quinta-feira, 26 de março de 2009

Fantasporto: Choke



Título original: Choke (2008)
Realização: Clark Gregg
Argumento: Clark Gregg e Chuck Palahniuk
Elenco: Sam Rockwell, Anjelica Huston, Brad William Henke e Kelly Macdonald

Selecção do último Festival de Sundance e um dos destaques desta edição do Fantasporto, Choke é muito mais que uma simples comédia neurótica e depravada. Adaptado do livro de Chuck Palahniuk (o mesmo que escreveu Fight Club), em Choke sente-se a mesma genialidade, perícia e humor mordaz do autor.



Uma mulher psicótica, com doença de Alzheimer, um filho viciado em sexo, trabalhador de um parque temático e que se finge asfixiado cada vez que janta num restaurante, uma médica com teorias estranhas, um amigo viciado em masturbação. Tudo personagens estranhos que poderiam dar origem a mais um argumento da típica comédia americana, cada vez mais sem graça e que apenas recorre à temática do sexo com objectivos comerciais.

Clark Gregg conduz-nos a um filme divertido e cómico que consegue libertar, até no espectador mais rígido, a gargalhada mais forte. O realizador não usa gratuitamente a temática sexual como fonte de divertimento, mas conduz o espectador a questões mais profundas como o reconhecimento dos limites humanos e a procura da verdade.



Anjelica Huston é quem provavelmente mais se destaca em todo o elenco, com um papel inteligente, especialmente nas cenas de flashback, que vislumbram uma mulher autoritária e psicótica, mas que ama realmente o seu filho. Também Sam Rockwell consegue protagonizar e destacar-se em todas as cenas sem tirar o brilhantismo de todos os outros. Um papel diferente daquele que vemos em Frost/Nixon, mas um bom trabalho do actor e que revela a sua versatilidade. Por seu lado podemos destacar também o desempenho da actriz Kelly Macdonald, que nos consegue fazer acreditar piamente na sua personagem, mas que no fim nos conduz a surpresas inesperadas.

Igualmente todas as cenas passadas no hospital psiquiátrico, especialmente com as residentes mais velhas, são especialmente cómicas, dando origem aos mais divertidos e incoerentes gags dos últimos tempos.



Choke seria um filme que facilmente poderíamos criticar pela sua temática, mas que seria um enorme erro. Mais que um rótulo de comédia, o filme ostenta o brilhantismo de Chuck Palahniuk, num humor sarcástico e sincero, com excelentes interpretações por parte de todo o elenco. Choke mais que um filme cómico, é uma comédia dramática que nos traz à memoria as influências dos pais nos filhos e que nos conduz a uma procura sincera do amor e do nosso verdadeiro eu.

Classificação:

2 comentários:

  1. Concordo perfeitamente com a apreciação e com a nota.

    Em breve também postarei a minha crítica.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente não consegui ir vê-lo ao Fantas. Mas brevemente estreia nos cinemas e vou vê-lo com certeza.

    Abraço.

    ResponderEliminar