sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Shutter Island, por Carlos Antunes

http://www.moviesonline.ca/movie-gallery/albums/userpics//poster_shutter-island-poster.jpg

Título original: Shutter Island
Realização: Martin Scorsese
Argumento:
Laeta Kalogridis e Dennis Lehane
Elenco: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Max von Sydow, Michelle Williams e Emily Mortimer

Shutter Island é a arte da manipulação e sem dúvida que dá gosto ser manipulado por um filme assim.
A música, os planos, a luz, a montagem, todos os elementos conspiram para nos fazer ceder ao ambiente que o filme faz transbordar da tela e assim no fazer seguir nas direcções que a narrativa pretende seguir.

http://cinematropolis.files.wordpress.com/2009/06/staircase-shutter.jpg?w=500&h=300

No que toca a envolver-nos na desconfiança inata a um thriller psicológico, Martin Scorsese conseguiu o seu propósito sem grande dificuldade desde a primeira nota, mas conseguiu muito mais do que isso.
Ele conseguiu manter-nos no interior de uma trama que não se simplifica nem dá escapatórias ao público senão mesmo no seu final e mesmo aí tudo se adapta ao que ficou para trás sem precisar de um artifício de lógica.

http://fusedfilm.com/wp-content/uploads/2009/08/shutter-island-image-1.jpg

A resolução do filme surge porque o olhar se mantem fiel à dimensão pessoal do que sucede, à importância que tem o indivíduo.
A manipulação existe na construção cinematográfica, na forma como o filme é pensado estruturalmente, as suas partes como forma indispensável de uma experiência que seduz e ludibria o espectador sem ter de sacrificar a lógica do argumento.
A história é sobre o sofrimento de um homem. Uma história intricada, mas com um sentido incorrupto e um significado mais importante do que aquele que muitos esperarão.

http://cinematropolis.files.wordpress.com/2009/06/shutter-island.jpg?w=500&h=300

Quando Teddy chega à ilha já traz uma certa perdição consigo, um desajustamento que é palpável mas cuja causa não se consegue precisar.
Magro demais e em claro desmoronamento físico, olha para a ilha como quem mede a dimensão do adversário numa luta de beco.
Esta personagem está em confronto com o mundo, um mundo confinado e de regras muito próprias, por isso mesmo mais opressivo ainda.
E como todas as personagens em confronto com o mundo, está afinal em confronto consigo mesmo, algo que chega a passar despercebido no seio da trama mas que retorna com força redobrada graças à inteligente e discreta última cena.

http://cinematropolis.files.wordpress.com/2009/06/ghost-shutter.jpg?w=500&h=300

Teddy é DiCaprio em grande forma, a atirar-se ao sacrifício de uma personagem que parece estar sistematicamente a perder a substância que a define, sendo que é nesse processo que acabará por se concretizar quando tudo estiver exposto.
Uma interpretação assim não é simples, demasiado perto da caricatura que seria tanto a concepção como herói ou absoluto paranóico.
Mas ele demonstra que tem o estofo certo para o fazer.

http://cinematropolis.files.wordpress.com/2009/06/fire-shutter-copy.jpg?w=500&h=300

Num filme assim, tão dependente da sua resolução, o melhor que dele pode ficar é o nosso interesse em revê-lo, mesmo que o efeito surpresa nunca volte a ter o mesmo poder.
Revemo-lo porque nos interessam as personagens e porque, mesmo conhecendo o final, acabaremos por sucumbir à qualidade cinematográfica que demonstra que esta é, de facto, a arte do hipnotismo: por duas horas não desviamos os olhos do ecrã e nem por um momento regressamos ao mundo real.


http://andthismakesaheartbeat.files.wordpress.com/2010/01/shutter-island09-6-11.jpg


5 comentários:

  1. Já tinha vontade de ver o filme, mas a tua review deixou-me ainda mais empolgado! :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda não estreou aqui mas tenho muita curiosidade de ver... Scorcese raramente decepciona.

    ResponderEliminar
  3. O ambiente está espectacularmente bem recriado!
    Scorsese mostra-nos um registo não muito utilizado por si mas o cineasta revela-se muito bem.
    DiCaprio também apresenta-se muito bem.

    Ainda é cedo para proclamar obra-prima, mas quem sabe?

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Num ano onde DiCaprio participa em dois filmes com semelhanças (ambos são embustes) acho este Shutter Island mais honesto e com mais supremacia que o filme de Nolan, o Inception.
    Há cenas que só á segunda vez se notam como é o caso da mulher interrogada que lhe pede um copo de água e quando esta faz o gesto de beber... não tem copo nenhum na mão. Scorcese faz este plano tão rápido e magistralmente bem feito que passará desapercebido. Visualmente é um filme belissimo, com alguns momentos de carinho pela imagem (a cena da casa a arder e ele com a mulher... que se desvanece), onde trata com delicadeza os elementos que coloca em cena (a cena dos filhos na água é dada a ver da mesma maneira instintiva que faria para ver - aqui e em muitos outras situações, a montagem é mesmo meticulosa e bem definida).
    É um grande filme de Scorcese, bem melhor que o The Departed (que não me agradou nada - o original deste remake deu-me muito mais impacto) e deveria ser com um filme assim como este, que ele mereceria o Oscar de melhor realizador, pois Shutter Island é um filme "inteiro", que consegue ainda aliar bom cinema ao factor comercial.
    Excelente review. Well done!!!

    ResponderEliminar
  5. "Shutter Island": 5*

    É um filme obrigatório. Com o seu desenrolar vamos descobrindo tudo e isso é-nos mostrado de uma forma magistral.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar