quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Disney - o Top 10 de Jorge Rodrigues

A Disney celebra este ano com Tangled (Entrelaçados) o seu 50.º filme animado para cinema. No espírito desta comemoração, pedi a alguns cinéfilos que me revelassem os seus 10 filmes preferidos dessa lista de 50 e que escrevessem sobre elas.
Teremos colaborações que vão desde bloggers bem conhecidos, a grandes cinéfilos cujas colecções de filmes fariam corar qualquer um e até a outros cinéfilos que foram convidados pelo seu apreço a este género.
Fiquem então com as escolhas e comentários do Jorge Rodrigues do Dial P for Popcorn, a quem agradeço a colaboração.


Top 10:
10.º Pocahontas
9.º Aladdin
8.º Mulan
7.º Snow White and the Seven Dwarfs
6.º Fantasia
5.º Pinocchio
4.º The Little Mermaid
3.º The Lion King
2.º Beauty and the Beast
1.º Alice in Wonderland
É difícil ser um fã hardcore da Disney. Primeiro, porque se ama tão incondicionalmente um filme que desculpamos até falhas grosseiras. Depois, porque temos que nos habituar à ideia que muita gente não suporta filmes animados, seja por causa do estigma que animação não é cinema verdadeiro, seja porque animação é cinema para crianças, entre outras coisas. E finalmente, é difícil ser um fã hardcore da Disney nestes momentos, em que nos é pedido para de tantas e tantas obras fenomenais seleccionarmos dez para representar todo um nome e uma marca garantida de qualidade que é a Walt Disney Pictures. Penso que Walt Disney estará a sorrir do céu com a estreia de TANGLED, a 50ª longa-metragem produzida pela sua empresa, que atingiu uma longevidade de meter inveja a muita gente na indústria. E penso que ele também teria dificuldade, se hoje lhe fôssemos pedir, para escolher apenas dez filmes de entre os cinquenta que ele mais aprecie. Todos são diferentes mas igualmente amados, todos despertam sentimentos diferentes em cada um de nós. E todos, se calhar, mereciam o seu lugar nesta nossa lista de favoritos. Bem, não me alongo mais, passemos à minha lista, começando por baixo.

"Aladdin" e "Pocahontas" compõem os meus dois últimos lugares da lista e foram de longe as duas escolhas mais difíceis que tive de fazer, pois nesse lugar estiveram, além desses dois finalistas, "The Jungle Book", "Lady and the Tramp", "Sleeping Beauty", "Hercules", "Tarzan", "Dumbo" e "The Hunchback of Notre Dame", todos considerados para os dois lugares, nesta e naquela altura. Eventualmente, depois de um período exaustivo de reflexão, de ouvir músicas dos respectivos filmes no YouTube, de consultar diversas cenas de cada um deles e depois de analisar bem os meus sentimentos quanto a cada um dos filmes, tive que sucumbir ao óbvio: "Pocahontas" e "Aladdin" são memórias indeléveis da minha infância, são os dois filmes Disney que mais vezes vi, além dos quatro primeiros lugares e, admitindo algumas falhas em cada um dos filmes, são pura e simplesmente fonte de sorriso sempre que eu apanho alguma coisa relacionada com eles que alguém me envie ou me mostre. De "Pocahontas", tenho que realçar a banda sonora única, especial, de Alan Menken. "Colors of the Wind", ainda para mais na brilhante versão portuguesa de Susana Félix, é, ainda hoje, das minhas músicas preferidas de sempre. Além disso, o portento visual do filme. Paisagens lindíssimas. "Aladdin" é um caso especial. Quem me conhece sabe do meu fascínio pela história, pelo ar totalmente cool que o filme deixa transpirar e, sobretudo, pela emblemática personagem do Génio. Poucos filmes Disney são construídos à volta de alguém tão carismático como ele.

Vamos aos próximos. "Mulan"... Adoro a banda sonora, adoro a beleza da paisagem fílmica, adoro as personagens (o caso do Mushu é muito semelhante ao do Génio do "Aladdin") e tem uma protagonista absolutamente impressionante. Tem alguns pormenores de que não gosto e uma história demasiado previsível, mas ainda assim é um filme bastante fascinante."Snow White" é um marco. Quer por ser a primeira longa metragem da Disney, quer por ser dos filmes mais criticamente aclamados de sempre, quer por todo este mundo ter sido imaginado e estilizado de acordo com a visão do próprio Walt Disney, vê-lo e revê-lo é como ter um tesouro que deve ser para sempre guardado e saboreado. E o que eu acho mais fantástico no filme é que não é à custa da personagem principal que o lembramos. Branca de Neve, até como potencial princesa, é aborrecida. Contudo, o seu mundo e as pessoas que vivem nele, desde os Anões à Rainha Má, são convincentes, interessantes, impossíveis de não se gostar. Continua a ser a jóia da coroa da Disney. E percebe-se porquê.

