terça-feira, 30 de março de 2010

LOST: Ab Aeterno (6.09)

Ab Aeterno: desde o princípio dos tempos, dois homens disputam uma batalha na Ilha. Após uma série de eventos trágicos, Richard vê-se envolvido no meio desta disputa. Num dos melhores episódios da série, é finalmente revelado como este personagem chegou à Ilha, se tornou imortal e obteve o cargo de mensageiro do Jacob.

O episódio regressou ao formato tradicional de flashbacks e forneceu uma grande quantidade de respostas há muito tempo esperadas, mas foi também uma excelente história emocional sobre a motivação de Richard. Sem apressar em contar a história, o espectador é envolvido no Inferno pessoal do espanhol que perdeu a sua mulher e procura uma única coisa antes da sua morte: a redenção. O desempenho brilhante de Nestor Carbonell é uma das maiores surpresas da série: após duas temporadas com um personagem completamente sereno, representa agora com toda a credibilidade e realismo um vasto leque de emoções que contagiam o espectador.

1867 – Ilhas Canárias

Ricardo vive em Tenerife com a sua esposa, Isabella. A imagem que abre estes flashbacks introduz-nos uma figura equestre, heróica, acompanhada por uma das mais belas composições de Michael Giacchino nesta série e que define o tema do personagem.

Apesar do tom heróico, rapidamente é acrescentada uma nota trágica à melodia: Isabella está gravemente doente. São um casal pobre, e Isabella dá-lhe a sua jóia de maior valor, um crucifixo em ouro, para pagar ao médico. Naquelas que serão as suas últimas palavras ao Ricardo, Isabella pede-lhe que feche os olhos e se lembre que sempre estarão juntos. Este parte a cavalo em direcção à casa do médico mais próximo, onde chega ensopado a meio da noite.

O médico não está disposto a visitar a paciente, devido ao mau tempo e a distância a que vive. O dinheiro de Ricardo não é suficiente para pagar o medicamento e a cruz de Isabella, para o médico, não tem qualquer valor. Para Ricardo, a cruz tem todo o valor do mundo, representa o amor pela sua mulher. Quando o médico a atira para o chão, é a maior forma de desprezo que lhe pode demonstrar mas, ainda assim, Ricardo implora-lhe a ajuda até que acidentalmente provoca a morte do médico. Desesperado, foge com o medicamento, mas chega já tarde demais à sua mulher, que não resistiu à doença.

Ricardo é preso e condenado à morte. Consigo, levou apenas a Bíblia que Isabella lia no momento em que faleceu. Tem-na aberta numa passagem em que Cristo é tentado três vezes pelo demónio. Um homem de negro, um padre visita-o para ouvir a confissão. Ricardo está profundamente arrependido dos seus pecados, mas o padre vai – contra todos os princípios – recusa-lhe o perdão divino. Esta é uma inversão do momento em que Black Smoke confronta Eko e lhe exige o arrependimento, em "The Cost of Living" (3.05). O padre diz-lhe (ironicamente, tendo em conta o que mais tarde acontece) que Ricardo não terá tempo para a penitência: não há redenção possível e o Diabo aguarda-o no Inferno.
O padre corrupto, no entanto, estava apenas a preparar um bom negócio: com a Bíblia escrita em inglês de Ricardo, convence o britânico Whitfield que tem em suas mãos um escravo de valor. Ricardo é agora propriedade de Magnus Hanso e irá embarcar no seu navio, Black Rock.

1867 – Ilha

Com o Black Rock a aproximar-se, no horizonte, o homem de negro – Black Smoke – visita Jacob junto à estátua de Taweret, a deusa egípcia da fertilidade e do renascimento.

Nesta famosa conversa do episódio "The Incident", Smoke discute com Jacob a inutilidade de trazer mais pessoas para a Ilha: eles chegam, lutam e destroem – acaba sempre da mesma forma. Jacob acredita que só termina uma vez, tudo o resto é apenas um progresso. O Black Rock não foi o primeiro, nem será o último grupo de pessoas que Jacob traz para a Ilha, na sua tentativa de provar que o ser humano é capaz de escolher o Bem se tiver liberdade de escolha.

