domingo, 13 de fevereiro de 2011

2 anos depois... Parabéns a nós!

Faz precisamente agora, às 12 horas e 47 minutos de dia 13 de Fevereiro, dois anos que este espaço começou. Split Screen de seu nome, assumiu-se como um espaço de opinião, de crítica e de actualidades, onde se dá também privilégio às principais notícias de televisão e cinema. Dois anos volvidos, muito havia para destacar. O crescimento e reconhecimento de um blogue que começou por pura carolice, pelo prazer de escrever e dar a conhecer a sua opinião, o facto de encontrarmos muitas vezes pessoas anteriormente desconhecidas e que conhecem o nosso trabalho e que o estimam, os leitores e amigos que nos escolhem como local para saber as actualidades do cinema e televisão, para escolher que filme ir ver ao cinema, para saber que série seguir.

Em 2009 fomos distinguidos como Melhor Blogue de Cinema e TV nos V Globos de Prata CN e também Melhor Blogue de Notícias e de Artigos de Cinema no Cinebloggers Awards 09/10. Fomos o primeiro blogue a comemorar o seu primeiro aniversário. à séria, com direito a bolo e tudo, no Cinema Nun'Álvares do Porto. Já neste segundo ano, crescemos em visitas e em artigos, em amigos e em reconhecimento. Recebemos três nomeações nos TCN Blog Awards 2010 e ainda fomos, pelo segundo ano consecutivo, considerados o Melhor Blogue de Notícias nos Cinebloggers Awards 10/11. Crescemos em fãs do Facebook (já ascendem a mais de 4 mil), em número de parceiros e passatempos, que com tanto esforço mantemos, para recompensar o apoio de todos os nossos leitores.

Não podemos deixar de agradecer a todos os nossos bloggers amigos, a todos os blogues de cinema e televisão que também com tanto amor se dedicam aos seus projectos e que nos lêem. A eles, aos leitores, um muito obrigado pelo apoio. E agora parabéns a nós, que fazemos dois anos.

Parabéns Split Screen. Eu não sigo o Split desde o seu início mas desde que o descobri nunca mais o larguei, sendo praticamente diária a minha visita a este fantástico projecto informativo que é uma referência para todos aqueles que apreciam Cinema e Televisão. Eu espero que a brilhante Equipa Técnica do Split Screen continue o fantástico trabalho desenvolvido até aqui e que o blog conte muitos mais anos.

João Marinho Pinto do Portal Cinema

Como os filmes fazem parte das nossas vidas, o Split Screen adquiriu também esse estatuto junto de todos nós que apreciamos e vivemos para o cinema. Acima de tudo, o Split Screen é um espaço onde encontrei amigos, amigos esses que nunca pensei vir a encontrar desde que em 2008 criei o Ante-Cinema. Em especial ao Tiago e à Ana, duas pessoas fantásticas e com as quais já partilhei grandes momentos. Mas os meus parabéns são também para toda a equipa deste blogue, por todos os dias continuar a ser um meio de referência dentro do cinema e televisão, e porque o vosso trabalho merece todo o mérito do mundo. Estão no vosso segundo aniversário, mas tenho a certeza que muitos mais virão. Continuem com o fantástico trabalho, daquele que é o melhor amigo do Ante-Cinema.

Fernando Ribeiro do Ante-Cinema

Escrever sobre o 2º aniversário do Split Screen é uma enorme honra. Sou o primeiro a reconhecer que não é nada fácil manter a chama acesa, mês após mês, ano após ano, sempre em crescimento e com artigos cada vez melhor - mas... é isso mesmo que o Split Screen tem feito. Por isso e por tudo o mais, o Split Screen é local de passagem obrigatória de todos os que gostam de cinema e televisão. Que muitos mais anos se sigam! Parabéns Split Screen. :)
Carlos Martins do Um Dia Fui ao Cinema


Em primeiro lugar, os meus Parabéns pelo sucesso e estatuto que conseguiram alcançar na blogosfera portuguesa em tão pouco tempo. Tal patamar é conseguido por muito poucos e a prova da vossa enorme qualidade está na rapidez com que o conseguiram fazer. Tanto para mim, como para o Jorge, o SplitScreen é o exemplo a seguir. É com grande privilégio que vemos o carinho e disponibilidade com que receberam a nossa chegada à Blogosfera, incentivando-nos e dando-nos força para continuarmos com o nosso trabalho. O nosso muito obrigado, por tudo. O Split Screen é, de longe, o blogue que mais visito. É o blogue com que mais me identifico e realiza um trabalho que admiro e aplaudo. Que fiquem entre nós muitos anos e continuem a trazer-nos a qualidade a que nos habituaram. Parabéns aos quatro!

João Samuel Neves do Dial P for Popcorn

Fruto de um empenho e de uma dedicação inexcedíveis, consolidou-se - passados já dois anos - uma abordagem eclética e especialmente completa sobre o Cinema e sobre a Televisão na blogosfera portuguesa. Da crítica à notícia e da efeverscência dos passatempos à exaltação mediática das estreias, o Split Screen tornou-se - por mérito próprio - uma visita diária obrigatória. A toda a equipa, só há uma coisa a dizer: obrigado.

Roberto Simões do CINEROAD

É sempre difícil tecer comentários sobre o trabalho de pessoas que viemos a considerar amigos. Afecta-nos a capacidade de isenção. Ao longo do último ano tive o privilégio de passar a ver três quartos da equipa do Split Screen como amigos, para além de colegas estimados. Independentemente da relação que mantemos, assente num amor comum pelo cinema/TV, o melhor elogio que posso fazer ao Split Screen é mesmo o facto de o visitar diariamente (sendo um dos poucos espaços que merece tal distinção da minha parte). Habituou, ao longo dos últimos dois anos, os seus leitores a uma qualidade rara em termos de conteúdos - críticas excelentes, notícias a tempo e horas, especiais sobre TV fantásticos e um compromisso precioso na divulgação do cinema português - e a uma refrescante despretensão (coisa cada vez mais rara na blogosfera portuguesa), que fazem dele um dos pontos de paragem obrigatórios para qualquer cinéfilo. Parabéns e que assim continue por muitos mais anos!

Pedro Ponte do Ante-Cinema


Que dizer de um blogue tão especial? Que dizer de um dos (muito) poucos que sabe conjugar o que de melhor tem o cinema com o melhor que se faz em televisão? Que dizer de um blogue cuja entrega, dedicação à arte e trabalho dá para antever pela atenção e cuidado ao detalhe e apresentação que transparecem nos artigos? Que dizer de um blogue que tem ao seu leme das pessoas que mais admiro na blogosfera? Que dizer de um blogue que dois anos depois me continua a surpreender com tamanha qualidade? Havia tanto mas a dizer mas já disse demais só para uma pessoa - parabéns ao Split Screen. Uma das minhas maiores referências, que me inspira todos os dias a ser melhor, que me consegue cativar e surpreender com a sua qualidade e que me faz admirar quem nele redige, pela dedicação e entrega, pela atenção ao detalhe e à apresentação e sobretudo pelo amor com que o faz.

Jorge Rodrigues do Dial P for Popcorn


O que esperar de um blog dedicado a Cinema e TV? Visitar regularmente o Split Screen fornece todas as respostas possíveis para esta difícil e pertinente questão. A sua constante actualização/actualidade impossibilita qualquer sentimento de desilusão — mesmo nos mais abstraídos aos temas que aborda — e, aliás, incorre-se num saudável risco de vício blogger. Ou seja, nenhum dia fica completo sem uma visita ao endereço http://splitscreen-blog.blogspot.com. Em apenas vinte e quatro meses, o Tiago, a Ana, o Telmo e o Carlos atingiram tudo isto e muito mais, numa página dedicada, qualitativa e que não demonstra quaisquer indícios de esmorecimento. Por isso, seguem os meus sinceros parabéns pelo segundo aniversário do Split Screen e votos de longa e frutífera continuação no activo! E, se tal fosse necessário, os sintomas de «blogger viciado», referidos no primeiro parágrafo, são os meus... Obviamente!

Samuel Andrade do Keyzer Soze's Place

Os meus sinceros parabéns ao Split-Screen pelos seus dois anos. São um blog que se manteve desde sempre bom amigo do Ante-cinema, e com o qual desenvolveu uma amizade saudável e cinéfila. Desejo a continuação de um bom trabalho pois são um dos pontos de referência relativamente ao cinema e TV na web nacional. Espero que continuem por muito mais tempo!

Mário Macedo do Ante-Cinema


Conheço-os (virtualmente) há relativamente pouco tempo. Impressionou-me a dedicação ao que fazem. Surpreendeu-me o trabalho que têm com os passatempos e o facto de lhes sair dinheiro do bolso para os envios. Só quem nunca organizou um passatempo ou tratou do envio de prémios é que não sabe a chatice que é. Quem lê esquece-se que esta malta faz isto literalmente por amor à arte. Parabéns e que contem muitos.



Era uma vez um país mágico chamado Internet. Nesse país havia uma terra chamada Blogosfera onde se construíam muitas casas. Umas de palha, que duravam algumas semanas, outras de madeira que duravam meses, e outras de tijolo e cimento que duravam anos. A Rua do Cinema era igual a todas as outras, com as suas casas e cabanas. Até que um dia chegaram três viajantes com as suas trouxas. Construíam a sua casa e pintaram-na durante a noite, antes que alguém soubesse se era de palha ou de tijolo. Sobre a porta lia-se Split Screen. Ao longo do primeiro ano foram travando conhecimento com os demais habitantes locais e a família cresceu. A sua casa sempre foi um espaço aberto aos vizinhos e a todos os viajantes que por lá passaram. Começaram a vulgarizar a oferta de prendas e marcam animada presença nas festas do bairro, cada vez mais e melhor frequentado. Hoje em dia a rua não seria a mesma sem eles e a casinha que montaram, afinal era apenas um acesso para o seu enorme castelo com imensas divisões ainda por descobrir. Se em dois anos conseguiram tudo isto, quem pode imaginar o que o futuro lhes reserva? A comunidade continua à espera e sempre pronta a ser deslumbrada.
Nuno Reis do Antestreia



Lembro-me perfeitamente da altura em que o Split Scren nasceu. Também eu procurava dar algo mais à blogosfera. Desde logo o Split tornou-se uma excelente adição mostrando um trabalho de equipa notável e, sobretudo, incansável. Post após post, o Split foi crescendo, ganhando dimensão, alento e o reconhecimento que sempre mereceu. Os artigos foram evoluindo, também a variedade. Dois anos depois, por cá continuam, mais fortes do que nunca e devem ter o orgulho de representar o que representam: uma força no espectro da crítica e opinião cinematográfica em Portugal. Por tudo isto, os meus sinceros parabéns.
Filipe Coutinho do Cinema is my Life




O Split Screen faz falta. Faz falta não porque os textos que nele estão publicados estão bem escritos (porque estão), não porque as notícias são sempre dadas na hora certa (porque são), nem porque é um site abrangente que num dia tem um especial sobre uma série de culto e noutro dia uma crítica a um filme francês. Não, o Split Screen faz falta porque é feito por amor. Porque se vê nos textos do Tiago que ele fala com carinho e humildade daquilo que gostam, que a Ana dá abertamente a sua opinião sempre com uma pitada de "isto é a minha opinião e estou a dá-la sobre aquilo que gosto", e porque em cada texto de cada colaborador transparece uma determinada humildade e um determinado estilo de escrita que imediatamente contextualiza todo o site: estamos a ler coisas de bons escritores que são, acima de tudo, grandes cinéfilos ou grandes admiradores de séries, ou até grandes amantes de literatura. E é exactamente por isso que vou lá regularmente, para ler tanto as notícias como as críticas, passando os olhos até por um ou outro especial sobre uma série que nem me chama particularmente mas que, pelo meio do artigo, lá me fazer ganhar interesse. A equipa do Split Screen escreve muito bem sobre aquilo de que gosta, e fá-lo sempre com a humildade de não ter objectivo maior que não esse: escrever pelo prazer de escrever. São uma referência, fazem o leitor sentir-se parte de uma família (aquelas conversas nas caixas dos comentários são sempre uma maravilha), e são uma fonte segura na qual qualquer cinéfilo pode confiar. Além dos parabéns, dou-vos, portanto, os meus agradecimentos. Obrigado pelas conversas, pelas leituras, e pela amizade cinéfila com que me presentearam a mim, como membro do Ante-Cinema e cinéfilo, e a todos os outros. Pedia-vos para continuarem a fazer tão bem o que fazem, mas não vale a pena; afinal de contas, fazem o que fazem por amor, e um amor desses dificilmente desaparece. Que venha mais um ano.
Gonçalo Trindade do Ante-Cinema

32 comentários:

  1. Os meus mais sinceros parabéns a um dos mais bem construídos, dinâmicos e interessantes projectos da blogosfera cinematográfica portuguesa. Das críticas, aos passatempos, às pequenas e deliciosas rubricas (as cenas; os posters que tanto adoro), à transposição dos prémios da crítica e especialidade, que tão mais fácil tornou a minha actualização este ano, aos pequenos pedaços das mais importantes notícias deste mundo que faz tanto por nós. Muitos parabéns, muito boa sorte, muito bom trabalho, acredito que vão crescer ainda mais.

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns! É uma enorme mais-valia a nossa blogosfera contar convosco. Obrigado pela vossa competência e profissionalismo amador (de quem ama), mas sobretudo pela amizade, companheirismo e solidariedade. Venham muitos mais.

    ResponderEliminar
  3. Tiago,

    Não podia deixar de vir aqui deixar umas palavrinhas nesta data tão importante para o Splitscreen. Como pudeste ver, e como tu próprio indicaste, este espaço cresceu a um ritmo aceleradíssimo num curto período de apenas dois anos. A vossa dedicação, paixão e talento criaram um blogue que é agora incontornável quando falamos do "estado da arte" da blogosfera cinematográfica. Por nos inspirarem, por terem ultrapassado todas as dificuldades, e por continuarem a distribuir grandes quantidades de qualidade, os meus sinceros parabéns a toda a equipa, e um agradecimento especial ao Tiago que, apesar das minhas dificuldades, tem sido sempre um bom amigo cinéfilo e tem sempre marcado presença nas publicações do Close-Up.

