domingo, 14 de março de 2010

Passatempo Precious



Precious dividiu as opiniões aqui no blog - basta espreitarem aqui e aqui - mas deixou uma forte impressão em todos os que viram o filme.
Como que a provar isso mesmo, o filme recebeu o Oscar para Melhor Argumento Adaptado.
Escrito como um longo fluxo de consciência que nos confronta ainda com mais força com o drama particular da protagonista, o livro não perdeu a sua actualidade desde que foi publicado em 1996, naquilo que foi a estreia no romance da poetisa Sapphire.
A grande força da história está na dimensão universal do drama e do sofrimento que se expressa numa rapariga obesa a viver no Harlem em 1987.
A abordagem de um conjunto de temas - incesto, SIDA, gravidez precoce - que são quase sempre tabú mas que são essenciais chegarem à consciência pública exige muito do leitor.

Bem a propósito do Oscar ganho, a Editora Objectiva uniu-se ao Split Screen para fornecer a três dos seus leitores a oportunidade de conhecerem ainda melhor esta história.
Para tal, apenas terão de acertar num conjunto de respostas e terem alguma sorte também.

1) Qual o título original desta obra?

2) Que outro Oscar arrecadou o filme que adapta esta história?

Além de conterem as respostas correctas, as participações terão de cumprir o disposto no regulamento.

Regulamento:
- O passatempo decorre até às 12:00 do dia 22 de Março, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Para participarem terão de enviar um email para splitscreen.passatempos@gmail.com. Esse email deverá conter, além das respostas às perguntas colocadas, o nome completo e a morada do participante e uma identificação clara do passatempo a que se refere.
- Os premiados serão escolhidos de forma aleatória entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida - com as respostas correctas e os dados solicitados - e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Só serão permitidas participações a residentes em Portugal e apenas uma por participante e residência.
- Os custos associados ao envio dos prémios ficará a cargo dos participantes.
- O envio dos prémios ficará a cargo do Split Screen, não sendo este responsável por quaisquer danos ou extravios dos mesmos.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.

1 comentário: