domingo, 2 de janeiro de 2011

"Toy Story 3", "The King’s Speech", "Another Year", entre outros, fora da corrida aos Writers Guild of America Award



O prémio do sindicato dos argumentistas americanos, o WGA (Writers Guild of America), é um dos principais indicadores do vencedor ao Óscar na categoria de Melhor Argumento Original e Melhor Argumento Adaptado. Contudo, as suas regras rígidas e pouco flexíveis, colocaram de fora, novamente este ano - tal como em anos anteriores - alguns dos melhores argumentos do ano, à corrida pelos WGA Awards.

Toy Story 3, apesar do seu excelente argumento, apenas por ser um filme de animação está automaticamente desqualificado dos prémios. Os restantes filmes que apresentamos a seguir ficaram de fora simplesmente por não corresponderem ao chamado "acordo mínimo básico" da organização e aos seus critérios. Ao contrário do que se passa com os prémios DGA (Directors Guild of America) ou SAG (Screen Actors Guild), para ser elegível aos prémios dos WGA o argumento de ser escrito por um membro do sindicato e seguir as suas normas. Segundo o seu presidente, John Wells, tais regras continuarão a existir para que todos se filiem à organização.

Deste modo filmes como Another Year, Biutiful, Blue Valentine, The Ghost Writer, The King's Speech, Made in Dagenham, Scott Pilgrim vs. the World e Winter's Bone não são elegíveis aos WGA Awards. Contudo e visto que a Academia não se rege por tais regras é bastante provável ver alguns destes filmes candidatos ao Óscar na categoria de Melhor Argumento correspondente. Mas na realidade e nos últimos anos, o vencedor da categoria de Melhor Argumento Original tem sido o mesmo da categoria equivalente dos Óscares, tal como foi o ano passado com o argumento de The Hurt Locker escrito por Mark Boal.

2 comentários:

  1. Não tinha noção disto, sinceramente. Tenho de ir investigar que regras são estas. Ainda não vi nenhum desses mas acredito que Biutiful, The Ghost Writer, The King's Speech e Winter's Bone estarão na corrida para os nomeados aos Óscares.

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente para ser nomeado para um prémio dos WGA, o argumentista tem de pertencer a esse sindicato. Se não pertencer, não pode ser nomeado.

    ResponderEliminar