segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Review: Modern Family - Season 1


Um casal com 3 filhos adolescentes. Um homem de 60 anos casado com uma colombiana de 30 que tem um filho. Um casal de gays que acabam de adoptar uma bebé asiática. Uma só família. Os três ramos da família Pritchett são a peça central desta comédia familiar em estilo pseudo-documentário (mockumentary), nomeada para 18 prémios Emmy e vencedora de 6, entre eles melhor série de comédia e melhor argumento numa série de comédia.

Modern Family podia ser banal, mas não o é. Um dos grandes pontos fortes desta série é o próprio argumento, que recorre muitas vezes às "piadas do costume" da série como os estereótipos colombiano e homossexual ou os "filhos pouco dados à inteligência", mas que consegue inovar dentro deles. Isto já para não falar de todos os cenários decorrentes de cada episódio, que proporcionam constantemente grandes doses de humor inteligente e de qualidade. Embora a série se baseie muito no humor satírico e inteligente, o humor físico também tem o seu lugar, mantendo um bom equilíbrio.


O outro grande ponto positivo na série é sem dúvida nenhuma o próprio elenco, com grande destaque para Sofía Vergara (Gloria Delgado-Pritchett) e Eric Stonestreet (Cameron Tucker), mas sendo impossível deixar de lado todo o elenco mais jovem, que é muitas vezes a alma da série. Isto não é fácil de atingir, pois em muitas séries o elenco adolescente é usado apenas como bode expiatório para as tiradas humorísticas, mas Modern Family consegue integrá-los e dar-lhes um papel à altura do do elenco adulto. Não tenho nenhum ódio particular, mas a personagem de Ty Burrell (Phil Dunphy) não me conseguiu convencer no primeiro episódio, mas tendo aligeirado um pouco a atitude de pai que só quer ser o porreiro tornou-se suportável.

A série tem sofrido incontáveis comparações com Arrested Development e The Office, ambas pseudo-documentários, mas Modern Family segue uma linha diferente de ambas, sendo talvez um híbrido. Os planos de câmara conseguem imitar os de documentário sem no entanto serem incómodos e a realização é de muito boa qualidade. Existem, além de algumas olhadelas para a câmara ao longo da série, num reconhecimento da sua presença, partes em que os membros da família falam directamente para a câmara, numa espécie de entrevista. Aliás, cada episódio começa exactamente com uma mesma pergunta feita a vários membros da família, que estabelece o mote para o episódio.

Modern Family é, então, uma comédia actual de qualidade que, embora não seja totalmente inovadora na sua concepção, consegue trazer-nos um humor revigorante através de uma argumento e elenco que se complementam. É sem dúvida uma das melhores séries do género, que aconselharia mesmo a quem não costume gostar do género.


Sem comentários:

Enviar um comentário