quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

As séries mais aguardadas da mid-season


Depois de termos abordado as novas séries, está na altura de darmos o devido destaque ao que de melhor está a chegar (ou pelo menos aquilo que se espera que seja o melhor). Esta lista tem em conta dois critérios muito simples e totalmente subjectivos: as séries de que mais se tem falado e/ou que têm criado maior expectativa e a minha opinião pessoal daquilo que provavelmente irá resultar (que serve como filtro ao primeiro critério). Obviamente esta lista não se resume àquilo que eu penso que irei gostar de ver, mas sim àquilo que eu acho que apelará à maior parte do público onde obviamente me incluo e, como todos, tenho tendência para gostar mais de uns géneros do que de outros (mais depressa me verão a assistir a episódios de The Game of Thrones do que, por exemplo, de Off the Map).

Quanto às minhas preferências/expectativas actuais, vão para as seguintes (por ordem decrescente):
  • Game of Thrones
  • Shameless
  • The Borgias
  • Spartacus: Gods of the Arena (nesta posição porque não acompanhei Spartacus, senão provavelmente estaria mais acima)
  • Lights Out
  • The Cape
Vamos então aos destaques abordados aqui no blogue no decorrer da listagem das novas séries.

Camelot - estreia sexta, dia 1 de abril no Starz (drama, acção/suspense)

Apesar de ser uma temática abordada inúmeras vezes, a verdade é as as lendas arturianas fazem parte do nosso imaginário e estamos sempre prontos para ver o que têm para nos mostrar. Obviamente terão sempre The Mists of Avalon como comparação, mas esta é uma fonte quase inesgotável para obras do género, devido às inúmeras variações e interpretações das lendas.



Episodes - estreia domingo, dia 9 de janeiro na Showtime (comédia)

Boas séries podem fazer ou destruir uma carreira e o término de Friends não foi bom para todos. Matt LeBlanc manteve a personagem na série Joey, o que fez com que se cansasse dela. Volta agora numa nova série que pretende retratar a adaptação de uma série britânica ao público americano, mostrando os vários processos que muitas vezes levam à descaracterização completa da série original. O actor irá fazer o papel dele próprio, escolhido como actor principal dessa série.



Game of Thrones
- estreia a definir em abril na HBO (drama)

Game of Thrones é uma das séries mais aguardadas, se não mesmo a mais aguardada da actualidade. Esta é baseada na obra de ficção "As Crónicas de Gelo e Fogo", do autor que é já considerado o Tolkien desta geração: George R.R. Martin. Com um elenco de luxo e uma produção de grande complexidade, Game of Thrones promete elevar o conceito de série épica a todo um novo nível de grandiosidade. É da HBO, o que mais poderíamos acrescentar?



Lights Out
- estreia terça, 11 de janeiro no FX (drama, acção/suspense)

Lights Out, confesso, tinha-me passado completamente despercebida até há alguns dias atrás e confesso que fiquei surpresa com a qualidade que a série aparenta ter. E a FX foi inteligente ao adoptar como premissa aquilo que mais facilmente podia ser apontado à série: "Toda a gente adora um regresso". Os filmes O Wrestler e Crazy Heart demonstraram isso mesmo em dois anos seguidos e Lights Out parece estar cá para tornar este o terceiro ano, neste caso com um pugilista que aceita um trabalho como cobrador para sustentar a sua família enquanto não consegue regressar ao ringue.



Off the Map - estreia quarta, dia 12 de janeiro na ABC (drama, romance)

Mais um drama médico, é verdade, mas afinal de contas Shonda Rhymes sabe o que há-de fazer com eles e decerto que para os apreciadores do género será uma série interessante, já que retira os médicos do já exaustivamente explorado mundo dos hospitais e clínicas cheios de recursos em plena cidade e os coloca no meio da floresta tropical. Certamente será interessante ver como explorarão o assunto e que realidades escolherão para abordar.



Shameless - estreia domingo, dia 9 de Janeiro no Showtime (comédia)

Esta é possivelmente e para mim a melhor série de comédia do ano. Ou pelo menos tem tudo para o ser. Apesar de ser um remake de uma série britânica, o ambiente é de maior descontracção e harmonia, apesar das dificuldades enfrentadas pela família Gallagher em plena recessão. Mais uma vez não temos nada de realmente inovador, mas a verdade é que quando é suficientemente bom não precisa de mais nada, e esta parece ser uma daquelas comédias familiares que vieram para ficar.



Spartacus: Gods of the Arena - estreia sexta, dia 21 de Janeiro no Starz (drama, acção/suspense)

Spartacus: Blood and Sand era uma das mais promissoras séries da actualidade, até que o seu protagonista foi obrigado a abandonar a série por problemas de saúde. Esta mini-série que serve como prequela e como modo de alimentar a curiosidade dos fãs enquanto a série não ganha um novo protagonista, garantindo que não perdem o seu interesse. Tirando o facto de ser uma mini-série, Spartacus: Gods of the Arena promete ser igualmente bom e a sua produção não poupou esforços. É algo a não perder, quer se seja fã ou não da série.
(atenção fãs de Spartacus: Blood and Sand, este vídeo contém informação que poderá ser considerada spoiler)



The Borgias - estreia a definir no Showtime (drama, acção/suspense)

Qualquer série que venha seguir a premissa de outra pode ter tudo a perder ou tudo a ganhar e neste caso parece que terá a ganhar. Os produtores de The Tudors trazem-nos a nossa nova família histórica predilecta: os Bórgias, uma família que ganhou poder em Itália durante a época do Renascimento sobretudo pela mão de Rodrigo Bórgia, Papa. De novo trazem-nos todo um mundo de corrupção, sexo, homicídios e afirmam que se queremos aprender História, então que vamos ler livros sobre isso mesmo, já que a missão deles é entreter.



The Cape - estreia domingo, dia 9 de Janeiro na NBC (drama, acção/suspense)

Talvez The Cape não seja alvo de um hype tão grande como as séries anteriores e talvez seja apenas por vontade minha que a série esteja aqui. Mas se eu tiver com este texto a mínima possibilidade de conseguir mais alguns espectadores para a série, então valeu a pena. A verdade é que The Cape foi outra que me passou ao lado durante muito tempo, mas todo o ambiente de BD dos anos 90 conquistou-me logo nas primeiras cenas que vi. Por um lado lembrou-me Heroes na sua fase boa, por outro lembrou-me de séries como Carnivàle pelo ambiente em que o protagonista é obrigado a viver. Se os argumentistas souberem juntar bem estes elementos, decerto sairá uma série muito interessante.


Chegamos então ao fim e fica a pergunta: quais as séries pelas quais esperam e desesperam?

3 comentários:

  1. Ai que saudades que tinha de Spartacus. Eu sei que a série dá muita "comichão" ao pessoal por causa do abuso de efeitos especiais mas eu adoro, é kitsch! Apesar de ser mega-fã de True Blood foi Spartacus a série que mais me surpreendeu e agarrou em 2010. Teve um final fantástico e espero que o Andy recupere bem para retomar o seu lugar. (Recuso-me a aceitar que vão ter outro actor no seu lugar)

    ResponderEliminar
  2. Foi uma série que me passou um pouco ao lado, nem sei bem porquê, mas quando tiver tempo hei-de vê-la :)

    ResponderEliminar
  3. Game of Thrones vai arrasar de certeza. Os livros são um must. A história e a complexidade das personagens é fantástica.

    ResponderEliminar