sábado, 4 de junho de 2011

Festroia 2011: Destaques



Começou esta noite a 27.ª edição do Festroia - Festival Internacional de Cinema de Setúbal que decorrerá até dia 12 de Junho. Este ano o festival conta com 180 filmes de 40 países, mantendo as habituais secções competitivas - Secção Oficial, Primeiras Obras e O Homem e a Natureza (esta última abrange uma categoria mais vasta de filmes). Este ano, o festival dedicará ainda parte da sua duração com mostras de cinema integradas numa homenagem à cultura cinematográfica da Turquia e num ciclo denominado «O Amor e a Cozinha».

Esta edição do festival apresentará ainda uma retrospectiva completa do realizador holandês Jos Stelling, que será homenageado com um prémio Carreira, assim como a actriz portuguesa Maria de Medeiros (que este ano também recebeu um prémio carreira no Fantasporto).

Entretanto o festival dividir-se-á entra o Auditório da Anunciada, o Auditório Municipal Charlot e o Auditório José Afonso, todos eles em Setúbal. Haverão ainda duas salas do Cinema City Classic Alvalade em Lisboa, que exibirão filmes do certame.
Apresentamos de seguida alguns destaques do Festroia 2011.

Little White Lies (2010), de Guillaume Canet

O filme de abertura do festival é realizado e escrito pelo actor francês Guillaume Canet, que dirige a sua companheira e actriz francesa Marion Cotillard numa história contemporânea sobre mentiras, perdas e amizade. É uma comédia dramática que em Portugal recebe o título «Pequenas Mentiras Entre Amigos» e estreia a 30 de Junho.

18 Comidas (2010), de Jorge Coira

Integrado no ciclo «O Amor e a Cozinha», o espanhol 18 Comidas cruza as suas histórias entre si, durante um dia e 18 refeições em torno de uma mesa. O filme que conta com o protagonismo de Luis Tosar (Celda 211) teve 17 nomeações aos prémios Mateo (os mais importantes do cinema galego), vencendo seis prémios, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador. Foi um dos grandes vencedores do Festival de Cinema Ourense 2010.

O filme narra a história um jovem portador de Síndrome de Down que segue uma mãe solteira, que ainda se sente confusa com o seu ex-namorado. Girlfriend conta com Jackson Rathbone (Twilight), Shannon Woodward (Raising Hope) e Amanda Plummer (The Fisher King).

O norueguês Bent Hammer volta aos cinemas depois de O'Horten (2007), com mais uma comédia dramática. O filme segue várias celebrações do Natal diferentes na pequena cidade norueguesa de Skogli e foi o vencedor do prémio de Melhor Argumento no Festival de San Sebástian 2010.

Candidato holandês aos Óscares, o filme segue um homem que procura desesperadamente pela filha desaparecida na Namíbia, Tirza. Adaptado do romance homónimo de Arnon Grunberg.

Primeira longa-metragem do turco Ahmet Bovacioglu, segue a história de um grupo de homens que frequentam um bar de Ancara. Uma obra que versa sobre temáticas como a solidão, solidariedade, amizade e o envelhecimento. Venceu o Prémio Especial do Júri no Festival Internacional Mannheim-Heidelberg 2010, na Alemanha.

Candidato do Chile ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro 2011, The Life of Fish foi seleccionado para o Festival de Veneza 2010 e segue a história de um homem que viaja frequentemente, sem criar grandes laços de afecto. Vive em Berlim há dez anos e regressa ao Chile para abrir ruptura com o passado, mas o reencontro com os amigos acaba por abrir diversas feridas antigas.

Nomeada ao Óscar de Melhor Curta-Metragem por The Door (2008), Juanita Wilson assina a sua primeira longa-metragem como um relato da experiência de uma mulher no início da guerra na Bósnia. Perturbador e poderoso, o filme é um testemunho das atrocidades cometidas na antiga Jugoslávia.

Festival of the Boys (2010), de Pierre Primetens

Co-produção luso-francesa, Festival of the Boys é um documentário filmado na aldeia de Aveleda, em Trás-os-montes. Apesar da aldeia ir perdendo habitantes, que se mudam para cidades maiores, no solstício de inverno, os homens jovens e solteiros regressam para perpetuar um rito de iniciação à idade adulta: A Festa dos Rapazes.

Sem comentários:

Enviar um comentário