quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Appaloosa, por Tiago Ramos



Título original: Appaloosa (2008)
Realização: Ed Harris
Argumento: Robert Knott e Ed Harris
Elenco:
Ed Harris, Viggo Mortensen, Jeremy Irons e Renée Zellweger

Para quem reclama que o western morreu, Appaloosa passa por um título a ver, se bem que não recupera o glamour do género. Ed Harris tenta actualizar o estilo para algo mais contemporâneo, mas não isento de falhas, o filme passa por ter como base uma boa narrativa, mesmo que a premissa seja banal e igual a tantas outras.



Assente numa boa fotografia, o apanágio do filme não são as (esperadas) cenas de acção num poeirento faroeste. Pelo contrário, o actor e realizador Ed Harris imprime à trama um ritmo mais lento, com direito a diálogos intelectuais, com uma forte componente psicológica. Contudo, a introdução de um elemento feminino na trama (Renée Zellweger) impede que o filme se foque naquilo que realmente interessa: a cumplicidade entre as personagens de Viggo Mortensen e Ed Harris.

Este triângulo amoroso faz de Ed Harris, uma figura apaixonada patética e de Viggo Mortensen o cliché dos durões, embora ambos garantam a boa dose de prestações no filme. Renée Zellweger tem um desempenho (muito) abaixo da média, infeliz e irritante, sendo a sua presença o grande elemento negativo do filme.



A realização prima pelo enfoque na estética do filme (e nisso está de parabéns), concentrando-se nos aspectos cenográficos e técnicos como a fotografia e a iluminação. A dualidade acção/profundidade do argumento agrada e apesar de reinventar o género, faz de Appaloosa mais um western. É verdade que pode resultar para quem é amante do género, mas não promete fazer as suas delícias.

Classificação:

1 comentário:

  1. Uma grata surpresa para mim. Talvez ajude o facto de ser fã do género. É um filme sólido, com uma 'história à antiga', mas que beneficia, e muito, de ter algumas personagens bem trabalhadas, como são os casos de Harris e Mortensen.

    8/10.

    ResponderEliminar