segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Vencedores do passatempo Memórias de uma Gueixa




Queremos agradecer todos os textos enviados para este passatempo. E dar os parabéns aos vencedores escolhidos e que agora revelamos.


Inê Pina Valério
Há uma enorme beleza neste filme que mais parece ter sido feito na época de ouro de Hollywood do que nos tempos mais recentes.
Toda a dedicação aos cenários e ao guarda-roupa é deliciosa de ver e rever.
O exotismo da época, do país (Japão) e do estilo de vida representado seriam sempre um enorme sucesso.
Toda a história da educação de uma gueixa, da forma como ela é valorizada, apesar da sua profissão nos parecer hoje degradante, é como um segredo em que se entra com grande desejo e surpresa.
Só que o resto da história é demasiado banal, cheia de clichés e que destrói vários dos temas potenciais sobre a ambiguidade daquela vida.
Um filme que merece ser visto, mas não revisto porque se esgota nas imagens. Sem nunca ter lido o livro, espero que nele veja compensado o que faltou no filme.


Pedro Guedes Leite
O filme "Memórias de uma Gueixa", envolve-nos numa visão oriental de uma menina que viveu parte da sua vida em escravidão por parte da sua família nativa até ser "vendida" a uma outra família que a fez gueixa. Com o decorrer da acção vemos mudanças significativas na jovem que até bem pouco tempo era espezinhada e mal tratada, mas que agora se vê aprisionada noutro tipo de vida que não escolheu. Esta uma visão bem real do universo de muitas gueixas japonesas, que vivem uma vida dedicada à arte da sedução mas que no seu intimo interior vivem uma vida de obediência àquele estilo de vida snob, capaz de atrair a felicidade e a luxuria de qualquer homem, mas não a sua.

Sem comentários:

Enviar um comentário