Não, o Split Screen não vos escreve directamente de Cannes, mas bem gostava. Contudo e seguindo algumas das informações que nos chegam pela web, façamos um ponto de situação do Festival de Cannes, que começou ontem.
Na sessão de abertura Up - Altamente!, da Pixar, fez história como o primeiro filme de animação e também 3D a ter honras de abertura em Cannes. A crítica tem elogiado grandemente a qualidade técnica do filme, mas sobretudo o argumento de Bob Peterson e a realização de Pete Docter, acentuando a ideia clássica da construção de uma fábula. O filme recebeu uma enorme ovação de pé do público e dos críticos, afirmando que este superou as expectativas que WALL-E tinha levantado o ano passado.
Dentro da competição, o primeiro filme a abrir as hostes foi Spring Fever, de Ye Lou, com uma mensagem e dimensão fortemente política. Devido a essa marca, o realizador está proibido de filmar pelo governo chinês, especialmente depois do seu Summer Palace (2006), sobre as atribulações em Tienamen. A sua exibição em Cannes provocará realmente alguma mudança no que diz respeito ao realizador ou à difusão do seu filme.
Já a britânica Andrea Arnold e o seu Fish Tank foram acusados de terem falta de estrutura emocional.
Na sessão de abertura Up - Altamente!, da Pixar, fez história como o primeiro filme de animação e também 3D a ter honras de abertura em Cannes. A crítica tem elogiado grandemente a qualidade técnica do filme, mas sobretudo o argumento de Bob Peterson e a realização de Pete Docter, acentuando a ideia clássica da construção de uma fábula. O filme recebeu uma enorme ovação de pé do público e dos críticos, afirmando que este superou as expectativas que WALL-E tinha levantado o ano passado.
Dentro da competição, o primeiro filme a abrir as hostes foi Spring Fever, de Ye Lou, com uma mensagem e dimensão fortemente política. Devido a essa marca, o realizador está proibido de filmar pelo governo chinês, especialmente depois do seu Summer Palace (2006), sobre as atribulações em Tienamen. A sua exibição em Cannes provocará realmente alguma mudança no que diz respeito ao realizador ou à difusão do seu filme.
Já a britânica Andrea Arnold e o seu Fish Tank foram acusados de terem falta de estrutura emocional.
Superar as expectativas que o Wall-E levantou não é fácil, mas se isso acontecer a Pixar continuará a maravilhar-me... ainda mais.
ResponderEliminar