quarta-feira, 1 de julho de 2009

DVD: Modelos Nada Correctos, por Tiago Ramos



Título Original: Role Models (2008)
Realização: David Wain
Argumento: Paul Rudd e David Wain
Elenco: Seann William Scott, Paul Rudd, Christopher Mintz-Plasse, Bobb'e J. Thompson, Elizabeth Banks e Jane Lynch

Se há um género cinematográfico que está em expansão é precisamente o buddy movie. Fora das comédias românticas, habitualmente dirigidas a um público mais feminino, em Hollywood achou-se que este era um filão pouco explorado e que podia criar fãs dentro de um púlico mais masculino. Paul Rudd é um nome que imediatamente associamos a este género, que vemos muitas vezes associado ao nome de Judd Apatow. Desta vez, em Role Models associou-se de novo a David Wain, num filme que um pouco por todo o mundo tem estreado directamente em DVD, tal como aconteceu no nosso país.



A comédia aborda, com alguma despreocupação, a temática da maturidade pessoal e emocional, a solidariedade e a amizade. Tinha potencial para muito mais, mas em Modelos Nada Correctos (ab)usa-se dos gags físicos e das piadas com conotações sexuais, colocando-o no mesmo patamar que outras comédias do género.

Ao contrário do que poderíamos imaginar não é nos nomes de Seann William Scott e Paul Rudd que o filme ganha pontos. Christopher Mintz-Plasse destaca-se no papel de um geek fã de RPGs ao vivo, que se tornou conhecido por Superbad (2007). É o seu desempenho que fornece alguma originalidade e divertimento à película. A revelação chega do lado de Bobb'e J. Thompson, num papel absolutamente cómico e com grande energia, que lhe valeu o reconhecimento do público juvenil, garantindo-lhe uma nomeação para Revelação do Ano, nos MTV Movie Awards 2009.

Modelos Nada Correctos não se apega a dramatismos pessoais nem se foca demasiado no propósito da redenção ou do crescimento pessoal. O argumento é isento de moralismos ou lições de vida, sendo a despretensão do mesmo levada até ao fim. E se isso podia ser bom, acaba por se esgotar rapidamente, pedindo-se mais alguma consistência no modelo que já começa a repetir-se demasiado.



É um filme mediano, quase no limiar negativo, não fosse o carisma dos jovens actores que o compõem.

Classificação:

Extras:

  • Cenas Apagadas e Takes Alternativos
  • Gafes
  • No Cenário de Role Models
  • Em Jogo: Criar Um Mundo de Representado de Papéis
  • Na Personagem e Fora do Guião
  • Comentários do Filme com o Realizador/Co-Argumentista David Wain


Classificação dos Extras:

Sem comentários:

Enviar um comentário