quarta-feira, 1 de abril de 2009

DVD: Mamma Mia!, por Tiago Ramos



Título original: Mamma Mia! (2008)
Realização: Phyllida Lloyd
Argumento: Catherine Johnson
Elenco: Meryl Streep, Amanda Seyfried, Pierce Brosnan, Colin Firth, Stellan Skarsgård e Julie Walters

Mamma Mia! tinha muitos motivos para ser um bom filme: é baseado num dos musicais de mais sucesso do mundo com os sucessos dos ABBA como pano de fundo e possui um pequeno núcleo de grandes actores. Mas isso não chegou.

Mamma Mia! além de ser título de uma música dos ABBA , é também o título de um musical de teatro de Phyllida Lloyd. E à partida, pela constatação da realização deste filme, Phyllida Lloyd agarrou-se, mais do que era esperado, à teatralidade do argumento e isso, nem sempre resulta no cinema, tal como aconteceu neste caso. É um filme divertido, confesso, mas chega a roçar o ridículo, mais vezes do que o aceitável.

O que efectivamente chama à atenção e o que leva o musical a ser um dos maiores sucessos do ano e talvez o futuro maior sucesso de sempre em Portugal é o culto dos ABBA. Sendo um dos maiores fenónemos de sempre, os ABBA tiveram o seu boom nos finais da década de 70, início da década de 80, logo é perfeitamente compreensível que em Portugal, com uma população activa a rondar os trinta e os quarenta anos, tenha tido uma grande aceitação. E sendo o blockbuster que é, acabamos por ter de nos limitar ao entretenimento. Afinal, os eternos sucessos da banda são facilmente contagiantes e se não gostarmos de Mamma Mia! pelo conteúdo, pelo menos que gostemos pela banda sonora.

Mamma Mia! possui um bom elenco. Meryl Streep é de todos eles, a que mais se destaca, não só devido à importância da sua personagem, mas sobretudo devido à sua interpretação. Foi extremamente surpreendente a sua capacidade vocal, que não se fica atrás de algumas profissionais e a forma como interpretou as canções dos ABBA. Contudo, a interpretação de Donna Sheridan não foi das mais fantásticas da carreira da actriz, precisamente pelo histerismo associado à personagem e à caricata situação em si.

Do elenco masculino, sobressai-se Colin Firth, num papel extremamente cómico; a desilusão reside na interpretação de Pierce Brosnan cujos dotes vocais não andam nos seus melhores dias (mas isso não podemos exigir mais), mas sobretudo porque não se consegue distanciar da atitude típica de galã dos filmes de James Bond. Dos mais novos, destaca-se a interpretação de Amanda Seyfried, que apesar de ter um papel bastante infantilizado a meu ver, surpreendeu também pelo à vontade e pela qualidade vocal; contudo, Dominic Cooper deu-nos a pior prestação de todo o filme, com uma personagem monótona e uma interpretação patética.

Acima de tudo, a impressão que fica é que a narrativa cansativa de Mamma Mia! foi sobrevalorizada por saudosismos.

Classificação:

Extras:

  • Cenas Cortadas
  • Gags de Filmagens
  • O Making Of de Mamma Mia!: A Origem de Mamma Mia!
  • As Filmagens, O Elenco
  • Número Musical Cortado: "The Name Of The Game"
  • Anatomia de um Número Musical: "Lay All Your Love On Me"
  • Tornar-se Cantor
  • Nos Bastidores de Mamma Mia!
  • Teledisco "Gimme! Gimme! Gimme!"
  • Björn Ulvaeus no Papel de Figurante
  • Comentário do Filme com a Realizadora Phyllida Lloyd

Classificação dos Extras:

2 comentários:

  1. Eu gosto de musicais e dos Abba mas este filme é uma coisa horrivel e muito sobrevalorizado quiça como é dito pelo saudosismo. Curiosamente houve em 2007 um filme semelhante "across the universe" em que são usadas as músicas dos Beatles. No entanto este filme não teve muito sucesso comercial porque os actores são quase todos desconhecidos. No entanto, o filme é excelente, com um bom argumento, que foca bem a decada de 60 nos EUA. As canções aparecem no momento certo e são tão adequadas que se não não soubessemos que eram dos Beatles, podiamos jurar que foram escritas para o filme.
    Se puderem vejam este e façam um review.

    ResponderEliminar
  2. Madrigal,
    Quanto a Mamma Mia! concordo contigo.

    Quanto a Across the Universe nunca vi, mas já ouvi falar maravilhas do mesmo e estou em pulgas para o ver. Quando isso acontecer, é claro que publicarei uma crítica.

    ResponderEliminar