domingo, 3 de janeiro de 2010

Dezembro & Sam Mendes: O quadro-síntese

Dezembro foi rico em Cinema. Uma viagem ao universo de um dos mais multifacetados realizadores do momento: Sam Mendes. Dos dramas suburbanos à comédia indie, o resultado final que perdura na nossa memória é o talento e competência do cineasta. Na iniciativa Dezembro & Sam Mendes, além da habitual colaboração do Split Screen, CINEROAD, Flavio's World e seeSAWseen, contou-se também com uma ajuda do outro lado do Atlântico, através do blogger Pedro Tavares do Cinema O Rama. Desde já agradecemos a participação curta, mas de grande qualidade.

Segue o quadro das classificações da filmografia de Sam Mendes:



No final, todas as cinco longas-metragens do realizador foram criticadas, num total de 20 críticas ao longo de toda a iniciativa.

Também na resposta à questão «Para si, qual é o melhor filme de Sam Mendes?» os nosso leitores tiveram oportunidade de indicar os seus favoritos. Numa participação recorde de 114 pessoas, o resultado foi renhido para os dois primeiros classificados.

O primeiro trabalho cinematográfico do realizador, American Beauty, reuniu 47% das preferências dos nossos visitantes, num total de 54 votos. O filme recebeu oito nomeações para os Óscares, dos quais acabou por arrecadar cinco.

Em segundo lugar, o drama suburbano dos anos 50, Revolutionary Road, acabou por ser o preferido de 42% do total dos inquiridos. O filme que recebeu 48 votos, quase foi esquecido na última cerimónia dos Óscares (conseguiu apesar de tudo, três nomeações), mas permitiu a Kate Winslet o Globo de Ouro por Melhor Actriz.

Em terceiro lugar, mas com apenas 6 votos, reunindo 5% da preferência dos votantes, surge o drama de guerra Jarhead. O filme é um dos que menos gera consenso dentro da filmografia de Sam Mendes.

Agradecemos mais uma vez a participação de todos. Continue connosco, continue com bom Cinema!

Sem comentários:

Enviar um comentário