domingo, 6 de março de 2011

Fantasporto 2011: Dia 8 (Sessão de Encerramento)

Após o anúncio dos prémios oficiais do Fantasporto, logo ao meio-dia, o último dia oficial do festival começou com o encontro de blogues de cinema, onde pelo segundo ano consecutivo, reunimos em agradável conversa sobre o festival e os filmes vistos durante o certame.

Encontro de blogues de cinema

Foto de Bruno Ramalho
Marcaram presença no terceiro piso do Rivoli diversos blogues de cinema e ainda dois realizadores de filmes a concurso, caso de João Alves (Bats in the Belfry) e Luís Alves (A Cova). Dezasseis pessoas no total reuniram-se numa conversa onde os temas predominantes foram os filmes exibidos, os prémios oficiais do certame e também dos bloggers, assim como a organização da competição do Fantasporto deste ano.

Sessão de Encerramento
Durante a sessão de encerramento foram entregues os prémios oficiais já anunciados aqui. Destaque para a entrega de prémios carreira ao produtor Paulo Trancoso (A Casa dos Espíritos, Duas Mulheres), ao realizador, argumentista e produtor Mick Garris (Sleepwalkers) e à actriz Maria de Medeiros (Capitães de Abril). Mário Dorminsky, director do Fantasporto, fez o habitual e sentido discurso acerca da falta de apoios para o festival, tendo-se dirigido ainda de forma agressiva e directa à centralização do poder político e decisivo na capital do país, tendo-se referido ao mesmo como o «micro-país, de nome Lisboa».

Season of the Witch (2011), de Dominic Sena

O melhor de Season of the Witch é, precisamente, a sua curta duração. Não apenas devido ao nível altamente medíocre do filme, mas sobretudo porque ao manter a linha da história sempre recta, nunca desviando o tema central para histórias secundária, ganha com isso. O argumento é extremamente fraco, numa história pouco original e banal e uma concepção também abaixo da média. Os efeitos especiais são medíocres, assim como os actores - onde se inclui Nicolas Cage que anda a precisar de um novo agente - que estão com desempenhos abaixo da média, mas cujas personagens também não lhes era permitido muito mais. Obviamente uma escolha comercial cujo conteúdo e valor cinematográfico é nulo. Vê-lo com expectativas baixas, ajuda.

2 comentários:

  1. Season of the Witch é mais um trabalho decepcionante na filmografia recente do Nicolas Cage. Bad Lieutenant foi mesmo um exceção.
    Muito legal o blog, parabéns!

    ResponderEliminar