sábado, 19 de dezembro de 2009

Avatar, por Tiago Ramos



Título original:
Avatar (2009)
Realização: James Cameron
Argumento: James Cameron
Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Michelle Rodriguez e Giovanni Ribisi

12 comentários:

  1. mm.. Não fiquei muito convencido...
    Pareçe-me algo contraditória a crítica..

    É um marco no cinema, mas não é um grande filme?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Jackie Brown,
    Não mencionei que não era um grande filme. Apenas referi que o argumento não era original, nem o melhor de sempre, bastante cliché aliás. Mas ninguém pode desmentir que sim, é um marco no Cinema, particularmente a nível técnico como referi.

    ResponderEliminar
  3. Muot bem escrito!

    Já sabia que iria ser o argumento uma contrapartida pois teria que ser algo mais mainstream...
    Tudo é devido ao dinheiro embora aqui exista definitivamente um marco no cinema.
    Espero que o motion picture nao seja muito usado pois embora adore ficção-científica, actores de "carne e osso" são muito melhor aceitados por mim...
    Embora Avatar não aprofunde tanto como Beowulf...


    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Nekas,
    Obrigado! :)
    O argumento é o menos bem concebido do filme. Se o argumento é a alma do filme? Sim, mas na verdade, o argumento de Avatar embora banal não deixa de entreter o espectador. O motion picture do filme é bem utilizado, mas não desejo que se torne comum.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a critica. É um filme que marca a história do cinema. Ao mesmo tempo, é também um filme com um argumento bastante previsível, mas nunca deixa de entreter e motivar o espectador. Na minha opinião, o melhor do argumento é o que fica nas entrelinhas, que nunca é atirado à cara do espectador, mas fica no ar para quem estiver disposto a interpretar.

    Não é daqueles filmes que marcam as nossas vidas, mas é um filme que marca o cinema em si.

    ResponderEliminar
  6. Acho que o maior feito do filme é a capacidade de esconder os efeitos especiais que tẽm, porque fica no espectador a sensação que o que vimos existe mesmo!

    E todo o filme gira nesse sentido, porque não temos seres com formas fisicas que não lembram a ninguém (como em starwars), depois da parte dos humanos também existiu essa preocupação de transformar todas as maquinas em algo proximo do nosso conhecimento.

    Acho que é um dos filmes que melhor se vẽ no cinema, os 162minutos passaram a correr e na sala on vi o filme fico com a sensação que mais de 90% das pessoas ficaram muito. muito satisfeitas com o filme.

    ResponderEliminar
  7. Opa Tiago,

    Gostei da sua crítica e após assistir o filme concordo 100% com você. Mas mesmo com a história cliché tem algumas discussões subliminares que podem ir além do cliché.

    É cinema pra toda família, diversão garantida pro cinéfilo que só entretenimento e pro cinéfilo cabeça que vai ficar discutindo todas as questẽos subiminares.

    abs

    ResponderEliminar
  8. Conhecendo os teus gostos, e, em certa parte, identificando-me com eles, fiquei surpreso ao ver uma crítica positiva.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Telmo,
    Não sendo o melhor filme da História do Cinema, consta certamente na minha lista dos melhores da década. O argumento entretém e por isso resulta. É mesmo um marco!

    Nasp
    Tecnicamente o filme é irrepreensível e é essa quase fusão com a realidade que o torna melhor. Avatar deve ser visto, definitivamente, no cinema e em 3D!

    Sérgio Lima,
    Obrigado. A história tem elementos interessantes como a mitologia associada (árvore da vida, por exemplo), a ligação biológica dos Navi's ao planeta Pandora, o misticismo das suas crenças... É garantidamente entretenimento puro.

    Jackson,
    Confesso que até eu me surpreendi. É um show tecnológico que vive graças ao 3D. Talvez sejamos "iludidos" pela beleza do planeta Pandora e pelo fantástico 3D. Fui à espera de um argumento péssimo e encontrei um menos mau do que esperava, o que por si só já é uma surpresa. Não me parece que vás gostar muito, mas nunca se sabe.

    ResponderEliminar
  10. Ainda não o vi, vê-lo-ei na próxima quarta. Depois passarei por cá e deixarei o meu testemunho. O certo é quem AVATAR tem gerado um consenso fora do habitual entre a crítica. E só por aí já é um feito raríssimo.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  11. Roberto F. A. Simões,
    Estou confiante de que vais gostar bastante! É realmente um grande consenso, poucas vezes visto em cinema.

    ResponderEliminar
  12. Roberto F. A. Simões,
    Estou confiante de que vais gostar bastante! É realmente um grande consenso, poucas vezes visto em cinema.

    ResponderEliminar