terça-feira, 5 de maio de 2009

As Ruínas, por Carlos Antunes


Título original: The Ruins
Realização: Carter Smith
Argumento: Scott B. Smith
Elenco: Jonathan Tucker, Jena Malone, Laura Ramsey e Shawn Ashmore

De As Ruínas não sabia o que esperar.
Não tinha estado atento a nenhum do material promocional do filme.
Não havia razão que me levasse a ver o filme.
Ao aguentar - resilientemente - a sua projecção, considero-me agora um homem de extraordinária paciência.


Deixando de lado a hipérbole inicial, a verdade é que um filme que se reduz tão profundamente à cartilha - de estilo, de forma, de composição - de um certo tipo de cinema de terror, não merece mais do que um olhar breve e desinteressado a si mesmo.
Começa desde logo com a composição do grupo, com a previsibilidade sequencial de "alvos a abater", do estrangeiro que não sabe falar inglês até ao líder (natural?) disposto a tudo e altruísta até ao fim.

A forma como o grupo vai subsistindo ao cerco e enfrentando a tenebrosa realidade que os espera não traz nada de novo, limitando-se a perpetuar os avanços e recuos que o espectador pode descortinar sem problema até à revelação do "mal" que os aflige.
"Mal" esse cuja essência se revela tristemente ridícula.
Há uma ideia de evolução desse "mal" - que não revelo qual é pois não quero tornar ainda mais evidente aquilo que os espectadores poderão encontrar - que lhe dá capacidades que mais parecem saídas de uma paródia em vez de um filme de terror.



Ainda para mais, a divergência de comportamento desse "mal", numa tentativa de inventividade para que se justifique que o filme dure 1h30, sugere mais incoerência de ideias do que originalidade.
E essa incoerência termina na denunciada conclusão possível. Denunciada desde o momento em que o grupo colocou os pés (literalmente, atentem) nestas ruínas e no mal que albergam.
Ruinoso, apetece dizer, fazendo um evidente trocadilho, pela sua linearidade e banalidade.



1 comentário:

  1. esse filme é demais amei ,gostei bastante ,foi o primeiro filme de terror que tive paciencia de assistir tudo de bom!!!

    ResponderEliminar