sábado, 6 de março de 2010

Fantasporto 2010: Dia 12 - Breves considerações

Quinta-feira foi um dia sem Fantasporto, o cansaço começava a pesar. Mas fez-nos perder o filme que acabou por ser o grande vencedor do Fantasporto: Heartless. Porém, hoje foi dia de voltar à carga: Dolan's Cadillac (um segundo visionamento no festival, desta vez com a presença do realizador Jeff Beesley) e The Book of Eli.

Dolan's Cadillac


Inspirado numa história de Stephen King, esta é uma história de vingança. Enquanto entretenimento resulta razoavelmente bem, mas não o torna num grande filme. No máximo, ideal para ver na televisão ao fim-de-semana. Além da realização ser desinspirada, embora competente, o seu maior problema é a construção das personagens. A culpa advém da adaptação do argumento - muito linear e básica - e dos actores: mal escolhidos e com desempenhos medíocres. Não encontramos ali o verdadeiro espírito da vingança e do sofrimento e é pena, porque a história tinha bastante potencial.

The Book of Eli


Casa cheia mais uma noite, mas nem por isso o visionamento do filme melhorou. Narrativamente a história é sofrível, servindo-se de um fraco pretexto para criar um argumento de um filme, The Book of Eli é apenas um desfilar de personagens, sem muito para contar. Não consegue manter o espectador em suspense durante muito tempo, porque o enredo é bastante previsível. Tirando algumas cenas de acção bastante bem conseguidas e interessantes (pena que sejam poucas) e uns carismáticos Denzel Washington e Mila Kunis (mesmo que em piloto automático), a verdade é que não passa de um blockbuster mediano.

2 comentários:

  1. Em relação a The Book of Eli, penso exactamente o mesmo. Penso que tudo foi um grande pretexto a fim de criar um filme de acção com (algumas e curtas) sequências de acção...
    Não é mau mas também não é bom!

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderEliminar