fabulosos": John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. O tema é o primeiro de uma série de êxitos que farão deles um fenómeno cultural global. Além do sucesso de vendas, "airplay" e popularidade, têm do seu lado a crítica, que aplaude – até hoje – a musicalidade inovadora associada a um incomparável sentido para a construção de canções. Instala-se a "Beatlemania". Primeiro no Reino Unido. Depois noutros países europeus. Logo a seguir com a invasão às tabelas e aos palcos norte-americanos. Em 1964, já os Beatles são estrelas de alcance e influência sem paralelo. Alvo de admiração, idolatria e até histerismo, constroem uma carreira tão fulminante quanto marcante. Em 1966, após uma intensa (e extenuante) vida de palco, deixam de tocar ao vivo para se dedicarem exclusivamente ao estúdio. O último concerto tem lugar em São Francisco (EUA), a 29 Agosto. É nestes anos de digressões que se centra o documentário realizado pelo oscarizado Ron Howard ("Uma Mente Brilhante", "Frost/Nixon"). Recorrendo a música, imagens de arquivo e entrevistas – incluindo material raro e inédito –, a produção do filme contou com o apoio dos membros sobreviventes, Paul McCartney e Ringo Starr, e das viúvas de John Lennon e George Harrison (Yoko Ono e Olivia Harrison, respectivamente).

O Sentido do Maravilhoso (Le goût des merveilles

Ano: 2016
Realização:
Argumento: 
Género: Comédia, Drama
Elenco:  , ,
A jovem viúva Louise Legrand tem dois filhos a seu cargo e um negócio familiar que, infelizmente, já viu melhores dias. Decidida a não se deixar abater, faz o que pode para levar o dia-a-dia e encontrar formas de superar as adversidades. Até que um dia, no seu caminho de casa, atropela acidentalmente um homem. Preocupada com o facto de o poder ter magoado, decide levá-lo consigo para casa. O que ela acaba por descobrir é um ser humano maravilhoso que, embora muito diferente de todas as pessoas com quem alguma vez se cruzara, se encaixa na perfeição no seu universo familiar… Uma comédia dramática com argumento e realização do francês Éric Besnard (“Ca$h”) que conta com Virginie Efira, Benjamin Lavernhe e Lucie Fagedet nos papéis principais.

O Bebé de Bridget Jones (Bridget Jones's Baby

Ano: 2016
Realização:
Argumento: Helen Fielding, Dan Mazer, Emma Thompson
Género: Comédia
Elenco:  , , ,
Renée Zellwegger volta a dar corpo a Bridget Jones que, agora com 43 anos e novamente solteira, já não vive obcecada com celulite, quilos a mais ou paixões não correspondidas. Ela é uma mulher assumidamente só que decidiu investir na carreira, rodear-se de amigos e ser feliz sem depender de nada ou de ninguém. Tudo lhe corre de feição até descobrir que… está grávida. A notícia da chegada de um bebé até poderia ser bem recebida não fosse um facto particularmente delicado: Bridget não sabe se a gravidez é o resultado da inesperada noite que passou nos braços de Mark Darcy – por quem esteve profundamente apaixonada no passado –, ou se será ela fruto de Jack Qwant, um americano muito atraente com quem passou alguns dos mais agradáveis momentos da sua vida… Com realização de Sharon Maguire (que já tinha assinado o primeiro filme, em 2001) e argumento de Helen Fielding, Dan Mazer e Emma Thompson, uma comédia romântica que continua a história da famosa personagem nascida nas crónicas da jornalista britânica Helen Fielding para o jornal “The Independent”. Para além de Zellwegger como protagonista, o elenco conta também com Colin Firth, Patrick Dempsey, Jim Broadbent, Gemma Jones ou Emma Thompson, entre outros.

Misconduct - Jogos Perigosos (Misconduct

Ano: 2016
Realização: 
Argumento:  ,
Género: Drama, Thriller
Elenco:  , ,
Apesar de ainda bastante jovem, Ben Cahill tem já uma carreira invejável numa prestigiada firma de advogados. Quando Emily, uma ex-namorada, decide reaparecer na sua vida com informações confidenciais sobre uma poderosa farmacêutica que aparentemente adultera os testes clínicos dos seus medicamentos, ele encontra aí o momento por que esperava para mostrar o seu valor. Depois de consultar Charles Abrams, seu mentor e amigo, decide avançar com uma investigação minuciosa a Arthur Denning, o poderoso e implacável presidente da farmacêutica, de modo a levá-lo a tribunal e provar a corrupção. Porém, o que Ben não imaginava era que essa decisão viria a colocar em causa não apenas a sua credibilidade como advogado, mas tudo o que até aí conquistara. Com realização de Shintaro Shimosawa e argumento de Simon Boyes e Adam Mason, conta com um invejável leque de actores, entre os quais Al Pacino, Anthony Hopkins, Josh Duhamel, Alice Eve, Malin Åkerman, Byung-hun Lee, Julia Stiles ou Glen Powell.
Sinopses: Cinecartaz Público

sábado, 10 de setembro de 2016

Filipino "The Woman Who Left" vence Leão de Ouro no Festival de Veneza 2016


The Woman Who Left, filme do filipino Lav Diaz, venceu o Leão de Ouro 2016, prémio máximo do Festival de Veneza 2016. A narrativa segue a história de uma mulher que tenta reencontra-se consigo própria e com a sociedade depois de ter passado trinta anos  na prisão, injustamente.

Já o Grande Prémio do Júri coube ao norte-americano Nocturnal Animals, que marca o regresso de Tom Ford à realização, sete anos depois de A Single Man (2009). Enquanto isso o Leão de Prata para Melhor Realizador foi entregue, ex-aequo, ao mexicano Amat Escalante e ao russo Andrei Konchalovsky. Emma Stone torna-se também a primeira candidata ao Óscar 2017 de Melhor Actriz ao vencer a Volpi Cup pela sua interpretação em La La Land; enquanto que Noah Oppenheim também entra na corrida na categoria de Melhor Argumento Original por Jackie.

Leão de Ouro para Melhor Filme
The Woman Who Left, de Lav Diaz (Filipinas)

Grande Prémio do Júri 
Nocturnal Animals, de Tom Ford (EUA)

Leão de Prata para Melhor Realizador
Amat Escalante por La Region Salvaje (México) & Andrei Konchalovsky por Paradise (Rússia)

Volpi Cup para Melhor Actriz
Emma Stone por La La Land (EUA)

Volpi Cup para Melhor Actor
Oscar Martinez em El Ciudadano Ilustre (Argentina)

Melhor Argumento
Noah Oppenheim por Jackie (EUA)

Prémio Especial do Júri
The Bad Batch, de Ana Lily Amirpour (EUA)

Prémio Marcello Mastroianni para Melhor Novo Actor ou Actriz
Paula Beer em Frantz (França)

Nuno Lopes vence prémio de Melhor Actor no Festival de Veneza 2016


O actor português Nuno Lopes recebeu o prémio de Melhor Actor na secção Orizzonti do Festival de Veneza 2016, pelo seu desempenho no filme São Jorge, de Marco Martins.

No filme, o actor interpreta Jorge, um boxeur desempregado que aceita trabalho nocturno numa empresa de cobranças difíceis. Segundo a Filmes do Tejo II, para o papel o actor ganhou vinte quilos e submeteu-se a um programa de treino físico durante seis meses, treinando seis horas diárias de boxe e crossfit.

São Jorge estreia em Portugal a 3 de Novembro.


Secção Orizzonti

Melhor Filme
Liberami, de Federica Di Giacomo (Itália)

Melhor Realizador
Fien Troch por Home (Bélgica)

Prémio Especial do Júri
Big, Big World; de Reha Erdem (Turquia)

Melhor Actriz
Ruth Diaz em Tarde para la ira (Espanha)

Melhor Actor
Nuno Lopes em São Jorge (Portugal)

Melhor Argumento
Wang Bing por Bitter Money (China)

Melhor Curta
La Voz Perdida, de Marcelo Martinessi (Paraguai)

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Canal FX cancela "Tyrant"


O canal FX anunciou o cancelamento de Tyrant após a sua terceira temporada. A série seguiu a vida de Bassam Al Fayeed (Adam Rayner), filho mais novo do ditador de um país do Médio Oriente. Discordando das atitudes do pai, muda-se para os Estados Unidos, mas passados vinte anos volta ao seu país natal, juntamente com a nova família, para um casamento. Com o regresso encontra o país entre turbulências políticas e sociais.

A terceira temporada regista a média de 791 mil espectadores ao vivo, chegando aos 1,5 milhões de espectadores somado o DVR de três dias. Tyrant encerra a produção com um total de três temporadas e trinta e dois episódios.

Canal USA renova "Queen of the South", com Alice Braga


O canal USA anunciou a renovação de Queen of the South para uma segunda temporada. A série é um remake da telenovela colombiana La Reina Del Sur (2011), com Alice Braga (Blindness) no papel de Teresa Mendoza, uma mulher que foge do México quando o seu namorado traficante é assassinado. Agora nos Estados Unidos, elabora um plano para acabar com o cartel de drogas que a persegue, tornando-se a sua nova líder.

A primeira temporada, ainda em exibição, tem registado a média de 1,21 milhões de espectadores, mas perde público ao vivo, a cada novo episódio. Na soma do DVR de sete dias, a série chega a 2,26 milhões de espectadores. Com a renovação, Queen of The South recebe Natalie Chaidez (12 Monkeys) como showrunner, cargo abandonado por Scott Rosebuam (The Shield).

Netflix renova "Narcos" para duas novas temporadas


O site de streaming anunciou a renovação de Narcos para duas novas temporadas, a terceira e quarta da produção. As duas primeiras temporadas seguem a trajectória do traficante de droga Pablo Escobar (Wagner Moura) e os esforços dos governos norte-americano e colombiano para prendê-lo.

Para as novas temporadas, a série manter-se-á na trajectória do tráfico de droga na América Latina, podendo chegar até aos dias actuais. José Padilha continuará como produtor executivo, enquanto que Eric Newman assume o lugar de showrunner, deixado vago por Adam Fierro após a segunda temporada.

A terceira temporada de Narcos estreará em 2017, desconhecendo-se o número de episódios encomendados.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Estreias 8 Set'16: Don't Breathe, Sully, Kubo and the Two Strings, The Smell of Us e Bastille Day

Dia 8 de Setembro pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Nem Respires (Don't Breathe)
Ano: 2016
Realização:
Argumento: ,
Género: Drama
Elenco:  , ,

Três criminosos de Detroit ganham a vida a assaltar casas cuja segurança é garantida pela empresa do pai de um deles. Um dia, recebem uma dica de que a casa de um velho veterano num bairro pobre da cidade está cheia de dinheiro que ele recebeu quando uma senhora rica matou a sua filha num acidente de viação. Quando vão vigiar a casa para tratar do assalto, descobrem que ele é cego e pensam que, por isso, a tarefa deles está muito facilitada. Nada mais errado: tudo corre muito pior do que aquilo que esperavam. Um filme de terror que fez furor nos Estados Unidos e é a segunda obra de Fede Alvarez, realizador uruguaio que se estreou em 2013 com o "remake" de "Evil Dead", de Sam Raimi, sendo este último também produtor de "Nem Respires".

Outras sugestões:

Milagre no Rio Hudson (Sully)
Ano: 2016
Realização:
Argumento: Todd Komarnicki
Género: Drama, Biografia
Elenco: , ,

Clint Eastwood filma a história verídica de Chesley “Sully” Sullenberger, o piloto de aviação que, em 2009, aterrou de emergência no rio Hudson, em Nova Iorque, e evitou que 155 pessoas morressem. No papel do homem que se tornou um herói americano após esse evento está Tom Hanks, que nunca tinha trabalhado com Eastwood, quer como actor ou realizador. Anna Gunn (de "Breaking Bad"), Laura Linney e Aaron Eckhart compõem o resto do elenco.


Kubo e as Duas Cordas (Kubo and the Two Strings)

Ano: 2016
Realização:
Argumento: Marc Haimes, Chris Butler
Género: Animação

"Kubo e as Duas Cordas" é o quarto filme da Laika Entertainment, o estúdio de animação em "stop motion" responsável por filmes como "Coraline e a Porta Secreta" ou "ParaNorman". A acção, passada no Japão de antigamente, centra-se num jovem chamado Kubo que, para sobreviver a um ataque de deuses e monstros largados pelo avô, parte numa demanda por uma armadura usada pelo seu defunto pai, um samurai. O filme marca a estreia na realização de Travis Knight, que tinha trabalhado como animador principal nos outros filmes do estúdio, incluído o anterior "Os Monstros das Caixas", de 2014.

The Smell of Us - O Cheiro de Nós (The Smell of Us

Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Comédia, Romance, Acção
Elenco:  , ,

O fotógrafo e realizador norte-americano Larry Clark, responsável pelos controversos "Kids - Miúdos", "Bully - Estranhas Amizades" e "Ken Park - Quem és Tu?", assinou este filme francês em 2014. Estreado em França no ano seguinte, só em 2016 chega a Portugal. Tal como já tinha feito em "Wassup Rockers - Desafios da Rua", de 2005, Clark centra-se num grupo de "skaters", desta feita em Paris. São quatro, têm tendências autodestrutivas e movem-se pela cidade à procura de significado para a vida. "The Smell of Us - O Cheiro de Nós" é co-escrito por Clark e Mathieu Landais, ou Scribe, um jovem poeta francês que foi descoberto pelo realizador, algo que já tinha acontecido na sua carreira: "Kids - Miúdos" revelou ao mundo o argumentista Harmony Korine, que viria a tornar-se realizador em nome próprio. Tirando Michael Pitt, o elenco é composto por estreantes locais.

Bastille Day - Missão Antiterrorista (Bastille Day)
Ano: 2016
Realização:
Argumento: ,
Género: Drama, Acção
Elenco: , ,

Em Paris, um agente da CIA e um ladrão e vigarista que é falsamente acusado de terrorismo juntam-se para impedir um caso de corrupção que envolve membros do Ministério do Interior francês. O título, que remete para o Dia da Bastilha, o dia nacional de França, vem do facto de os eventos se passarem nesse preciso dia em que os bancos, que fazem parte da conspiração, estão fechados. Um filme com o britânico Idris Elba (da série "The Wire" e do último "Star Trek") e Richard Madden (de "A Guerra dos Tronos".

Sinopses: Cinecartaz Público