sábado, 13 de fevereiro de 2010

1.º Aniversário do Split Screen



Este espaço foi durante muito tempo um esboço. Ainda não existia e a vontade de o ser já predominava há muito, culpa de muitas sugestões vindas da cara-metade. O meu percurso não começou por aqui: no mundo dos blogues há quatro anos, no mundo da blogosfera cinematográfica há praticamente dois. Mas a necessidade de ter um blogue a título pessoal, criado de raiz, um desejo de certo modo narcisista, começou também pela vontade de me descobrir a mim próprio, de descobrir o mundo do Cinema mais a fundo, de me fundir com a mente dos autores.

A esta jornada juntou-se de imediato a Ana Alexandre. A idealista, como lhe costumo chamar e a verdadeira mentora de um projecto que sem ela poderia não existir. Daí surgiu também a ideia de dividir o blogue, de o criar com um split screen, uma divisão de géneros (cinema e televisão), duas abordagens, duas visões. Apesar de o blogue ter uma veia cinematográfica claramente visível e superior, a categoria televisiva faz parte integrante do mesmo ou deixaria de fazer sentido. Foi também ela a responsável pelo design principal do blogue, incluindo o banner, que tem acompanhado este blogue desde aí.

Daí, ainda o projecto estava em plena construção, juntou-se o Carlos Antunes. Antigo colega num blogue de cinema, juntou-se a esta viagem com a ideia de também ele criticar cinema de uma forma parcial e subjectiva, como sempre nos habituou, de nos mostrar a sua opinião - inúmeras vezes oposta à minha - claramente bem escrita. Eu e o Carlos fazemos também parte integrante do conceito split screen - correspondemos a uma divisão de gostos, de conceitos, de visões e isso torna-se saudável.

Mais recentemente, este projecto cresceu com um colaborador e amigo pessoal: Telmo Couto. Claramente fã de televisão, mas especialmente de LOST, a forma clara e directa com que aborda aquilo que escreve é, com certeza, uma mais valia para este espaço. A sua participação estende-se a mais que uma única série, pelo que sempre que oportuno, tem participação directa na construção interna deste blogue.

Um ano serviu também para conhecer excelentes pessoas por esta blogosfera enorme. Poderia referir muitos, mas todos sabem quem são, mas não poderia de deixar de destacar três: o Flávio Gonçalves, o Marcelo Pereira e o Roberto Simões. A nossa paixão pelo cinema é o maior elo de ligação. Habituais companheiros na descoberta da filmografia dos realizadores, há muito mais que nos une - e a nossa colaboração conjunta tende a estender-se a outros planos que não apenas o Cinema. É uma construção conjunta, uma viagem que fazemos em conjunto, à medida que nos vamos conhecendo.

E daí não podia deixar também de agradecer aos nossos parceiros que oferecem também aos nosso leitores a oportunidade de conhecer mais Cinema. O vosso nome está relembrado no fundo da página deste blogue. Ou também e especialmente os parabéns vão para quem nos lê. Para quem segue o Split Screen e o vai recomendando, seja por aqui ou pelo Twitter, Facebook ou o mais recente Buzz. Durante este mês temos um especial de aniversário com o seeSAWseen (também fez um ano este mês) sobre Woody Allen e brevemente contamos ter mais novidades para vocês. Sem vocês, sem o vosso apoio, este blogue não teria crescido da forma como cresceu. É para vocês que tentamos escrever diariamente, às vezes com muito esforço. É por vocês.

Tiago Ramos

A todos um muito obrigado. Continuamos por aqui a crescer em Cinema.

36 comentários:

  1. Congratulações e mais sucesso a frente, a todos que laboram nesta página!

    ResponderEliminar
  2. Os meus sinceros parabéns e votos de continuação de um excelente trabalho.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. (a parte pior deste comentário é mesmo a imagem que vai ficar aqui ao lado, mas enfim)

    Parabéns ao Split Screen! E pronto, a cara-metade chata comó raio que também é apelidada de zombie do Split Screen agradece a referência ^^

    Concordo com tudo e subscrevo, excepto a parte do Telmo porque só a vou ler daqui a uns meses largos quando estiver a ver finalmente a season 6 de Lost.

    Ocasionalmente eu chatear-te a cabeça até cederes tem as suas vantagens, este blogue é a maior delas.

    Espero que continue a crescer como tem vindo a fazer (ou mais um bocadinho se não for muito incómodo) e que continuem a gostar do que lêem aqui.

    ResponderEliminar
  4. E não há muito mais a dizer. Penso que o vosso trabalho fala por si só.
    Muitos, muitos parabéns! Desejo-vos a continuação do trabalho de grande qualidade que têm feito até aqui e que desbravem novos horizontes, com novas conquistas!

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns ao Split Screen! :) Que seja o primeiro de muitos e que continuem com o excelente trabalho que têm feito. Da minha parte podem contar sempre com o meu apoio.

    Um abraço e mais uma vez parabéns!

    p.s.: Gosto muito mais deste visual do blogue. :)

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado! :D Contamos com o apoio da blogosfera do Brasil!

    ResponderEliminar
  7. De facto se não fosse por ti, este blogue se calhar não existia! :P Mas atenção que a técnica utilizada aqui pode não resultar em tudo na vida. xD
    Sim, vamos ser grandes!

    ResponderEliminar
  8. Obrigado e tu, conforme, mencionei, também ajudaste nesta conquista. Também tu estás de parabéns!

    ResponderEliminar
  9. Obrigado Fernando! Sabes que o sentimento é recíproco! :)

    Obrigado! O Telmo esteve a dar uma grande ajuda! Ainda não está concluído, mas começa a ficar mais user friendly, inclusive nas proporções. A próxima tarefa é redefinir a barra lateral e aliviar mais o espaço. Queremos manter o ar amador de um blogue, torná-lo mas simpático para todos, inclusive os que o lêem no telemóvel, por exemplo! :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  10. LOL, ainda estou à espera de ver um "Aha, enganei-te" num dos posts

    ResponderEliminar
  11. Parabéns ao Tiago e restante equipa.
    Desde o dia em que anunciaram o "nascimento" do Split Screen que sou um atento seguidor. Força e muito apoio é o que vos ofereço nesta 1ª comemoração... e que venham muitos mais anos para celebrarem.

    ResponderEliminar
  12. Quero felicitar este Grande blog e quando digo grande refiro-me à sua qualidade.
    Uma boa continuidade nesta blogoesfera e que estejemos cá muitos anos para ver o Split Screen a crescer!

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Sinceros Parabéns! O Split-Screen já faz há muito tempo parte da minha lista de visitas assíduas e fundamentais, o que reflecte o vosso excelente trabalho!

    E quanto à parte referente a LOST, sou um fã incondicional. Grande trabalho do Telmo! ;)

    Abraço e Força!

    ResponderEliminar
  14. Um bom aniversário, e que venham mais de sucessor :)

    PS: definitivamente gosto da cara lavada!

    ResponderEliminar
  15. Obrigado Paulo. De facto tu és um dos nossos grandes seguidores! Obrigado pelo apoio! :)

    ResponderEliminar
  16. Obrigado! Queremos continuar a crescer e obrigado sempre pelo teu apoio!

    ResponderEliminar
  17. Obrigado Daniel, por continuares a visitar-nos de forma tão assídua!

    Concordo com o que dizes! O Telmo foi uma aquisição milionária! :P

    ResponderEliminar
  18. Ah, obrigado! :)

    Estamos agora à espera da tua parte! ;)

    ResponderEliminar
  19. Os meus sinceros parabéns. É memorável e esplêndido, tudo o que voces conquistaram em apenas um ano.
    Que venham mais, muitos mais.

    ResponderEliminar
  20. Parabéns por este primeiro ano de existência!

    Conheço há pouco tempo o vosso blog, mas considero que prima pela qualidade, quer a nível de escrita quer a nível de criatividade!
    Continuem com o excelente trabalho!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  21. Obrigada pelo voto de confiança. Espero que continues a passar por aqui. É por pessoas como tu que continuamos a trabalhar!

    ResponderEliminar
  22. Os meus sinceros parabéns! O splitscreen é uma das minhas paragens obrigatórias na blogosfera nacional. Continuem com muita força e por mais um ano (pelo menos :)) .

    Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  23. Ficamos felizes pelas tuas palavras! Obrigado!

    ResponderEliminar
  24. Espero não vir muito tarde a comentar mas MUITOS PARABÉNS a toda a equipa, particularmente a ti, Tiago, que tens tornado o Split Screen num local de referência obrigatório na nossa blogosfera nacional. É incrível como consegues dedicar tanto e tão bem a este espaço. A qualidade das notícias e críticas é claramente visível, como me parece óbvio. Agradeço-te a referência que de mim e aos outros 2 rapazes fizeste ;) Foi uma excelente oportunidade para te conhecer e te ver como amigo :) Longa vida ao blog!

    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Nunca é tarde demais para isso! :) Obrigado, não tem sido fácil e havia muito mais que eu gostava de fazer... especialmente na actualização de todas as críticas que tenho pendentes. Enquanto não der... vou tendo como hábito pelo menos a actualização diária deste espaço!

    Quanto ao restante, não há muito a dizer. Ontem, em dia de aniversário do Split Screen, foi também um dia excelente para cimentar essa amizade contigo! Obrigado!

    ResponderEliminar
  26. PARABÉNS :D (atrasados...) E muito obrigado a referência!

    ResponderEliminar
  27. Obrigado, ainda vieste a tempo! :P De nada, foi merecida!

    ResponderEliminar
  28. Caro Tiago e restante equipa, muitos parabéns. Num só ano alcançaram um nível espantoso de qualidade de escrita e de interesse de conteúdos. Continuem assim. Abraços, Knoxville.

    ResponderEliminar
  29. Muito obrigado pelas palavras simpáticas!

    ResponderEliminar