O quinto e o sexto lugares da lista são ocupados por "Pinocchio" e por "Fantasia", respectivamente. São os dois filmes que sucederam "Snow White" e são, sem larga margem para dúvidas, os mais célebres deste e de qualquer outro estúdio de animação. É consenso geral que são os dois maiores filmes animados de sempre. E percebe-se porquê. São obras amadurecidas, com um estilo inovador e arrojado, mas de desenho cuidado e gracioso, os primeiros com personagens de construção completa, complexos, tridimensionais (ao contrário dos antigos cartoons em que normalmente as personagens exibiam só uma ou duas características) e com um poder narrativo fenomenal. Estávamos no início da história da animação (e do cinema), poucas histórias a sério tinham sido inventadas e exploradas e querem algo mais autêntico e mais apelativo do que o desejo de um menino de madeira em tornar-se "um menino a sério" (uma belíssima metáfora para o crescimento) ou a união da música e da animação num passo de dança mágico? Únicos. Geniais. Irrepetitíveis.

Chegamos agora aos quatro primeiros lugares da lista. E eu destes vou falar em conjunto, porque são parte indissociável de mim, porque não os consigo dissociar uns dos outros na minha cabeça e porque não consigo avaliá-los qualitativamente em separado. Representam, para mim, tudo aquilo que de melhor faz a Disney. Bem sei que não devíamos aplicar a palavra perfeição a algo que pode ser julgado e criticado mas eu aqui vou ter de aplicar: são quatro filmes perfeitos. Que nos divertem quando alegres. Que nos animam quando deprimidos. Que nos fazem dançar e cantar ao som das músicas. Que nos fazem vir as lágrimas aos olhos com esta e aquela cena. Que nos fazem pronunciar interjeições desajeitadas como "oh!" e "aww!". Que nos despertam o nosso lado mais frágil, mais sensível, mais humano. Que nos conseguem mudar. Que derretem o nosso coração. Que, no fim de contas, nos dão uma sensação de conforto, de familiaridade, de infantilidade, de genuíno prazer, que poucas coisas na vida nos conseguem dar.

É isto que a Disney faz de melhor e é por isto que, anos e anos depois de Walt Disney ter criado "Snow White" e ter iniciado tudo isto, o nome Disney associado a qualquer filme nos faz saltitar, nos cria ansiedade e expectativa e nos maravilha, dia sim, dia sim.


17 comentários:

  1. Grande número um, sim senhor. =P

    ResponderEliminar
  2. Mesmo já conhecendo o teu top, gostei bastante do texto a esclarecer as escolhas!:D

    Mulan (a "minha" eterna personagem Disney) foi muito bem defendida, também partilho a tua admiração pela banda sonora e personagens (aquele Mushu é simplesmente hilariante - sabes que até acho que tem algumas características parecidas contigo?! poderia ter sido uma das tuas personagens;)).

    Fantasia é o filme que menos gosto da tua lista, tenho de o ir rever, para perceber o seu lugar!

    No top 4 tens os meus filmes favoritos: Tle Little Mermaid, The Lion King e Beauty and the Beast (o meu número um:D)

    Apesar de não venerar Alice in Wonderland tanto como os três anteriores também o considero um marco, e é sem dúvida a tua cara!:D

    Óptimo top 10!

    ResponderEliminar
  3. Ah ah gosto que te tenha conseguido arrastar até ao Split Screen para comentares :)

    Obrigado pelo comentário!

    ResponderEliminar
  4. Finalmente, a lista quasi-gémea da minha! :)

    ResponderEliminar
  5. Por acaso é um dos poucos filmes que entrou em 1.º lugar em mais do que um top :D

    ResponderEliminar
  6. Gosto que haja alguém que aparentemente gosta tanto da Mulan como eu, que fiquei mesmo triste que ela tivesse aparecido em tão poucos tops :(

    ResponderEliminar
  7. Há listas semelhantes entre si (a da tchetcha seria mesmo muito parecida com a minha caso a tivesse publicado), mas ao mesmo tempo existem diferenças abismais.

    ResponderEliminar
  8. Será que me batem se disser que nem gosto assim tanto da Alice?

    ResponderEliminar
  9. Parece que sou dos poucos que não gosta por aí além do Alice... Mas é um belo top, muito bem justificado. Gosto imenso de todos os filmes, e fiquei com pena de não ter arranjado lugar para o Aladdin ou o Pinnochio na minha, por exemplo.

    ResponderEliminar
  10. De facto. Eu achei piada que eu e o Pedro partilhamos 8 filmes :D

    ResponderEliminar
  11. Uma das melhores conclusões possíveis para esta iniciativa! Excelente top: adoro o ALICE IN WONDERLAND no primeiro lugar.

    ResponderEliminar
  12. Eu sou capaz de ponderar essa hipótese... :D

    ResponderEliminar
  13. Gostei Jorge, identifico-me imenso com a paixão com que falas (aqui e em qualquer outro artigo ou circunstância) sobre a Disney. E só discordo quando falas no estigma que existe em relação à animação, algo que nunca senti ;)

    ResponderEliminar
  14. Aww pessoal, obrigado a todos :) (que vieram comentar mesmo depois das minhas *fake tears*)

    ResponderEliminar