Conforme o barco se aproxima da Ilha, levanta-se uma terrível tempestade. Todos os grupos trazidos pelo Jacob chegam em circunstâncias atribuladas, como foi o caso do Oceanic 815, o Bésixdouze ou o helicóptero do Lapidus. No interior do Black Rock, um dos escravos espreita por uma frincha e vê a estátua de Taweret, gritando que vê o Diabo. Uma onda violenta destrói a estátua com a ajuda do barco, que acaba no meio da floresta.

Ao amanhecer, Ricardo recupera a consciência e repara que grande parte da tripulação morreu. No exterior, ouve-se que Magnus Hanso morreu, sem ter a oportunidade de conhecer o local que, um século mais tarde, será habitado pela Dharma Initiative, fundada pelo seu descendente Alvar Hanso. Whitfield dirige-se aos escravos e, um a um, crava-lhes a sua espada. Não aparenta estar "infectado", simplesmente acredita que é o melhor a fazer para a sua sobrevivência. Quando apenas resta Ricardo, a carnificina passa para o Black Smoke, que paira em frente ao espanhol após eliminar todos os outros sobreviventes. Em pânico, Ricardo reza e pede perdão pelos seus pecados. O seu arrependimento é sincero e Smoke recua, numa nova alusão à cena em que Eko é morto por recusar a redenção.
Ricardo encontra-se no seu próprio Inferno. Sem se conseguir soltar das correntes e após assistir ao cenário macabro em que um javali se alimenta dos restos mortais de outro escravo, Ricardo já perdeu qualquer esperança quando tem uma visão de Isabella. Esta aparição diz-lhe que viu o Diabo: olhou-lhe nos olhos e tudo o que viu foi maldade. John Locke, após ter visto o monstro em "Walkabout" (1.04), afirma ter olhado para o coração da Ilha e o que viu foi deslumbrante.  Curiosamente, o único personagem que sugeriu a hipótese de todos estarem mortos e a Ilha ser o Inferno foi Anthony Cooper em "The Brig" (3.19), quando estava acorrentado no interior do Black Rock.

A visão de Isabella tenta salvar Ricardo sem qualquer sucesso e foge quando ouvem sons do Black Smoke no exterior. Há uma ambiguidade intencional que levanta a dúvida se tudo isto foi realmente uma encenação do Smoke para manipular o espanhol, ou um dos sonhos causados pela Ilha, como os de John Locke.
Sob a forma de homem de negro, Smoke acorda Ricardo, tocando-lhe no ombro. Diz ser um amigo, oferece água e confirma-lhe que está no Inferno. Convence-o de que o Diabo tem Isabella e estabelece um acordo: irá libertar Ricardo, que se compromete a ajudá-lo. "É bom ver-te livre dessas correntes", expressão que o homem agora livre irá recordar passados 140 anos, no final de "LA X". Smoke diz-lhe que é preciso fugir, mas para o fazer é necessário matar o Diabo.

O homem de negro entrega a Ricardo a mesma adaga com a qual o Sayid o tentará matar. As suas instruções são exactamente as mesmas dadas por Dogen: se o deixar falar, já será tarde demais. A palavra de qualquer um deles é suficiente para influenciar o coração dos homens e só alguém completamente motivado seria capaz de matar o Jacob, como acaba por ser, mais tarde, o caso de Ben. Alguém verdadeiramente religioso naquela época seria muito facilmente levado pelo medo do Inferno e do Diabo, mas Black Smoke revela ainda algo sobre o seu passado: foi Jacob quem lhe roubou o corpo e lhe tirou a humanidade. A tentação oferecida ao Ricardo é a mesma oferecida a Sayid: poder voltar a ver a sua amada.
Determinado a matar o Diabo, Ricardo dirige-se à estátua empunhando a adaga, mas o homem de branco agride-o e desarma-o. Ricardo pergunta pela Isabella, mas Jacob não sabe do que este está a falar, apercebendo-se que terá havido influência do Black Smoke nas acções de Ricardo. Ao descobrir que este está convencido que morreu e se encontra no Inferno, Jacob mergulha Ricardo no mar até o convencer do contrário, numa imagem alusiva ao baptismo. Jacob leva o espanhol de volta à praia e oferece-lhe uma manta, mas não o deixa entrar na estátua sem ser convidado.

