segunda-feira, 13 de abril de 2009

DVD: Não te Metas com o Zohan, por Tiago Ramos



Título original: You Don’t Mess with the Zohan (2008)
Realização: Dennis Dugan
Elenco: Adam Sandler, John Turturro, Emmanuelle Chriqui, e Rob Schneider

Adam Sandler (Mr. Deeds e A Minha Namorada Tem Amnésia) prometia juntar mais uma boa comédia à sua lista. Não é que o filme You Don’t Mess with the Zohan tenha sido uma má ideia para um filme (pelo contrário), mas talvez não tenha sido de todo bem concretizada.


Não te Metas com o Zohan conta a história de um contra-terrorista israelita (com poderes ridiculamente sobre-humanos), que cansado da guerra, finge a sua morte e foge para os Estados Unidos da América para seguir o seu sonho de ser cabeleireiro. Sob o nome falso de Scrappy Coco, consegue emprego num cabeleireiro palestiniano, onde aprende a viver o chamado Sonho Americano.

O filme assenta na premissa do politicamente incorrecto e nisso fá-lo bem, contudo acaba por satirizar o conflito israelo-palestiniano, com tantas piadas estereotipadas (e por vezes privadas) que acaba por prejudicar o seu próprio impacto junto do público. Dennis Dugan consegue, ao mesmo tempo, amenizar todo o impacto negativo que essa sátira poderia trazer no interior da comunidade referenciada, pela lição moral que no fundo transporta: a paz e o convívio harmonioso entre todos.

Em jeito de conclusão, You Don’t Mess with the Zohan é o típico filme “mais olhos que barriga”: proclama mais do que realmente mostra. O filme acaba por cair na repetição e privilegia o humor banal, com demasiadas piadas de cariz sexual, que chegam a cansar o espectador. Um argumento descontraído, mas claramente vulgar.

Classificação:


Extras:


  • Comentários de Adam Sandler, Robert Smigel, Rob Schneider e Nick Swardson
  • Comentários do realizador Dennis Dugan
  • Documentários
  • Cenas adicionais

Classificação dos Extras:

4 comentários:

  1. Mesmo não havendo opiniões muito famosas sobre o filme, inclusive a tua, vou arriscar ver em DVD. É o caso de um actor que para fazer uma boa comédia tem de fazer antes duas ou três mais fracotes.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Eu sou da opinião que devemos sempre ver um filme, por piores críticas que nos cheguem aos ouvidos. E portanto acho que o deves ver. Mas na minha opinião é dos piores filmes do Adam Sandler.

    ResponderEliminar
  3. Vi o filme no cinema, e embora não o considerasse um daqueles filmes para nos levaram à morte no seu rendimento, é fraquíssimo. Mesmo para Adam Sandler que nos tem habituado a filmes que neste terrível padrão, caiu no exagero neste Não te Metas com o Zohan. É o que dá quando personalidades que nem para interpretação preenchem se tentam na produção com um projecto deste calibre, ou seja, muito pobre. Veja-se Tempestade Tropical, cuja realização é de Ben Stiller e o resultado é impressionantemente mau.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Jackson é realmente muito exagerado e por isso é que se tornou tão mau.

    Quanto a Tempestade Tropical não acho que seja assim tão mau, mas não também não é tão bom quanto se apregoou por aí.

    Cumprimentos cinéfilos.

    ResponderEliminar