sábado, 6 de março de 2010

The Cove - A Baía da Vergonha, por Carlos Antunes

http://caffeine-headache.net/blog3/the-cove.jpg

Título original:
The Cove
Realização: Louie Psihoyos
Argumento: Mark Monroe

The Cove é jornalismo de intervenção do mais determinado e arriscado que poderemos ver.
É um caso de espionagem que fazia falta ao mundo e que se aproveitou da sua forma para poder exibir-se perante mais consciências como objecto de cinema.

http://images.allmoviephoto.com/2009_The_Cove/2009_the_cove_005.jpg

Este trabalho jornalístico é importantíssimo para a consciência pública e para agitar o encobrimento político que parece ser já a norma e não um último recurso profundamente hipócrita.
Claro que é a sua necessidade de ser feito em modo de espionagem que lhe permite tornar-se num filme emocionante e agitador.
Ou melhor dizendo, é exactamente isso que lhe permite ser um filme e não uma mera reportagem de jornal.

http://www.thefilmtalk.com/wp-content/uploads/2009/08/the-cove.jpg

Mas ainda assim, o processo de obtenção as cruéis imagens do assassinato dos golfinhos seria um arrastar curioso mas insuficiente para manter o público interessado.
O que realmente interessa é o resultado final, finalmente enfrentarmos as imagens que desde o início esperamos, mesmo que aquelas que não eram tão evidentes - o sangue a sobrepor-se ao mar e a falta de vergonha daqueles que se dirigiam à baía com um golfinho - fossem suficientes para nos alertar.

http://fullmoviesonline2009.files.wordpress.com/2009/06/the-cove.jpg

O que realmente distingue este filme de vermos as filmagens finais num telejornal ou no Youtube é o homem que verdadeiramente as exige, Ric O’Barry.
Ele foi o homem que conseguiu levar adiante a série Flipper, cujo sucesso acabaria por levar à exponencialização do negócio das exibições com golfinhos por todo o mundo e, consequentemente, da captura que ocorre nesta baía.
Ele que viveu por 10 anos com o sucesso de tal série passou os 35 seguintes a expiar essa culpa libertando centenas de golfinhos em cativeiro e sendo regularmente preso por isso.
Ele está determinado a acabar com a violência que tem lugar nessa baía antes que morra. Esperemos que seja este o passo a dar-lhe a paz de espírito que já merece.

http://cinebuteco.files.wordpress.com/2010/02/resized_2597725420_0317a42897_b.jpg

The Cove é um interessante pedaço de cinema, com um tema que é premente vai para mais de 20 anos e que ainda não está encerrado.
É um filme de espionagem que se confessa perante nós, pois os fins realmente justificam os meios aqui.
E é um retrato doloroso de como um homem pode não superar a culpa, mesmo quando já fez tudo para o conseguir.
Não é, como filme, deslumbrante ou distinto, mas é importante vê-lo.



http://images.allmoviephoto.com/2009_The_Cove/2009_the_cove_007.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário