quinta-feira, 25 de junho de 2009

Óscares passam a ter 10 nomeados para categoria de Melhor Filme



A notícia caiu ontem que nem uma bomba, pela boca de Sid Ganis, Presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Na 82ª cerimónia dos Óscares, em 7 de Março de 2010, os nomeados na categoria de Melhor Filme serão, não cinco, mas... dez filmes.

O último ano em que tal aconteceu foi em 1943, sendo hábito nos anos anteriores os nomeados chegarem a doze. A Academia regressa assim às raízes, o que não deixou de levantar algum burburinho por parte de alguns membros e do grande público.

O que trará esta alteração de novo? Colocam-se alguns dilemas. Depois de 1943 aboliu-se este hábito por se achar que não melhorava em nada a cerimónia, pelo que nos perguntamos o retorno que esta atitude trará. Com certeza, quem irá agradecer são os grandes estúdios que terão direito a maior publicidade. Perguntamo-nos também se haverá anos em que facilmente se conseguem encontrar dez filmes merecedores dessa animação. Com o panorama actual da indústria cinematográfica dificilmente o achamos.

Por outro lado, esta alteração permitirá à Academia reconhecer alguns géneros que habitualmente eram preteridos na cerimónia. Lembramo-nos por exemplo em anos recentes filmes como Ratatouille (2007), El laberinto del fauno (2006), WALL·E (2008), The Dark Knight (2008) e Revolutionary Road (2008).

Vamos ver então o que esta alteração trará já no próximo ano.

4 comentários:

  1. Nao sei se concordo com isto. Isto é claramente uma tentativa de atrair mais telespectadores para a cerimónia: se puderem nomear mais filmes, há mais probabilidade de nomearem sucessos de bilheteira.

    ResponderEliminar
  2. Anônimo,
    Concordo contigo. Além disso, é banalizar ainda mais um prémio que vai perdendo o seu significado... Não acredito que existam 10 filmes tão merecedores dessa nomeação por ano.

    ResponderEliminar
  3. Mas também existe o lado positivo, haveram mais filmes sucesso de bilheteiras. No ano passado, Slumdog Millionaire só teve tanto sucesso na bilheteira devido às nomeações e prémios que recebeu.
    Se for assim para o ano, em vez de cinco filmes (além dos blockbusters) com sucesso de bilheteira, iremos ter dez.
    Esta decisão é boa, para revitalizar o papel do cinema e atrair mais pessoas a tal.

    ResponderEliminar
  4. Anônimo,
    O problema é que se devia revitalizar o cinema com bons filmes e isso é cada vez mais raro. Se é por motivos comerciais, mais valia baixarem o preço dos bilhetes, que faz com que as pessoas deixem de ir ao cinema...

    ResponderEliminar