sábado, 16 de julho de 2011

Ciclo de Cinema: "Far From Heaven", de Todd Haynes - Domingo, 17 de Julho, às 21h30 na CASA (Porto)

Depois desta semana ter estado nas bocas do mundo, após a minissérie Mildred Pierce - que realizou - ter sido nomeado a 21 prémios Emmy, o Split Screen e a CASA dedicam o mês de Julho ao cineasta californiano Todd Haynes. O seu universo cinematográfico é bastante rico em relações humanas e afectos, inclusive os ligados à temática queer. O primeiro filme a ser exibido é Far from Heaven (2002):



Em Portugal recebeu o título Longe do Paraíso e centra-se num casal modelo de uma pequena comunidade, na década de 50. Apesar das suas aparentemente vidas perfeitas, ele um executivo influente, ela uma esposa perfeita, tudo não passa de uma fachada: Frank sente-se atraído por outros homens, com quem mantém relações furtuitas; Cathy acaba por desenvolver uma relação com o seu jardineiro negro, com consequências nefastas para todos. Homossexualidade, preconceito, racismo, padrões e normas sociais são temáticas comuns e frequentes no cinema de Todd Haynes. Far From Heaven foi nomeado a quatro Óscares da Academia: Melhor Argumento, Melhor Fotografia, Melhor Banda Sonora e Melhor Actriz. Julianne Moore tem aqui uma das suas melhores interpretações de sempre.

Far From Heaven será exibido amanhã, Domingo, dia 17 de Julho, às 21h30, na CASA - Centro Avançado de Sexualidades e Afectos (Rua de Santa Catarina, 1548, Porto). A entrada é gratuita.

1 comentário: