sexta-feira, 6 de maio de 2011

Documentário sobre Artur Ramadas estreia a 10 de Maio na Universidade Católica do Porto



Depois da descoberta de um filme inédito do realizador Artur Ramadas, a bom tempo que chega a público uma curta-metragem que pretender dar a conhecer um dos cineastas mais incompreendidos e menos conhecidos do público português.

Artur – em nome próprio a remeter-nos para a sua intimidade - é um documentário produzido e realizado com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual, por alunos da Universidade Católica do Porto. Flávio Pires, realizador da curta-metragem Humanity? exibida na secção Short Film Corner do Festival de Cannes 2010, volta ao formato documental, mas desta vez numa perspectiva bem mais intimista da figura de um cineasta que divide opiniões entre os cinéfilos e ao qual o público português nunca soube dar o devido valor.

O documentário traça um cronograma da sua carreira demasiadas vezes envolta em polémicas, em discurso directo de quem teve a oportunidade (feliz ou infeliz) de privar consigo. Artur Ramadas é natural de Portalegre, embora sempre se tenha considerado portuense de alma. Na sua filmografia destacam-se obras intemporais como Pai (1962), a Costa do Mal (1970), o polémico Trevas (1985). O documentário Artur foca-se em algumas delas – oportunidade ideal para as (re)ver – mas sobretudo rodeia-se de pessoas com quem trabalhou como o caso dos actores Fábia Edite ou Mário Pontes, o realizador António Pedro-Vasconcelos ou o escritor José Luís Peixoto, que acabam por documentar como Artur Ramadas se acabou por cruzar nas suas vidas.

Não raras vezes divididos entre a repulsa pelo seu narcisismo e o olhar que reverencia o seu génio, o documentário atravessa alguns dos períodos conturbados da vida do cineasta, desde as polémicas criadas pelo seu assumido envolvimento com o culto satânico, raras presenças em público, génio intempestivo até ao seu casamento falhado. Descrito como um homem em constante guerra consigo próprio e com o mundo, esta é uma rara oportunidade de olharmos para a vida e obra de Artur Ramadas, sobretudo através de depoimentos e raras imagens de arquivo.

Com produção de Fernando Ribeiro e Mafalda Castelo-Branco, Artur terá antestreia mundial a 10 de Maio, pelas 21h30, no Auditório Ilídio Pinho da Universidade Católica do Porto. O Split Screen é o blogue oficial desta curta-metragem e convida todos os seus leitores a comparecerem a esta antestreia.

Trailer de «Artur»


Depoimento de Sérgio Godinho


Depoimento de Mário Dorminsky


Depoimento de Mário Augusto


Depoimento de Francisco Louçã


Sem comentários:

Enviar um comentário