domingo, 23 de maio de 2010

Alterações ao Óscar de Melhores Efeitos Visuais



A categoria de Melhores Efeitos Visuais nos Óscares tem sido das mais controversas dos últimos anos. Isto porque se a categoria pretende premiar o filme cujo tratamento de imagem alcançou o melhor nível de realismo, existem ocasiões em que os nomeados e vencedores são questionáveis.

Um dos casos mais flagrantes foi nos Óscares 2009 em que The Dark Knight se encontrou nomeado na categoria (tinha diversos efeitos especiais, mas poucos visuais), enquanto que Hellboy II: The Golden Army nem sequer esteve na corrida à estatueta. Hoje em dia, embora um filme seja analisado por profissionais da área para ser nomeado ao Óscar de Melhores Efeitos Visuais, na altura das votações, qualquer um pode fazê-lo, independentemente da sua área, acabando assim por ganhar o filme preferido e não o melhor tecnicamente falando.

Para evitar mais acontecimentos do género, a Academia quer que os responsáveis pelos efeitos visuais enviem as célebres imagens "antes & depois" para auxiliar nessa distinção. Existe ainda a hipótese de os nomeados passarem a ser cinco ao invés dos habituais três, devido ao aumento da qualidade técnica dos filmes na área.

Esta proposta será discutida e poderá vir a ser incluída nos Óscares 2011.

2 comentários:

  1. BATMAN foi nomeado pois os efeitos especiais práticos eram realmente admiráveis e usados intensivamente, o que não é tão comum em tempos de puro CGI. Mas o aumento é tardio pois filmes cheios de efeitos há aos borbotões como nunca.

    ResponderEliminar