quarta-feira, 9 de julho de 2014

Estreias 10 Jul'14: Night Moves, Rhino Season, Svecenikova djeca, Third Person, Njinga Rainha de Angola e 22 Jump Street

Dia 10 de Julho, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Night Moves (Night Moves)
Ano: 2013
Género: Drama, Thriller
Elenco: , ,
Josh (Jesse Eisenberg) é um jovem e inteligente ambientalista determinado a salvar o planeta de todos os excessos do capitalismo moderno. Com uma visão fria e calculista da vida, ele considera que, para alguns efeitos, os fins podem justificar os meios. Dena (Dakota Fanning) é uma rapariga de famílias abastadas que despreza o meio onde nasceu. Decidida a mudar o mundo, corta os laços com o passado e embrenha-se no radicalismo político. Harmon (Peter Sarsgaard), por seu lado, é um ex-fuzileiro que, apesar da idade, ainda anseia por aventura e destruição. Na quinta biológica onde Josh trabalha, os três arquitectam um plano para demolirem uma barragem hidroeléctrica de grandes dimensões. Compram um barco, enchem-no de explosivos e partem para a barragem. Durante a noite, detonam a bomba. Depois disso, cada um segue a sua vida como se nada se tivesse passado. Contudo, ao verem as notícias no dia seguinte, percebem que uma pessoa inocente perdeu a vida devido à força das águas. Surpreendidos pelas terríveis consequências daquele acto, acabam por ter de enfrentar uma situação para a qual não estavam minimamente preparados... Realizado por Kelly Reichardt ("Old Joy", "Wendy & Lucy", "O Atalho"), um "thriller" psicológico sobre a paranóia e o medo.
Outras sugestões:

  A Temporada do Rinoceronte (Fasle kargadan)
Ano: 2012
Realização:
Argumento:
Irão, década de 1980. Sahel é um poeta iraniano cuja vida foi destruída durante a Revolução Islâmica. Condenado injustamente a 30 anos de prisão, sobrevive a cada dia agarrado à esperança de vir a reencontrar Mina, a mulher com quem casou e a quem sempre dedicou a sua arte. Mina, por seu lado, é presa por se ter negado a assinar os papéis do divórcio. Quando é libertada, dez anos depois, é-lhe dito que Sahel morreu. Cheia de mágoa, decide partir para Istambul (Turquia), onde tenta refazer a sua vida com os dois filhos pequenos. Três décadas depois do encarceramento, Sahel pouco mais é do que a sombra do homem que foi. Finalmente em liberdade, o seu maior desejo é reencontrar a família que lhe foi tirada. Mas o seu estado mental, depois de anos de tortura e maus tratos, torna difícil a sua adequação ao mundo. Assim, ao mesmo tempo que se tenta reencontrar como ser humano, é forçado a reviver lembranças que o levam a sentimentos de revolta difíceis de conter. Mas, depois de tanto tempo, será que o amor entre eles se manteve intacto? Estreado em 2012, no Festival de Cinema de Toronto, é inspirado na história verídica do poeta curdo-iraniano conhecido pelo pseudónimo Sadegh Kamangar. Esta história dramática, sobre várias injustiças praticadas ao longo dos anos no Irão, marca o regresso à realização de Bahman Ghobadi ("As Tartarugas também Voam", "Os Gatos Persas") após o seu exílio, em 2009. O elenco conta com Behrouz Vossoughi (também obrigado a exilar-se há mais de 30 anos), Monica Bellucci, Yilmaz Erdogan, Caner Cindoruk e Beren Saat, entre outros.

 As Crianças do Sacerdote (Svecenikova djeca)

Ano: 2013
Realização:
Argumento: , Mate Matisic
Género: Comédia
Elenco: , ,
Don Fabijan (Kresimir Mikic) é um jovem padre enviado para uma ilha isolada do mar Adriático. Surpreendido com os baixos níveis de natalidade daquele lugar, decide fazer algo para mudar o curso das coisas. Recorrendo à ajuda do amigo Petar (Niksa Butijer) e do farmacêutico da aldeia (Drazen Kuhn), começa uma campanha para furar todos os preservativos à venda na farmácia local. Apesar do sucesso inicial da empreitada, que origina vários matrimónios e nascimentos não planeados, a situação fica fora de controlo quando o bispo chega de visita à ilha. Uma comédia de costumes escrita e realizada pelo croata Vinko Bresan.

Na Terceira Pessoa (Third Person)
Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Três histórias a acontecer simultaneamente em três cidades distintas. Em Paris, Michael procura dar largas à sua criatividade e dedicar-se de corpo e alma à escrita, enquanto se esforça por gerir o fim da relação com a ex-mulher e a sua nova paixão. Em Nova Iorque, Julia tenta, a todo o custo, obter a custódia do seu filho pequeno, que lhe foi retirado depois de o ex-marido ter assegurado que ela não tinha condições psicológicas para assumir o papel de mãe. Em Roma, Sean apaixona-se por uma mulher italiana envolvida num estranho caso de rapto. Estas três histórias, aparentemente distantes, vão interligar-se de uma forma inesperada. Com realização e argumento de Paul Haggis ("Colisão") conta com a participação dos actores Liam Neeson, Kim Basinger, Olivia Wilde, Mila Kunis, James Franco, Adrien Brody, Moran Atias e Maria Bello.

Njinga, Rainha de Angola (Njinga, a Rainha de Angola)
Ano: 2013
Realização:
Argumento: 
Género: Drama, Biografia
Elenco: , ,
Rainha dos reinos do Ndongo (ou Ngola) e de Matamba, Njinga (1583-1663) foi uma guerreira africana que durante quatro décadas tudo fez para poupar o seu povo ao destino cruel da escravatura, generalizada pelos europeus no séc. XVI. Corajosa e decidida, ela era filha do rei Kilwanji e irmã de Mbandi. Este, tendo-se revoltado contra o domínio português em 1618, foi derrotado pelas forças de Luís Mendes de Vasconcelos. O nome de Njinga surge nos registos históricos alguns anos mais tarde, como uma enviada a uma conferência de paz com o governador português de Luanda. Após vários anos de incursões portuguesas para captura de escravos, e entre batalhas intermitentes, Njinga conseguiu negociar um tratado de termos iguais, chegando a converter-se ao cristianismo de forma a fortalecer a confiança entre os dois povos, adoptando o nome português de Ana de Sousa. Determinada a proteger os seus, ajudou a reinserir antigos escravos e formou uma economia que, ao contrário de outras, não dependia do tráfico de pessoas. Njinga faleceu aos 80 anos de idade, admirada e respeitada por Portugal, depois de uma luta corajosa contra a ocupação colonial, em defesa do povo mbundu. Um filme histórico, com realização do português Sérgio Graciano (conhecido pelas séries "Conta-me como Foi" e "Depois do Adeus"), segundo um argumento de Joana Jorge, que narra o percurso de honra e coragem de uma das mais importantes mulheres africanas da História. Rodado inteiramente em Angola, conta com a participação de Lesliana Pereira, Sílvio Nascimento, Rui Paulo, Joaquim Nicolau e José Fidalgo, entre outros.

Agentes Universitários (22 Jump Street)


Ano: 2014
Género: Comédia, Acção
Elenco: , ,
Morton Schmidt e Greg Jenko (Jonah Hill e Channing Tatum) eram, na juventude, inimigos declarados: o primeiro era o típico estudante marrão e complexado; o segundo, o engraçadinho da turma que gostava de ridicularizar os mais fracos. Quando, anos mais tarde, se encontram na academia de polícia, deixam para trás as divergências e acabam por se tornar os melhores amigos. Apesar das grandes dificuldades da recruta, ambos conseguem terminá-la, acabando por ser bem-sucedidos na dificílima missão de se transformarem em estudantes de liceu e acabar com o tráfico de uma perigosa droga sintética que se estava a vulgarizar entre os estudantes. Agora que todos lhes reconhecem o mérito de fazerem transparecer a sua (falta de) maturidade, são destacados para uma missão semelhante numa universidade, que envolve a morte de um aluno. Porém, e apesar da grande experiência revelada anteriormente, parece que levaram demasiado a sério o espírito académico, revelando um envolvimento excessivo com algumas das suas "colegas de curso"... Uma comédia realizada pela dupla Phil Lord e Chris Miller ("Chovem Almondegas"), que continua as aventuras dos agentes Schmidt e Jenko. "Agentes Secundários" inspira-se na série televisiva em voga nos anos 1980, criada por Stephen J. Cannell e Patrick Hasburgh, e que contou com Johnny Deep como um dos protagonistas.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. Eu gostei do trailer de The Leftovers e eu acho que pode ser uma série muito atraente, além de Damon
    Lindelof é um dos seus criadores e que vai ser sinônimo de qualidade.

    ResponderEliminar