domingo, 23 de setembro de 2012

Produção portuguesa marca presença no Festival do Rio 2012


A direcção do Festival do Rio tem divulgado a programação da edição deste ano, que fica desde já marcada pela forte presença da produção portuguesa no certame. A começar pela secção Expectativa 2012, com Imagine, do polaco Andrzej Jakimowski, uma co-produção da portuguesa Filmes do Tejo que tem marcado presença internacional em festivais como Toronto, Londres ou Busan.

Este ano e devido à iniciativa Ano de Portugal no Brasil, o Festival do Rio 2012 dedica uma secção à cinematografia portuguesa, intitulada Imagens de Portugal. Nesta secção, está incluída uma mostra da filmografia de Manoel de Oliveira, onde estarão presentes os seguintes filmes, entre curtas e longas-metragens: A Caça (1964), Famalicão (1941); Douro, Faina Fluvial (1931); Aniki-Bóbó (1942), O Pão (1959), O Pintor e a Cidade (1956) e As Pinturas do Meu Irmão Júlio (1965).

Mas também o cineasta português João Pedro Rodrigues será alvo de uma mostra dedicada, onde se incluem os recentes A Última Vez Que Vi Macau (que tem sido exibido em festivais como Locarno, Toronto, Busan, Nova Iorque, Doclisboa) e a curta-metragem Alvorada Vermelha, ambos em que divide a cadeira da realização com João Rui Guerra da Mata (junto com China, China que também marcará presença no festival). Além destes verá também exibidas as curtas Parabéns! (1997), Manhã de Santo António (2011) e as longas Morrer Como um Homem (2009), O Fantasma (2000) e Odete (2005).

Além destes serão exibidos também vários outros filmes de produção portuguesa. Miguel Gomes marcará presença com o seu sucesso internacional Tabu, vencedor de múltiplos prémios em importantes festivais, tais como os prémio FIPRESCI e Alfred Bauer do Festival de Berlim 2012. O jovem Artur Serra Araújo exibirá a comédia A Moral Conjugal, ainda sem estreia comercial em Portugal, mas vencedor do Prémio Especial do Júri na secção Semana dos Realizadores do Fantasporto 2012. Serão ainda exibidos os filmes Florbela, de Vicente Alves do Ó (a poetisa Florbela Espanca é largamente apreciada no Brasil), A República Di Minius, da guineense Flora Gomes (uma co-produção da Tejo Filmes II que tem estreia marcada para 25 de Outubro em Portugal); Filme do Desassossego, de João Botelho; Cisne, de Teresa Villaverde; os documentários Fantasia Lusitana, de João Canijo Belarmino, de Fernando Lopes e A Virgem Margarida, de Licínio de Azevedo (uma co-produção portuguesa da Ukbar Filmes e que faz também parte da selecção do Festival de Londres 2012).

O Festival do Rio 2012 decorre de 27 de Setembro a 11 de Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário