domingo, 30 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010: As maiores desilusões

Porque achamos que muitas vezes se confundem os piores filmes com as maiores desilusões, incluímos na nossa retrospectiva 2010, uma lista de filmes que nos desiludiram durante o ano. Muito culpa das expectativas que tínhamos perante o filme, do potencial desperdiçado ou do hype lançado pela crítica que não correspondia ao real. Não são necessariamente maus filmes, apenas não cumpriram o esperado. Os filmes estrearam comercialmente em Portugal durante 2010 e são listados por ordem aleatória.


Bright Star - Estrela Cintilante, de Jane Campion


Precious, de Lee Daniels


Invictus, de Clint Eastwood


Um Homem Sério, de Joel e Ethan Coen


Visto do Céu, de Peter Jackson


Millennium 2 - A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo, de Daniel Alfredson


Contraluz, de Fernando Fragata


Um Sonho Possível, de John Lee Hancock


Um Lugar para Viver, de Sam Mendes


Robin Hood, de Ridley Scott


Um Funeral à Chuva, de Telmo Martins


Gainsbourg - Vida Heróica, de Joann Sfar


O Americano, de Anton Corbijn


A Última Estação, de Michael Hoffman

10 comentários:

  1. Do que vi tenho que concordar com "Invictus", "A serious man", "The lovely bones" e "The American". De "Precious" e "The blind side" foram aquilo que eu esperava. Precious tinha mesmo aspecto de dramalhão super-sentimental. Ainda hoje não compreendo como o 1º ganhou o Óscar de melhor argumento adaptado e o 2º foi nomeado para o Óscar de melhor filme... Ainda por cima à frente de "A single man"!!!

    De resto, gosto bastante de "Bright Star" e "Away we go". Percebo que haja gente que tenha ficado desiludida pela obra de Sam Mendes porque é um filme bem mais light e "simpático" do que a sua restante filmografia. E "Bright Star" é um poema visual que dificilmente agrada a todos.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de Bright Star, mas tinha expectativas demasiado elevadas. É belíssimo e poético, tal como gosto. Mas tenho alguns problemas com a montagem abrupta do filme e um overacting final que não gosto mesmo... Mas pronto, isto sou eu. O Away We Go não é por light, eu gostei, mas lá está... expectativas muito altas.

    ResponderEliminar
  3. Confesso que também considero aquele final da Abbie Cornish um pouco forçado... Mas que, a meu ver, acaba por (quase) não manchar a sua sólida actuação e o filme no geral. Daqui a algum tempo ainda pretendo revê-lo...

    Mas talvez a alta expectativa no "Away we go" advinha do facto de ser um filme do Sam Mendes e de se esperar uma obra mais densa e forte. Porque, honestamente, quem fosse à espera de uma obra da qualidade do "Revolutionary Road" provavelmente saiu desapontado, o que não invalida que "Away we go" seja um bom filme.

    ResponderEliminar
  4. Sim, ela é extraordinária no filme, mas esse final deixou assim um bocadinho desiludido. Também quero rever para saber se continuo com a mesma impressão.

    Sim, talvez tenhas razão de facto. Mas continuo a achá-lo um bom filme, mas não dos meus preferidos do ano.

    ResponderEliminar
  5. "Invictus" (tão longe de Million Dollar Baby e de Gran Torino) e "Visto do Céu" foram realmente as maiores desilusões. Em relação a Bright Star, percebo como devia cativar, mas eu não cheguei lá..

    Away We Go é a excepção desta lista :)
    É obvio que não vai "acompanhar" Fight Club ou American Beauty, mas é simpático, e eu não fiquei desapontada.

    p.s.: parabéns, e continuação de um excelente trabalho com este blog =)

    ResponderEliminar
  6. Primeiro que tudo muito obrigado pela visita e espero que continues a voltar.

    Quanto às tuas opiniões concordo e, por exemplo, deixa-me triste que Clint Eastwood vai voltar a entrar na lista de 2011 com Hereafter, talvez em desilusão como em pior. Quanto a Away We Go, porquê a comparação com Fight Club?

    ResponderEliminar
  7. Em relação à comparação, peço desculpa e não sei onde é que fui buscar, é o que dá ter umas 20 tabs do IMDB abertas..

    ResponderEliminar
  8. Não tem mal, eu é que pensei que me estivesse a escapar alguma coisa.

    ResponderEliminar
  9. Só agora é que reparei num pormenor: o "Nine" não está aqui!!! Como é possível?? :P A minha mega-desilusão do ano! Tinha obrigação de ser muito melhor!

    ResponderEliminar
  10. LOL, concordo que podia ser melhor. Mas gostei bem mais do que muitos dizem, por acaso. E adoro 8 1/2 e não foi por isso que gostei menos deste Nine.

    ResponderEliminar