quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Disney - o Top colectivo


No espaço de duas semanas os meus 10 convidados revelaram-nos as suas escolhas. Tivemos participações de pessoas muito diferentes entre si e a quem agradeço que tenham respondido tão bem ao que lhes propus, um desafio simples e ao mesmo tempo complicado: escolherem os seus 10 filmes preferidos da lista dos 50 filmes animados feitos para cinema pela Disney.

Por terem listas tão diferentes, achei que seria interessante fazer um top colectivo. Assim, atribuí pontos de 1 a 10 dentro de cada uma das listas (sendo 10 pontos atribuídos ao 1.º lugar e 1 ponto ao 10.º) e reuni os 12 filmes com mais pontos. Escolhi 12 filmes por um facto muito simples: o 10.º e 11º lugares tinham o mesmo número de pontos e o número 12 tinha apenas um ponto de diferença deles, parecendo-me injusto excluí-lo. E confesso que em termos de imagem também me facilitou muito o trabalho. Passemos então ao top colectivo.
1. Branca de Neve e os Sete Anões (1937) - 52 pontos
2. A Bela e o Monstro (1991) - 51 pontos
3. O Rei Leão (1994) - 50 pontos
4. Alice no País das Maravilhas (1951) - 41 pontos
5. Fantasia (1940) - 39 pontos
5. Pinóquio (1940) - 39 pontos
7. A Pequena Sereia (1989) - 38 pontos
8. A Bela Adormecida (1959) - 35 pontos
9. Aladino (1992) - 27 pontos
10. 101 Dálmatas (1961) - 23 pontos
10. Bambi (1941) - 23 pontos
12. Pocahontas (1995) - 22 pontos


Este é um top interessante, especialmente porque os três primeiros lugares estão a um ponto de distância entre si e ao mesmo tempo tão distantes dos restantes filmes. É também fácil de ver que o top é composto essencialmente pelos maiores clássicos e por filmes da época conhecida como Disney Renaissance, o período compreendido entre 1989, ano em que foi lançada A Pequena Sereia e 1999. O filme Entrelaçados, o 50.º a ser lançado pela Disney, não foi incluído nos tops pessoais, mas tenho de anotar que muitos dos participantes me indicaram que, se fizessem agora os seus tops, teriam de o incluir.

Entre 1962 e 1988 não existe um único filme listado neste top colectivo. A verdade é que após o grande sucesso feito pelos seus primeiros filmes, a Disney passou por uma fase de filmes considerados menores, até que, decidiram apostar num projecto cujos direitos estavam comprados desde 1930: A Pequena Sereia, que decidiram tornar numa espécie de musical da Broadway animado e marcando uma das grandes características da Disney Renaissance: as músicas que, ao invés de serem um complemento da acção, passaram a ser cantadas pelas personagens, muitas vezes ajudando ao desenvolvimento da história. Um dos casos que pessoalmente encaro como dos melhores é o subestimado Mulan, cuja banda sonora soberba não só ajuda ao progresso da história como também explica uma cultura que aos ocidentais pareceria estranha (e aqui peço desculpa por me referir a um filme extra-lista, mas como muitos dos participantes sabem este é um dos meus filmes preferidos e para mim é o exemplo que melhor ilustra esta situação).

A verdade é que ao somar as listas de todos os participantes ficamos com uma lista que habitualmente corresponde aos melhores filmes da Disney de acordo com o público e crítica em geral. Há ainda que apontar que da lista de 50 filmes, 29 apareceram nos tops dos nossos participantes. Fica também a lista dos filmes que apareceram em mais tops.

Branca de Neve e os Sete Anões (8 tops)
A Bela e o Monstro (7 tops)
Aladdin (7 tops)
O Rei Leão (7 tops)
A Bela Adormecida (6 tops)
A Pequena Sereia (6 tops)
Fantasia (6 tops)
Pinóquio (6 tops)
101 Dálmatas (5 tops)
Alice no País das Maravilhas (5 tops)
Bambi (4 tops)
Pocahontas (4 tops)

10 comentários:

  1. Ai que não gosto nada desse número 1... xD Mas acho que ficou um top 12 equilibrado. =)

    ResponderEliminar
  2. Muito fixe, principalmente porque os Tops em separado pareciam tão diferentes uns dos outros e no entanto havia entre eles gostos comuns. Falta-me agora ver o "Entrelaçados".

    ResponderEliminar
  3. Está dentro do que era "previsto", com os grandes clássicos a liderar.

    Apenas fiquei surpreendido pelo 10º lugar ex-aequo do Bambi (se estão recordados, ocupou o lugar cimeiro do meu Top). E apraz-me ver a Alice in Wonderland em 4º: esta surpreendeu-me! :D

    ResponderEliminar
  4. Mais ou menos o que esperava. Basta dizer que os primeiros 9 entraram no meu. E que 4 dos 5 primeiros estão no meu Top 5. Como tal já me dou por satisfeito. :) Foi um prazer ver tanta paixão pela Disney durante estas duas semanas!

    ResponderEliminar
  5. Excelente top colectivo, com os doze filmes mais populares da Disney (faltando aí apenas a Mulan, na minha opinião). Eu agora, tendo visto TANGLED, já o colocaria no top-10 - e provavelmente mais gente o faria - mas ainda assim é um belo top-12.

    Parabéns à iniciativa e palmas pelo trabalho que deve ter dado :)

    Cumprimentos,

    Jorge Rodrigues

    ResponderEliminar
  6. Há filmes de que gosto bem mais, também... mas é o grande clássico e o primeiro filme Disney :)

    ResponderEliminar
  7. Sim, é engraçado como opiniões aparentemente tão diferentes convergem neste top :)

    ResponderEliminar
  8. Eu sinceramente não esperava que o Aladdin fosse um filme tão querido entre todos. Pertence ao meu Top, mas não pensei vê-lo aparecer tantas vezes e muito menos neste, fiquei bem feliz. Para mim falta ali a "minha" Mulan de que tanto gosto, mas não se pode ter tudo :)

    ResponderEliminar
  9. Pois, a Mulan é um filme bastante esquecido dentro do universo Disney, é mesmo pena porque é um filme mesmo muito bem feito.

    Ainda não vi o Entrelaçados, mas de tanto ouvir falarem bem do filme estou com vontade de ir ver :)

    ResponderEliminar
  10. O Aladdin faz parte dos Fab Four, a mim não me surpreendeu. =)

    ResponderEliminar