domingo, 12 de abril de 2009

Histórias de Cabaret, por Carlos Antunes


Título original: Go Go Tales
Realização:
Abel Ferrara
Argumento: Abel Ferrara
Elenco: Willem Dafoe, Bob Hoskins e Asia Argento

Go Go Tales evoca em nós A Prairie Home Companion.
São ambos comédias (até certo ponto) sobre a velha máxima the show must go on, mesmo perante a ameça evidente de encerramento, para um velho tipo de espectáculo que parece cada vez mais raro.
Mas no caso de Abel Ferrara, até a sua comédia tem de guardar um pouco da "sujidade" que sempre empregou ao seu cinema, correndo as desventuras da sua trupe numa cave sombria e ameaçadoramente decrépita, em vez do teatro exfusiante de Robert Altman.


No epicentro deste clube está o inusitado Ray Ruby (Willem Dafoe), que pretende manter vivo o sonho através de um esquema - ilegal, ao que parece - que lhe permitirá ganhar a lotaria e pagar às dançarinas que ameaçam fazer greve, pagar à senhoria que ameaça tornar o Ray Ruby's Paradise numa loja de móveis e tornar-se independente do irmão que ameaça deixar de lhe dar dinheiro.
Ele é um utópico desajeitado, capaz de não encontrar o bilhete premiado quando finalmente tem a sorte que procura, mas que quer manter vivo o seu sonho de escapismo do mundo, numa disfuncional noção de família assente em dançarinas e clientes regulares.


À sua volta orbita um mundo que vive na tal cave num quarteirão nova-iorquino.
E se o suspense sobre o "raio do bilhete" (se não é uma citação, bem podia ser) prossegue sempre num crescendo é pela ameaça permanente de ruína que Ray teima em apaziguar com mais um toque de conversa, mais um toque de espectáculo, mais um toque de sentimentalidade - a canção de amor triste que entoa em palco é dedicada àquele seu espaço, sobretudo - ou mais um toque de improviso.
O grande suspense continua porque não parece haver nada que possa travar aqueles pequenos episódios, prenúncios do fim ou consequências da sua aproximação?
O médico italiano que entra por acaso no cabaret só para descobrir que a sua mulher - que, aliás, está grávida - ali dança para lhe pagar o curso. O empregado que vê a sua máquina bronzeadora incendiar-se depois de ter substituído uma das lâmpadas fundidas pela do candeiro.
Ambos são catástrofes que surgem naquela precisa noite, tão somente naquela precisa noite em que tudo vai de mal a pior.
E o bilhete sem aparecer...


O mais delicioso deste mundo é a série de personagens secundárias que traz a acompanhar e que lhe dão mais condimento.
The Baron (Bob Hoskins), um "braço direito" que tem a mestria cativante de entertainer e a raiva por lapidar de um gangster, ou Monroe (Asia Argento), a mais perigosa mulher do mundo, capaz de beijar o seu cão em palco, são apenas dois exemplos deste universo condensado a uma noite de cabaret.
Uma noite ameaça, nada convencional, mas divertidíssima.
E é uma pena que o show não possa continuar sem limite...




Sem comentários:

Enviar um comentário