sábado, 14 de março de 2009

DVD: Superhero Movie - Um Estrondo de Filme!, por Tiago Ramos


Título original: Superhero Movie (2008)
Realização: Craig Mazin
Argumento: Craig Mazin
Elenco: Drake Bell, Sara Paxton, Christopher McDonald, Leslie Nielsen, Kevin Hart, Marion Ross e Pamela Anderson

Um Estrondo de Filme!. E que estrondo! Desde o terceiro filme do franchise Scary Movie que Craig Mazin lhe tomou as rédeas e, não fosse esse género de filmes suficiente, resolveu realizar também uma paródia aos filmes de super-heróis, os eternos blockbusters que garantem muitos espectadores. Os spoof movies, apesar da qualidade duvidosa constatada por muitos, é um subgénero que ainda atrai um público específico.

Desta vez vou inverter o sentido da crítica e dar logo a avaliação final. Sim, Superhero Movie é um filme a evitar, um filme que não traz nada de novo (se bem que nunca ninguém julgou que pudesse vir a trazer), mas não tão mau como Disaster Movie, por exemplo. O filme de Craig Mazin repete as mesmas piadas de sempre, os mesmos gags constantes, alguns de mau gosto, outros polémicos (veja-se o ataque a Dalai Lama), mas satirizando sobretudo o primeiro filme de Homem-Aranha. Curiosamente, a comparação até nem está mal feita, a história está relativamente bem adaptada. O problema é se o objectivo era satirizar, andamos a chegar ao limite do divertido e adequado, quase caindo para o inconveniente, despropositado. E se o filme não consegue libertar gargalhadas é porque não cumpriu o objectivo proposto.

Confesso. Superhero Movie - Um Estrondo de Filme! fez-me rir algumas vezes, tanto que o motivo pelo qual me levou a ver o filme foi precisamente o trailer longo, que não era mau de todo. Pena que alguns gags não tenham resultado, como o da inclusão à força de algumas personagens dos X-Men. O conceito é sempre igual, independentemente do spoof movie, mas há uns que saem ao lado. Este aconteceu-lhe o mesmo, mas houve alturas em que acertou na mouche. Principalmente no elenco. É claro que houve os típicos maus actores, que só de os ver, dá vontade de fugir durante alguns minutos, mas este contou com a presença de Christopher McDonald e do eterno Leslie Nielsen, que ainda conseguem converter alguns espectadores à sua piada, nem que seja pela convicção e expressão com que o fazem.

Superhero Movie é um filme a dispensar, mas se o decidirmos ver temos o consolo (se é que vale a pena) que não é o pior filme do género que já foi feito.

Classificação:

Extras:

  • Menus Interactivos
  • Selecção de Cenas
  • Trailer
  • Final Alternativo
  • Cenas Cortadas
  • Cenas Cortadas Adicionais
  • Conheçam o Elenco
  • A Arte de Enganar
  • Comentário Áudio do Realizador e Produtores

Classificação dos Extras:

2 comentários:

  1. Cara, tu é um trouxa!

    Deve ser daqueles nerds e CDFs que ficam lendo Harry Potter e Romeu e Julieta o dia inteiro e que acha uma maravilha ler essas besteiras!

    Te digo uma coisa: sou universitário, adoro ler e adoro filmes. PORÉM, creio que a vida nossa na Terra seja curta o bastante para perdermos tempo lendo babaquices e assistindo documentários pífios.

    É lamentável que um ser como você ache que a graça de uns 70 anos de vida seja na intelectualidade e no conhecimento. Intelectualidade e conhecimento UMA OVA!

    A vida não é só criticar. É rir com os outros, se divertir com piadas. Esse é um ótimo filme para um sábado à noite reunido com os amigos e a família.

    Digo isso por experiência própria, pois estou no meu 2º ano de Administração de Empresas em uma conceituada universidade gaúcha, e aprendi na pele o quanto é ruim ver a vida passar enquanto eu estou trancafiado com um trabalho de Epistemologia...

    Portanto, finalizo no dialeto mais popular possível: É MUITA SACANAGEM isso que você escreveu.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Trouxa, diria eu, é quem ainda não percebeu que as pessoas têm direito a opinião própria. Sacanagem, é talvez dedicar um comentário enorme porque se acha que a opinião própria é superior a qualquer outra que exista no mundo e que discorde da sua. A sério, a sua opinião vale tanto como a de outra pessoa qualquer, ninguém o nomeou entidade superior para estar com esses ares de altivez.

    Não há por aí um qualquer trabalho de Epistemologia à sua espera? Mas espere, "conhecimento UMA OVA", se calhar não anda a fazer nada na universidade. Se calhar é por isso que perde tempo a escrever que Shakespeare é uma besteira. É uma pena que a universidade não tenha feito mais por si, já que faz tanta questão de referenciar que anda numa.

    ResponderEliminar