quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Fantasporto 2010: Dia 2 - Breves considerações

O segundo dia do Pré-Fantas reuniu menos pessoas que o anterior e o típico espírito opinativo do público do Fantasporto esteve quase ausente. (Ninguém bateu palmas ao Cronos?!). A exibição foi ainda marcada por um pequeno corte de luz durante alguns segundos, mas nada que diminuísse o espírito do festival. A nossa escolha recaiu novamente sobre o Grande Auditório.

Tetsuo II - Body Hammer


O japonês Shinya Tsukamoto regressa novamente ao certame com o seu mais recente filme: Tetsuo: The Bullet Man. Mas hoje foi a oportunidade de (re)ver o segundo filme desta sua trilogia que em 1992 venceu o Prémio do Júri do Fantasporto. Esta é uma delirante experiência - não uma sequela directa do original - quase surreal, sob a mesma temática do homem-mutante, ou uma fusão homem-máquina. É uma festança cyber-punk, recheada de stop-motion, texturas e sequências de planos arrojadas. Para os amantes do género é um delírio visual, para os restantes também.

Cronos


É maravilhoso encontrar na longa-metragem de estreia, as mesmas características que definem Guillermo del Toro e a sua filmografia mais recente. Em 1994, convencia o público do Fantasporto e arrecadava prémios, hoje regressa ao festival para fazer as delícias de muitos. É um género fantástico muito mais adulto e maduro, mas não deixa de ter momentos irónicos. Destaque para a narrativa inteligente e complexa - embora parecendo simples, à partida -, o elenco (em pormenor para Federico Luppi e Tamara Shanath), caracterização, fotografia e a banda sonora. Curiosa ainda para a forma como uma história sobre a imortalidade e até sobre vampiros pode soar refrescante, em face dos clichés a que assistimos actualmente. Um excelente filme e que merecerá uma crítica mais detalhada brevemente aqui no blogue!

4 comentários:

  1. O Tesuo foi, de facto, bizarro… Mas o Cronos foi brilhante, mesmo. A ausência de palmas no fim foi algo estranho, aquilo é o Fantasporto, não um cinema UCI.

    ResponderEliminar
  2. Muito bizarro mesmo! :P Cronos foi uma fantástica surpresa, fiquei mesmo feliz de o ter visto. Quanto às palmas... esperemos que melhore durante a competição.

    ResponderEliminar
  3. E eu que ainda não vi... Foi uma grande falha... mas só a partir de amanhã é que posso voltar ao Fantas (mas a partir daí não falho um! :)

    ResponderEliminar
  4. Que pena que não tivesses visto. Tenta arranjar, porque vai valer a pena. Vemo-nos no Fantas! ;)

    ResponderEliminar