domingo, 23 de agosto de 2009

Traidor, por Carlos Antunes

http://catdang.files.wordpress.com/2009/03/traitor.jpg

Título original:
Traitor
Realização: Jeffrey Nachmanoff
Argumento: Jeffrey Nachmanoff e Steve Martin

O que mais surpreende em Traitor é a sua calma, a forma como mesmo nos momentos de maior tensão não cede a nenhum fervor desmedido mas antes continua a demonstrar placidamente que a vida real está mais perto daquele desenrolar anti-climático do que de uma acção intensa.

http://bluemoviereviews.files.wordpress.com/2008/08/traitor-4.jpg

Para um thriller é um efeito curioso, tão curioso quanto eficaz para o distinguir da maioria dos filmes do mesmo género que têm vindo a explorar a luta contra o terrorismo.
Este thriller, aliás, acaba por ser um dos que melhor retrata ambos os lados do conflito e o debate – moral, humano e pessoal – que vivem aqueles que estão emparedados entre as duas facções, seja por escolha pessoal ou por obrigação profissional.

http://blog.newsok.com/bamsblog/files/2008/08/don-cheadle-stars-in-traitor.jpg

Traitor não se rende, não descola da sua personagem central, não deixa que os acontecimentos levem a melhor sobre o interesse pessoal dos acontecimentos.
O homem que aqui centra em si todo o conflito, que tem de tentar apaziguar e satisfazer ambas as facções enquanto tenta vencer o conflito para o lado que parece menos comprometido e, por isso, mais justo.

http://www.craxtv.com/wp-content/uploads/traitor1.jpg

Pois lá está, a luta não deixa espaço para uns concretos “bons” e “maus”, por mais que isso mesmo pareça.
Aqui os conceitos estão misturados como as próprias personalidades individuais que cruzam o caminho de Don Cheadle.

http://blog.beliefnet.com/moviemom/Traitor.jpg

Don Cheadle que é, aliás, a grande mais valia deste filme, em mais um sólido mas discreto papel de protagonista que o manterá entre as caras reconhecidas mas um pouco anónimas.
Uma verdadeira injustiça, pois é um dos grandes actores de totais versatilidade e transversalidade à Indústria.

http://blog.newsok.com/bamsblog/files/2008/12/guy-pearce-in-traitor-for-blog.jpg

Isto leva a que Traitor se torne num daqueles filmes que consegue tornar-se singular no seio de uma tão explorada temática e isso é a sua grande façanha.


1 comentário: