quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Estreias 10 Fevereiro'11: The King's Speech, The Fighter, Kyatapiru, United Red Army, No Strings Attached e Outlander

Dia 10 de Fevereiro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:
O Discurso do Rei (The King's Speech)

Ano: 2010
Realização: Tom Hooper
Argumento:
David Seidler
Género: Drama
Elenco: Colin Firth, Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter
Desde os cinco anos que Bertie (Colin Firth), Duque de York e segundo filho do rei Jorge V de Inglaterra (Michael Gambon), sofre de gaguez, algo que sempre abalou a sua auto-estima. Depois do embaraçoso discurso de encerramento da Exposição do Império Britânico em Wembley, a 31 de Outubro de 1925, Bertie, pressionado por Isabel (Helena Bonham Carter), futura rainha-mãe e sua esposa, começa a consultar Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta da fala pouco convencional. Em Janeiro de 1936, o rei Jorge V morre e é o seu irmão Eduardo quem ascende ao trono até, menos de um ano depois, abdicar por amor a uma americana divorciada em favor de Bertie. Hesitante perante o peso da responsabilidade e obcecado em ser monarca digno do reino, o novo rei apoia-se em Logue, que o ajuda a superar a gaguez... Realizado por Tom Hooper ("Maldito United"), "O Discurso do Rei" é inspirado na história verídica do rei Jorge VI é o filme favorito na corrida aos Óscares, estando nomeado para 12 categorias, entre as quais melhor filme, melhor actor (Colin Firth), melhor actor secundário (Geoffrey Rush), melhor actriz secundária (Helena Bonham Carter), melhor realizador e melhor argumento original.

Outras sugestões:

The Fighter - Último Round (The Fighter)

Ano: 2010
Realização: David O. Russell
Argumento: Scott Silver e Paul Tamasy
Género: Biografia, Drama
Elenco: Mark Wahlberg, Christian Bale, Amy Adams e Melissa Leo
Baseado em factos verídicos, "Último Round" acompanha dois irmãos nas suas batalhas para vingarem no mundo do pugilismo. Dicky Ecklund (Christian Bale) foi um potencial grande boxeur que desperdiçou o seu talento; Micky Ward (Mark Wahlberg), seu meio-irmão, é um pugilista batalhador que viveu sempre na sombra. Os dois cresceram nas ruas da operária cidade de Lowell, Massachusetts - Dick foi um herói local e chegou mesmo a aguentar um combate com uma lenda do boxe, Sugar Ray Leonard. Mas perdeu o seu rumo, vivendo para as drogas e deixando para trás os ringues. É então que a família centraliza as atenções em Micky, que, apesar de esforçado, não parece feito para vitórias e quase morre numa luta - uma derrota devastadora que quase põe um ponto final na sua carreira. A sua namorada, Charlene (Amy Adams), consegue que ele se afaste da sua complicada família e deixe Dicky entregue aos seus problemas. Mas quando Micky consegue uma última oportunidade para um derradeiro grande combate, volta a família e volta Dicky... Entre outras distinções, o filme de David O. Russell já arrecadou dois Globos de Ouro (para os actores Christian Bale e Melissa Leo). Nos Óscares 2011, soma sete nomeações: melhores filme, realizador, actor secundário (Bale), actrizes secundárias (Leo e Adams), montagem e argumento original.


O Bom Soldado (Kyatapiru)

Ano: 2010
Realização: Kôji Wakamatsu
Argumento: Hisako Kurosawa e Masao Adachi
Género: Drama
Elenco: Shinobu Terajima, Keigo Kasuya e Emi Masuda

Em 1940, durante os duros anos da Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937 - 1945), o tenente Kurokawa (Keigo Kasuya) regressa à sua aldeia, condecorado e cheio de honras, mas com pernas e braços amputados e sem poder falar ou ouvir. Todas as esperanças da aldeia recaem sobre Shigeko (Shinobu Terajima), a jovem mulher do tenente: ela deve honrar o imperador e o país, cumprindo o seu dever ao devotar a sua vida àquele ex-combatente que, apesar de desfigurado e dependente, não deixa de ser um herói. Mas, à medida que os meses vão passando, a relação entre os dois transforma-se num doentio jogo de poder. Baseado num conto de terror escrito, em 1929, por Edogawa Rampo e realizado pelo japonês Koji Wakamatsu ("Exército Vermelho Unido"), é um filme sobre as consequências da guerra no Japão imperial, excessivamente preso a convenções de honra e dignidade. Em competição na 64ª edição do Festival de Berlim, valeu a Shinobu Terajima o prémio de melhor actriz.

Exército Vermelho Unido
(
Jitsuroku rengô sekigun: Asama sansô e no michi)

Ano: 2007
Género: Drama
Elenco: Maki Sakai, Arata e Akie Namiki
Um filme que retrata um caso que ficou na História como "incidente Asama-Sanso", ocorrido entre os dias 19 e 28 de Fevereiro de 1972, no Japão. A acção é contada em três actos: começa com uma retrospectiva histórica do movimento estudantil do Japão dos anos 1960 e início dos anos 1970, utilizando imagens de arquivo e voz off; o segundo acto segue a formação do grupo para os campos de treino de montanha no sul dos Alpes japoneses mostrando os seus métodos implacáveis. O terceiro mostra a divisão do grupo após a fuga de dois membros, seguindo um grupo de cinco deles para Karuizawa, a tomada de reféns durante nove dias que causou a morte a várias pessoas e os consequentes confrontos com a polícia. Realizado por Kôji Wakamatsu, um "documentário ficcional" que mistura imagens de arquivo, relatos históricos e recriações ficcionais com actores, sobre os métodos terroristas do chamado Exército Vermelho japonês num episódio que marcou a História do país.

Sexo Sem Compromisso (No Strings Attached)

Ano: 2011
Género: Comédia

Emma (Natalie Portman) e Adam (Ashton Kutcher), amigos desde a infância, quase deitam tudo a perder quando, num certo dia de carências afectivas, se beijam e fazem amor. Adam sente que pode ter encontrado a mulher da sua vida, mas Emma, aterrorizada com a ideia de poder ter dado cabo de uma amizade de décadas, convence-o a formar um pacto que presume que, além de sexo, nada mais pode acontecer entre eles: nem flores, nem recadinhos de amor, promessas, fidelidade ou discussões de apaixonados. Mas serão capazes do desprendimento necessário para que não haja nada mais entre os dois do que sexo sem compromisso? Realizado por Ivan Reitman ("Os Caça-Fantasmas", "Um Polícia no Jardim Escola", "A Minha Super-Ex"), uma comédia dos tempos modernos sobre a amizade, o amor e o sexo.


Outlander - A Vingança (Outlander)

Ano: 2008
Realização: Howard McCain
Argumento:
Dirk Blackman e Howard McCain
Género: Acção, Aventura, Ficção Científica

Escandinávia, 709 d.C. Uma nave extra-terrestre despenha-se na Terra com Kainan (James Caviezel), um humano de uma outra galáxia. Nessa nave chega também um ser monstruoso, sedento de sangue, chamado Moorwen. Kainan, perdido naquele planeta desconhecido, é então capturado por Wulfric (Jack Huston), um guerreiro viking, e feito prisioneiro pela tribo liderada pelo rei Hrothgar (John Hurt). Com o tempo, e depois de mostrar a sua coragem ao salvar a vida ao rei, acaba por conquistar a confiança de todos e ser aceite como membro do grupo. Mas Moorwen, decidido a destruir tudo o que encontra no seu caminho, tem de ser abatido antes que seja tarde demais. Assim, Kainan, usando os métodos e estratégias de duas civilizações tão díspares, faz um pacto com os guerreiros vikings para, juntos, eliminarem aquela criatura alienígena.
Sinopses: Cinecartaz Público

2 comentários: