domingo, 7 de outubro de 2012

Presença portuguesa na 36.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


A Mostra de São Paulo revelou alguns dos filmes que marcarão presença na sua 36.ª edição e na qual constam variadas participações portuguesas. O festival detém porém a regra de exclusividade sobre os títulos estrangeiros obtidos para a sua programação, o que faz com que alguns filmes portugueses exibidos no Festival do Rio não possam ser exibidos aqui e que terá apenas a sua excepção na exibição de Tabu, visto que o cineasta português Miguel Gomes terá prevista uma homenagem à sua filmografia. Assim, além de Tabu, serão também exibidos os filmes A Cara Que Mereces (2004), Aquele Querido Mês de Agosto (2008) e as suas curtas-metragens Cântico das Criaturas (2006), Entretanto (1999), Inventário de Natal (2000), Kalkitos (2002) e Trinta e Um (2002).

Entre outras produções portuguesas a serem incluídas estão Linhas de Wellington, de Valeria Sarmiento (a constar numa homenagem a Raúl Ruiz); os documentários A Casa, de Júlio Alves e Meu Caro Amigo Chico, de Joana Barra Vaz; Estrada de Palha, de Rodrigo Areias; O Frágil Som do Meu Motor, de Leonardo António (estes quatro na competição Novos Directores).

Já na secção Perspectiva Internacional serão exibidos: a co-produção portuguesa Demain?, de Christine Laurent, pela O Som e a Fúria; Em Segunda Mão, de Catarina Ruivo; Florbela, de Vicente Alves do Ó (que quebra também aqui o critério de exclusividade da Mostra) e O Gebo e a Sombra, de Manoel de Oliveira. Nas exibições especiais consta ainda o documentário O Manuscrito Perdido, de José Barahona.

A Mostra de Cinema de São Paulo 2012 decorrerá de 19 de Outubro a 1 de Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário