terça-feira, 10 de março de 2009

Fringe - o Observador: Easter Eggs, esclarecimentos e perguntas


(Este post pode conter spoilers. Para quem pretenda lê-los, por favor seleccione o texto em branco para o poder fazer. Peço desculpa por tornar o texto um pouco mais difícil de ler, mas prefiro respeitar quem não gosta de spoilers)

Sim, o Observador torna-se uma figura importante logo no quarto episódio de Fringe, mas a verdade é que desde o aparecimento do genérico oficial no segundo episódio que temos uma referência a ele assim que a expressão "Dark Matter" desaparece: "Os Observadores estão aqui".

Para quem ainda não teve o prazer de ouvir falar da personagem, o Observador aparece em todos os episódios sem excepção ao longo da série. Podemos vê-lo calmamente a sair de um elevador, no ecrã de um sistema de vigilância, na Alemanha, em Nova Iorque, em Boston, a passear pelos campos de Harvard ou até podemos descobri-lo no reflexo de uma janela. A verdade é que, mais ou menos visível, o Observador está lá, a observar todos os eventos.

No episódio quatro, onde se dá um maior destaque ao enigmático homem, podemos verificar que tem uma tolerância enorme a qualquer sensação, não tem qualquer cabelo ou pêlo e demonstra um nível de expressividade digno de um robô, sem percebermos o porquê disso. São os primeiros mistérios que envolvem a personagem.

Ao longo dos catorze episódios já emitidos, muitas teorias se formaram, mas o produtor Jeff Pinkner desmistificou algumas delas em conversa com a revista americana TV Guide. Pinkner afirmou que o Observador não é um extraterrestre, pois a série Ficheiros Secretos já tratou desse assunto e, como não existem provas científicas da sua existência, preferem não abordar o assunto. Na série, tudo será baseado em ciência observável ou pelo menos teórica.
Quanto ao seu papel, a sua presença nos locais de acontecimentos importantes parece predar a participação de Olivia. Ele observa coisas que podem parecer não ter grande significado para nós, cidadãos do planeta, ou para Olivia, mas ele está consciente de algo maior. A sua agenda está certamente influenciada pelas experiências de Walter, passadas e presentes. E acabando com outra teoria, deixando outras no ar: E não estamos a lidar com um viajante do tempo, ele é do nosso tempo. Pode é não ser do mesmo sítio.
Já em relação à linguagem, Pinkner apenas adianta que ele pode estar simplesmente a usar um código ou uma linguagem que apenas ele e os colegas usem e com as qual não estamos familiarizados. Há uma série de línguas mortas por aí. [mais uma vez, referência à existência de outros].

Além disso levanta a questão: será que há apenas um Observador? Ele parece estar em vários sítios ao mesmo tempo, e faz-nos perguntar como consegue estar em tantos sítios ao mesmo tempo. Faz-nos pensar como é que ele consegue e porque parece que ninguém parece vê-lo. [e por cá, quem acompanha a série acha que não, até porque a mensagem no genérico parece implicar a existência de vários e parece impossível, por exemplo, a mesma pessoa estar num avião que cai e ao mesmo tempo a assistir a essa queda - ver imagem abaixo].


Além disso, levantam-se outras questões, como por exemplo:
  • por que é que o os binóculos do Observador e o boné do The Rogue têm a sequência de cores que tem aparecido noutros episódios (verde, verde, verde, vermelho)?
  • será que a estória que Walter contou sobre ele é verdadeira?
  • para quem ligou ele quando o cilindro chegou?
  • como consegue ler a mente de Peter e saber com antecedência o que vai dizer?
  • será apenas um observador, ou será que por observar influencia os acontecimentos?
  • qual a razão de não ter cabelo nem pêlos, e de ser quase insensível (física e emocionalmente)?
  • como sabe e o que sabe sobre os eventos do Padrão?

Tem mais teorias sobre esta personagem? A caixa de comentários é sua, e por cá gostamos de acrescentar mais umas teorias à enorme lista que já nos vai ocorrendo na cabeça a cada novo episódio.

Para quem não tiver descoberto o Observador em todos os episódios, fica uma montagem com algumas cenas em que ele aparece ao longo dos episódios.


4 comentários:

  1. Depois de tudo o que dizem aqui, que coincide com o que também penso do Observer. Acho que talvez se teleporte em simultâneo com viagens no tempo e não é só um Observer mas vários.

    É curioso mas revejo neste artigo semelhanças com o meu...

    O Observador que nos observa em Fringe

    ResponderEliminar
  2. ArmPauloFerreira, não é impossível ser semelhante. Afinal, a informação que circula na web, inclusive nos sites estrangeiros de fãs, fala das mesmas teorias... Incluindo algumas referências de J. J. Abrams.

    ResponderEliminar
  3. Boas.
    De facto de semelhanças apenas consegui encontrar a primeira imagem e o vídeo. A imagem na verdade foi tirada no meu próprio pc, tal como a do The Rogue, pois não a consegui encontrar na net.
    O vídeo encontrei-o quando andei a fazer os posts sobre as pistas, pois aparecia nas sugestões de lado.
    A verdade é que a informação na net não é muita e acabamos por repetir-nos na blogosfera. Tendo conseguido encontrar a entrevista com Pinkner que não conhecia decidi incluí-la neste texto pois ainda não tinha visto referências a ela por sites portugueses.

    ResponderEliminar
  4. Desculpem lá por parecer sugerir intenções de plágio ou algo parecido. Não é o caso e não era essa a intenção. Foi talvez escrever demais...
    É sim uma alegrai ver falar desta série e a estranha sensação de semelhança terá vindo daí.

    Sorry, folks and keep the good work!

    ResponderEliminar