O homem de branco oferece vinho a Ricardo, por oposição ao homem de negro que lhe ofereceu água. Diz-lhe não ser o Diabo e admite ter trazido o barco para a Ilha. A garrafa de vinho é uma alegoria para o mal que está aprisionado na Ilha, que o previne de se espalhar. Explica que o homem de negro acredita que todos os homens são corrompíveis, pois está na sua natureza pecar. Jacob traz as pessoas à Ilha para provar que esse homem está errado. Antes do Black Rock, muitos outros vieram parar à Ilha, e todos morreram. Se Jacob diz a verdade, não existem "Others", apenas Ricardo e estes dois homens. Jacob nunca interferiu nas acções de quem chega à Ilha, espera que eles encontrem por si o seu caminho: nenhuma acção teria significado se fosse Jacob a forçá-la. Esta posição é bastante representativa da imagem do Deus cristão, e Ricardo contrapõe a posição representativa do Diabo tentador – se Jacob não interferir, o Smoke vai interferir.

Jacob mostra-se surpreendido com esta perspectiva. É aqui que lhe ocorre a ideia de criar um cargo de mensageiro, alguém que o represente e leve a sua palavra até aos homens que ele traga à Ilha. Em troca, oferece qualquer coisa que Ricardo queira. A resposta é imediata: Ricardo quer a sua mulher de volta, mas Jacob não tem essa capacidade. O seu segundo desejo é também algo que não está ao alcance do homem de branco: redimi-lo dos seus pecados, para que não vá para o Inferno. Quase como um desabafo, Ricardo diz que não quer morrer, mas viver para sempre. Jacob sorri e, dizendo que isso é algo que ele pode fazer, concede-lhe a vida eterna com um toque no ombro.

Ricardo encontra-se com o homem de negro, não foi capaz de cumprir a sua tarefa e traz-lhe uma pedra branca como lembrança do Jacob. A frustração de Smoke é evidente, mas este diz compreender e garante que a sua oferta se irá manter caso algum dia Ricardo mude de ideias, seja quando for. Smoke entrega-lhe a cruz de Isabella, que encontrou no navio, mas Ricardo enterra-a, despedindo-se assim da sua amada. Há que salientar o desempenho de Titus Welliver neste papel, bastante próximo do de Terry O'Quinn, trazendo muita credibilidade ao facto de ser um único personagem com aparências diferentes.

Na manhã seguinte, Jacob encontra-se com Smoke. Ao contrário da conversa anterior, esta é mostrada exclusivamente em planos de câmara filmados pelas costas dos pesonagens, salientando assim o atrito entre eles. Smoke não se arrepende da sua tentativa de o matar e pede-lhe que simplesmente o deixe sair. Jacob não irá deixar sair enquanto estiver vivo, razão essa pela qual Smoke promete matá-lo ou a qualquer um que lhe suceda. Jacob deixa-o com a garrafa representativa da sua prisão, mas o homem de negro não hesita em quebrá-la e derramar o vinho.

2007

Na praia, o grupo discute a sua situação. Curiosamente, é Sun quem explica a Jack o motivo pelo qual o seu nome estava escrito no farol e que este é um dos últimos 6 candidatos. Desde que chegou no Ajira 316, Sun tem sido a personagem das perguntas. Como resultado, é agora a personagem melhor informada do grupo, a seguir à própria Ilana. Talvez seja este um sinal que a personagem mais criticada nesta temporada possa finalmente atingir o seu potencial.

Num flashback de Ilana, vemos que Jacob a instruiu para seguir até ao Templo com os candidatos, Richard saberia o que fazer a seguir. Ilana está determinada quando Jacob lhe pede ajuda, mas mostra-se triste ou desiludida com a missão que lhe é dada. Possivelmente, Ilana desejaria ser uma candidata e não a protectora. A sua relação com Jacob permanece um mistério: desde o princípio dos tempos, tem levado pessoas à Ilha sem interferir nas suas acções, até ter criado em Richard um mensageiro da sua palavra. Dogen foi recrutado pessoalmente por Jacob para a Ilha, mas Ilana diz que este homem foi o mais próximo que teve de um pai, foi treinada e é agora levada numa missão.

