quarta-feira, 8 de julho de 2009

DVD: Um Amor Inevitável, por Tiago Ramos



Título original: When Harry Met Sally... (1989)
Realização: Rob Reiner
Argumento: Nora Ephron
Elenco: Billy Crystal, Meg Ryan, Carrie Fisher e Bruno Kirby

Rob Reiner e Nora Ephron marcaram para sempre o género "comédia romântica" com este Um Amor Inevitável. Apesar de hoje ser considerado um género em declínio, pelo menos no que diz respeito à qualidade do argumento, as comédias românticas sempre venderam muito bem em Hollywood e por todo o mundo.



Mas aquilo que distingue este argumento de todos os outros que se seguiram é a originalidade. Depois de 1989, muitos outros filmes sucederam a este e repetiram a fórmula de sucesso, o que rapidamente caiu na repetição. Contudo, When Harry Met Sally... ficará para sempre marcado na história do Cinema, com uma nomeação para o Óscar de Melhor Argumento e 5 nomeações para os Globos de Ouro: Melhor Filme de Comédia, Melhor Realizador, Melhor Argumento, Melhor Actor de Comédia e Melhor Actriz de Comédia.

Um argumento simples sobre os relacionamentos entre homem e mulher, que explora a fronteira entre a amizade e o amor, retratado de uma forma bastante honesta e sincera fez deste filme uma verdadeira surpresa para a época. Esse argumento foi pontuado com cenas simples complementadas com diálogos inteligentes, originais e bem-humorados. Sem contar com uma das mais famosas e fantásticas cenas de sempre: a cena do orgasmo simulado num restaurante. Cena essa que resulta num dos desfechos mais divertidos de sempre e que chegou a servir inclusive em campanhas publicitárias. A realização é outro ponto alto do filme, especialmente as cenas verídicas que Rob Reiner gravou, onde vemos vários casais a explicarem a forma como se conheceram.



Mas o que contribui maioritariamente para o sucesso do filme é a química entre Meg Ryan e Billy Cristal, com uma das melhores interpretações da carreira de ambos. Billy Cristal consegue manter o espírito de entretenimento sem exagerar e Meg Ryan evita as típicas poses de outros filmes, resultando num brilhante par do cinema.

When Harry Met Sally é uma das melhores comédias românticas de sempre. Basta-lhe a originalidade.

Classificação:


Extras:





  • Documentário Making Of "How Harry Met Sally" (33 mins)
  • Comentário Áudio do Realizador
  • 7 Cenas cortadas
  • Vídeo Clip "It Had To Be You" de Harry Connick Jr.
  • Trailer Original de Cinema




Classificação dos Extras:

4 comentários:

  1. Para mim, se fosse eleita " a melhor comédia romantica de sempre" este filme ganhava, é simplesmente genial e nunca me canso de vê-lo. As comédias de hoje são todas de um mau gosto que até irrita.

    ResponderEliminar
  2. Madrigal,
    É um filme bastante bom e original para a época.

    ResponderEliminar
  3. Dou-lhe as quatro estrelas. É uma comédia romântica genial. Das poucas que consegue recuperar de alguma forma a magia das clássicas.

    Não se fez nem se faz muito melhor.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Fifeco,
    Apesar da nota dada, concordo com a tua opinião. É realmente uma grande comédia romântica.

    ResponderEliminar