sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Dezembro & Sam Mendes: O multi-facetado

Nascido em Inglaterra, o apelido de Sam Mendes advém da ascendência de madeirenses protestantes, com origens nas Ilhas Trinidad e Tobago, expulsos no tempo da perseguição a Robert Reid Kalley, uma das figuras históricas do protestantismo em Portugal.

Estudante na Universidade de Cambridge, acabou por ter também formação na área de Teatro e Cinema. Foi precisamente no Teatro que o cineasta começou a dar cartas e a tornar-se conhecido. Em 2003, casa-se com a actriz britânica Kate Winslet, com quem tem um filho. Já em 2008, foi considerado pelo Daily Telegraph como uma das mais poderosas personalidades na cultura britânica, figurando em 15.º lugar.

Em 1999, tem a oportunidade de realizar a sua primeira longa-metragem que se torna de imediato num dos filmes mais populares de sempre, lançando Sam Mendes na ribalta. American Beauty (1999) figura no 37.º lugar do Top 250 do IMDb e figura em listas dos melhores filmes de sempre, tendo ganho 5 Óscares: Kevin Spacey (Melhor Actor), Conrad L. Hall (Melhor Fotografia), Alan Ball (Melhor Argumento Original), Melhor Realizador e Melhor Filme. Foi ainda nomeado com outros três Óscares: Melhor Actriz (Annette Bening), Melhor Montagem e Melhor Banda Sonora (Thomas Newman).

Aliás, Sam Mendes dirigiu quatro actores nomeados para os Óscares pelas suas interpretações: Kevin Spacey, Annette Bening (ambos por American Beauty), Paul Newman (Road to Perdition) e Michael Shannon (Revolutionary Road). A título de curiosidade, todos os seus filmes, exceptuando Away We Go (2009), têm bandas sonoras compostas por Thomas Newman.

Sam Mendes é um dos realizadores mais versáteis e multifacetados de Hollywood. Embora a sua filmografia seja curta (apenas cinco filmes), não houve nenhum deles que tivesse sido arrasado pela crítica, embora todos sejam considerados menores que American Beauty. Curiosamente nenhum deles foi sucesso de bilheteiras. Em apenas cinco longas-metragens, o cineasta já se aventurou pelo drama-cómico suburbano (American Beauty), pelo filme de gangsters (Road to Perdition), pelo filme de guerra (Jarhead), pelo drama suburbano histórico (Revolutionary Road) e pela comédia indie (Away We Go). O seu próximo trabalho já anunciado será um western.

Aproveite e diga-nos qual o seu filme preferido de Sam Mendes? As votações decorrem, como habitualmente, na lateral direita deste blogue.


3 comentários:

  1. American Beauty!

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Nekas,
    Que por acaso está quase empatado com Revolutionary Road. :)

    ResponderEliminar
  3. Nekas,
    Que por acaso está quase empatado com Revolutionary Road. :)

    ResponderEliminar