Instruída por Jacob, Ilana pergunta a Richard o que fazer em seguida, provocando-lhe uma gargalhada. Richard diz não saber o que fazer, tudo o que Jacob alguma vez disse é mentira e talvez seja hora de ouvir outra pessoa, deixando o grupo para trás. Jack questiona-se sobre quem possa essa pessoa ser, ao que Sun responde "Locke". A expressão de Ben diz tudo: de facto será muito interessante ver o encontro de Jack com Locke, mesmo sendo este uma entidade diferente. Entretanto, Hurley vê Isabella – quer ajudar o seu marido. É esta mudança na vontade do Richard, a determinação em juntar-se ao Black Smoke que faz com que Isabella tente impedi-lo e convença Hurley a ajudá-la.

Richard perdeu a fé em Jacob e dirige-se ao local onde enterrou o crucifixo da esposa. Se a oferta do homem de negro se mantiver de pé, poderá reencontrar-se com Isabella. Richard grita na esperança de ser ouvido por Smoke, mas é interrompido por Hurley, que lhe revela o facto de Isabella estar presente. Numa cena emocional ao nível do telefonema entre Desmond e Penny em "The Constant" (4.05), Isabella pede ao seu Ricardo que feche os olhos, lembrando-o das suas últimas palavras: "siempre estaremos juntos".

O amor de Isabella é a constante de Richard: a única verdade que ninguém lhe pode negar. Assim, volta a colocar a cruz ao peito como símbolo dessa verdade absoluta. Hurley avisa-o que a sua esposa fez mais um pedido: Richard tem de parar o homem de negro, senão todos irão parar ao Inferno.

10 comentários:

  1. Foi realmente dos melhores episódios. A única coisa que não gosto neste tipo de episódios é que o seguinte é sempre pior, uma pessoa começa a ter esperança que comecem a ser todos assim.

    ResponderEliminar
  2. Bem, o próximo episódio pode ter muitos pontos interessantes, especialmente se souberem gerir bem as emoções entre a Sun e o Jin. Já está na altura…

    ResponderEliminar
  3. Como sempre, nunca deixas nenhum pormenor para trás! Excelente análise!

    ResponderEliminar
  4. Concordo, foi um dos melhores episódios e com o entusiasmo que estou digo que o próximo também vai ser excelente! :D

    ResponderEliminar
  5. Um dos melhores episódios da série, e digo que é o melhor desta temporada. Gostei muito de ver um episódio "à antiga" e da eternidade que transmitiram em todo o episódio.

    ResponderEliminar
  6. Para mim foi um dos melhores episódios desta temporada, a cena final que involve Isabella e Richard foi digna de cinema! Continuo é com as minhas dúvidas relativamente à vitória de Jacob, para todos os efeitos está morto e as pessoas que supostamente o ficam a substituir não possuem o mesmo tipo de informação ancestral como o Black Smoke tem...

    ResponderEliminar
  7. Quem ganha a guerra é algo que ainda está longe de se descobrir. Até pode nem chegar a haver um vencedor, nesta história todos parecem ter algo a perder com qualquer dos resultados...

    ResponderEliminar
  8. sim, mas acho que eventualmente um irá ganhar ao outro, de outra forma haveria sempre um fim aberto e não haveria sentido nenhum para que o último episódio se chamasse "The End" :P

    ResponderEliminar
  9. o que eu quis dizer foi mesmo que pode acabar mal para os dois lados! Afinal, se realmente existe livre arbítrio, alguém pode tomar uma decisão completamente diferente das que Jacob e Smoke esperam :)

    ResponderEliminar
  10. não sei se iria gostar muito disso...era como a disputa entre duas grandes equipas e no final acabar empatado! Mas que seria realmente inesperado, seria, e consequentemente muito "à Lost" :)

    ResponderEliminar