domingo, 4 de outubro de 2009

Caçadores de Vampiras Lésbicas, por Tiago Ramos



Título original: Lesbian Vampire Killers (2009)
Realização: Phil Claydon
Argumento: Paul Hupfield e Stewart Williams
Elenco: Mathew Horne, James Corden e Silvia Colloca

Raras vezes assim acontece, mas este filme nasceu do seu título. Como forma de apelar ao underground europeu e aos fãs de trash movies, foi assim escolhido: Lesbian Vampire Killers. E foi a sua fama que lhe permitiu (estranhamente) chegar ao circuito comercial. O filme é uma despretensiosa homenagem aos filmes de série B e aos clichés dos filmes de vampiros, tão em voga ultimamente e deve ser visto como isso mesmo e não como uma pretensão a algo mais.



Caçadores de Vampiras Lésbicas vai buscar influências a clássicos de culto de trash e horror movies, de onde não podemos esquecer Vampiros lesbos (1971), do espanhol Jesus Franco, muito avant-garde para a época em que foi exibido. Claramente que o filme ganhou notoriedade sobretudo entre os cibernautas, impelidos pelo título chamativo que inclui: caçadores, vampiras e lésbicas.

Este não é mais que uma prova da originalidade e arrojo dos britânicos e uma forma de destilar o típico humor britânico e criticar os filmes do género. Não é um spoof-movie, no verdadeiro termo da palavra, nem tampouco um realista horror movie. É sim uma mistura de sub-géneros, que aproveita o embalo da comédia e permite aos espectadores dar algumas gargalhadas. Não é tão divertido quanto poderia ser, dado a estapafúrdia de algumas situações que deixarão alguns estupefactos. É precisamente esse factor que distancia Caçadores de Vampiras Lésbicas dos exemplares de cinema xunga que se tornam bons de tão maus que são. Está lá perto, mas não chega.



A qualidade técnica é interessante, com destaque para a realização algo caricatural e quase uma referência a comic books, bem como a fotografia. Já a divertida e bem concebida banda sonora também se encontra entre os pontos positivos do filme.

O final em aberto e completamente descabido permite aos fãs de trash movies desejar uma sequela, que duvido que chegue a ser realizada. Caçadores de Vampiras Lésbicas não é tão mau como poderíamos esperar, mas também não consegue tornar num fenómeno de culto. Fica assim no meio termo dos filmes de série B.

Classificação:



4 comentários:

  1. Bom ou mau não falhas nenhum. Mas presumo que tenhas conseguido bilhetes à borla para este... :)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Red Dust,
    Sim, gosto de ter a minha opinião sobre todos os filmes e não me fiar nas opiniões dos outros. E vejo menos do que gostaria... LOL. Mas é claro que nunca compraria bilhetes para este Caçadores de Vampiras Lésbicas. Ganhei convites para a antestreia.

    ResponderEliminar
  3. Já o vi e posso dizer que não está bom nem mau, é um filme despretensioso que tal como disseste nasceu de um titulo. dessa premissa poderia esperar mais, mas o filme em assim acaba por ser divertido e tal como citou Eurico Barros no DN é um guilty pleasure.

    Ri bastante no cinema e isso para mim isso é importante

    ResponderEliminar
  4. Hugo Gomes,
    Está inserido num sub-género tão específico que se torna bastante difícil classificá-lo. Não diria que é um guilty pleasure até porque não gostei assim tanto, mas tem momentos divertidos. :)

    ResponderEliminar