Foram anunciados há pouco os vencedores dos prémios BAFTA 2011, os mais importantes prémios cinematográficos britânicos. The King's Speech, o natural preferido por ser da casa e com 14 nomeações, conseguiu arrecadar 7 prémios, incluindo Melhor Filme e Melhor Filme Britânico. O filme conseguiu assim a "dobradinha" nos BAFTA, feito raro e nunca antes repetido em 40 anos. Embora fosse o vencedor previsível, The King's Speech mantém assim o estatuto de preferido na corrida ao Óscar de Melhor Filme, sendo que surge uma hipótese para David Fincher vencer o de Melhor Realizador, como fez hoje. The Social Network venceu 3 dos 6 prémios para os quais estava nomeado.
Melhor Filme
The King's Speech
Melhor Filme Britânico
The King's Speech
Melhor Estreia de Argumentista, Realizador ou Produtor Britânico
Chris Morris (Realizador, Argumentista) por Four Lions
Melhor Realizador
David Fincher por The Social Network
Melhor Argumento Original
The King's Speech
Melhor Argumento Adaptado
The Social Network
Melhor Filme Estrangeiro
The Girl with the Dragon Tattoo (Suécia)
Melhor Filme de Animação
Toy Story 3
Melhor Actor
Colin Firth em The King's Speech
Melhor Actriz
Natalie Portman em Black Swan
Melhor Actor Secundário
Geoffrey Rush em The King's Speech
Melhor Actriz Secundária
Helena Bonham Carter em The King's Speech
Estrela em Ascensão
Tom Hardy
Música Original
The King's Speech
Fotografia
True Grit
Montagem
The Social Network
Design de Produção
Inception
Guarda-roupa
Alice in Wonderland
Som
Inception
Efeitos Visuais
Inception
Cabelo e Maquilhagem
Alice in Wonderland
Curta de animação
The Eagleman Stag
Curta-metragem
Until the River Runs Red
Prémio Contribuição para o Cinema Britânico
Saga Harry Potter
Leia também:
Bem, The King's Speech fez um limpeza =D
ResponderEliminarJá era de prever, era o grande preferido, ainda por cima britânico! Mas o mesmo vai-se repetir nos Óscares.
ResponderEliminarBom, oa ingleses são os ingleses... e não foram nada tendenciosos! =o) No entanto "The king's speech" é magnifico, a prestação de Colin Firth é inesquecível, num papel feito à (sua) medida do seu grande talento. Mas para Helena Boham Carter já me parece um Bafta a mais... no entanto acredito que não irão haver grandes diferenças nos Óscares, embora espere ver o galardão de melhor filme entrege a "The Social Network".
ResponderEliminarClaro, era óbvio para um prémio britânico. De qualquer modo, tens razão. Colin Firth merecia e mesmo Helena Bonham Carter tendo concorrência de peso, tem uma excelente interpretação. Eu também preferia o Óscar para o The Social Network, mas isso parece-me cada vez mais longe...
ResponderEliminarJá estou há dias para expressar a minha opinião sobre esta "brilhante" cerimónia mas ainda não consegui... A reviravolta que a corrida deu está-me a bloquear o cérebro.
ResponderEliminarVá lá, vou ressalvar duas coisas: INCEPTION sempre tem apoio além fronteiras, com alguns prémios que eu esperava que fossem direitinhos para THE KING'S SPEECH como Produção Artística (e mesmo Guarda-Roupa que fugiu para o horroroso ALICE IN WONDERLAND) e... David Fincher ganhar Melhor Realizador.
Estou como a Sasha Stone diz, "o The Social Network não vem só buscar Melhor Realizador. Vai à luta para ir buscar tudo" (uau, este frase ficava tão melhor em inglês; oh well). Eu concordo. Cuidado THE KING'S SPEECH, o Fincher ganhar do nosso lado do Atlântico é sinal que mesmo os britânicos admitem que o contributo deste para o cinema é muito maior do que o do filme que decidiram premiar com Melhor Filme.
Eu ainda estou a prever o 'split', mais não seja porque este vai ser um daqueles anos como 2005 ou 2002, em que o voto de Melhor Realizador há-de ir para o filme que a Academia sabe que devia ganhar Melhor Filme, mesmo que não tenha sido nele que tenham votado nessa categoria. Get it? :)
Esperemos que The Social Network ganhe aquilo que merece!
ResponderEliminar