domingo, 11 de outubro de 2009

As Minhas Adoráveis Ex-Namoradas, por Tiago Ramos



Título original: Ghosts of Girlfriends Past (2009)
Realização: Mark Waters
Argumento: Jon Lucas e Scott Moore
Elenco: Matthew McConaughey, Jennifer Garner, Michael Douglas e Emma Stone

As comédias românticas são um terreno fértil e seguro para Hollywood. O género é dos que mais cresce em número de produções por ano e dos que rende mais aos cofres das distribuidoras. O problema é que o espectador acaba por se tornar vítima desse grande número de comédias românticas e vê-se perante uma grande previsibilidade.



E em As Minhas Adoráveis Ex-Namoradas a previsibilidade é imensa, numa versão cómica e medíocre de A Christmas Carol, de Charles Dickens, onde os maiores defeitos que se fazem sentir são a falta de um argumento inteligente e o ritmo entediante da película.

Mark Waters faz o que lhe compete, numa realização simples, mas consistente e que cumpre o seu objectivo, mesmo sem grandes surpresas. Contudo o mesmo não se pode dizer da dupla de argumentistas, Jon Lucas e Scott Moore, que curiosamente foram os responsáveis pelo argumento da comédia de grande sucesso deste ano: The Hangover (2009). Como é possível que neste filme, a dupla se tenha limitado a uma ou outra piada banal e alguns gags físicos, recheados de clichés do género e que em poucas alturas provocam pouco mais que um esgar forçado no espectador?



O protagonista Matthew McConaughey confirma que a sua (quase) plena dedicação ao género da comédia romântica só revela a sua pouca e fraca versatilidade, trazendo pouco mais que uma cara bonita para o filme. Enquanto que Jennifer Garner e Michael Douglas se ficam por performances satisfatórias, no limiar da competência. Emma Stone é a grande surpresa do filme, numa excelente caracterização, garantindo dos momentos mais cómicos e divertidos de As Minhas Adoráveis Ex-Namoradas.

A banda sonora é bem aproveitada, com recurso a temas dos anos 80. Mas é pena que os pontos positivos do filme se reduzam a coisas tão mínimas quanto esta. Ghosts of Girlfriends Past revela a fraca imaginação e qualidade no que diz respeito às comédias românticas actuais e coloca a questão de uma possível estagnação do género. Resta saber se será por culpa de quem as produz, escreve e realiza ou do público que as consome.

Classificação:



Sem comentários:

Enviar um comentário