terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Disney - o Top 10 de Paulo Soares

A Disney celebra este ano com Tangled (Entrelaçados) o seu 50.º filme animado para cinema. No espírito desta comemoração, pedi a alguns cinéfilos que me revelassem os seus 10 filmes preferidos dessa lista de 50 e que escrevessem sobre elas.
Teremos colaborações que vão desde bloggers bem conhecidos, a grandes cinéfilos cujas colecções de filmes fariam corar qualquer um e até a outros cinéfilos que foram convidados pelo seu apreço a este género.
Fiquem então com as escolhas e comentários do Paulo Soares um dos maiores cinéfilos que conheço e que faz parte do Grupo de Bloggers Cinéfilos como "blogger honorário", uma vez que as suas contribuições são tão importantes e oportunas.


Top 10:
10.º Peter Pan (1953)
9.º Lady and the Tramp (1955)
8.º The Lion King (1994)
7.º Dumbo (1941)
6.º The Little Mermaid (1989)
5.º Snow White and the Seven Dwarfs (1937)
4.º Beauty and the Beast (1991)
3.º Fantasia (1940)
2.º Pinocchio (1940)
1.º Bambi (1942)

Tendo eu nascido em 1977, a minha relação juvenil com os filmes de animação da disney não foi das mais afortunadas. Como se sabe pela história da Disney, poucos filmes estreavam nessa altura e esses poucos não eram especialmente interessantes. Por isso a minha experiência passava por ver de muito em quando os clássicos, na televisão, frequentemente na época de natal. Apesar de tudo a felicidade de ver um desses filmes é uma das sensações que gostava de poder replicar quando vejo um filme nos dias de hoje.

Muitas destas obras acabei por ver (e outras por rever) enquanto adulto. Penso que a Disney representa para mim um lugar semelhante à Terra do Nunca no filme do Peter Pan. Um local para a parte de mim que se recusa a crescer e continua a sonhar. Um universo constituído por estas 50 obras, que formam efectivamente o tronco do cinema de animação. Iniciado quando Walt Disney teve a ideia de fazer a primeira longa-metragem. Revitalizado na década de 90 quando o estúdio renasceu criativamente e ao mesmo tempo soube criar a dinâmica de mercado que permite a época de ouro da animação em que vivemos.

Quanto às minhas escolhas, estas recaíram sobre algumas obras da época clássica sob a coordenação do Walt Disney e três do período iniciado com The Little Mermaid. Deixo para concluir algumas notas (subjectivas, claro) sobre parte dos filmes escolhidos: Dumbo é a pequena (64 minutos) grande jóia da Disney. Para mim é como um doce, um bolinho, e enquanto tal, imbatível. The Little Mermaid, entre outras qualidades, é provavelmente aquele com a melhor banda sonora original. Snow White and the Seven Dwarfs é Disney completamente formado e desenvolvido à primeira tentativa. O filme onde todos os outros foram beber. Beauty and the Beast a melhor história de amor Disney, o melhor da sua geração, e aquele onde o estúdio atingiu maior densidade na caracterização de personagens. Fantasia, a obra onde quebraram as barreiras do que podia ser um filme de animação e apontaram um novo mundo onde tudo parecia ser permitido. Pinoquio o filme com a melhor historia, e aquele que melhor reflecte a forma como as nossas acções determinam aquilo em que nos tornamos. Finalmente, Bambi é o filme Disney sobre as poucas coisas que são realmente importantes na vida e a sua fragilidade. A cena final em que Tambor e Flor vão, com os seus filhos, assistir ao nascimento das crias do Bambi (em rima com a cena do nascimento do Bambi no inicio do filme) é uma das mais belas da história do cinema.


9 comentários:

  1. Adoro o primeiro parágrafo neste texto: de facto, o Paulo não nasceu no melhor período dos estúdios da Disney, mas é interessante ver que os filmes Disney acabam por ter um efeito catártico nele, tal como tem em todos nós hoje em dia quando revemos um destes filmes.

    Gosto da lista, não partilho (infelizmente) do mesmo entusiasmo quanto ao Bambi (sempre tive problemas com esse filme; eu e as cenas com as mães a abandonar os filhos perturbavam-me quando pequeno; o mesmo se passava com Dumbo, por exemplo) mas dá gosto de ver de novo a tríade suprema da Disney na sua íntegra, mesmo que não seja nos lugares cimeiros.

    Cumprimentos,

    Jorge Rodrigues
    Dial P For Popcorn

    ResponderEliminar
  2. Esta participação do Paulo é, realmente, preciosa porque é o ponto de vista de alguém que nasceu e cresceu na era mais negra da Disney. Mas é delicioso ver que, independentemente da geração a que pertencemos, acabamos todos por ir invariavelmente dar aos clássicos, sejam eles os que começaram tudo ou os que possibilitaram a renascença. Revejo-me na lista e gosto muito dos que não integraram o meu top (especialmente o Lady and the Tramp), à excepção do Bambi, onde tenho que concordar com o Jorge: tive uma experiência muito má com o filme enquanto criança e nunca me consegui reconciliar verdadeiramente com ele, mesmo agora em adulto.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Ahahahah foram os únicos a colocá-lo em primeiro :)

    ResponderEliminar
  4. Exacto, já nós nascemos mesmo à beira da renaissance, apanhámos toda aquela fase de bons filmes, o Paulo não teve tanta sorte em termos de filmes Disney.

    Quanto ao Bambi... bem, já sabem que não gosto muito :P

    ResponderEliminar
  5. A parte boa dos filmes Disney é que nunca deixamos de os ver, independentemente da nossa idade, por isso acabamos sempre por conseguir apanhar os vários bons filmes de décadas diferentes, mesmo que já não correspondam à nossa infância.

    ResponderEliminar
  6. Estou vendo que Bambi é motivo de controvérsia por aqui...eu gosto e muito. E adoro Dumbo!!!! Um fofo!

    ResponderEliminar
  7. É sempre bom ver uma perspectiva diferente sobre a Disney. Top muito bom, embora não goste assim tanto do Bambi...

    ResponderEliminar
  8. Verdade, muito gostei também de conhecer este ponto de vista, por um lado tão descontextualizado, por outro tão inevitavelmente maravilhado. Abraço.

    ResponderEliminar