    Muitos parabéns, e que estejamos cá todos por mais dois, cinco, dez, vinte anos para começar a ficar sem palavras para descrever este que é um dos grandes blogues de cinema da actualidade.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns. Merecem todos os elogios.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns e como os outros bloggers disseram, que venham mais anos e obrigado por estes.
    Frank and Hall's Stuff

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns, e que venham muitos mais anos, que decerto nos continuarão a proporcionar grandes artigos, críticas, rúbricas, tudo repleto de qualidade :D Continuação de um excelente trabalho!

    Sarah
    http://depoisdocinema.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Penso que o aplause é unânime. Muitos parabéns a todos quanto fazem deste blogue aquilo que ele efectivamente é. Digno de todo o mérito, despretensioso como o Pedro Ponte tão bem fez em destacar. Sou visitante e leitor desde o primeiro instante, partilhámos juntos longos meses de iniciativas sobre realizadores - onde isso já vai ;) - e quem sabe aquilo que o futuro nos traz. Ao SPLIT SCREEN trará, seguramente, muitos mais leitores e aclamação.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  8. Mais uma vez parabéns ao Split Screen. May the force be with you! :)

    ResponderEliminar
  9. O maior elogio que posso fazer é que conheci este blog à cerca de 10 meses e desde então tornou-se um site de visita diária obrigatória!

    Parabéns e continuação de um excelente trabalho! :)

    ResponderEliminar
  10. Muitos Parabéns pelos primeiros dois anos de muitos que se seguirão! O Splitscreen é visita obrigatória :-)

    ResponderEliminar
  11. Obrigado Filipe! Tu és o nosso maior e melhor comentador! :)

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigado Roberto! Quem sabe se no futuro os nossos espaços não se voltarão a cruzar? :)

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigado pelas simpáticas palavras, Catarina. E obrigado também pelo teu espaço brilhante! :) Esperemos crescer em conjunto!

    ResponderEliminar
  14. (Acho que ainda estou em tempo) Trilhares de parabéns ao Split Screen e toda sua equipe. Tenho certeza que muito anos virão devido a extrema competência e dedicação que demonstram na preparação do blog. Grande beijo de sua leitora brasileira.

    ResponderEliminar
  15. Toda a equipa está de parabéns e cumprimentos em especial ao grande timoneiro Tiago Ramos. Sigo-os desde o primeiro momento, o dia em que anunciaram o espaço... e continuarei por cá, a dar o meu sempre que possível apoio. Sem desmerecer ninguém, é dos blogues cuja critica a um filme me faz vir procurar primeiro, por saber que há uma visão honesta, polivalente, despretenciosa e sempre pessoal. O Tiago Ramos e o Carlos Antunes, fazem-no com uma expressão espantosa e sempre focada no essencial a reter.
    A componente TV é um outro factor que faz pleno sentido neste espaço, que desde sempre encarou a televisão como um parente a ter em conta (e não o tal "elo mais fraco", ponto tão comum por aí), que é exactamente de acordo com o meu espirito. Por vezes, é melhor ver falar de apenas só algumas séries com muita paixão do que de muitas sem gosto algum. É este sentido de prazer, e também de missão, que transborda da escrita da Ana Alexandre e do Telmo Couto, que faz o interesse perdurar. Gradualmente confirmaram não só o enorme potencial, mas principalmente o merecido estatuto de melhores entre melhores da nossa blogoesfera.
    Parabéns ao Split Screen!

    ResponderEliminar
  16. Obrigado ArmPaulo, tu que és um dos nossos maiores leitores!

    ResponderEliminar
  17. Muitos Parabéns a toda a equipa.

    A dedicação que colocam neste blog não passa despercebido.
    Espero que continuem por muitos mais, pois agora habituaram-nos a contar com vocês.

    Um grande abraço a todos.

    ResponderEliminar
  18. Estou um pouco atrasado, mas queria deixar os meus parabéns por dois anos de excelente trabalho. Continuem a fazer o que fazem e a ser como são.

    ResponderEliminar
  19. Muito obrigado Gabriel! :)

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  20. Bem, quem vem MESMO tarde sou eu :) mas também vá eu deixei o meu comentário acima.

    Pá, só dizer, além dos parabéns, que é um prazer chamar-vos meus amigos, é um prazer ter-vos como companheiros de luta nesta blogosfera gigante e é um prazer enorme poder partilhar convosco o meu (e nosso) amor pelo cinema E pela televisão (sim, que eu não me esqueço de ti e do Telmo, Ana :P).

    Muitos parabéns. Não há blogue que mais me apraz visitar que o vosso. Simplesmente não há.

    ResponderEliminar